DCAC

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS E CLIMÁTICAS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Ciclo de Seminários: DCAC/PPGCC (20/11/2020)
18/11/2020 10:13

CONVITE À COMUNIDADE ACADÊMICA INTERESSADA:

Evento: CICLO DE SEMINÁRIOS

Palestrante: Dra. Patrícia Pinho, Instituto de Estudos Avançados IEA/USP

Data: 20/11/2020

Horário: 15h

Transmissão: Canal do CCET no Youtube (Link:< https://www.youtube.com/channel/UCwyMueHbLyAfSJmHx0Uif4Q>)

Título da palestra: Segurança Socioambiental às Mudanças Climáticas pelas lentes dos impactos e vulnerabilidades dos serviços dos ecossistemas nos Biomas Brasileiros

Resumo: As dinâmicas socioambientais no Brasil revelam a direta e intrínseca relação entre a existência humana (dimensões sociais) e os ecossistemas, por meio da apropriação e uso dos recursos naturais, traduzidos em serviços ecossistêmicos para o bem-estar humano e economia da sociedade. As análises dessas dinâmicas no país revelam forçantes das produções e reproduções das vulnerabilidades dos ecossistemas, dos atores sociais, e de setores em diferentes escalas de espaço e tempo. Partindo dessa perspectiva, busco refletir os principais impactos e vulnerabilidades socioambientais às mudanças climáticas associados à exposição dos ecossistemas e perda de serviços ecossistêmicos e biodiversidade em biomas e zonas costeiras no Brasil. Mostramos as desigualdades de evidências de dados e alta exposição dos ecossistemas, e serviços ecossistêmicos, sobretudo de regulação climática, polinização, saúde e cultural, através de incêndios florestais, agricultura de commodities, e urbanização desordenada, afetando a segurança socioambiental da população, sobretudo mais pobres, indígenas e tradicionais. Dessa forma, reflito o papel central da governança e políticas públicas de mitigação e adaptação para redução de impactos e riscos das mudanças climáticas no país, através da proteção dos serviços ecossistêmicos e biodiversidade para bem-estar humano e economia sustentável.

CV da Palestrante:
•    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos;
•    Doutorado em Ecologia Humana pela Universidade da Califórnia Davis;
•    Pós-doutorado na Universidade de Michigan e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE);
•    Suas atividades de pesquisa utilizam as lentes de sistemas sócio-ecológicos para análises de alteração de serviços ecossistêmicos, biodiversidade e bem-estar humano no contexto de riscos das mudanças climáticas e soluções para sustentabilidade regional e resiliência sócio ecológica.
•    Atuou como pesquisadora do Estocolmo Resilience Center (SRC), em Estocolmo, Suécia no projeto “Orientação para a Resiliência no Antropoceno: Investimentos para o Desenvolvimento”;
•    Foi professora visitante na Universidade de Edimburgo, liderando projeto sobre serviços ecossistêmicos, bem-estar humano e mudanças climáticas em diferentes paisagens do Estado de São Paulo;
•    É autora principal do Grupo de trabalho II Impacto, Adaptação e Vulnerabilidades para o Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC), no Capítulo 8: “Pobreza, Modos de Vida e Desenvolvimento Sustentável”.
•    Foi autora principal no capitulo 5 sobre “Desenvolvimento Sustentável, Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades” para o relatório especial do IPCC “Impactos do Aquecimento Global de 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais e caminhos globais de redução das emissões de gases de efeito estufa, no contexto do fortalecimento da resposta Global à ameaça da Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e esforços para Erradicar a Pobreza”;
•    Participação em diversos projetos Internacionais como, mais recentemente o projeto Klimapolis do Max Planck Institute, USP e Universidade São Judas, o Programa ESPA (Ecosystem Services for Poverty Alleviation), projeto OPENNESS da European Unions Seventh Programme for Research, coordenadora científica do escritório Regional do International Geosphere-Biosphere Programme e co-chair da Gordon&Moore Foundation para Ciência Cidadã Participativa para a Amazônia.

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.18