Banca de DEFESA: MARIA CLARA SILVA CARDOSO DE MOURA

DISCENTE : MARIA CLARA SILVA CARDOSO DE MOURA
DATA : 30/10/2024
LOCAL: Remoto

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIENCIAS DA NATUREZA: PRATICAS PARA A DIMINUICAO DO ZOOCHAUVINISMO

Desenvolvimento profissional docente; zoochauvinismo; ensino de Ciências da Natureza; educadores ecológicos; análise narrativa.

A interligação dos seres vivos é de altíssima relevância para a manutenção da existência da vida no planeta Terra. Para tanto, faz-se necessário ações que sejam de encontro ao zoochauvinismo, que se refere a demasiada atenção e interesse aos animais, principalmente os humanos, nos estudos e atividades do meio ambiente. De modo a contribuir com essa problemática, elaboramos um Produto Educacional, no formato de um curso de formação docente, para que professores que ensinam Ciências da Natureza possam desenvolver práticas menos zoochauvinistas. A partir da perspectiva ecológica e com o enfoque da educação para a sustentabilidade, propomos o curso “E se fôssemos educadoras/es mais ecológicas/os?”. Assim, presente pesquisa buscou investigar a contribuição de um curso de formação docente para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências da Natureza na perspectiva da diminuição do zoochauvinismo. Levando em consideração seu caráter de intervenção educativa, enquadramos metodologicamente a pesquisa como de caráter qualitativo e participante. Para a construção dos dados, os procedimentos e instrumentos utilizados para acompanhar o processo de intervenção e de coleta dos dados foram as gravações das atividades propostas, bem como as produções textuais realizadas pelos participantes, professores que ensinam Ciências da Natureza, em maioria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e futuros professores. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise Narrativa, método de análise que interpõe material empírico e referencial teórico narrativamente. Com base nas dimensões do desenvolvimento profissional de professores de Ciências, os resultados da pesquisa apontam que houve uma significativa contribuição do curso de formação docente aos professores participantes. Foi possível identificar que o contexto formativo proposto criou condições favoráveis para o desenvolvimento profissional docente em dimensões como atualização nos conhecimentos científicos, atualização nos conhecimentos pedagógicos, organização e condução do ensino, sustentação da aprendizagem dos alunos e participação na responsabilidade social.

Presidente - 1225280 - WILSON ELMER NASCIMENTO
Externa ao Programa - 2360553 - SILVIA REGINA GROTO - UFRNExterno à Instituição - ALBERTO LOPO MONTALVÃO NETO - UFTM
Notícia cadastrada em: 17/10/2024 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao