MODELO DE MATURIDADE PARA AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES QUÍMICAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
Modelo de Maturidade, Sustentabilidade, Sistemas de Gestão Integrados, ISO 17025
A crescente demanda por produtos e serviços sustentáveis tem se tornado uma exigência constante pelas diversas partes interessadas de uma organização. Os Institutos de Ensino Superior (IES) possuem um papel fundamental na formação de profissionais conscientes e competentes para condução dessas mudanças. Os laboratórios de análises químicas congregam características onde a adoção de sistemas de gestão maduros e eficientes mostra-se essencial não só para a melhor formação dos recursos humanos da instituição, como podem ainda corroborar com a captação de projetos de pesquisa e outros serviços destinados à sociedade. Os modelos de maturidade auxiliam nas etapas necessárias para este crescimento de modo sustentável.
Este trabalho teve como objetivo propor um Modelo de Maturidade (framework) baseado em normas padronizadas para guiar as adequações em qualidade, riscos, segurança e meio ambiente dos laboratórios de análises químicas inseridos nas instituições públicas de ensino superior. O procedimento da pesquisa contemplou quatro etapas: pesquisa teórica sobre os temas Modelo de Maturidade, Sistemas de Gestão Integrados e Sustentabilidade; pesquisa tipo survey com laboratórios; estudo de caso em um laboratório de análises químicas de uma IES; e estruturação e validação do modelo de maturidade. O Modelo de Maturidade contempla 8 dimensões (Estratégia, Liderança, Gestão, Operações, Melhoria Contínua, Sustentabilidade, Cultura e Integração), 31 subdimensões e 204 práticas de gestão para avaliação e condução dos laboratórios de análises químicas à níveis sustentáveis de maturidade.