COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO

COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO

 

 

COOPERAÇÕES INTERNACIONAIS

 

Considerando os ultimos 10 anos, abaixo demonstra-se as principais parcerias internacionais estabelecidas pelo PPGEM:

 

1) Acordo de cooperação acadêmica bilateral com a Universidade de Kaiserslautern (Technische Universität Kaiserslautern), por meio do Instituto de Tecnologia de Fabricação e Gestão da Produção (Fertigungstechnik und Betriebsorganisation Kaiserslauter - FBK), pertencente ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Kaiserslautern, Alemanha.

 

2) Cooperação e intercâmbio com a Faculdade de Engenharia do Porto (Portugal): o acordo de cooperação internacional firmada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade do Porto em Portugal, possibilitou a mobilidade de discentes da pós-graduação para realização de período sanduíche na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Isto culminou no estreitamento das atividades de pesquisa desenvolvidas e resultou em publicações conjuntas em periódicos internacionais. Fomentando a integração, no âmbito da pesquisa, entre os programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFRN e o programa de doutoramento em Engenharia Mecânica (PRODEM) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). As atividades de pesquisa que estão sendo desenvolvidas atualmente pretendem melhorar os modelos de previsão da vida à fadiga dos materiais compósitos e metálicos, e compreender os mecanismos envolvidos no dano. Por fim, a cooperação internacional bilateral entre o PPGEM e PRODEM, pretende trazer uma melhoria na formação dos recursos humanos nesse campo de pesquisa pelas duas universidades, agregando valores científicos capaz de ampliar a geração de pesquisa científica e tecnológica. Como resultados desta parceria, os professores Dr. Raimundo Carlos Silverio Freire Júnior, Dr. José António Fonseca de Oliveira Correia e Dr. Abílio Manuel Pinho de Jesus defenderam uma tese de doutorado e publicaram 5 artigos em periódicos.

 

3) Parceria com a Automotive Technologies Program, TOBB Vocational School of Technical Sciences, Karabuk University, na Turkey: foram realizados estudos de análise exergética, exergoeconômica exergoambiental em motores diesel com aditivos, através do Professor Dr. Cuneyt Uysal (cuneytuysal@karabuk.edu.tr) com o professor Dr. Eduardo Cidade. Como resultado da parceria foi publicado um artigo intitulado: Exergy, exergoeconomic, life cycle, and exergoenvironmental assessments for an engine fueled by diesel–ethanol blends with aluminum oxide and titanium dioxide additive nanoparticles.

 

4) Parceria com o Centro de Pesquisa em Tecnologia e Meio Ambiente da Universidade de Clausthal (Clausthaler Umwelttechnik Forschungszentrum), na Alemanha, a partir da qual foi elaborado um projeto de pesquisa conjunta aprovado em 2019 pelo programa Client II, com financiamento unilateral do Ministério da Educação Alemão (BMBF). Desde o início do projeto já foram realizadas três visitas técnicas da equipe alemã na UFRN, inclusive com a remessa de um trado mecânico motorizado para exploração profunda dos depósitos de resíduo de sheelita no estado do Rio Grande do Norte, com previsão de doação do equipamento para a UFRN.

 

6) Parceria com a Universidade de Sherbrooke (Quebec/Canadá) através do Laboratoire des Technologies de la Biomasse, desde 2019, desenvolvendo pesquisas no domínio da valorização de diferentes fontes de carbono residual, na área de biocombustíveis a partir da decomposição da biomassa, metanização de resíduos industriais, novos processos de processamentos da indústria do maple syrup, todos relacionados à área de meio ambiente e energias renováveis. Atualmente, um discente de mestrado do PPGEM está desenvolvendo o trabalho relacionado ao tema, orientado pelo prof. Anderson Clayton Alves de Melo e coorientado pelo prof. Jean-Michel Lavoie, da referida universidade.

 

7) Parceria com a Mechanical Engineering Faculty na Florida State University (FSU): as pesquisas realizadas com esta universidade ocorreram na área de exergia e análise exergoambiental com o Professor Dr. Eduardo Cidade do PPGEM/UFRN e o Prof. PhD. Juan C. Ordonez (ordonez@eng.famu.fsu.edu). Como resultado da parceria foi publicado um artigo intitulado: Energy, Exergy, Entropy Generation Minimization, and Exergoenvironmental Analyses of Energy Systems-A Mini-Review.

 

8) Parceria com o Instituto de Tecnologia de Manufatura e Gestão da Produção da Universidade de Kaiserslautern (Fertigungstechnik und Betriebsorganisation Kaiserslautern), na Alemanha. Por meio desta parceria foi elaborado um projeto de pesquisa conjunta aprovado em 2019 pela CAPES/DFG, no escopo do Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC). Ainda em 2019, o pesquisador Fábio José Pinheiro Sousa, atual coordenador do projeto, participou do encontro anual das parcerias BRAGECRIM/PIPC em Piracicada-SP, onde apresentou o projeto em conjunto com o pesquisador representante da equipe alemã, Pascal Langlotz.

 

9) Cooperação com a Universidade de Arveiro, a Universidade de Dublin e a Universidade do Paquistão: os docentes Dr. Thércio Henrique de Carvalho Costa e Dra. Michelle Cerqueira Feitor, possuem cooperações com estas universidades, com publicações em conjunto na área de plasma e com a ida do primeiro como professor visitante para a Universidade de Dublin, em 2024, por meio de projeto PRINT/CAPES.

 

10) Cooperação com a empresa alemã Bracquisitions GmbH, com a qual foi feita uma parceria para participação no edital internacional ERA-MIN Joint Call 2017 on Raw Materials for Sustainable Development and the Circular Economy, FINEP - União Européia. O projeto foi orçado em 240 mil euros, foi devidamente submetido sob código 79 RECaWO, título “Development of new technologies for introducing sheelit rich residues into the market”, mas não foi contemplado.

 

11) Cooperação com a Universidade de Duisburg - Essen (Technischen Universität Duisburg - Essen), por meio do Instituto de Tecnologias dos Metais (Institut für Technologien der Metalle - ITM).

 

12) Cooperação com a Universidade de Clausthal (Technischen Universität Clausthal), por meio do Centro de Pesquisas em Suprimentos Minerais (Forschungszentrum für Rohstoffsicherung und Ressourceneffizienz - CUTEC).

 

13) O Prof. José Daniel é Professor Visitante do Department of Aeronautics and Astronautics da Stanford University desde 2008 e possui pesquisas com docentes vinculados a esta universidade com publicações na área de laminados Double-Double e compósitos com autorreparo.

 

 

 

COOPERAÇÕES NACIONAIS

 

Além das parcerias internacionais, os docentes do PPGEM mantêm diversas parcerias acadêmicas com outras instituições nacionais, muitas destas devido a afinidade nos trabalhos de pesquisa entre os docentes. Nestas cooperações, alguns discentes realizam estágios em outras instituições para o desenvolvimento de parte de seus projetos de dissertação e tese. Essas cooperações podem resultar em projetos de pesquisa com fomento externo e publicações conjuntas. Entre as principais parcerias pode-se destacar:

 

1) Cooperação e Intercâmbio com a UnB no Laboratório de Fadiga e Integridade Estrutural de Cabos: possuindo duas teses publicadas uma delas realizada por um discente da UnB (Mielle Silva Pestana) e a outra com discente do PPGEM/UFRN (Eduardo Cezar Bezerra Câmara) todas duas versaram sobre o tema de fadiga em cabos de transmissão de energia, com quatro publicações em periódicos (no International Journal of Fatigue e no Fatigue & Fracture of Engineering Materials & Structures). Atualmente existe três discentes na UnB que desenvolvem trabalho com dois dos professores do PPGEM/UFRN, com pelo menos mais três publicações nos periódicos citados anteriormente e também na Tribology International. Além disso, existe uma parceria entre IES (UFRN e UnB) e instituições privadas no projeto “Machine Learning e fadiga multiaxial para cabos condutores: Tecnologias e dispositivo para monitoramento e cálculo da durabilidade de linhas de transmissão” envolvendo docentes do PPGEM e da UnB.


2) Parceria com a UFCG no Laboratório de Projetos de Equipamentos: foram realizados trabalhos em conjunto na área de impacto e esta parceria trouxe, até o momento quatro teses, uma dissertação e cinco artigos publicados em periódicos. Entre os periódicos pode-se citar o Journal of Strain Analysis for Engineering Desisign, o Journal of Composite Materials e o Journal of Materials Engineering and Performance, todos na área de impacto.


3) A parceria com o Laboratório de Preparação do Nanomateriais do Instituto de Física da UFF se dá através de um projeto de pesquisa fomentado pelo CNPQ para o desenvolvimento de biolubrificantes com nanopartículas de carbono amorfo. Também a docente Salete Martins Alves esteve fazendo um estágio de capacitação no referido laboratório.

 

4) Procad-Defesa – Desenvolvimento Nacional em Propulsão Hipersônica Aspirada com foco no acesso ao Espaço e Defesa. Projeto financiado pela CAPES envolvendo várias instituições a saber: UFRN, ITA, USP, IEAv entre outros.

 

5) Parceria com o INCT CT-Trib: o Instituto Nacional de Ciência e tecnologia Tribologia Verde Voltada à Transição Energética (CT-Trib) é integrado por pesquisadores de 8 universidades federais (FURG, UFPEL, UFSC, UTFPR, USP, UFES, UFU e UFRN) que atuam nas áreas de: tribologia, transição energética, biocombustíveis, mobilidade, ciência dos materiais, química, engenharia de superfícies e meio ambiente. O CT-Trib tem como missão produzir ciência, tecnologia e inovação, formar recursos humanos e transferir conhecimentos na área de tribologia verde e transição energética para o desenvolvimento do setor empresarial e público, e de toda sociedade brasileira. Atualmente os docentes do PPGEM, Raphael Araujo Cardo, Salete Martins Alves e Raimundo Carlos S Freire Júnior fazem parte do INCT.

 

6) Cooperação e intercâmbio com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB): as pesquisas realizadas englobam a área de Exergia, exergoeconomia, exergoambiental e avaliação de ciclo de vida, onde se tem como principal contato a Profa PhD Monica Carvalho (monica@cear.ufpb.br), com a publicação de artigos em periódicos e em congressos, bancas, coordenação de congressos (CERES 2020) e intercâmbio de discentes entre instituições.

 

7) Cooperação na área de plasma com a UFPI, UFSCar/SP, USP/SP e UDESC/SC: A professora Michelle Feitor do nosso programa possui cooperação com os professores Dr. Rômulo Ribeiro Magalhães de Sousa (UFPI), Dra. Luciana Sgarbi Rossino (FATEC UFSCar), Dr. Luis Cesar Fontana da (UDESC/SC) e Dr. Jaime Pinto Ortiz (USP/SP) com várias publicações em conjunto.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao