Nota de Pesar - Prof. Dr. Wattson José Saenz Perales

É com grande tristeza que soubemos do falecimento em 17 de agosto de 2024 de nosso colega, o Prof. Dr. Wattson José Saenz Perales, fundador do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ativo participante em orientações, disciplinas e projetos, inclusive na empreitada de crescer como o curso de doutorado em Ciência da Informação. Sua atuação profissional e a acadêmica articulava com excelência a Engenharia da Produção com a Ciência da Informação mediante as pesquisas e produção em Gestão da Informação e do Conhecimento.

O Dr. Wattson José Saenz Perales era engenheiro de Alimentos pela Universidad Nacional Agrária La Molina (Lima-Perú), com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possuía também especialização em Finanças (UFPB) e Inteligência Competitiva (UFRN). O professor estava finalizando seu pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC, apresentando grande destaque nos resultados que estava adquirindo com a sua investigação científica.

Era professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN, no Curso de Graduação em Engenharia de Produção e na pós-graduação no Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento. Coordenava projetos de pesquisa e extensão e era Tutor da Empresa Júnior de Engenharia de Produção - Produtiva Junior, em que participava ativamente de organizações sem fins lucrativos e de cooperativas locais.

A sua trajetória profissional foi marcada com experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos temas: engenharia de operações, gestão de processos, redes de suprimentos e logística, gestão da informação e interação universidade-empresa. Construiu uma visão holística das organizações com base no seu percurso formativo e a experiência em projetos de inovação e transferência de tecnologia em gestão.

Sua atuação social, educacional, cientifica e profissional será sempre lembrada por toda comunidade acadêmica, perpetuado pelas futuras gerações de cientistas.

Nosso Departamento de Ciência da Informação, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e a Universidade Federal da Universidade Federal do Rio Grande no Norte expressam suas condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável.

18/08/2024

Notícia cadastrada em: 18/08/2024 14:01