Aplicação da destilação simulada por cromatografia gasosa e da termogravimetria para o estudo da redução do teor de enxofre e mudanças nas propriedades físico-químicas do óleo diesel rodoviário
Óleo Diesel Rodoviário, Teor de Enxofre, Cromatografia Gasosa, Destilação Simulada, Termogravimetria
Um dos principais problemas relacionados à utilização do óleo diesel como combustível é a presença de enxofre (S) que provoca poluição do meio ambiente e corrosão dos motores. Com o intuito de minimizar as consequências decorrentes da liberação deste poluente, a legislação brasileira estabeleceu limites máximos de teor de enxofre que os combustíveis podem apresentar. Para atender às exigências, o óleo diesel com baixo teor de enxofre vem sendo largamente comercializado no país. Entretanto, a redução de enxofre pode acarretar em mudanças nas propriedades físico-químicas do combustível, as quais são essenciais para o desempenho dos veículos. Este trabalho tem como objetivo a identificação das principais mudanças nas propriedades físico-químicas do óleo diesel rodoviário e como elas estão relacionadas a redução do teor de enxofre. Foram testadas amostras de óleo diesel dos tipos S10, S500 e S1800. As propriedades físico-químicas de massa específica, ponto de fulgor, viscosidade cinemática e propriedades a baixa temperatura foram determinadas. Os óleos também foram caracterizados por termogravimetria (TG) e submetidos à destilação física (D86) e destilação simulada por cromatografia gasosa (D2887). Os resultados da caracterização físico-química mostraram que a redução do enxofre tornou os combustíveis mais leves e fluidos, permitindo uma maior aplicabilidade a ambientes com baixas temperaturas e uma maior segurança para o transporte e armazenamento. Através dos dados de destilação simulada foi observado que a diminuição do teor de enxofre provocou aumento das temperaturas de ebulição das frações iniciais e a redução das temperaturas de ebulição das frações médias e pesadas. A TG revelou um evento de perda de massa, atribuído à volatilização dos hidrocarbonetos leves e médios.