DECOM/CCHLA

I DIGIMÍDIA discute abordagens metodológicas em ambiente digital
24/01/2022 11:37

I DIGIMÍDIA discute abordagens metodológicas em ambiente digital
O evento, realizado pelo grupo de pesquisas Marginália, da UFRN, promove palestras semanais a partir do dia 26

A partir da próxima quarta-feira (26), o grupo de pesquisas Marginália, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) e o Departamento de Comunicação (Decom)  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove o I DIGIMÍDIA: Perspectivas Metodológicas em Ambiente Digital. Em sua primeira edição, o evento vai realizar semanalmente encontros entre pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições com aqueles que estejam interessados em ouvir e conversar sobre análise de redes sociais, Teoria Ator-Rede, big data, controvérsias, rastros digitais e plataformas digitais. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e acontecem através do endereço https://www.even3.com.br/digimidia2022/.

“A ideia do evento é discutir possibilidades metodológicas para analisar processos comunicativos em ambientes digitais. No Digimídia, os interessados poderão ouvir e fazer perguntas para pesquisadores que trabalham com a temática”, ressalta a organizadora do evento, professora Kênia Maia.

A palestra “Possibilidades da Análise de Redes Sociais na pesquisa em Comunicação” será a primeira das seis que constituem o evento e já acontece a partir das 17h da próxima quarta-feira (26). A palestrante na ocasião será a Profa. Dra. Gabriela Zago, ex-pesquisadora visitante na University of Oregon e atualmente vinculada ao Portland Community College. Suas pesquisas estão centradas em redes sociais, jornalismo, circulação jornalística e design digital.

Confira, abaixo, a programação do I DIGIMÍDIA:

Dia 26.01 | Possibilidades da Análise de Redes Sociais na pesquisa em Comunicação (Profa. Dra. Gabriela Zago)
Dia 02.02 | Discursos políticos, big data e emoções em rede (Prof. Dr. Fábio Malini)
Dia 09.02 | "Apenas siga os atores": implicações da Teoria Ator-Rede no estudo de controvérsias nas mídias digitais (Profa. Dra. Débora Pereira e Profa. Dra. Marina Boechat)
Dia 16.02 |  Teoria Ator-Rede e rastros digitais: visibilidade e presença (Profa. Dra. Fernanda Bruno)
Dia 22.02 | Controvérsias e plataformas: a perspectiva dos métodos digitais (Prof. Dr. Carlos d'Andrea)
Dia 23.02 | Comunicação e trabalho plataformizado: caminhos de pesquisa (Prof. Dr. Rafael Grohmann)

Todas as palestras serão transmitidas pelo canal do Decom no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCtIYXYVYcRyTaGZ3ZuNJtyw), a partir das 17h de cada uma das datas marcadas. Durante as palestras, os participantes deverão assinar uma lista de presença a ser liberada durante cada encontro e, ao final do evento, aqueles que sinalizaram presença receberão certificado. O I DIGIMÍDIA é uma realização do Marginália - Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura, em parceria com o PPgEM e o Decom.

I DIGIMÍDIA:  Perspectivas Metodológicas em Ambiente Digital
Palestras semanais a partir de 26 de janeiro
Inscrições: https://www.even3.com.br/digimidia2022/
Informações: digimidia.ufrn@gmail.com