Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:


ESPAÇO E PAISAGEM NO SEMIÁRIDO NORDESTINO 

A área de concentração proposta, Espaço e paisagem no semiárido nordestino, por sua extensão temática e conceitual, propicia a formação e verticalização na interpretação e leitura do espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia sob a ótica de propostas teóricas e metodológicas diversas. A evidência explicitada da paisagem se afirma na idéia de que esta reflete a materialização das relações que a sociedade mantém com a natureza, cujo conhecimento de seus resultados se faz de extrema importância, dada as especificidades do contexto físico territorial e da realidade socioespacial que o semiárido apresenta. Implicitamente, o estudo do espaço e da paisagem conduz, também, a investigações científicas de conteúdo analítico e explicativo do território, ao mesmo tempo em que estabelece uma escala espacial de caráter regional que é a região da semiaridez do Nordeste brasileiro.

  

Linhas de Pesquisas:


1) DINÂMICA SOCIOESPACIAL NO SEMIÁRIDO NORDESTINO

O estudo da dinâmica socioespacial do semiárido implica a produção de conhecimentos por meio de pesquisas que contemplem: a produção do espaço urbano-rural e regional; a relação sociedade natureza; a produção e o consumo da paisagem; estudos do território; e estudos sobre o lugar. Por dialogar com diversas ciências – humanas e ambientais - a linha em apreço possibilita estudos, contemplando temáticas transversais à Geografia e ramos específicos como: Geografia Cultural, Geografia Política, Geografia do Comércio e do Consumo.

  

2) ESTRUTURA E DINÂMICA DE PAISAGENS NO SEMIÁRIDO

A linha é voltada para a análise da estrutura e dinâmica temporal e espacial das paisagens em ambientes semiáridos (costeiros e continentais) e adjacentes, a partir da compreensão de seus componentes naturais, bem como de suas interações com a sociedade. Com o alicerce teórico-metodológico da Geografia Física e o suporte das geotecnologias, poderão ser desenvolvidas pesquisas nos seguintes temas: análise geossistêmica e integrada da paisagem, dinâmica das relações solo-relevo-atmosfera no trópico semiárido, processos responsáveis pela gênese e evolução dos componentes físicos das paisagens, interações atmosfera-terra-oceano no semiárido, processos costeiros e impactos da ocupação humana na costa semiárida brasileira, biogeografia e serviços prestados pelos ecossistemas para a sociedade, evolução climática local e regional no semiárido, geoecologia das paisagens do semiárido e áreas adjacentes, relações sociedade-natureza no semiárido, alterações nas paisagens decorrentes dos impactos gerados pelas atividades humanas, dinâmica hídrica nas paisagens do semiárido.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao