“NÃO HOUVESSEM NO BRASIL ESSES AUTODIDATAS PRECURSORES”: DOCENTES E A PRODUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA NO RIO GRANDE DO NORTE (1955-1991).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Faculdade de Filosofia de Natal – FAFIN; História do Ensino Superior de História; Historiografia do Rio Grande do Norte; Intelectuais.
Em 1955, foi criada a Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN), que se tornou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) em 1963, e teve seus cursos incorporados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1968. Neste processo, um grupo de intelectuais teve participação fundamental na idealização e constituição inicial destes espaços, os precursores, professores que participaram da fundação e estruturação dos cursos em suas primeiras décadas. O objetivo geral da dissertação é analisar de qual modo os precursores João Wilson Mendes Melo, Tarcísio da Natividade Medeiros e Hélio Dantas produziram o espaço de ensino do Curso de História da FAFIN/FFCL/UFRN, de 1955 a 1991. Para isto, investiguei a participação deles na fundação e estruturação curricular; analisei suas concepções teóricas e historiográficas por meio de seus escritos na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); e discorri sobre o ensino desses sujeitos no Curso de História, ao buscar compreender aproximações e distanciamentos com o proposto por eles na produção no IHGRN. Utilizo como fontes as atas de reuniões docentes, programas das cátedras/disciplinas, artigos publicados na Revista do IHGRN, artigos publicados na Revista História – UFRN 30 anos, e as entrevistas concedidas pelos docentes disponíveis no DVD 50 anos de História e no acervo do Laboratório de História Oral da UFRN (LABHO). Trabalho com a análise qualitativa crítica das fontes, e com a abordagem de fontes orais. Investigar como os precursores produziram o espaço de formação do Curso de História da FAFIN/FFCL/UFRN, e suas opções metodológicas e historiográficas ao ensinar e pesquisar, auxiliou na compreensão de aspectos da História produzida e ensinada no Rio Grande do Norte e no Brasil.