VALORES HISTORICIZADOS E SABER HISTÓRICO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS EDITAIS DO PNLD E LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Valores democráticos, livros didáticos e ensino de História.
Ao longo dos anos a comunidade humana vem sofrendo diversas transformações de cunho social, político e moral, por exemplo. A escola é palco de muitas dessas transformações, já que é âmbito de troca e mudanças. É nesta instituição que construímos valores e os solidificamos para o resto de nossas vidas. Cabe aos docentes a seguinte questão: Como em sala de aula podemos fazer cumprir o desenvolvimento cidadão se não o temos como disciplina curricular conceitual de qualquer das áreas de ensino? É neste sentido que nossa pesquisa pretende se inserir, uma discussão saudável sobre currículo oculto, e mais, analisando os editais do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, para saber que tipo de critérios são necessários para a aprovação e veiculação deste material didático nas escolas públicas do país. Nesta fase da pesquisa, temos a intenção de perceber como estes valores para a construção de uma sociedade cidadã foram construídos socialmente e como devem ser apresentados nos textos principais dos livros didáticos, e principalmente, na área da História, se são historicizados, vinculando-os ao conhecimento histórico e entendendo ser uma das funções do ensino de História. Propondo este debate, compreendemos ser de fundamental importância tanto para a cultura escolar, como para a comunidade científica.