CIDADE, ESPAÇO PÚBLICO E CRIATIVIDADE: A DINÂMICA DOS PARQUES E EQUIPAMENTOS COM GRANDE CIRCULAÇÃO DE CRIANÇAS EM NATAL-RN.
Cidade Criativa. Natal. Espaços Públicos. Criatividade. Infância.
As transformações ocorridas nas últimas décadas refletiram significativamente na sociedade contemporânea. Nesse caso, as mudanças, sejam elas econômicas, políticas ou sociais, incidiram em todos os planos da vida cotidiana, vindo a impactar profundamente o modo como trabalhamos, vivemos ou nos comportamos. Em meio a essas metamorfoses, as cidades - impactadas por essas mudanças - precisam se reinventar para responder a problemas típicos do mundo moderno. Dessa forma, na cidade criativa a criatividade passa a ser valorizada, inicialmente em áreas do setor privado, com a premissa do ambiente criativo, e posteriormente, se estende ao setor público e seus demais espaços. A ideia do ambiente criativo se ampara em locais que favoreçam a criatividade, onde sua estrutura - uma cidade, um bairro ou até mesmo uma rua - permite pluralidade de sujeitos e vasta circulação de ideias, além de promover sociabilidade e maior participação dos agentes. No que tange a criança como parte integrante do grupo societário, o acesso à urbe ainda se restringe ao espaço da escola e das instituições de promoção à sua proteção e desenvolvimento. No entanto, em observação a cidade de Natal-RN, percebe-se a disponibilidade de espaços públicos com grande circulação de crianças. As crianças, como sujeitos produtores de cultura, ainda que em fase de desenvolvimento, utilizam os parques e equipamentos públicos como opção de lazer e socialização, e se expressam por meio da brincadeira. A partir dessas considerações, e através de uma abordagem qualitativa na qual se amparou em um estudo etnográfico, fazendo uso de diversos instrumentos, tais como, a observação, os relatos orais, as notas de campo, a fotografia e ainda como método complementar, a entrevista. Esse estudo teve como âmbito de pesquisa, o Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves (Parque das Dunas), o Parque Cidade da Criança e o Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo (Área de Lazer do Panatis), objetivando refletir sobre tais espaços e a sua relação com a socialização, o lazer e a criatividade das crianças na cidade de Natal-RN, buscando compreender a sua relevância social e cultural no contexto das cidades contemporâneas. Desse modo, fora observado, as interações estabelecidas pelas crianças em cada espaço, seja entre os integrantes de sua própria família, seja com outros sujeitos, visitantes dos locais pesquisados, bem como os tipos de brincadeiras, uso dos brinquedos e participação nas atividades propostas. Também foram analisados os relatos orais das famílias, além dos tipos de políticas ofertadas. Como resultado, fora observado nos três ambientes que as brincadeiras não se restringem ao uso de brinquedos projetados, mas que recebem um novo significado das crianças, que criam nova funcionalidade, seja por falta de manutenção, ou mesmo pela inexistência do brinquedo. Também se observou que a socialização das crianças acontece de forma espontânea, motivadas pelas brincadeiras, mas que nem sempre as interações são encorajadas. Quanto à oferta cultural, lazer e esporte, não há uma política de continuidade, no que se refere às demandas da infância, ainda que o Parque das Dunas mantenha projetos em parceria pública privada, as atividades nos demais espaços pesquisados acontecem esporadicamente, ou mesmo inexista em alguns locais.