INFRAESTRUTURA DO PPGCO

SECRETARIA


Localiza-se no andar térreo do Departamento de Odontologia em espaço físico climatizado composto por sala ampla, com 2 mesas de trabalho, cadeiras, armários e computador ligado em rede. A Secretaria, unidade executora dos serviços administrativos do Programa, é assistida por uma Secretária Executiva, formada em gestão pública e especialista em administração pública. O horário de funcionamento da secretaria para atendimento ao público é de 07h00 às 13h00.

 

BIBLIOTECA


BIBLIOTECA SETORIAL DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA UFRN


A Biblioteca Setorial do Departamento de Odontologia (BSO), nomeada de Professor Alberto Moreira Campos, é uma unidade de informação que integra o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SISBI/UFRN) desde 1952, especializada nas áreas de Odontologia e Saúde Coletiva e tem a missão de reunir, organizar e disseminar o material informacional, por meio de produtos e serviços necessários às atividades de ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade universitária. Desenvolve suas atividades embasadas na iniciativa, na parceria com as demais instâncias da instituição, na atualização constante do acervo e na capacitação dos usuários, contribuindo significativamente com o processo ensino-aprendizagem.

 A equipe é composta por 3 bibliotecárias, 1 assistente em administração, 1 auxiliar administrativo e 5 bolsistas. O acesso para consulta ao acervo da biblioteca é livre e o empréstimo domiciliar é disponibilizado apenas para os usuários com vínculo ativo com a UFRN. A unidade atende uma média mensal de aproximadamente 1.800 usuários, entre discentes dos cursos de graduação em Odontologia, especializações na área odontológica, mestrado e doutorado em Ciências Odontológicas e Saúde Coletiva, docentes, técnicos administrativos e comunidade em geral, tanto da UFRN quanto das demais instituições de ensino superior existentes na cidade de Natal.

Apresenta uma área de aproximadamente 280 m², distribuído em hall, guarda-volumes, sala de estudo em grupo, áreas de leitura e acervo, balcão de atendimento, laboratório de informática, sala do bibliotecário gestor e salas de processamento técnico.O acervo é composto por livros, periódicos científicos, obras de referência, dissertações e teses defendidas na UFRN e em outras instituições do país, Cds, Dvds, totalizando aproximadamente 2.407 títulos e 9.447 exemplares.

Os serviços ofertados à comunidade usuária são: normalização de trabalhos acadêmicos; elaboração de ficha catalográfica via SIGAA; levantamento bibliográfico; depósito e aprovação dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias (BDM/UFRN), orientação à pesquisa bibliográfica em bases de dados nacionais e internacionais, cooperação com a BIREME no processo de indexação de periódicos científicos, treinamento/capacitação de usuários da graduação e pós-graduação para pesquisa em bases de dados e Portal de Periódicos CAPES e serviço de restauração de livros danificados ou desgastados.

 

LABORATÓRIOS

 

LABORATÓRIO DE ANATOMIA PATOLÓGICA E CITOPATOLOGIA


O Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia (LAPC) realiza o processamento de material biológico de biópsias e esfregaços citológicos oriundos das Clínicas do Departamento de Odontologia da UFRN e dos Serviços públicos e privados de saúde do estado do Rio Grande Norte através de convênio com o SUS, sendo também utilizado por discentes e docentes do PPGCO como fonte de pesquisas da área de Patologia Oral/Estomatologia. Localiza-se no subsolo do Departamento de Odontologia da UFRN.

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS: Balança; banhos histológicos; capela de exaustão; computador; destilador; estufa; geladeira; micrótomos; processador de tecidos; sistema de inclusão em parafina.

 

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR E DE CULTIVO DE CÉLULAS


O Laboratório de Biologia Molecular e de Cultivo de Células (LBMCC) possui alguns equipamentos para realização de diversas técnicas de biologia molecular, além do cultivo de células.

Principais equipamentos: Agitador; balanças; câmara de fluxo laminar; capela; centrífugas; cubas para eletroforese; espectrofotômetro; estereomicroscópio; fonte para eletroforese; freezers; homogeneizador; incubadora de CO2; máquina de gelo; microscópio de contraste de fase invertido; refrigeradores; sistema de detecção Gel Logic; termociclador; transiluminador. Localiza-se no subsolo do Departamento de Odontologia da UFRN.

 

LABORATÓRIO DE IMUNOHISTOQUÍMICA

O Laboratório de Imuno-Histoquímica (LIH) tem como finalidade realizar reações imuno-histoquímicas dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, bem como auxiliar na elucidação do diagnóstico histopatológico de casos complexos provenientes do LAPC UFRN.

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS: Aparelho para aferição do pH; autostainer; balanças de precisão; capela de exaustão; computador; destilador; estufa; forno de micro-ondas; freezer; geladeira; microscópio binocular; panela Pascal; steamer. Localiza-se no subsolo do Departamento de Odontologia da UFRN.

 

LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA


O Laboratório de Microscopia é utilizado por docentes e discentes do PPGCO para análise de lâminas histológicas, servindo de apoio à pesquisa e às atividades didáticas do programa. Localiza-se no subsolo do Departamento de Odontologia da UFRN.

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS: 20 microscópios binoculares; um microscópio para múltipla observação e 01 scanner de lâminas; 04 fotomicroscópios, Microscópio óptico binocular B-810 da marca optika c/ acessórios para captura de imagem (câmera digital acoplada e software de instalação);

 

LABORATÓRIO DE TÉCNICAS HISTOLÓGICAS      

                                                        

No laboratório de técnicas histológicas (LabHistoTec), localizado no Departamento de Morfologia do Centro de Biociências (UFRN), realiza-se o processamento de material biológico e confecção de lâminas histológicas oriundo de pesquisas envolvendo tecidos moles e duros, proveniente de cobaias animais em sua maioria de pequeno porte, assim como material humano proveniente de cadáveres do Programa de Doação de Corpos.

Principais equipamentos: Capela com exaustor, banho maria, balança de precisão, estufa, micrótomo, dispensador de parafina, forno de microondas e bateria para coloração histológica para hematoxilina-eosina (HE) e outros corantes histoquímicos.

 

LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA MOLECULAR (FARMOL)


O laboratório de farmacologia molecular está localizado no Departamento de Biofísica e Farmacologia do Centro de Biociências (UFRN) onde são realizadas técnicas de biologia molecular, tais como: Extração RNA, cDNA e RT PCR (Quantificação de expressão gênica).

Principais equipamentos: capela de fluxo laminar, centrífuga refrigerada, freezer -20°C, freezer -80°C, frigobar, geladeira, termociclador convencional, termociclador RT PCR STEP ONE PLUS.

 

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA


No laboratório de bioquímica, localizado no Departamento de Biofísica e Farmacologia do Centro de Biociências (UFRN), realiza-se a análise bioquímica do sangue de animais, dosagem de citocinas e marcadores de stress oxidativo por espectroscopia (uv/vis).

Principais equipamentos: Espectofotômetro, analisador bioquímico semi-automático (BIOPLUS).

 

LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA DO CÂNCER E INFLAMAÇÃO (LAFINC)


No laboratório de farmacologia do câncer e inflamação (LAFINC), localizado no Departamento de Biofísica e Farmacologia do Centro de Biociências (UFRN), realiza-se experimentação animal - Screening farmacológico dor e inflamação (modelos experimentais específicos - Modelo calota craniana, modelo doença periodontal e modelo mucosite oral e intestinal.

Principais equipamentos: Pletismômetro de pata de rato, Open field, Tail flick, Randal e Selito, Rota ROD, banho de órgãos.

 

BIOTÉRIO DO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS (PPGBIOEF)


O Biotério da Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UFRN fica localizado no prédio anexo ao Museu de Ciências Morfológicas (MCM/UFRN). Conta com 3 salas: sala de manutenção, sala de lavagem e sala de procedimentos. Este Biotério permite a manutenção de ratos da espécie Rattus norvegicus em experimentação nos laboratórios do programa, e não permite experimentação em seu interior. São realizados no Biotério: 1) acondicionamento de ratos; 2) manutenção de água, maravalha e ração; 3) troca e lavagem de gaiolas e garrafas; 4) controle dos parâmetros da sala de manutenção dos animais e 5) reprodução de animais com finalidade experimental e aprovada pelo Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA).

Principais equipamentos: Os equipamentos presentes no biotério são: 1 timer, 2 exaustores, 1 termo-higrômetro e 2 aparelhos de ar condicionado.

 

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA ORAL

 

Atualmente está sendo finalizada uma reforma estrutural para readequação do Laboratório de Microbiologia Oral e Anaeróbios do Departamento de Odontologia. O departamento foi contemplado em 2012 com o CT-Infra. Dispomos de todos os equipamentos necessários para desenvolvimento de atividades de ensino (graduação e pós graduação), pesquisa e extensão, como: preparo de meios de cultura e armazenamento de amostras biológicas; caracterização morfotintorial de micro-organismos; avaliação da atividade antimicrobiana e pH de materiais, soluções e produtos e desenvolvimento de fitofámacos e fitoterápicos que possam ser utilizados na prevenção e tratamento das doenças biofilme dependentes.

 

LABORATÓRIO DE MATERIAIS DENTÁRIOS

 

No laboratório de Materiais Dentários são confeccionados corpos de prova de amostras de materiais poliméricos e cerâmicos. É equipado com máquinas e materiais necessários para a condução de ensaios mecânicos e superficiais. Neste laboratório também são realizadas as tamisações e pesagem de alimentos artificiais para avaliação da performance mastigatória.

Principais equipamentos: politriz, rugosímetro, máquina de corte de precisão, máquina universal de ensaios, estufa bacteriológica, Máquina de Microtração 0M100, tamises para avaliação de performance mastigatória, balança de precisão.

 

LABORATÓRIO DIGITAL 

                                                                                                

O laboratório de Tecnologia Digital, localizado nas dependências do Departamento de Odontologia da UFRN desde 2020 possibilita o desenvolvendo de pesquisas que objetivam avaliar os protocolos de atendimento por meio dos recursos de tecnologia digital à comunidade, como forma de integrar o conhecimento produzido em meio acadêmico com as demandas sociais do meio ao qual a Universidade está inserida.

Principais equipamentos: Computador Game Acer com programas específicos para desenho de próteses e planejamento odontológico digital, como o Dental Wings; Impressora 3D Anycubic Photon Mono SE; Scanner de bancada 3D DS EX; Máquina Limpeza e Cura de Resina p/ Impressao 3D (Wash / Cure Machine).

 

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


O Laboratório de Informática dá suporte às atividades didático-pedagógicas e serve apoio ao processo de ensino e aprendizagem do programa. Localiza-se em sala climatizada no andar térreo do Departamento de Odontologia.

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS: 20 computadores ligados em rede.

 

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA(NIT)


A UFRN conta, desde 2007, com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que tem a missão de gerir a política de inovação da UFRN, assim como divulgar a importância da proteção intelectual na Universidade e orientar o pesquisador na elaboração da documentação para pedido de patente, registro de marca, programa de computador, cultivar, desenho industrial, direito autoral, e outros, bem como o auxílio no processo para transferência das tecnologias geradas na própria UFRN, além de estimular o empreendedorismo com potencial de inovação.

 

SERVIÇOS


SERVIÇO DE IMAGENOLOGIA


O Serviço de Imagenologia Odontológica funciona no primeiro andar do Departamento de Odontologia da UFRN e é utilizado pelos docentes e discentes do PPGCO para o desenvolvimento e apoio de pesquisas relacionadas a Imagenologia. O espaço físico é amplo e constituído por uma recepção, sala para fotografia e exame clínico, sala de interpretação de imagens e laudo radiográficos. Há também uma câmera escura tipo quarto, para processamento químico das imagens analógicas. O Serviço de Imagenologia Odontológica segue as normas de biossegurança e radioproteção, conforma a RDC 611/22

Principais equipamentos: Aparelho extraoral digital da marca Carestream (8000 C), dois sistemas digitais para radiografias intraorais Vistascan da Düur Dental e um sistema digital CS 7.200. Além desses equipamentos, o Serviço de Imagenologia possui 03 aparelhos de raios X intraorais D700 e impressora Drystar Agfa 5200, 03 computadores.

 

SERVIÇO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL


Funciona no primeiro andar do Departamento de Odontologia da UFRN e no hospital Universitário Onofre Lopes sendo utilizado pelos docentes e discentes do PPGCO para o desenvolvimento e apoio de pesquisas relacionadas a área. O espaço físico é amplo e constituído por uma recepção, 4 salas cirúrgicas, sendo uma delas com sistema de filmagem que permite transmissão da imagem para uma sala anexa ao consultório. Há também toda estrutura de um pequeno centro cirúrgico, com sala de prescrição informatizada, expurgo, central de armazenamento, vestiários e banheiro, laboratório de impressão 3D e ampla sala de estudo, onde os seminários e discussão de casos clínicos acontecem entre alunos do PPGCO, residentes de CTBMF e discentes de graduação, pertencentes a liga acadêmica da UFRN. Toda área física foi projetada conforme normas de biossegurança em conformidade com a vigilância sanitária. O serviço tem um grande alcance social, pois é especializado no tratamento de pacientes que precisam de cirurgia na área, sendo o único de alta complexidade no estado. Os procedimentos ambulatoriais são realizados no próprio departamento e as cirurgias hospitalares sob anestesia geral ocorrem no hospital universitário, onde também ocorrem ambulatórios e também é um interessante campo de estágio dos alunos que estão inseridos no serviço.  

                                                        

CLÍNICAS MULTIDISCIPLINARES


Existem 06 clínicas equipadas com 22 consultórios odontológicos, aparelhos de RX intraoral com sistema de revelação manual e área de expurgo. Uma dessas clínicas, funciona exclusivamente para a pós-graduação com atendimento de pacientes participantes de pesquisas clínicas desenvolvidas no programa.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao