Estudo dos parâmetros operacionais do processo de combustão in situ em reservatório de petróleo pesado
Combustão in situ, óleo pesado, simulação numérica, modelagem de reservatórios.
A ocorrência de óleos pesados e ultrapesados vêm aumentando sensivelmente e, devido à alta viscosidade característica deste tipo de óleo, não podem ser aplicados os métodos convencionais de recuperação. Métodos térmicos vêm sendo estudados para recuperação deste tipo de óleo, tendo como principal objetivo reduzir a sua viscosidade através do aumento da temperatura do reservatório, favorecendo a mobilidade do óleo e permitindo um aumento no índice de produtividade dos campos. A Combustão in situ (CIS) é um método térmico de recuperação em que o calor é produzido dentro do reservatório pela combustão de parte do óleo com oxigênio injetado, contrastando com a injeção de fluido aquecido ainda na superfície para posterior injeção, o que acarreta perda de calor durante o trajeto ao reservatório. A CIS é um método propício para recuperação de óleo pesado, porém ainda é complexo de ser implementado. Este trabalho teve como objetivo a análise paramétrica do processo CIS aplicado a um reservatório semissintético com características do Nordeste Brasileiro utilizando poços verticais de produção e injeção, assim como a vazão de injeção de ar e as completações dos poços. Para análise do método foi utilizado um programa comercial de simulação de reservatórios de petróleo usando processos térmicos, denominado Steam, Thermal and Advanced Processes Reservoir Simulator (STARS) do Computer Modelling Group (CMG). A partir dos resultados obtidos foi possível comprovar a eficiência do processo CIS em reservatórios de óleo pesado através do aumento da temperatura do reservatório, promovendo uma grande diminuição na viscosidade do óleo, aumentando sua mobilidade no interior do reservatório, assim como a melhora na qualidade desse óleo e aumentando assim, significativamente a sua fração recuperada. Dentre os parâmetros analisados, a vazão de injeção de ar foi a que apresentou maior influência no processo CIS, obtendo maior fator de recuperação quanto maior a vazão de injeção, sendo devido a maior quantidade de oxigênio garantindo a manutenção da frente de combustão.