Banca de DEFESA: MARINA BOZZINI PAIES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA BOZZINI PAIES
DATA : 28/05/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Departamento de Odontologia - Auditório
TÍTULO:

IMPACTO DA EXPOSIÇÃO DOS DENTES INFERIORES NA ESTÉTICA DO SORRISO: ESTUDO TRANSVERSAL


PALAVRAS-CHAVES:

Percepção, Estética Dentária; Incisivos; Sorriso; Pessoa de meia-idade.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

A maior exposição de dentes inferiores na fala, repouso e sorriso espontâneo são resultados do envelhecimento natural do indivíduo. Entretanto, a validação científica da influência estética desta alteração de padrões no sorriso espontâneo em pacientes de meia idade ainda não foi avaliada. Esse estudo transversal objetivou avaliar o impacto da exposição dos dentes inferiores no sorriso espontâneo em paciente com meia-idade sob a ótica de cirurgiões-dentistas e leigos. Fotografias frontais aproximadas de sorrisos espontâneos, digitalmente alteradas de um modelo masculino e um feminino com idades entre 45 e 50 anos foram utilizadas. Seis diferentes imagens foram criadas alterando a posição vertical dos dentes inferiores e/ou dos dentes superiores, com alterações de 0%, 50% e 100% com exposição gengival. As imagens foram inseridas aleatoriamente na plataforma Google Forms e avaliadas por 175 ortodontistas, 130 reabilitadores orais, 98 harmonizadores orofaciais, 156 clínicos gerais e outras especialidades e 152 leigos a nível nacional. A comparação entre as imagens foi realizada usando Kruskal-Wallis para comparação dos grupos de avaliadores e Mann-Whitney para comparação entre dois grupos. O teste de Friedman foi utilizado para avaliar 3 ou mais sorrisos para um mesmo avaliador e Wilcoxon para comparar dois sorrisos entre si. O nível de significância foi estabelecido em 5%. Para todos os grupos de avaliadores, sorrisos com diminuição da exposição de dentes superiores e aumento da exposição de dentes inferiores, características que se assemelham ao processo de envelhecimento, geram prejuízos estéticos. Assim como nos casos que dentes superiores em posição favorável, o aumento da visibilidade dos incisivos inferiores torna o sorriso menos atrativo, com a diferença na percepção tornando-se significativa para todos os grupos avaliadores quando esta exposição passa de 50% para 100%, incluindo a exposição gengival.

Confirmamos também que a maior atratividade do sorriso é totalmente dependente da maior exposição dos dentes maxilares. A idade dos avaliadores influenciou na percepção estética de quase todos grupos, quanto mais jovem, mais críticos no julgamento. Entretanto, o grupo dos ortodontistas, demonstrou ser o mais sensível, porém com uma percepção estética consistente, independentemente de sua idade, ou região geográfica. A experiência prévia a tratamentos odontológicos complexos não gerou diferença estatisticamente significativa no grupo dos leigos. Compreender essas diferentes perspectivas é fundamental para o planejamento de tratamento estético centrado no paciente, alinhando expectativas e otimizando a satisfação com os resultados.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1459400 - ADRIANA DA FONTE PORTO CARREIRO
Interno - 1031499 - LAERCIO ALMEIDA DE MELO
Interna - 3294216 - PATRICIA BITTENCOURT DUTRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ALEXANDRE ANTONIO RIBEIRO
Externa à Instituição - LUANA MARIA MARTINS DE AQUINO
Notícia cadastrada em: 09/05/2025 12:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao