INFRAESTRUTURA - LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS

  O programa de Pós-Graduação em ciência e engenharia de materiais da UFRN tem ampliado constantemente a sua infraestrutura, tanto em área física, como em equipamentos, de forma a garantir o desenvolvimento adequado das dissertações e teses. Neste sentido, além da modernização dos laboratórios existentes com a aquisição de novos equipamentos, o Programa teve uma substancial ampliação na área física, com a inauguração em maio de 2011 de um novo prédio, com cerca de 1000 m2 para abrigar laboratórios, sala de estudo para os alunos do PPGCEM, além de sala de aula exclusiva para o Programa e estrutura de apoio administrativo. Destaca-se também que o novo prédio do laboratório de cimentos do PPGCEM, construído com recursos da Petrobras/Finep encontra-se  em pleno funcionamento, constituindo em mais uma grande área (600 M2) para o programa de Pós-Graduação em Eng. De Materiais. Adicionalmente, encontra-se bem avançada a construção do prédio do centro de caracterização de materiais, com cerca de 400 m² e já conta com diversos equipamentos adquiridos (MEV, FEG, Força atômica, sistema de espectroscopia). A previsão é que o centro de caracterização comece a funcionar entre o final de 2013.

                Principais Equipamentos

      Microscópio Eletrônico de Varredura ambiental;

      Difratômetro de raios-X;

       Microscópio Eletrônico de Varredura de bancada (adquirido com recurso do pró-equipamentos);

      Espectrômetro de infravermelho;

      Espectrômetro de Absorção atômica (chama);

      espectrômetro de Emissão ótica (ICP);

      Fluorescência de raios-X;

      Sistemas de análise térmica;

      Granulômetros a laser;

       máquinas de ensaios mecânicos universal;

      DMA

      Dilatômetros

       BET

      Microscopia ótica com aquisição de imagens

      Injetora industrial

      Microscópio de força atômica

      FEG (Em instalação)

      Microdurômetro

      Autoclave para processamento de materiais compósitos poliméricos

      Fornos

      Extrusoras para cerâmica

      Reometro para polímero

      Impedancimetro

 

          Principais Laboratórios

 Laboratório de metalografia - conta com uma infraestrutura para caracterização microestrutural por microscopia ótica, ensaios de microdureza e tratamentos térmicos de materiais.

ü  Laboratório de Espectroscopia Mössbauer - Possui um espectrômetro Mössbauer que permite fazer análise química e microestrutural de materiais ferrosos. Em breve, materiais à base de estanho também poderão ser analisados.

ü  Laboratório de Metalurgia do pó -  Possui balanças eletrônicas, moinhos de bola e planetário, Jogo de Peneiras, prensa hidráulica, forno mufla, forno para tratamento térmico até 17000C, forno de redução, dilatômetro e ponte de capacitância.

ü  Laboratório de Cimentos – Equipado para desenvolvimento e caracterização de cimentos para indústria de petróleo.

ü  Laboratório de Processamento de Materiais por Plasma -  possui 5 reatores de plasma que podem ser utilizados para nitretação iônica, cementação iônica, sinterização por plasma e redução de óxidos metálicos.

ü  Laboratório de Análise Química - Espectro fotômetros de absorção atômica, infravermelho e outros equipamentos de análise química.

ü  Laboratório de Termoquímica e Termoanálises - possui calorímetro de solução, calorímetro exploratório diferencial (DSC), analisador térmico diferencial (DTA) e um analisador termogravímetrico (TGA).

ü  Laboratório de Catálise e Petroquímica- Dispõe de autoclaves para síntese hidrotérmica de materiais inorgânicos com estrutura, inorgânicos com estrutura zeolítica, cromatógrafos a gás, microreatores de leito fixo e sistema para síntese de óxidos metálicos pelo método sol-gel.

ü  Laboratório de Materiais poliméricos - extrusora, injetora, reômetro, estufas, autoclave, entre outros.

ü  Laboratório de Materiais cerâmicos - ampla infraestrutura de fornos, dilatômetros, extrusora, prensas, equipamentos para síntese, caracterização, microscopia ótica, moinhos, estufas entre outros.

ü  Laboratório de ensaios mecânicos –conta com uma boa infraestrutura de equipamentos, tais como: Máquinas de ensaios mecânicos, máquinas para ensaio de impacto, fluência, fadiga rotativa.

ü  Laboratório de materiais compósitos –Dispõe de equipamentos para análise de desgaste em compósitos, equipamentos para fabricação, autoclaves, moinhos,  DMA entre outros;

ü  Laboratório de síntese – o laboratório de síntese esta capacitado para dar suporte as sínteses de materiais cerâmicos e materiais poliméricos.

ü  Laboratório de Soldagem e Inspeção - Equipado com modernas máquinas de soldagem, que permitem o monitoramento de diversos processos de soldagem, tais como: MIG, TIG, TiG pulsado, plasma, entre outros.

ü  Laboratório de Peneiras Moleculares – Equipado com equipamentos de síntese, DRX de bancada, Infra Vermelho entre outros.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao