Banca de DEFESA: MAGNO HENRIQUE DE MEDEIROS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAGNO HENRIQUE DE MEDEIROS RODRIGUES
DATA : 31/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Um olhar sobre o (neo)extrativismo mineral no Semiárido: circuitos espaciais produtivos e círculos de cooperação da mineração no município de Frei Martinho, Seridó oriental, Paraíba.


PALAVRAS-CHAVES:

Circuito espacial produtivo; Círculos de cooperação; Neoextrativismo; Seridó Oriental Paraibano; Mineração.


PÁGINAS: 284
RESUMO:

O neoextrativismo é um modelo de desenvolvimento econômico que prioriza a produção às custas de espaços primário-produtores, submetendo-os a uma formação do espaço regional caracterizada por um circuito produtivo pouco diversificado e voltado para atender às demandas externas. Esse processo está historicamente vinculado ao Seridó Oriental Paraibano que foi conectado aos mercados consumidores a partir de implementações de redes de circulação tanto material quanto imaterial. Todavia, essa dinâmica resulta em expropriações econômicas e territorial por parte das mineradoras que, como consequência, gera uma economia mineral que favorece mais as empresas do que os agricultores-garimpeiros locais, como observado no município de Frei Martinho-PB, um espaço especializado apenas na extração mineral. A partir disso, este trabalho investiga os circuitos espaciais produtivos de pegmatitos na região, analisando as implicações territoriais e econômicas nos espaços socioprodutivos. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica com autores-chave, além da análise de dados secundários sobre mineração fornecidos pela ANM, informações sobre empregos provenientes da RAIS e indicadores socioeconômicos disponibilizados pelo IBGE. Além disso, realizou-se pesquisa de campo com abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas junto a atores diretamente envolvidos na mineração. Os resultados evidenciaram que o modelo predatório predominante na mineração agrava desigualdades socioeconômicas, intensifica a informalidade no garimpo e limita o crescimento dos municípios mineradores. Nesse contexto, ao se compreender o papel da mineração, principalmente nas áreas onde é predominante, permite evidenciar as desigualdades e os efeitos adversos que o setor mineral promove nos espaços produtores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1216653 - THIAGO ADRIANO MACHADO
Interno - 1804195 - GLEYDSON PINHEIRO ALBANO
Externo à Instituição - FREDSON PEREIRA DA SILVA - UFPE
Externo à Instituição - LUIZ JARDIM DE MORAES WANDERLEY - UFF
Notícia cadastrada em: 21/03/2025 16:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao