Apresentação

Seja bem-vindo à página do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCO). O Programa é resultado da reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral da UFRN e fusão com a área de concentração em Odontologia do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas tem como proposição, em consonância com sua natureza acadêmica, a missão de qualificar profissionais para o ensino, pesquisa e extensão nas áreas clínicas e básicas da Odontologia e áreas afins, além de preparar profissionais qualificados para atuarem em serviços de saúde que prestam assistência à comunidade contribuindo para melhorias na qualidade desses serviços e nas condições de saúde da população.

Os professores do Programa encontram-se envolvidos com o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa envolvendo discentes e, por vezes, parceiros de outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais. Participam de atividades formadoras do programa, ministrando disciplinas na graduação e Pós graduação, orientando alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, gerando produtos bibliográficos, além de produtos técnicos tecnológicos com participação de discentes. O reflexo da maturidade científica e do envolvimento dos docentes e discentes do programa aliados ao apoio institucional, resultaram no conceito 5 na última avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES.

O PPGCO é constituído por três áreas de concentração: (1) Patologia Oral e Estomatologia; (2) Clínicas Odontológicas; e (3) Biologia Experimental, com a missão de qualificar profissionais para o ensino e pesquisa nas áreas clínicas e básicas da Odontologia e áreas afins, contribuindo, ainda, com a formação de profissionais para a melhoria na qualidade de serviços de saúde.

Na área de concentração em Patologia Oral e Estomatologia, o discente tem a possibilidade de desenvolver habilidades no diagnóstico das doenças do sistema estomatognático tanto em nível clínico, quanto histopatológico.

Na área de concentração em Clínicas Odontológicas, o discente desenvolve atividades visando o alcance de habilidades voltadas para o tratamento das doenças do sistema estomatognático, tendo ainda a possibilidade de desenvolver habilidades em pesquisas experimentais utilizando modelos in vitro e in vivo, permitindo a construção de pesquisas que permeiem ambos os modelos, fortalecendo a possibilidade de desenvolvimento de materiais e técnicas com evidência científica e aplicabilidade clínica.

Na área de concentração em Biologia Experimental, o discente tem desenvolve habilidades em pesquisas experimentais utilizando modelos in vitro e in vivo, com maior embasamento em técnicas laboratoriais, facilitando o desenvolvimento de pesquisas com maior impacto científico.

 

 

As linhas de pesquisa das três áreas de concentração para os cursos de mestrado e doutorado estão descritas no quadro a seguir:

 

Área de Concentração

Linha de Pesquisa

Descrição

Biologia Experimental

  1. 1. Biopatologia dos tecidos do complexo bucomaxilofacial

Estudos das características morfofuncionais e eventos biológicos dos tecidos crânio-faciais e sua plasticidade em resposta a fatores físicos, químicos e biológicos, utilizando modelos capazes de reproduzir os fenômenos biopatológicos das doenças e avaliar o efeito de diferentes agentes e procedimentos terapêuticos nestes modelos.

Clínicas Odontológicas

  1. 2. Tecnologias aplicadas à prática e ao ensino da Odontologia

Estudos voltados para o desenvolvimento e avaliação de tecnologias aplicáveis ao campo de atuação clínica e acadêmica da Odontologia.

  1. 3. Epidemiologia, diagnóstico e tratamento integrado em Clínicas Odontológicas

Estudos que se propõem a analisar agravos à saúde bucal, bem como avaliar métodos de prevenção e tratamento.

Patologia Oral e Estomatologia

  1. 4. Estudos clínicos, morfológicos e moleculares das patologias do complexo bucomaxilofacial

Pesquisas básicas e aplicadas em  lesões inflamatórias, reacionais, císticas e neoplásicas que acometem o aparelho estomatognático.

  1. 5. Epidemiologia, diagnóstico e tratamento integrado em Clínicas Odontológicas

Estudos que se propõem a analisar agravos à saúde bucal, bem como avaliar métodos de prevenção e tratamento.

 

 Estrutura curricular:

A estrutura curricular do PPGCO é pautada na flexibilização e centrada na formação de docentes e pesquisadores, além da formação específica das áreas de concentração. Os componentes curriculares obrigatórios e optativos para integralização dos cursos estão divididos em disciplinas do tronco comum e disciplinas específicas. As disciplinas de tronco comum são aquelas voltadas para a formação em ensino e pesquisa, as quais deverão ser cursadas por todos os alunos. As disciplinas específicas têm por objetivo capacitar o aluno para o desenvolvimento adequado dos seus projetos de pesquisa, os quais terão como produtos, publicações em periódicos qualificados e sua própria dissertação ou tese. A ideia geral é que este conjunto de disciplinas esteja mais direcionado aos conhecimentos teóricos necessários para o desenvolvimento do trabalho final e articulado às linhas de pesquisa do programa. 

 O número mínimo de créditos exigido para a formação completa do aluno é variável em função do curso (mestrado ou doutorado). A constituição destes créditos por parte do aluno se dá a partir do Plano Individual de Estudo proposto pelo orientador e discutido com o aluno em função de sua linha de pesquisa e do seu objeto de estudo. A critério do orientador e do aluno podem ser cursados tantos créditos quantos forem necessários para uma boa condução do projeto de pesquisa e para a qualificação na área de docência. Disciplinas de outros programas de pós-graduação podem também fazer parte do Plano. 

A descrição detalhada do elenco de disciplinas ofertadas encontra-se na aba "outras opções".

 

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - ADRIANA DA FONTE PORTO CARREIRO

    Telefone/Ramal: (84) 3342-2341/610

    Telefone/Ramal 2: (84) 99193-6157

    E-mail: ppgco.ufrn@gmail.com

  • - LELIA MARIA GUEDES QUEIROZ

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao