EFEITOS IN VITRO DO ABT-199 NA VIABILIDADE, CITOTOXICIDADE E PROLIFERAÇÃO EM LINHAGENS CELULARES DE CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS ORAL
Descritores: Carcinoma de Células Escamosas de Cabeça e Pescoço. Proteínas Reguladoras de Apoptose. Protocolos Antineoplásicos. Terapia de Alvo Molecular.
RESUMO
Devido às comorbidades e quimiorresistência adquirida a longo prazo no tratamento convencional do carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço, a busca por alternativas com baixa toxicidade tem estimulado pesquisas sobre terapias-alvo nessa malignidade, principalmente voltadas para compostos que driblem a evasão à morte celular, uma das principais características da carcinogênese. De forma particular, as drogas BH3-miméticas atuam de forma seletiva em proteínas pró-apoptóticas que fazem parte da superfamília Bcl-2. A ABT-199 (Venetoclax®), única droga da classe aprovada para uso clínico em neoplasias hematológicas, induz a apoptose em células malignas através da ligação direta à Bcl-2, o que inibe sua ação antiapoptótica com menor risco de efeitos não-desejados. Assim, este estudo tem por objetivo investigar efeitos biológicos do composto ABT-199 em células de carcinoma de células escamosas de língua oral (CCELO) com alta expressão de Bcl-2, a fim de entender seu potencial antineoplásico, bem como a influência do composto sobre essas células. A partir de linhagens comercialmente disponíveis (SCC-9, SCC-15, SCC-25, Cal27 e HSC-3), será selecionada a linhagem de CCELO que mais expressar Bcl-2 (por Western Blotting e RT-qPCR), nas quais o efeito da ABT-199 será avaliado em 6 grupos, a depender da dose administrada (5μM, 10μM, 15 μM, 20 μM, 25 μM), de forma isolada ou combinada com 5-FU (50 μM), e comparado com o grupo tratado apenas com 5-FU (50 μM) e controle (PBS). Nestes grupos, serão realizados ensaios de viabilidade, citotoxicidade e apoptose. Assim, pretende-se fornecer evidências que suportem a realização de ensaios clínicos futuros utilizando ABT-199 em pacientes com CCELO.