ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA EM ESCOLAS INDÍGENAS NO ESTADO DA PARAÍBA
Etnomatemática; Ensino; Matemática; Potiguara da Paraíba. Caderno de atividades. Informática.
Este trabalho de pesquisa explora como a Etnomatemática pode ser integrada ao ensino de geometria em escolas indígenas Potiguara na Paraíba. O estudo envolve a criação de um material didático-pedagógico que combina conhecimentos tradicionais Potiguara com tecnologia, usando o software SuperLogo. A pesquisa busca oferecer um ensino de matemática mais relevante e contextualizado para os alunos indígenas, promovendo a valorização de sua cultura. O projeto incluiu a elaboração de um caderno de atividades e entrevistas com professores das escolas Potiguara, avaliando a eficácia do material desenvolvido. Os resultados mostraram que a Etnomatemática facilita a compreensão da geometria e aumenta o interesse dos alunos pela matemática. O estudo destaca a importância de abordagens pedagógicas que valorizem os conhecimentos tradicionais indígenas no ensino da matemática.