CONHECENDO A UFRN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte origina-se da Universidade do Rio Grande do Norte, criada em 25 de junho de 1958, através de lei estadual, e federalizada em 18 de dezembro de 1960. A Universidade do Rio Grande do Norte, instalada em sessão solene realizada no Teatro Alberto Maranhão, em 21 de março de 1959, foi formada a partir de faculdades e escolas de nível superior já existentes em Natal, como a Faculdade de Farmácia e Odontologia; a Faculdade de Direito; a Faculdade de Medicina; a Escola de Engenharia, entre outras.


A partir de 1968, com a reforma universitária, a UFRN passou por um processo de reorganização que marcou o fim das faculdades e a consolidação da atual estrutura, ou seja, o agrupamento de diversos departamentos que, dependendo da natureza dos cursos e disciplinas, organizaram-se em Centros Acadêmicos.

Nos anos 70, teve início a construção do Campus Central, numa área de 123 hectares. O campus abriga atualmente um arrojado complexo arquitetônico, circundado por um anel viário que o integra à malha urbana da cidade de Natal.


Atualmente, a UFRN oferece, entre cursos de graduação e pós-graduação, mais de 200 oportunidades de capacitação. Sua comunidade acadêmica é formada por mais de 43.000 estudantes e cerca de 5.500 servidores, entre técnico-administrativos e docentes efetivos, além dos professores substitutos e visitantes.


As atividades de ensino na UFRN têm base no Plano de Desenvolvimento Institucional, no Plano de Gestão e nos planos de trabalho dos Centros Acadêmicos e Unidades Acadêmicas Especializadas. Em articulação com a Pesquisa e a Extensão, os projetos pedagógicos dos cursos oferecidos na UFRN têm como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais e são planejados, desenvolvidos, revisados e aperfeiçoados considerando-se os resultados das avaliações dos cursos de graduação e pós-graduação, de acordo com os indicadores do INEP.


Os cursos de graduação na UFRN podem adotar o modelo de formação em ciclo único ou de formação em dois ciclos. Os cursos de formação em ciclo único e de segundo ciclo proporcionam formação específica em seu campo do conhecimento. Os cursos de primeiro ciclo proporcionam formação geral, opcionalmente complementada por ênfases preparatórias para ingresso em cursos de segundo ciclo. Quanto ao grau concedido, os cursos podem ser de bacharelado, licenciatura ou tecnologia.


A pós-graduação da UFRN tem como objetivo capacitar docentes para o ensino, bem como atender à profissionalização e aos vários setores produtivos da sociedade, no que concerne à qualificação técnica e científica, promovendo a educação continuada para portadores de diplomas de curso superior, de forma a qualificá-los para o exercício profissional nos diversos setores da sociedade. Maiores informações sobre os Programas de Pós Graduação da UFRN em https://www.ufrn.br/academico/ensino/pos-graduacao/stricto-sensu/cursos.


Fonte:www.ufrn.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao