ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICÁCIA DO GEL DE ALBUMINA COM FIBRINA RICA EM PLAQUETAS (Alb-PRF) E DO ENXERTO DE TECIDO CONJUNTIVO SUBEPITELIAL NO RECOBRIMENTO RADICULAR DE RECESSÕES GENGIVAIS UNITÁRIAS
Retração Gengival. Ensaio Clínico Controlado. Engenharia Tecidual. Fibrina Rica em Plaquetas. Plaquetas. Albuminas. Recobrimento Radicular. Regeneração Periodontal.
A recessão gengival é muito comum e pode causar desconforto pela exposição radicular. Diversas técnicas têm sido empregadas demostrando sucesso nas taxas de recobrimento. A PRF (fibrina rica em plaquetas) é uma opção autóloga e acessível para enxertia, promovendo reparo inicial eficiente, mas com curta duração. Para contornar essa limitação, foi desenvolvida a Alb-PRF, combinação com gel de albumina, que aumenta sua estabilidade para até 6 meses. Essa inovação apresenta propriedades biológicas superiores e potencial clínico promissor. OBJETIVO: Comparar a qualidade da reparação tecidual no tratamento de recessões gengivais unitárias RT1 utilizando Alb-PRF e enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (ETCS), visando elucidar se o Alb-PRF constitui um substituto para o ETCS e sua efetividade nos padrões de cicatrização tecidual. METODOLOGIA: Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado em que pacientes sistemicamente saudáveis, maiores de 18 anos, de ambos os sexos, portadores de pelo menos uma recessão gengival unitária (RT1) serão divididos aleatoriamente em dois grupos e tratados cirurgicamente utilizando Alb-PRF ou ETCS. Os pacientes serão avaliados longitudinalmente por meio de análises clínicas, imaginológicas e imunológicas. Parâmetros centrados no paciente, como nível de satisfação, dor pós-operatória e estética gengival, também serão avaliados durante um período de até 2 anos. Os dados serão analisados pelos testes de Friedman, Wilcoxon, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, Qui-quadrado, McNemar, ANOVA e teste t, sendo pré-estabelecido um nível de significância de 5%. RESULTADOS ESPERADOS: Considerando que a PRF atua como estimulante natural, espera-se que a maior estabilidade da mistura Alb-PRF estenda sua efetividade por períodos prolongados, elucidando seu mecanismo de ação e expandindo sua capacidade de regeneração tecidual. Isso contribuirá para o entendimento de seu papel no processo de reparo e na seleção da abordagem cirúrgica mais apropriada que promova resultados mais rápidos e eficazes com menor morbidade, garantindo estabilidade e durabilidade.