Dança de São Gonçalo. Culturas. Memórias e Identidades.
Este trabalho visa compreender a evolução da dança de São Gonçalo de Lisieux -, no Estado do Ceará, entre 1963 a 1990. Partindo da ideia de que esta dança tinha uma dimensão tradicional, pautada pela oralidade. Uma étnica, cujos membros eram pessoas pretas, num espaço social que estavam ligadas as formas de vida e do trabalho agrário. Este estudo procura compreender de que maneira o contexto de modernidade local, marcado pela institucionalização da administração da escolarização tiveram algum efeito sobre a reprodução histórica da dança. Para a realização deste trabalho, buscou-se a análise de fontes orais, na forma de entrevistas com moradoras e moradores mais velhos do distrito, bem como, da documentação escolar e igreja. Essa compreensão adveio por meio das memórias e narrativas dos colaboradores e colaboradoras sobre o objeto estudado. Neste trabalho, apresento a dança de São Gonçalo no distrito de Lisieux a partir do objetivo principal: analisar como se deu o processo de constituição da dança de São Gonçalo, em Lisieux, e suas manifestações sociais, históricas, culturais e religiosas. Para esse intuito, foram discutidos e embasados em conceito que contribuíram para a compreensão dos papéis dos colaboradores e colaboradoras na construção e valorização da cultura local. Com uma abordagem qualitativa, participativa e descritiva em que se buscou interpretar às narrativas, opiniões e expectativas desses sujeitos em relação à dança e em torno do que conhecem e vivenciam sobre o espaço da pesquisa, classifica-se; também, como etnográfica, pois investigo os dançantes de São Gonçalo, para aprender as suas histórias e experiências no lugar em que convivem. Com os resultados da atividade de campo se poderá identificar a forma de dança apresentada em Lisieux, a partir da história oral. Como suporte teórico para fundamentar as discussões numa abordagem sobre a história da dança e o Santo homenageado, o que possibilitou a compreender sobre o contexto histórico social e a chegada dessa manifestação folclórica e cultural. Considero que a dança de São Gonçalo, em Lisieux, inicia a sua apresentação com a vinda da família Polongo em 1963, fazendo uma possível correlação histórica com os lugares vizinhos, demonstrando, segundo às análises realizadas à possibilidade de ser oriunda a forma de dançar de alguma comunidade, em torno de Lisieux.