DECOM/CCHLA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

Decom Realiza a Semana de Comunicação de 2021.2 entre 18 e 22 de outubro
13/10/2021 18:14

“DEMOCRÁTICA, INCLUSIVA E POPULAR, A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS”

Decom realiza a Semana de Comunicação de 2021.2

Programação gratuita e transmitida pelo Youtube

Entre 18 e 22 de outubro de 2021, o Departamento de Comunicação Social da UFRN realizará a Semana de Comunicação. O evento de integração e abertura do semestre refletirá sobre a importância da educação e da inclusão a partir do tema “Democrática, inclusiva e popular, a Universidade que queremos”. Além das boas-vindas, a ação promove o debate sobre temas contemporâneos de relevância, que complementam assuntos abordados em sala de aula e que ultrapassam os muros da universidade.

A programação será transmitida pelo Canal de Youtube do Decom/UFRN e se iniciará com uma live em celebração à conclusão da graduação dos estudantes formados durante a pandemia e que, em virtude dos protocolos sanitários de isolamento e de distanciamento, não tiveram o ritual de colação de grau coletivo. Como atração principal, a (Des)Colação de Grau terá a apresentação da banda potiguar Uma Sra. Limonada. Na ocasião, o departamento promoverá também a recepção dos calouros dos cursos de Comunicação Social – Audiovisual, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo de 2021.2.

Já a mesa de abertura receberá Thais Becker, mestranda em Direito pela USP e ativista pelos Direitos das Mulheres com deficiência, e Débora Seabra, professora e escritora potiguar. A mesa terá como tema “Por uma comunicação não capacitista na educação” e será realizada no dia 19 de outubro de 2021, às 19h, com mediação da estudante Smyrna Menezes.

Em 20 de outubro de 2021, às 15h, será promovida a mesa-redonda “Jornalismo Contemporâneo: relevância da sua formação numa universidade pública e gratuita para sua atuação no mercado”. Com palestras de Alexandre Mulatinho, jornalista da Tribuna da Justiça; Lídia Pace, jornalista da InterTVCabugi; e Marina Cardoso, jornalista da SAS Brasil. Profissionais egressos do curso de Jornalismo que em 2022 completa 60 anos. A atividade será mediada pelo estudante e membro da empresa júnior de jornalismo Ênfasis, Marco Veppo. Às 19h, será promovida a mesa “Jornada de Publicidade”, organizada pela Coordenação de Comunicação Social – Publicidade e propaganda, e receberá profissionais do mercado nacional.

A programação também contemplará o debate do filme “Seremos Ouvidas” e receberá a poetisa Gabriela Grigolom, estudante de artes cênicas da Universidade Estadual do Paraná. A mediação é da estudante de Comunicação Social – Audiovisual, Emanuela Costa. A atividade acontecerá no dia 21 de outubro de 2021, às 19h. Como encerramento do evento, a Semana de Comunicação debaterá o tema “Por uma extensão universitária popular”, em atividade organizada pela representação discente do departamento, no dia 22 de outubro de 2021, às 15h.

Ao todo serão oferecidas 8 oficinas temáticas, ministradas por pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia. Em 20 de outubro, às 14h, acontecerão as oficinas:  1) Produção em Mídia Sonora: Estratégias para criação de um Podcast, por Lorenna Caoly; 2) Texto na TV e mídias audiovisuais, por Francisco das Chagas Sales Júnior; 3) Telenovela: a trajetória do gênero mais popular do país, por Maria Aparecida Borges Limeira; 4) Estereótipos nas redes sociais: a publicitação da mulher ideal, por Laís Sousa Di Lauro.

Já em 21 de outubro, às 14h, serão realizadas as oficinas: 1) Imagens Oníricas: sonhos, arquétipos, inconscientes mediatizados, por José Laerton Santos da Silva; 2) Produção de Artigos científicos em Comunicação, por Juliana Costa; 3) Gestão de Projetos no Digital, por Leandro Lima; 4) Humor, comicidade e memes na cultura digital, por Arthur Rocha. Podem se inscrever estudantes do Departamento de Comunicação Social.

As mesas e palestras são gratuitas, abertas ao público e serão transmitidas pelo Canal do Departamento no Youtube. Apenas as oficinas, voltadas para estudantes do departamento, serão certificadas (para os estudantes que participarem integralmente) e serão realizadas remotamente através do Googlemeet, com inscrição prévia através do endereço: www.abre.ai/oficinasdecom

18 a 22 de outubro de 2021

Programação Completa em: www.abre.ai/semanadecom

Inscrição nas Oficinas: www.abre.ai/oficinasdecom