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Sobre o PPgMAE:

 

Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística (PPgMAE) da UFRN foi criado e iniciado em 2006 e possui como objetivos (1) a formação e qualificação de recursos humanos e (2) o desenvolvimento de pesquisas científicas em Matemática Aplicada e Estatística. O PPgMAE ocupa um lugar de destaque no que se refere, principalmente, ao primeiro objetivo. Mais especificamente, o PPgMAE está entre os dois únicos programas de pós-graduação em Matemática Aplicada das regiões Norte e Nordeste do País. Além disso, na área Estatística, essas duas regiões contam apenas com mais dois programas, sendo um deles em Matemática (Pura) e Estatística. A combinação das áreas Matemática Aplicada e Estatística em um só programa, nas regiões Norte e Nordeste, é uma característica que distingue o PPgMAE.

 

Atualmente, o PPgMAE oferece um Mestrado stricto sensu com conceito 3 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A escassez de programas de pós-graduação em Matemática Aplicada e Estatística no norte e nordeste do País faz com que o PPgMAE receba alunos de vários estados das duas regiões, além, é claro, de servir como programa de referência para a qualificação de recursos humanos em Matemática Aplicada e Estatística no Rio Grande do Norte. A importância do PPgMAE nos cenários regional e nacional se torna ainda mais evidente quando se leva em conta que o ensino básico de Matemática no Rio Grande do Norte está entre os piores do Brasil, de acordo com relatórios do IDEB. Por outro lado, a maioria dos egressos do PPgMAE atua em instituições de ensino do Rio Grande do Norte, especialmente no interior do estado, o que mostra que o PPgMAE possui um papel fundamental em qualquer tentativa de melhorar os índices do RN no IDEB.

 

O PPgMAE também tem oferecido aos seus alunos de mestrado oportunidades para trabalhar em projetos de pesquisa que visam a aplicação de métodos estatísticos à melhoria da educação básica e a problemas climáticos da nossa região, assim como a aplicação de métodos computacionais para a caracterização de aquíferos. Os resultados esperados desses projetos, dentre muitos outros, possuem enorme impacto social, econômico e ambiental para o Rio Grande do Norte. Mais detalhes sobre projetos podem ser encontrados nas páginas dos docentes. Até setembro de 2014, o PPgMAE havia formado 48 (quarenta e oito) mestres. Atualmente, o Programa conta com um total de 15 (quinze) cotas de bolsas de mestrado da Capes, sendo 13 (treze) na modalidade DS e 2 (duas) do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Este número tem sido suficiente para assegurar bolsas de estudo para todos os alunos do Mestrado em regime de dedicação exclusiva.

 


 

Áreas de Concentração, Linhas de Pesquisa e Corpo Docente:

 

O PPgMAE atua em duas áreas de concentração: Modelagem Matemática e Probabilidade e Estatística. A área Modelagem Matemática possui 2 (duas) linhas de pesquisa: Matemática Computacional (MC) e Otimização, Problemas Inversos e Matrizes (OPIM). A área Probabilidade e Estatística possui 3 (três) linhas de pesquisa: Estatística Industrial (EI), Modelos de Regressão (MR) e Processos Estocásticos (PE). Ao se inscrever no processo seletivo do Mestrado do PPgMAE, o candidato tem de escolher pelo menos uma linha e pode optar por mais de uma, e até todas elas, desde que forneça uma ordem linear de preferência. A página que o PPgMAE mantém para auxiliar os candidatos que se inscrevem no processo seletivo para o Mestrado possui uma descrição detalhada das linha de pesquisa do Programa.

 

Atualmente, o corpo docente do PPgMAE conta com 14 (catorze) docentes permanentes, 4 (quatro) docentes colaboradores, 1 (um) bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) e 21 (vinte e um) alunos regularmente matriculados no curso de mestrado. Do total de docentes permanentes, 5 (cinco) deles atuam na área Modelagem Matemática e 9 (nove) deles atuam na área Probabilidade e Estatística, sendo 3 (três) deles Bolsistas de Produtividade em Pesquisa Nível 2 (PQ2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todos os docentes permanentes e dois docentes colaboradores estão lotados em dois departamentos da UFRN, a saber: o Departamento de Matemática (DMAT) e o Departamento de Estatística (DEST) do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN. Os demais docentes colaboradores são da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP). Os docentes do PPgMAE lideram 3 (três) grupos de pesquisa cadastrados no CNPq (Métodos Estatísticos, Cadeias de Markov e Matemática Aplicada) e realizam pesquisas que têm resultado em publicações científicas em periódicos e conferências internacionais de muito boa qualidade. Os docentes possuem várias cooperações com pesquisadores do Brasil e do exterior; dentre elas, destacamos aquelas que envolvem professores pesquisadores do LNCC, USP, UNICAMP, UnB, UFMG, UFPB, PUC-Rio, Rutgers University, University of Calgary, Virginia Tech, INRIA-Saclay, IRCAM, Université Paris Diderot e PPS.

 

O PPgMAE também mantém um importante convênio institucional com os programas de Pós-graduação em Estatística do IME-USP e em Matemática e Estatística da UNICAMP, estabelecido através do Edital Capes PROCAD-NF 21/2009, que tem patrocinado atividades de  intercâmbio entre pesquisadores e alunos dessas instituições, incluindo missões de pesquisa, estágio pós-doutoral e bolsas de mestrado sanduíche. Cada aluno do PPgMAE possui um Orientador designado pelo Colegiado do PPgMAE (que consiste de todos os docentes permanentes do Programa). O Orientador, que é um professor do corpo docente do programa, assistirá o aluno no ato da matrícula em disciplinas, na organização do seu programa de estudos, no acompanhamento de seu desempenho escolar, na sua preparação para o Exame de Qualificação e dissertação de mestrado.

 


 

Requisitos para Obtenção do Grau de Mestre:

 

A estrutura curricular do PPgMAE é composta por 2 (dois) grupos de disciplina: I e II. O Grupo I é formado por disciplinas prioritárias para as áreas de concentração do Programa, enquanto o Grupo II consiste de disciplinas optativas, mas consideradas necessárias à formação do aluno.

 

Cada disciplina possui uma carga-horária expressa em créditos, em que cada crédito equivale a 15 (quinze) horas-aulas de natureza teórica ou prática.

 

O aluno deve cursar, no mínimo, 12 (doze) créditos em disciplinas do Grupo I e 12 (doze) créditos em disciplinas do Grupo II. No Grupo I, o aluno deve cursar, obrigatoriamente, as disciplinas MAE0001 - Probabilidade e MAE0002 - Cálculo Avançado e mais uma disciplina a ser escolhida entre MAE0003 - Inferência e MAE0004 - Álgebra Linear, de acordo com a área de interesse do aluno. No Grupo II são obrigatórias as disciplinas MAE0021 - Seminário e MAE1300 - Estágio Docência. Além das obrigatoriedades relacionadas às disciplinas, o aluno deve ser aprovado no Exame de Proficiência em Inglês e no Exame de Qualificação, caracterizado por uma defesa oral do projeto de dissertação do aluno.

 

Em todos os períodos letivos é oferecida a disciplina MAE1000 - Dissertação de Mestrado. O aluno só poderá se matricular nesta disciplina quando, além de cumprir o número mínimo de créditos e alcançar um coeficiente de rendimento mínimo nas demais disciplinas cursadas, houver obtido aprovação no Exame de Qualificação. O coeficiente de rendimento é uma média ponderada dos conceitos finais que o aluno obteve em todas as disciplinas cursadas. O conceito final das disciplinas é expresso por uma letra (A, B, C, D, E e F), em que A, B, C, D e E equivalem aos números 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente, e F denota reprovação por faltas. Para ser aprovado em uma disciplina, o aluno precisa obter conceito C, B ou A. O coeficiente de rendimento do aluno é igual à média ponderada dos números equivalentes aos conceitos finais, na qual os pesos associados aos números são as quantidades de crédito das disciplinas. O valor mínimo do coeficiente de rendimento para que o aluno possa se matricular em MAE1000 é igual a 3,5 (três e meio). Observe que este não é o único requisito para se matricular em MAE1000. O prazo para a conclusão dos créditos e defesa da dissertação de mestrado é de 24 (vinte e quatro) meses. Fica facultado ao aluno, desde que obtenha parecer favorável de seu orientador, solicitar, no máximo, 2 (duas) prorrogações de um semestre cada a serem julgadas pelo Colegiado.

 


 

Sobre Natal:

 

Fazer um curso de pós-graduação em uma cidade diferente daquela em que o candidato reside é um desafio ainda maior. Por outro lado, há uma enorme vantagem: o candidato poderá se dedicar com mais afinco aos seus estudos, pois estará distante de todas as distrações que o cercam. Além disso, a experiência de residir fora de sua cidade por, pelo menos, dois anos será única e enriquecedora para ele sob muitos aspectos. No mínimo, faz do candidato um ser mais responsável, mais independente e mais consciente de certas tarefas de casa que ele nunca precisou realizar. Também é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e conhecer novos costumes e tradições de um país de dimensão continental.

 

Natal está localizada no litoral nordestino. É uma cidade ensolarada por longos períodos do ano, mas com temperaturas amenas devido à permanente brisa vinda do Atlântico. Há boas praias, com água morna, banhando alguns bairros da cidade e nos arredores. Nas duas últimas décadas, Natal recebeu uma grande quantidade de imigrantes, principalmente europeus, que foram responsáveis por diversos empreendimentos na cidade. Natal possui em torno de 1 (um) milhão de habitantes e conta com várias opções de lazer. Em particular, destaca-se pela grande variedade de restaurantes, que engloba a culinária nordestina, os pratos à base de frutos do mar, a comida tipicamente brasileira, a culinária japonesa e italiana, além dos sucos e sorvetes de frutas tropicais. Mais informações sobre Natal podem ser encontradas na Wiki dedicada à cidade.

 



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