|
Dissertations |
|
1
|
-
JUSSIER DE OLIVEIRA VITORIANO
-
INFLUÊNCIA DA SUPERFÍCIE DO TITÂNIO, NITRETADO A PLASMA EM DIFERENTES ATMOSFERAS, NA ATIVAÇÃO DE PLAQUETAS SANGUINEAS
-
Advisor : CLODOMIRO ALVES JUNIOR
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
BARTOLOMEU CRUZ VIANA NETO
-
CLODOMIRO ALVES JUNIOR
-
NAISANDRA BEZERRA DA SILVA FARIAS
-
Data: Jan 9, 2015
-
-
Show Abstract
-
O presente trabalho teve como objetivo analisar a resposta biológica em superfícies de titânio modificadas por plasma de Ar+N2+H2. Discos de titânio grau II receberam diferentes tratamentos de superfície com plasma de Ar+N2+H2, constituindo sete grupos experimentais incluindo amostras apenas polidas utilizadas como padrão. Antes e após o tratamento as amostras foram caracterizadas quanto à topografia, estrutura cristalina e molhabilidade, usando microscopia de força atômica, difração de raios-X, espectroscopia Raman e ensaio da gota séssil, respectivamente. Plasma sanguíneo rico em plaquetas (PRP) foi aplicado sobre as superfícies modificadas em placas de cultivo. Imagens obtidas por microscopia eletrônica das plaquetas aderidas foram analisadas a fim de verificar o comportamento das plaquetas nas diferentes condições experimentais. Verificou-se que a adição de H2 na atmosfera do plasma resultou em superfícies mais rugosas, com picos arredondados. Essas superfícies, ao contrário daquelas tratadas com atmosfera de alta concentração de N2, são menos propensas à agregação plaquetária e, consequentemente, à formação de trombos quando aplicadas em dispositivos biomédicos.
|
|
2
|
-
ROSANGELA DE ARAUJO SANTOS
-
CAVE MÓVEL DE BAIXO CUSTO PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO
-
Advisor : CARLOS MAGNO DE LIMA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ANGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA
-
CARLOS MAGNO DE LIMA
-
FRANCISCO JOSÉ TARGINO VIDAL
-
Data: Jan 19, 2015
-
-
Show Abstract
-
No desenvolvimento deste trabalho foi investigado como as novas Tecnologias da Informação e Comunicação podem ajudar na difusão do conhecimento e a melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem nas escolas. Com este estudo constatou-se que o uso da Realidade Virtual, uma das mais novas tecnologias, vem trazendo muitos benefícios para a educação. Esta tecnologia faz com que o usuário sinta-se em um mundo real, mesmo estando vivenciando o mundo virtual. Neste trabalho de dissertação será apresentado toda a metodologia utilizada na construção de um sistema CAVE de baixo custo, bem como a implementação a partir de APIs de software livre do suporte a construção e manipulação de mundos virtuais voltados ao ensino. Utilizou-se a ferramenta Instant Reality e o X3D para realização desse trabalho. A CAVE é uma pequena sala construída em forma de cubo, onde existe projeção em algumas de suas paredes permitindo ao usuário imergir em uma realidade virtual, tendo a sensação de estar em um mundo real. O objetivo é aplicar essa nova tecnologia em escolas de ensino médio para proporcionar novos desafios no auxílio ao conhecimento, modificando os paradigmas anteriores no ensino/aprendizagem.
|
|
3
|
-
EUGÊNIO TEIXEIRA DE CARVALHO FILHO
-
ESTUDO DA EVOLUÇÃO DAS TENSÕES RESIDUAIS ATRAVÉS DA DIFRATOMETRIA DE RAIOS X EM AÇO ROLAMENTO SUBMETIDOS A ESFORÇOS CÍCLICOS
-
Advisor : JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
DJALMA RIBEIRO DA SILVA
-
JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
-
LUIS GALLEGO MARTINEZ
-
NICOLAU APOENA CASTRO
-
Data: Jan 20, 2015
-
-
Show Abstract
-
As micro deformações causam a variação da distância entre os átomos da rede cristalina decorrentes do carregamento cíclico é uma das formas de irreversibilidade de um material. Com o objetivo de estudar e entender o comportamento do material este trabalho verificou a influência sofrida pelas tensões residuais em pistas de rolamentos axiais, fabricados em aço AISI 52100, após ensaios por contato cíclico de rolamento em um tribômetro a 1 m/s, sob duas pressões de contato (500 MPa e 1400 MPa) em condições seca e regime de lubrificação limítrofe. Foram desenvolvidos procedimentos de ensaios isolados termo acusticamente para o monitoramento dos sinais de temperatura de contato e nível de pressão sonora para estabelecer um comparativo entre as medidas de tensão residual, microdureza Vickers e registros micrográficos buscando um indicativo da evolução do desgaste. O método Sen²ψ através técnica de difratometria de Raios X foi usado para quantificar as tensões residuais. Três zonas da pista de rolamento foram selecionadas para a avaliação do desgaste e da morfologia da superfície após ciclagens pré-determinadas, comparando-as com a sua condição nova ("como recebido"). Medidas de microdureza e tensão residual apresentaram variações significativas após os ensaios e foi possível observar a relação entre o incremento da pressão sonora e a tensão residual para os ensaios com contato conforme seco e lubrificado.
|
|
4
|
-
GIRLENE GONÇALVES DO NASCIMENTO
-
ESTUDO DA ATIVIDADE FOTOCATALÍTICA E FOTOLUMINESCENTE DO TITANATO DE ZINCO DOPADO COM EURÓPIO SINTETIZADO PELO MÉTODO DOS PRECURSOES POLIMÉRICOS
-
Advisor : CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
GILSON GARCIA DA SILVA
-
Data: Jan 28, 2015
-
-
Show Abstract
-
Nos últimos anos os materiais cerâmicos vêm sendo estudados e estão evoluindo rapidamente, principalmente as cerâmicas avançadas. As diversas propriedades envolvendo estes materiais, tais como fotocatálise e fotoluminescência, justificam cada vez mais a necessidade de uma melhor compreensão da influência da adição de dopantes nas propriedades finais. Neste trabalho o método dos precursores poliméricos foi utilizado para obter Zn2TiO4 dopado com Eu3+, utilizando os sistemas Zn2EuxTi1-xO4 e Zn2-xEuxTiO4 onde (X=1%, 2% e 3%). Os pós foram calcinados a 800°C e 1000°C durante 4h com taxa de aquecimento de 5°C/min. A caracterização do composto foi feita por meio de Análises Térmicas (TG/DSC), Difração de Raios X, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Ensaio de Atividade Fotocatalítica e medidas de Fotoluminescência (FL). Os pós apresentaram uma variação nos parâmetros de rede, tal variação é provavelmente uma consequência da formação de vacâncias dentro da rede hospedeira, motivada pela entrada do íon Eu3+ que possui maior raio iônico que o Ti3+. Foram obtidos melhores resultados nos testes de degradação na amostra Zn2-xEuxTiO4 com 3%, isto causado pelos defeitos na rede cristalina devido a dopagem. Os resultados obtidos mostram o potencial do método dos precursores poliméricos para obtenção do Zn2TiO4 dopado com Eu3+.
|
|
5
|
-
JOSÉ CÉSAR AUGUSTO DE QUEIROZ
-
PRODUÇÃO E ANÁLISE DO DESEMPENHO ÓPTICO E ELÉTRICO DE FILMES FINOS DE SNO2 : F (FTO) PARA APLICAÇÕES FOTOVOLTAICAS
-
Advisor : LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
EDALMY OLIVEIRA DE ALMEIDA
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
THARSIA CRISTIANY DE CARVALHO COSTA
-
THERCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA
-
Data: Feb 13, 2015
-
-
Show Abstract
-
No início do século XX revestimentos superficiais ou filmes finos, eram materiais que despertavam interesses unicamente em aplicações óticas. Esses filmes tinham uma participação meramente utilitária, onde necessitava apenas da medida da espessura do mesmo e suas propriedades óticas. Com o crescimento exponencial do emprego de filmes finos em microeletrônica, criou-se a necessidade de compreender a natureza intrínseca dos filmes. Em 1907 foi publicado o primeiro estudo sobre um filme fino transparente e condutor para a luz visível. Tais propriedades foram observadas em filmes de óxido de cádmio (CdO) obtidos por pulverização catódica seguida de oxidação térmica. Ao passar do tempo, outros filmes como ZnO, SnO2, In2O3 e suas ligas também foram classificadas como TCO (Óxidos Condutores Transparentes). Atualmente o campo de aplicação de tais filmes é amplo e compreende setores como mostradores eletrônicos de cristais líquidos, eletrodos transparentes usados em eletroquímica, janelas inteligentes refletoras de radiação no infravermelho, coletor solar plano, camada anti-refletoras para células solares, transistores e camadas passivadoras de superfícies de dispositivos semicondutores. Neste trabalho estudou-se a propriedades óticas e elétricas de filmas de SnO2:F (dióxido de Estanho dopado com Flúor) para aplicações fotovoltaicas, variando a temperatura de sinterização do filmes (500, 550 e 600ºC) e a quantidade do agente dopante (NH4F) na solução. Os filmes foram depositados via deposição química de vapor, por spray, e caracterizados por Difração de raios-X, Transmitância e refletância, resistividade e condutância. Como resultados pode-se destacar que para filmes sintetizados a temperaturas mais altas tem estruturas mais cristalinas, a cristalinidade dos filmes é diretamente proporcional a sua resistividade e que para maiores concentrações de agente dopante tem-se uma diminuição na resistividade dos filmes.
|
|
6
|
-
MAYARA PATRICIA GALVAO COELHO
-
ESTUDO DO POTENCIAL DAS FIBRAS DE CEIBA PENTANDRA “KAPOK” E CALOTROPIS PROCERA COMO ADSORVENTES DE PETRÓLEO
-
Advisor : RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CÁTIA GUARACIARA FERNANDES TEIXEIRA ROSSI
-
DEBORA DAMASCENO BELARMINO
-
JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
-
KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
-
RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
Data: Feb 19, 2015
-
-
Show Abstract
-
Diante da evolução humana e do aumento populacional, fez-se necessário o surgimento de novas fontes de energia, o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Um desses produtos, fruto da revolução industrial e de grande importância para a desenvolvimento da humanidade é o petróleo, uma substancia composta basicamente de hidrocarbonetos que dão origem a vários outros produtos como combustíveis, lubrificantes, polímeros, solventes, gás de cozinha, asfalto para estradas, fertilizantes, medicamentos, tintas, dentre outros. No entanto, o manuseio incorreto deste produto pode causar vazamentos e derramamentos que geram danos enormes para o meio ambiente e para a economia. Logo, com a finalidade de contribuir para amenizar está problemática, neste trabalho de mestrado foi efetuada uma intensa pesquisa da possível potencialidade das fibras de ceiba pentandra (L.) conhecida como “Kapok” e Calotropis Procera como bioadsorventes de petróleo. A escolha destas fibras deve-se propriedades superficiais como oleofílicas/hidrofóbicas, sua flutuabilidade e ainda, serem polímeros naturais biodegradáveis derivados do nordeste brasileiro. Foi utilizado um planejamento experimental com metodologia de superfície de resposta (RSM) com o software Design Expert. Os resultados obtidos foram eficientes estatisticamente, obtendo um R2= 0,9995 para a Calotropis Procera e um R2= 0,9993 para o Kapok. Ambas as fibras apresentaram uma eficiência na adsorção, removendo mais de 80% do petróleo da água em estado estático e dinâmico, por ambas as fibras têxteis naturais.
|
|
7
|
-
BRENNO HENRIQUE SILVA FELIPE
-
NANOREVESTINDO FIBRAS DE PET COM TIO2 DOPADO COM METAL DE TRANSIÇÃO PARA APLICAÇÃO SELF-CLEANING
-
Advisor : RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CÁTIA GUARACIARA FERNANDES TEIXEIRA ROSSI
-
DEBORA DAMASCENO BELARMINO
-
JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
-
KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
-
RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
Data: Feb 19, 2015
-
-
Show Abstract
-
O presente projeto visa a síntese e caracterização de um nanorevestimento de dióxido de titânio dopado com prata em tecido de poliéster aromático, a fim de desenvolver um material têxtil funcional com aplicaçãoself-cleaning. Uma técnica de deposição física de vapor (PVD) foi utilizada como método de síntese. A seleção do material suporte e a técnica utilizada na obtenção dos nanorevestimentos são variáveis que podem influenciar nas suas propriedades funcionais, homogeneidade e adesão. As fibras têxteis são materiais muito empregados como substrato por possuírem uma maior flexibilidade, serem facilmente adaptáveis a qualquer geometria e baixo custo. A presença de Ag e TiO2, bem como sua cristalinidade, foi comprovada através das análises de difração de raios X (DRX), espectroscopia fotoeletrônica de raios-X (XPS) e fluorescência de raios-x (FRX). A morfologia de superfície foi avaliada através das técnicas de microscopia de força atômica (AFM) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A eficiência da atividade fotocatalítica do material foi comprovada pela descoloração do corante acid blue 113 em meio a fontes de radiação UV, com uso da técnica de espectroscopia de absorção (96%). A degradação da molécula do corante acid blue 113 foi confirmada através da técnica de espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). O caráter hidrofóbico do nanorevestimento foi confirmado através da técnica de medida de ângulo de contato. O caráter anti UV foi confirmado foi confirmado de acordo com a metodologia normativa AS/NZS 4399:1996. Os resultados comprovam que o material desenvolvido apresenta uma alta capacidade autolimpante, bem como protetora UV.
|
|
8
|
-
IRIS OLIVEIRA DA SILVA
-
SÍNTESE E IMOBILIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE OURO EM FIBRAS REGENERADAS VIA EXAUSTÃO PARA POTENCIAL APLICAÇÃO BIOMÉDICA
-
Advisor : RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ANDREZA KELLY COSTA NOBREGA
-
FERNANDO RIBEIRO OLIVEIRA
-
JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
-
RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
Data: Feb 20, 2015
-
-
Show Abstract
-
O avanço nanotecnológico na síntese e caracterização de nanopartículas (NP´s) tem protagonizado o desenvolvimento de novas tecnologias para diversas aplicações de materiais em escala nanométrica que apresentam propriedades únicas. O desenvolvimento científico nas últimas décadas na área de nanotecnologia tem buscado de forma incessante, a descoberta de novos materiais para as mais diversas aplicações, tais como áreas biomédicas, química, óptica, mecânica e têxtil. A alta eficiência bactericida de nanopartículas metálicas (Au e Ag), dentre outros metais é bastante conhecida, devido a sua capacidade de agir no DNA de fungos, vírus e bactérias, interrompendo o processo de respiração celular, tornando-os importantes meios de estudo, além de sua capacidade de proteção UVA e UVB. Este trabalho tem como objetivo principal obtenção e caracterização de nanopartículas de Au (NPAu´s), via síntese química, seu tingimento em substrato fibras de Soja via exaustão, para aplicações bactericida e de proteção UV. Os substratos esgotados com soluções coloidais de NPAu´s apresentaram coloração lilás e avermelhada (em malha de soja) devido a sua superfície de plasmon no pico em torno de 520-540 nm. As NPAu´s foram sintetizadas via, síntese química, usando o citrato de sódio como agente redutor e estabilizador. O material foi previamente cationizado com quitosana, um polieletrólito natural, com a finalidade de funcionalizá-lo para potencializar a adsorção do coloide, sendo usadas concentrações de 5, 7, 10 e 20 % de ligante sobre o peso do material (SPM). Verificou-se também, através de um planejamento experimental 23, com 3 pontos centrais, qual era o melhor processo de esgotamento dos substratos, utilizando os fatores: tempo (min.), temperatura (ºC) e concentração do coloide (%), tendo como resposta a variável K/S (absorbância/Kulbelka-Munk) das fibras. Foi evidenciado como melhor resposta, a concentração e temperatura. O substrato com NPAu foi caracterizado por DRX; Análise térmica, via TGA e DSC; microestrutural via MEV/EDS e STEM evidenciando as NP na superfície do substrato e presença do metal. Observou-se também que os referidos substratos possuem solidez a lavagem. Propriedades bactericida e protetor de radiação UV.
|
|
9
|
-
CHRISTIANE SIQUEIRA DE AZEVEDO SA
-
DESENVOLVIMENTO DE UM MATERIAL TÊXTIL TERMOSENSSÍVEL COM MICRO/NANOCÁPSULAS IMOBILIZADAS EM FIBRAS REGENERADAS
-
Advisor : RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ANDREZA KELLY COSTA NOBREGA
-
FERNANDO RIBEIRO OLIVEIRA
-
JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
-
RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
Data: Feb 20, 2015
-
-
Show Abstract
-
Materiais têxteis inteligentes e funcionais tem sido amplamente desenvolvido e pesquisado com a finalidade de serem utilizados em várias áreas da ciência e tecnologia. Esses materiais fibrosos necessitam de diferentes propriedades químicas e físicas para se obter um material multifuncional. Com o advento da nanotecnologia, as técnicas desenvolvidas tem sido ferramentas essenciais para caracterizar qualitativamente esses novos materiais. Aplicar micro e nanomateriais em substratos têxteis tem sido objeto de muitas pesquisas ultimamente, mas muitos desses nanomateriais não tem sido otimizada a sua aplicação o que tem aumentado custos e poluição ao meio ambiente, pois ainda não existe tratamento de efluentes contento esses nanomateriais. Fibras de soja tem baixa adsorção de micro e nanocápsulas termosenssíveis devido a sua incompatibilidade de suas cargas superficiais. Para isso, neste trabalho utilizou-se a síntese da quitosana para funcionalizar as fibras de soja previamente. A quitosana é polieletrólito natural apresentando alta densidade de cargas positivas, como estas fibras apresentam cargas negativas bem como, as micro/nanocápsulas, neste caso a quitosana atua como agente auxiliar cationizador para fixar as microcápsulas termosenssíveis no substrato têxtil. Para a caracterização do polieletrólito foram feitas as análises de tamanho de partículas, potencial zeta, bem como as análises morfológicas (MEV e DRX), análises das propriedades térmicas (TG), análise de Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), análise por Espectroscopia na Região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), colorimetria via espectro de UV-VIS foram simultaneamente realizadas no substrato utilizado. No potencial zeta e na determinação do tamanho de partícula foi observado a estabilidade eletrostática da quitosana em torno de 31.55mV e 291,0 nm respectivamente. O resultado obtido com (GD) para quitosana extraída de camarão foi de 70%, que de acordo com a literatura pode ser considerado quitosana. Para otimização do processo de tingimento foi utilizado um software estatístico, o Design expert. A funcionalização do substrato têxtil com 2% de quitosana apresentou o melhor resultado de K/S, sendo parâmetro utilizado para o planejamento experimental, no qual este demonstrou a melhor resposta de tingimento na faixa de 2,624 de absorbância.
|
|
10
|
-
FELIPE RODRIGUES DE FREITAS NETO
-
CONSTRUÇÃO E ANALISE DESEMPENHO DE UM SECADOR HIBRIDO PARA FRUTAS
-
Advisor : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
JOSÉ DE ANCHIETA LIMA
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
Data: Feb 20, 2015
-
-
Show Abstract
-
A crescente necessidade por alimentos é algo que preocupa o mundo, que possui uma população que cresce a uma progressão geométrica enquanto seus recursos cresce a uma progressão aritmética. Existem duas soluções para este problema, aumentar a produção ou reduzir o desperdício. Diversos trabalhos foram e são produzidos no mundo com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos, que começa na colheita e continua até o consumo. Essas perdas podem chegar a 40% da produção, dependendo da região. Secadores são equipamentos que retiram a água contida nos alimentos e com isso retardam o apodrecimento. Existem diversos tipos de secadores de alimentos. O presente trabalho apresenta um projeto de um secador de frutas hibrido que utiliza energia solar e energia elétrica. A utilização de secadores solares está aumentando devido a necessidade energética mundial, no entanto o seu uso esta restrito a presença da radiação solar. O que limita seu uso devido ao movimento de translação da Terra que altera entre dias e noites e a flutuações climáticas. Para suprir essa necessidade energética e dar continuidade a secagem foi introduzido resistências elétricas que pelo efeito Joule converte energia elétrica em calor. O sistema elétrico entra automaticamente em operação no momento em que não havia luminosidade suficiente para manter desligado o fotosensor de LDR. Os frutos utilizados para o teste do secador foram a maça e o abacaxi devido sua alta aceitabilidade, pelo consumidor, como frutas secas. Durante os experimentos foram medidos valores de temperatura em dois pontos distintos do secador e a temperatura do ar externo ao secador. Também foram medidos valores de umidade relativa dentro do secador e no recinto em que o mesmo se encontrava. Medições de radiação foram obtidas por uma estação meteorológica do INPE situada na UFRN. As quantidade de frutas eram periodicamente pesadas e armazenado seus valores. Foi construído um sistema de aquisição de dados utilizando um Arruíno Uno e seus dados enviados para um programa nomeado Secador de Frutas, feito no presente trabalho, para plotar os dados. Uma simulação utilizando CFD foi feita e seus dados serviram qualitativamente para a predição do comportamento do secador. O secador foi construído com um custo de 3 a 5 vezes menor do que secadores industriais que operam com a mesma carga de frutas. O volume da câmara de secagem foi de 423, 36 litros e apesar do tamanho incomum os teste utilizando espelhos para refletir e aumentar a incidência de radiação direta, tornaram o secador competitivo comparando com outros secadores solares produzidos no LMHES da UFRN. O custo energético para produzir frutas secas mostrou-se mais viável comparando com secadores industriais que utilizam GLP como fonte de energia.
|
|
11
|
-
MAXWELL SANTANA LIBÓRIO
-
METODOLOGIA NUMÉRICO-EXPERIMENTAL PARA AVALIAÇÃO DA ESPESSURA DE FILMES DE NITRETO DE TITÂNIO OBTIDOS POR PROCESSAMENTO A PLASMA
-
Advisor : AVELINO MANUEL DA SILVA DIAS
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
AVELINO MANUEL DA SILVA DIAS
-
LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA
-
RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
-
ANDRÉ LUIS CHRISTOFORO
-
Data: Mar 2, 2015
-
-
Show Abstract
-
A alteração das propriedades superficiais de materiais por meio de processamento a plasma tem sido muito utilizada com a finalidade de melhorar as propriedades tribológicas dos materiais. Para este objetivo tem-se usado diferentes técnicas de deposição. Entre estas, uma comumente utilizada é a técnica de deposição física a vapor (Physical vapor deposition - PVD). Neste trabalho foram feitas as análises das propriedades mecânicas de uma amostra de um material metálico e do seu revestimento de nitreto de titânio resultante de um processo de deposição (PVD), aplicando uma combinação do ensaio experimental de indentação instrumentada, com penetrador Berkovich, com a análise deste mesmo ensaio pelo método dos elementos finitos (MEF). As propriedades mecânicas usadas na análise numérica tais como o módulo de elasticidade, o coeficiente de Poisson e o limite de escoamento foram obtidos através desta metodologia numérico-experimental. As simulações foram modeladas aproveitando-se a simetria do problema, considerando o penetrador como um corpo rígido e a amostra do conjugado filme-substrato como um material deformável. Definidas as propriedades mecânicas do conjugado, foram feitas simulações do ensaio de indentação Vickers, variando profundidade de penetração em função da espessura do filme (razão ), encontrando a dureza superficial para diferentes espessuras do filme. Comparando as curvas experimentais e numéricas da dureza em relação à razão obteve-se o valor aproximado para a espessura do filme estudado.
|
|
12
|
-
LUIZ GUILHERME VIEIRA MEIRA DE SOUZA
-
ESTUDO NUMÉRICO DE UM ELEMENTO INTENSIFICADOR DE POTÊNCIA APLICADO A UM AEROGERADOR DE PEQUENA ESCALA
-
Advisor : SANDI ITAMAR SCHAFER DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOAO ALVES DE LIMA
-
KLEIBER LIMA DE BESSA
-
SANDI ITAMAR SCHAFER DE SOUZA
-
Data: Apr 23, 2015
-
-
Show Abstract
-
É apresentado o estudo numérico de um sistema eólico de conversão de energia, que consiste de um aerogerador de eixo horizontal instalado no interior de uma envolta difusora com um flange na periferia de sua saída, utilizando CFD. A envolta difusora flangeada desempenha o papel de coletar e acelerar o vento, assim aumentando a potência elétrica gerada pelo aerogerador. De modo a obter uma potência de saída ainda maior, dados encontrados na literatura a respeito de parâmetros ótimos para a envolta, tais como ângulo de abertura, altura do flange, formato da entrada, etc., foram utilizados para gerar o modelo estudado neste trabalho. Os resultados obtidos com as simulações foram úteis para avaliações dos números de Reynolds, coeficientes de potência e outros parâmetros envolvidos no processo. O torque e velocidade angular do aerogerador também foram determinados. Como resultado, o aerogerador com envolta difusora flangeada demonstrou um aumento de potência em relação ao aerogerador simples.
|
|
13
|
-
LUIZ RICARDO RODRIGUES ARAUJO
-
ESTUDO COMPARATIVO DA CAPACIDADE DE ASSAMENTO DE DOIS FORNOS SOLARES COM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES
-
Advisor : LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: May 8, 2015
-
-
Show Abstract
-
Apresenta-se o estudo comparativo da capacidade de assamento de dois fornos solares tipo caixa, fabricados a partir de um caixote para transporte de equipamentos. Os dois fornos têm configurações internas diferentes, predominando o efeito estufa ou a concentração da radiação solar incidente. As principais características dos fornos fabricados são seu baixo custo, o reaproveitamento de materiais, os fáceis processos de fabricação e montagem, a simples operacionalidade e a capacidade de assamento de vários alimentos simultaneamente. A fabricação e a operacionalidade dos fornos estudados podem ser repassados para pessoas de quaisquer níveis sociais e intelectuais. Foi demonstrada a viabilidade de utilização dos dois fornos para produzir o assamento dos alimentos testados, comprovando-se a supremacia do forno espelhado. Os resultados obtidos para as duas configurações testadas foram competitivos até mesmo com o forno convencional a gás. Produziu-se o assamento de três bolos de 750g cada em apenas 80 minutos.
|
|
14
|
-
BRUNO DANIEL ALVES DO NASCIMENTO
-
PERFORMANCE COMPARATIVA ENTRE R437a E R134a PARA DROP-IN EM UM CONDICIONADOR DE AR AUTOMOTIVO
-
Advisor : CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
-
FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
LUCIO ANGELO DE OLIVEIRA FONTES
-
CAUBI FERREIRA DE SOUZA JUNIOR
-
Data: Jun 19, 2015
-
-
Show Abstract
-
A redução no consumo de energia é o principal requisito a ser satisfeito em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar por compressão mecânica de vapor. Em sistemas automotivos essa realidade não é diferente. A análise térmica nesses sistemas é de fundamental importância para um bom desempenho do ar-condicionado veicular. Este trabalho tem o objetivo de avaliar as condições de utilização do gás refrigerante R134a (utilizado em veículos automotivos), variando a velocidade no eletroventilador do condensador, comparando a performance do mesmo com o gás R437a, submetido as mesmas condições. Todos os testes foram realizados na unidade de climatização automotiva ATR600, que simula as condições térmicas do sistema e do habitáculo do veículo. O equipamento está instrumentado para aquisição dos dados de temperatura, pressões de alta e baixa e potência elétrica consumida, para determinação do coeficiente de performance do ciclo. O sistema foi ensaiado nas rotações de 800, 1600 e 2400 RPM com carga constante de R134a / R437a, recomendada pelo fabricante. Os resultados mostram que a melhor performance do sistema ocorre na rotação de 800 RPM para ambos os gases.
|
|
15
|
-
CLÓVIS COSTA DE ARAÚJO
-
FABRICAÇÃO E ESTUDO DE UM FORNO SOLAR COM DISPOSITIVO DE TRANSPORTE
-
Advisor : LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
MARCOS SILVA DE AQUINO
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
WAGNER LOPES TORQUATO
-
Data: Jul 31, 2015
-
-
Show Abstract
-
Apresenta-se um forno solar fabricado a partir de placas de MDF destinado ao assamento de alimentos, tais como pizzas, bolos, pães, hambúrgueres e outros. Serão apresentados os processos de fabricação e montagem de tal forno, que tem apresenta baixo custo de fabricação. A principal característica do forno proposto e que pode ser transportado para quaisquer localidades, pois fica assentado em um dispositivo para transporte de mala/mochila. Serão realizados testes para o assamento de vários alimentos e seus resultados serão comparados com os vários tipos de fornos solares já existentes mostrados pela literatura especializada.
Serão analisadas as viabilidades térmica e econômica de tal forno, que pode proporcionar a socialização do uso da energia solar por comunidades carentes, podendo se tornar uma fonte de geração de emprego e renda. O forno solar proposto tem capacidade de assamento para dois alimentos, podendo ser fabricado para permitir o assamento de vários alimentos simultâneos.
|
|
16
|
-
JOSE RENATO LIMA CAMARA
-
OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM COMPÓSITO A BASE DEPOLIURETANO DE MAMONA COM REJEITO DE TELHA COMO ISOLANTETÉRMICO
-
Advisor : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: Jul 31, 2015
-
-
Show Abstract
-
Este trabalho consiste no desenvolvimento de um compósito a base de rejeito de telha epoliuretano de mamona, tendo como objetivo utilizar como isolantes térmicos para o mercadoconsumidor. Na etapa experimental o rejeito de telha foi moído e peneirado à 200 mesh ecaracterizados por fluorescência de raios-X (FRX), difração de raios-X ( DRX), Microscopiaeletrônica de varredura (MeV) e granulometria a laser, para analisar os elementos constituintes,fases presentes, defeitos e tamanho do grão. Para a fabricação da espuma rígida do poliuretano demamona puro, foram utilizados dois componentes poliméricos A e B nas proporções de 1:1,6.Foram desenvolvidas cinco formulações: FI, FII, FIII, FIV, FV e FVI (0%, 10%, 20%, 30%, 40%,e 50 % de rejeito de telha, respectivamente) para fabricação do compósito. As propriedadesmecânicas foram determinadas através de ensaios de compressão e ensaio Shore A. Já aspropriedades térmicas foram determinadas a partir de ensaios de condutividade térmica, calorespecífico, difusividade térmica, absorção de água e massa especifica. Os resultados morfológicosdo compósito apresentaram aglomerados de poros fechados, o que pôde ter contribuído para aredução da resistência e da massa específica mecânica, principalmente da formulação FVI. Assim,foi percebido que o aumento do teor de rejeito de telha na matriz do poliuretano não modificou aspropriedades termofisicas do material. Contudo, o rejeito de telha contribuiu para diminuição daquantidade de poliuretano usado na fabricação de componentes térmicos. Os valores apresentadospelos compósitos (rejeito de telha + poliuretano) foram similares na formulação FIII, FIV e FV.Pois os mesmo não variaram muito em relação ao poliuretano puro. Com isso o material fabricadopode ser aplicado como isolantes térmicos, além disto, o seu uso pode contribuir na questãoambiental, por ser um material biodegradável devido à utilização do rejeito de telha como matériaprima e reduzindo custos de fabricação.
|
|
17
|
-
LEONARDO CHAGAS DA SILVA
-
AVALIAÇÃO DO DESGASTE TRIBOQUÍMICO DE AGULHAS DOS BICOS INJETORES EM MOTORES DIESEL OPERANDO COM BIODIESEL
-
Advisor : SALETE MARTINS ALVES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
-
ROBERTO SILVA DE SOUZA
-
SALETE MARTINS ALVES
-
Data: Aug 6, 2015
-
-
Show Abstract
-
No sistema de alimentação de combustível dos motores do ciclo diesel, o bico injetor é uma peça chave para determinar o desempenho e o nível de emissões que esses motores geram. Foram feitas mudanças significativas na composição dos combustíveis, nas legislações que regulamentam as emissões de poluentes e, em uma escala bem menor, houve alguns estudos detalhados do impacto dessas mudanças nos componentes dos motores, como por exemplo, o bico injetor. O biodiesel é um combustível alternativo que vem de origem vegetal, é renovável, biodegradável e ambientalmente correto, produzido por uma reação de transesterificação de gordura animal ou vegetal. Atualmente, o B6 vem sendo substituído pelo B7 por questões de regulamentações na matriz energética do Brasil. O presente estudo teve como objetivo avaliar os principais mecanismos de falhas que atuam nos componentes de um bico injetor, em particular, na agulha do injetor, situada na ponta do bico. Este trabalho foi dividido em três etapas: na primeira delas, foi feito um estudo de campo, com visitas às oficinas mecânicas especializadas na manutenção do sistema de injeção diesel, para elaboração de um relatório sobre as problemáticas encontradas neste sistema. Na segunda, realizaram-se ensaios em uma bancada contendo um grupo motor-gerador, onde foram avaliados dois biocombustíveis: B6 e B6 aditivado, a fim de levantar parâmetros de desempenho dos biodieseis, que permitissem avaliar o desgaste qualitativo da superfície dessas agulhas. Por fim, a última etapa consistiu da análise microscópica da superfície desgastada das agulhas do bico injetor, estas foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV), Energy Dispersive X-Ray Diffraction (EDS) e por espectroscopia Raman. Os resultados mostram que o motor que utilizou o B6 apresentou melhor desempenho em consumo específico e temperatura de funcionamento do bico injetor mais baixa em comparação com o motor que utilizou B6 aditivado. Além disso, também foi possível observar a presença do fenômeno do scuffing no guia da agulha do primeiro motor e, pits de oxidação na mesma região da agulha do bico injetor que utilizou B6 aditivado.
Por fim, a última etapa consistiu da análise microscópica da superfície desgastada das agulhas do bico injetor, estas foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por espectroscopia Raman. Os resultados mostram que o motor que utilizou o B6 apresentou melhor desempenho em consumo específico e temperatura de funcionamento do bico injetor mais baixa em comparação com o motor que utilizou B6 aditivado.
|
|
18
|
-
LUCIANO LEONARDO LOPES COSTA
-
PROJETO, FABRICAÇÃO E ANALISE DE PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DE ISOLANTES TÉRMICOS PARA TUBULAÇÕES
-
Advisor : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: Aug 12, 2015
-
-
Show Abstract
-
Tendo em vista a crescente busca por materiais que possam cada vez mais melhorar a eficiência de isolantes térmicos e que não causem agressão ao meio ambiente, temos a utilização da palha da carnaúba como uma alternativa de reforço em compósitos de isolação térmica. O compósito é formado por fibras naturais da folha da carnaúba que possui propriedades físico-químicas desejáveis para ser utilizado como isolante térmico e o minério Caulim, que se caracteriza por ser quimicamente inerte e possuir baixa condutividade térmica. O compósito citado foi submetido a ensaios para determinar a sua condutividade térmica, densidade e resistência à temperatura. As propriedades físicas, estruturais e morfológicas das matérias-primas foram investigadas através de análises de termogravimetria, difração de raios X, fluorescência de raios X e microscopia eletrônica de varredura.
|
|
19
|
-
PEDRO HENRIQUE SALES DA COSTA
-
ESTUDO DOS PROCESSOS TIG ALIMENTADO E MIG-P CC+ APLICADO AO PASSE DE RAIZ NA LIGA AA5052
-
Advisor : RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
AUGUSTO JOSE DE ALMEIDA BUSCHINELLI
-
CELINA LEAL MENDES DA SILVA
-
JORGE MAGNER LOURENÇO
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
Data: Aug 28, 2015
-
-
Show Abstract
-
Em muitos casos o passe de raiz é uma etapa crítica da soldagem, uma vez que sua execução é afetada por diversos fatores, tais como variação da abertura da junta, ângulo do chanfro, dimensões da face (nariz) da raiz, inclinação da tocha, velocidade de soldagem e velocidade de alimentação. Além disso, a escolha do processo de soldagem é um fator primordial para garantir a execução de um passe de raiz com adequadas propriedades mecânicas e metalúrgicas. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo estudar a viabilidade dos processos de soldagem MIG-P CC+ e TIG-A aplicado ao passe de raiz em chapas de 200 x 200 x 12,75 mm da liga de alumínio AA 5052. Para tal, foram analisadas configurações diferentes de soldagem: o tipo de chanfro (em V e em gola com L=2,00 e 3,00 mm) e dois tipos de metais de adição (ER 4043 e 5356). Como metodologia de comparação, foi determinada a mesma corrente de 150 A e taxa de deposição do metal de adição Va/Vs = 14, foram realizadas 8 combinações de parâmetros, cada uma com 3 repetições, totalizando 24 testes, salientando que foi usada apenas a configuração de chanfro mais adequada para o TIG-A. São apresentados resultados da micrografia e microdureza das zonas fundida e termicamente afetada e níveis de diluição para as juntas soldadas com os distintos metais de adição, além da radiografia. Nas condições estabelecidas neste trabalho, pode-se afirmar que o processo TIG-A apresentou melhores resultados em relação ao MIG-P CC+. Em relação à configuração do chanfro, o que se mostrou mais adequado foi o chanfro em V, para ambos os metais de adição e processos. Não ocorreram defeitos como falta de fusão, mordeduras e rugosidades. Em relação aos níveis de diluição, foram constatados maiores valores quando utilizado o processo MIG-P CC+ para o ER 4043, assim como o processo TIG-A na configuração de chanfro em V. O metal de adição ER 4043 apresentou uma quantidade de poros maior em relação ao ER 5356, em ambos os processos. Foi observada à presença de um refino de grão, além de maiores níveis de dureza em todas as soldas realizadas com o metal de adição ER 5356.
|
|
20
|
-
TADEU FÉLIX DOS SANTOS
-
ANÁLISE NÃO-LINEAR DO CAMPO DE TEMPERATURAS DESENVOLVIDO DURANTE O PROCESSO DE SOLDAGEM DO TIPO TIG CONTÍNUO EM PLACAS DELGADAS
-
Advisor : SELMA HISSAE SHIMURA DA NOBREGA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
SELMA HISSAE SHIMURA DA NOBREGA
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
ROBERTO SILVA DE SOUZA
-
Data: Sep 2, 2015
-
-
Show Abstract
-
Este estudo oferecerá uma abordagem analítica que visa determinar o campo de temperaturas desenvolvido durante a soldagem TIG DC sobre uma placa fina de Alumínio. As características n˜ao-lineares do fenômeno, tais como a dependência das propriedades termofísicas e mecânicas do material com a temperatura, ser˜ao consideradas nesse estudo. Além do processo de troca de calor por condução, ser˜ao levadas em consideração as trocas por convecção natural e radiação. Uma análise transiente será realizada a fim de se avaliar o comportamento temporal do campo de temperatura. Também uma modelagem tridimensional para a fonte de calor será discutida. Com a finalidade de validar os resultados obtidos através do modelo analítico, será feito o confronto destes com aqueles obtidos experimentalmente e os disponíveis na literatura. As respostas analíticas obtidas apresentam uma boa correlação com as experimentais disponíveis na literatura, comprovando assim a viabilidade e eficiência deste método analítico na simulaç˜ao do ciclo térmico para este tipo de soldagem.
|
|
21
|
-
ITAILZA GOMES DA ROCHA
-
INFLUÊNCIA DO RETARDANTE DE CHAMAS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E FLAMABILIDADE EM COMPÓSITOS REFORÇADOS COM FIBRA DE CURAUÁ E RESINA EPÓXI
-
Advisor : RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
-
BRISMARK GOES DA ROCHA
-
Data: Sep 8, 2015
-
-
Show Abstract
-
Atualmente se observa uma grande busca por materiais originados de fontes renováveis. As fibras vegetais como reforço para matrizes poliméricas, tem sido uma alternativa para substituir fibras sintéticas, por serem biodegradáveis e de baixo custo. Este trabalho objetiva desenvolver um material compósito de resina epóxi reforçado com fibra de curauá e aditivo retardante de chama de alumina trihidratada (hidróxido de alumínio - Al(OH)3), que foi utilizado em proporções de 10%, 20% e 30% do volume total do compósito. As fibras de curauá passaram por um processo de limpeza e foram paralelizadas através de penteagem e cortadas de acordo com o comprimento predefinido. Foram moldados compósitos com fibras de 30cm e com fração volumétrica de 20% de fibra no Lossy Mould. Os compósitos foram preparados no laboratório de engenharia têxtil da UFRN. Os testes de resistência ao fogo serão realizados no laboratório de engenharia de materiais da UFRN.Para medir o desempenho do material, foram realizados ensaios de resistência à tração e flexão, com as amostras que foram posteriormente analisados no MEV. Os compósitos apresentaram bom desempenho mecânico, e foi observado que a adição do agente retardante de chamas influenciou nas propriedades mecânicas, e em alguns casos, deixando o compósito mais frágeis a quebra. Esses resultados mecânicos foram submetidos ao teste estatístico Qui-Quadrado que analisou a as relações de dependência entre as amostras. O teste de flamabilidade foi realizado baseado na norma UL 94 e o material apresentou um resultado satisfatório, tendo a sua taxa média de queima diminuindo com o aumento da adição do retardante de chamas nos compósitos.
|
|
22
|
-
LUIZ HENRIQUE PINHEIRO DE LIMA
-
ANÁLISE DA PERFORMANCE DE UM REFRIGERADOR DOMÉSTICO VARIANDO A EXPANSÃO ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA MICROMÉTRICA
-
Advisor : FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CAUBI FERREIRA DE SOUZA JUNIOR
-
CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
-
FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
LUCIO ANGELO DE OLIVEIRA FONTES
-
Data: Sep 11, 2015
-
-
Show Abstract
-
O presente trabalho objetiva refletir sobre a importância da influência das condições de restrição do dispositivo de expansão sobre a performance de um refrigerador. Para isso, analisa-se o funcionamento de refrigeradores, que são os equipamentos que apresentam o maior consumo de energia elétrica nas residências brasileiras. Estima-se que a presença de refrigeradores com mais de 15 anos de uso em estoque é de aproximadamente 12%. Isso indica uso prolongado de equipamentos com tecnologias ineficientes e eficiência degradada. O ponto de operação de um refrigerador é fixado pela interação dos componentes básicos. Mudanças no tipo de refrigerante ou carga influenciam nas pressões de condensação e evaporação devido ao excesso ou falta de fluido nos trocadores de calor. As pressões de evaporação e condensação influenciam na capacidade volumétrica do compressor, assim como no fluxo de massa e na potência consumida. Os dispositivos de expansão desempenham um papel importante no equilíbrio de pressões no funcionamento dos refrigeradores. Neste sentido, a definição do dispositivo de expansão e a sua calibração em relação ao compressor podem melhorar ou degradar o desempenho do sistema. Busca-se avaliar a eficácia da substituição do tubo capilar por uma válvula micrométrica de agulha instalada em serie, mantendo aproximadamente 25% do tubo capilar original, no desempenho de um refrigerador comercial, projetado para funcionamento com gás R134a. A combinação de calibração da válvula, testada em três posições distintas, irá expandir ou restringir o orifício do dispositivo em relação ao tubo capilar original. Foram monitorados os parâmetros de potência elétrica, pressões de condensação e evaporação, temperaturas ao longo do circuito em ensaios de abaixamento de temperatura. Os resultados mostram que a correlação entre a restrição na expansão e a carga de refrigerante (mantida em 210 g) pode causar uma relação do consumo de energia elétrica (cerca de 40%) e uma eficácia no decrécimo da temperatura para uma análise instantânea no compartimento interno do refrigerador, limitando a temperatura interna próximo de -1,0°C.
|
|
23
|
-
FELIPE MORAIS FERNANDES SERAFIM
-
DESENVOLVIMENTO DE UM PAINEL SANDUICHE COM CARGA À BASE DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS PARA APLICAÇÃO EM PRODUTOS NA ÁREA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
-
Advisor : LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
-
Data: Nov 16, 2015
-
-
Show Abstract
-
O trabalho objetiva investigar o uso de uma estrutura de sanduiche híbrida formada com tecido de fibras de kevlar (Kevlar 49), manta de fibras de vidro do tipo E e particulado do endocarpo do coco seco (Cocos Nucífera Linn), tendo como matriz a base de resina termofixa de tereftalato de poliéster para o uso em áreas de equipamento de proteção. O processo de fabricação adotado foi o de laminação manual (hand lay up) para confeccionar a estrutura híbrida. Para caracterizar o comportamento mecânico e físico foi fabricada uma placa de 800x700 mm² do painel híbrido, da qual foram preparados corpos de prova para os ensaios de absorção de umidade, tração uniaxial, densidade volumetrica, impacto (Charpy) e testes balísticos. Este último foi aplicado para que fosse feito um estudo comparativo da fratura balística causada pela penetração do projetil balístico de calibre .38 e .380, Nível I e Nível III, respectivamente. Houve também analise do diâmetro de entrada e saída do projetil, como da área de dano delaminada. Para o ensaio de Impacto (Charpy), foram analisadas a energia absorvida e a característica da fratura, para, assim, ser analisado o comportamento da configuração proposta. Todos os testes realizados tem por finalidade a aplicação nas áreas de equipamento contra impacto balístico, tais como, capacetes; coletes à prova de bala; blindagens; embalagens de proteção entre outros itens a serem identificados nesta pesquisa. Os resultados obtidos apontam para aplicações onde envolvem solicitações trativas para este material, porém, o mesmo obteve valores baixos de energia absorvida no ensaio de impacto. No teste balístico, houve penetração total das placas, mas com significativa área delaminada.
|
|
24
|
-
RALYSON RAYALA GONCALVES DE OLIVEIRA
-
PROPOSTA DE VÁLVULA BYPASS PARA CONTROLE DE VELOCIDADE DE PIGS INSTRUMENTADOS: PROTÓTIPO E SIMULAÇÃO EM BANCADA
-
Advisor : FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ANDRES ORTIZ SALAZAR
-
FILIPE DE OLIVEIRA QUINTAES
-
FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
LUCIO ANGELO DE OLIVEIRA FONTES
-
Data: Nov 20, 2015
-
-
Show Abstract
-
Na indústria do petróleo são comumente empregados oleodutos e gasodutos para executar o transporte dos fluidos de produção a grandes distancias. As manutenções desses dutos passam pela análise de diversas ferramentas, dentre as mais empregadas atualmente destaca-se as células de inspeção de duto, popularmente conhecida como PIG. Dentre as variantes existentes no mercado, o chamado PIG instrumentado possui relevância significativa, visto que através dos inúmeros sensores existentes nele, o equipamento pode detectar falhas ou potenciais de falha ao longo da linha inspecionada. Apesar de sua versatilidade, o PIG instrumentado sofre com variações de velocidade, o que prejudica a leitura dos sensores embutidos nele. Como o PIG viaja em função da velocidade do fluido de produção, uma forma de controlar a velocidade dele é controlar a vazão deste fluido, através de um elemento restritivo (válvula) instalado no PIG. A característica da razão vazão/perda de pressão de elementos restritivos do tipo orifício é normalmente deduzida da equação ideal de energia (equação de Bernoulli) e, em seguida, corrigida para as perdas, normalmente por meio de testes experimentais. Assim, com o objetivo de controlar a vazão de um fluido que passa pelo PIG, foi desenvolvido uma válvula com obturador acionado por meio de solenóide. Esta configuração permite uma maior facilidade de controle e estabilização do ajuste de vazão, com consequente resposta na quedas de pressão entre à montante e à jusante da restrição. Para definição de coeficientes de vazão, foi montada uma bancada para realização de ensaios, composta por um duto de quatro polegadas de diâmetro interno, uma conjunto de obturadores dispostos em arranjo em uma placa e medidores de pressão para verificação de quedas de pressão no ensaio. A linha foi pressurizada e com base nas coletas de queda de pressão foi possível traçar uma curva que caracterize o coeficiente de vazão do protótipo da válvula de controle e simular em bancada o funcionamento dela.
|
|
25
|
-
LUIZA MARIA PINHEIRO DOS SANTOS
-
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOCOMPÓSITOS DE LÁTEX (BORRACHA NATURAL) E FIBRA DE CARNAÚBA
-
Advisor : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: Nov 24, 2015
-
-
Show Abstract
-
O desenvolvimento de materiais compósitos abrange as mais diversas áreas de aplicação. Dentre os compósitos, têm-se, especialmente, os materiais de origem orgânica, que possuem maior potencial de biodegrabilidade e por isso têm apresentado relevância e destaque no cenário contemporâneo de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Seguindo essa perspectiva de apelo ecológico, foram desenvolvidos compósitos com insumos naturais brasileiros. Esses compósitos foram fabricados com látex (borracha natural) e fibra de carnaúba, em diferentes proporções mássicas. As formulações variaram em 5%, 10%, 15% e 20% de fibra em relação à matriz. Esses materiais foram concebidos visando aplicação em sistemas de isolamentos térmicos que requeiram proteção térmica de superfícies e/ou redução de perda de energia térmica. Para tanto, os compósitos foram caracterizados através de ensaios térmicos de condutividade, calor específico, difusividade e termogravimetria. Assim como, também foram caracterizados quanto aos seus aspectos físico-mecânicos, através de ensaios de densidade, teor de umidade, resistência à tração e dureza. A caracterização dos materiais revelou que a os compósitos apresentam potencial de isolamento térmico superior ao da borracha natural que foi utilizada como referência. Dessa forma, os materiais compósitos em questão apresentam-se como alternativa viável e eficaz de concepção de novo material isolante térmico.
|
|
26
|
-
MELISE CARINA DUARTE DE ALMEIDA
-
ESTUDO DOS RESÍDUOS GERADOS PELA INDÚSTRIA CERÂMICA VERMELHA (CINZA E CHAMOTE) INCORPORADOS AO PROCESSO INDUSTRIAL PARA CONFECÇÃO DE BLOCOS DE VEDAÇÃO
-
Advisor : CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
-
JOSE NILDO GALDINO
-
MAXYMME MENDES DE MELO
-
Data: Nov 27, 2015
-
-
Show Abstract
-
A indústria ceramista gera resíduos em várias etapas de seu processo, por produtos defeituosos, resíduos da queima de combustíveis sólidos, entre outros. Esses resíduos são despejados em aterros, lixões ou diretamente nas vias, o que causa um impacto ambiental negativo. Este trabalho apresenta um estudo para incorporar os resíduos de cinza de lenha da algaroba e chamote (peças de refugo de cerâmicas já sinterizadas), nas massas cerâmicas para confecção de Blocos de Vedação. Os procedimentos metodológicos consistem na caracterização química e mineralógica dos resíduos e das matérias-primas, e caracterização físico-mecânica das formulações das misturas com argila, silte e resíduos. Foram produzidos corpos de prova por prensagem, com variações de composições no intervalo de 0%, 5%, 10% e 15% em massa de resíduo. A sinterização foi realizada em forno tipo mufla, com patamares nas temperaturas de 850 °C, 900 °C, 950 °C, 1000 °C e 1050 °C. As propriedades físico-mecânicas avaliadas foram: Absorção de Água, Retração Linear de Queima, Porosidade Aparente, Massa Específica Aparente e Resistência Mecânica à Flexão. Foi realizada análise por Microscopia Eletrônica de Varredura nas superfícies de fratura dos corpos de prova. Foram avaliadas as propriedades de Retração Linear de Secagem e Queima, Absorção de Água e Resistência Mecânica à Compressão dos Blocos de Vedação com 5% de resíduo de cinza da lenha de algaroba, sinterizados no patamar de temperatura de 900 °C. Como resultados principais, concluiu-se sobre a viabilidade em se utilizar os resíduos de cinza da lenha de algaroba para conferir propriedades refratárias ao produto cerâmico. Já o resíduo de chamote, por ser derivado do próprio produto cerâmico, não interferiu nas propriedades finais. Os estudos comprovaram que a incorporação desses resíduos seria uma alternativa tecnológica para reduzir o impacto ambiental causado pelo setor industrial.
|
|
27
|
-
FABIO PIMENTA DE LIRA
-
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE UM VEÍCULO FLEX OPERANDO COM DIFERENTES MISTURAS DE GASOLINA/ETANOL EM TRÁFEGO URBANO
-
Advisor : FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ALINE CRISTINA MENDES DE FARIAS
-
CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
-
FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
LUCIO ANGELO DE OLIVEIRA FONTES
-
Data: Nov 30, 2015
-
-
Show Abstract
-
O presente estudo trata de uma análise, em caráter experimental, do consumo de combustível de um veiculo flex, operando com diferentes misturas de gasolina e etanol em tráfego urbano, o que permite obter resultados mais condizentes com a realidade do motorista, haja vista que os índices de consumo aferidos pelo INMETRO não levam em consideração o real cenário que a população enfrenta diariamente em seus deslocamentos urbanos, possibilitando assim a escolha mais economicamente viável da mistura gasolina/etanol, acarretando numa redução dos custos e, possivelmente, uma diminuição nos índices de emissão de poluentes. Atualmente, os fabricantes de veículos flex recomendam o abastecimento com etanol, caso o valor deste não ultrapasse 70% do valor da gasolina comum, entretanto, os veículos com a tecnologia flex, possibilitam operar com qualquer percentual de mistura no tanque de combustível, porém, hoje, muitos dos proprietários desses veículos não utilizam esse recurso com eficiência, por desconhecerem essa possibilidade de mistura ou pela razão de não existir um estudo mais profundo em relação ao percentual ideal da mistura que proporcione um maior rendimento com um custo inferior ao proposto pelos fabricantes.
|
|
28
|
-
WALCKER DA SILVA GOMES
-
DETERMINAÇÃO DA CONDUTIVIDADE DO SOLO PARA AGRICULTURA: UMA METODOLOGIA UTILIZANDO PROPAGAÇÃO DE ONDAS AM
-
Advisor : FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
-
LUCIO ANGELO DE OLIVEIRA FONTES
-
FILIPE DE OLIVEIRA QUINTAES
-
Data: Dec 4, 2015
-
-
Show Abstract
-
A agricultura é uma atividade essencial ao desenvolvimento humano e a tendência é que sua necessidade aumente, de acordo com o aumento da população mundial. É de grande importância tirar o máximo desempenho possível de cada terreno, sem degradá-lo e um constante monitoramento é essencial para melhorá-lo. A proposta desta pesquisa é – de forma não agressiva a meio ambiente – monitorar a condutividade elétrica superficial do solo em uma área demarcada (uma plantação, por exemplo) utilizando, para isto, ondas de rádio de baixa frequência. A condutividade está diretamente ligada à quantidade da água e de nutrientes naquela área e um monitoramento periódico, ou mesmo permanente, aumenta significantemente o uso eficiente do solo. Para este trabalho serão utilizadas transmissões de rádio de ondas longas ou médias (30 kHz a 3000 kHz) que tem como principal característica a propagação pela superfície da terra. Pode-se escolher uma rádio AM com localização, frequência e potência de transmissão conhecidas, ou gerar o próprio sinal, essas medições foram realizadas com um analisador de intensidade de campo eletromagnético. Os dados obtidos nas medições são tratados por um programa de cálculo numérico, no nosso caso o Matlab. O método estudado calcula a condutividade do solo numa linha reta, entre dois pontos medidos, tornando sua utilização possível em plantações de pequeno, médio ou grande porte. Conclui-se que as recomendações da ITU (International Telecommunication Union) sobre a condutividade do solo no Brasil fica longe da realidade, em algumas rotas as recomendações indicam o uso da condutividade elétrica do solo de 1 mS/m, enquanto nas medições foi encontrado 19 mS/m. Com estas informações é possível manter um banco de dados, com capacidade de prever a área e o momento mais adequados para irrigações e adubação, tornando o manejo mais eficiente e menos dispendioso, além de otimizar o uso da água, recurso natural cada vez mais preciso.
|
|
29
|
-
RICARDO ALEX DANTAS DA CUNHA
-
INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE UMIDADE NO COMPORTAMENTO MECÂNICO NOS COMPÓSITOS POLIMÉRICOS HÍBRIDOS KEVLAR/VIDRO QUANDO IMERSO EM ÁGUA DO MAR E PETRÓLEO
-
Advisor : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: Dec 7, 2015
-
-
Show Abstract
-
Os materiais compósitos de matriz polimérica vêm sendo utilizados em larga escala nas áreas industriais tais como aeroespacial, automobilística, petrolífera, por apresentarem um bom desempenho mecânico, vida útil elevada e uma relação custo/benefício. A determinação das propriedades mecânicas se faz indispensável para a caracterização dos compósitos. Desta forma, neste trabalho serão obtidas três placas de laminados com matriz polimérica teraftálica, reforçados por um tecido bidirecional de vidro-E e kevlar, ambos confeccionados industrialmente, onde as placas serão fabricadas pelo processo de laminação manual (Hand lay up). Todos os laminados terão cinco camadas de reforço,como primeiro laminado híbrido sendo composto pelo tecido bidirecional de fibra de vidro-E, intercalado por camadas de fibra kevlar, o segundo é formado pelo tecido bidirecional de fibra kevlar nas extremidades do laminado (duas camadas), e no centro o tecido de fibra de vidro (três camadas), a terceira placa foi composta apenas pelo tecido bidirecional de fibra de vidro-E. Em seguida, foram confeccionados corpos de prova (CP) mediante norma, para determinação das propriedades mecânicas de tração e flexão em três pontos. Após a fabricação dos corpos de prova, estes foram imersos em petróleo e em água do mar. Feito isso, realizou-se um comparativo das propriedades mecânicas para a condição de ensaio no estado seco. Houve um aumento considerável nas propriedades estudadas devido o efeito da hibridização nos laminados.
|
|
30
|
-
IGOR GUEDES REBOUCAS
-
MODELAGEM DO COMPORTAMENTO À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRA DE VIDRO A PARTIR DE UM MODELO MISTO DE RNA
-
Advisor : RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
-
JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR
-
ADRIANO SILVA BELISIO
-
Data: Dec 17, 2015
-
-
Show Abstract
-
Este trabalho consiste na elaboração de uma Rede Neural Artificial (RNA) com o fim de modelar o comportamento de compósitos quando submetidos a carregamento de fadiga. A proposta é desenvolver e apresentar um modelo misto, que associa uma equação analítica (Equação de Adam) à estrutura da RNA. Tendo em vista que os compósitos geralmente apresentam comportamentos semelhantes quando sujeitos a carregamentos flutuantes, essa equação visa estabelecer um padrão pré-definido de comparação para um material genérico, a fim de que a RNA ajuste o comportamento de outro compósito a esse padrão. Dessa forma, a RNA não precisaria aprender por completo o comportamento de determinado material, pois a Equação de Adam faria boa parte do trabalho. Este modelo foi utilizado em duas arquiteturas de rede diferentes, modular e perceptron, com o objetivo de analisar a sua eficiência em estruturas distintas. Além das diferentes arquiteturas, foram analisadas as respostas geradas a partir de dois conjuntos de dados diferentes – com três e duas curvas S-N. Esse modelo também foi comparado com os resultados da literatura especializada, que utilizam uma estrutura convencional de RNA. Os resultados consistem em analisar e comparar algumas características, como a capacidade de generalização, a robustez e os Diagramas de Goodman, desenvolvidas pelas redes.
|
|
31
|
-
ERIEM ALLYNE MEDEIROS AZEVEDO
-
REVESTIMENTO DECORATIVO MONOCAMADA PIGMENTADO, COM RESÍDUO DE VIDRO TEMPERADO, PARA APLICAÇÃO EM FACHADAS
-
Advisor : LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
SANDRA MARIA DE LIMA
-
VALTENCIR LUCIO DE LIMA GOMES
-
Data: Dec 17, 2015
-
-
Show Abstract
-
Embora que eficiente do ponto de vista técnico, as camadas de argamassa que constituem o revestimento tradicional de alvenaria (chapisco, emboço e reboco) apresentam-se em contradição com as novas tecnologias construtivas e métodos mais eficientes de consumo e racionalização da obra. Do ponto de vista ambiental, o aproveitamento de resíduos em novos compósitos para a construção civil tem sido uma vertente de estudos em crescimento na comunidade científica, podendo vir a ser uma solução econômica, em alguns casos. Assim sendo, essa pesquisa propõe o desenvolvimento de uma argamassa para Revestimento Decorativo Monocamada (RDM), para aplicação em fachadas, produzida em canteiro, incorporando resíduo de vidro temperado (RVT) na matriz cimentícia, como substituto parcial do agregado. Para tanto, adotou-se a relação aglomerante/agregado de 1:6 (em volume), índice de consistência de 250mm ± 20, teores de substituição da areia por resíduo de vidro em 20%, 50% e 80%, e relação água/cimento variável em diversos traços. Foram utilizados dois aditivos, um polimérico, à base de estireno butadieno, e outro químico, além da adição mineral de sílica ativa e de pigmento inorgânico nas cores vermelho, amarelo e azul. Foram realizados ensaios mecânicos para a massa no estado fresco e endurecido, assim como para o revestimento aplicado sobre alvenaria, de modo a demonstrar a viabilidade do material. Além disso, verificou-se a adequabilidade do RDM ao ambiente construído, por meio de ensaios térmicos. Os resultados demonstram a exequibilidade do RDM proposto com valores expressivamente superiores, quando comparado às normatizações. Assim sendo, o estudo apresenta-se a comunidade científica como um incentivo ao uso das inovações tecnológicas na construção, aumentando o leque de alternativas disponíveis para a produção habitacional, com a proposição de um material que alcança as funcionalidades pretendidas e obtém ganho ambiental, podendo ser adotado em canteiros de obras, em contrapartida as argamassas industrializadas.
|
|
32
|
-
RODRIGO ANDERSON DE PAIVA
-
ANÁLISE DE CONFIABILIDADE DE UM MOTO-VENTILADOR CENTRÍFUGO: APLICAÇÃO NO SISTEMA DE PRESSURIZAÇÃO DE SUBESTAÇÃO INDUSTRIAL PARA GARANTIA DA SEGURANÇA OPERACIONAL NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
-
Advisor : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
KLEIBER LIMA DE BESSA
-
ADELCI MENEZES DE OLIVEIRA
-
Data: Dec 17, 2015
-
-
Show Abstract
-
A necessidade da indústria do petróleo de garantir a segurança das instalações, empregados e meio ambiente, sem esquecer a busca pela máxima eficiência das suas instalações, faz com que se busque atingir um alto nível de excelência em todas as etapas de seus processos produtivos a fim de se obter a qualidade requerida do seu produto final. Conhecer a confiabilidade de um equipamento e o que esta representa para um sistema é de fundamental importância para a garantia da segurança operacional. A técnica de analise de confiabilidade vem sendo cada vez mais aplicada na indústria do petróleo como ferramenta de predileção de falhas e eventos indesejáveis que podem afetar a continuidade operacional. É uma metodologia cientifica aplicada que envolve conhecimentos nas áreas de Engenharia e Estatística para conhecer e ou analisar a performance de componentes, equipamentos ou sistemas, de forma a assegurar que estes executem sua função, sem falhar, por um período de tempo determinado e sob uma condição especifica. Os resultados das analises de confiabilidade auxiliam na tomada de decisão acerca da melhor estratégia de manutenção das plantas petroquímicas. A análise de confiabilidade foi aplicada em um equipamento (moto-ventilador centrífugo) entre o período de 2010 a 2014 no Polo Industrial Petrobras de Guamaré, situado na zona rural do município de Guamaré no estado do Rio Grande do Norte, onde foram coletados dados de campo, analisado histórico do equipamento e observado o comportamento das falhas e seus impactos. Os dados obtidos foram processados em software comercial de confiabilidade. Os resultados obtidos foram comparados com uma pesquisa realizada junto aos especialistas da área a fim de se obter a melhor estratégia de manutenção para o sistema estudado. As análises foram satisfatórias e comprovaram a eficácia da aplicação da metodologia, apontando possibilidades de ganhos relevantes e melhoria no plano de manutenção dos equipamentos, bem como, aumento significativo da confiabilidade dos equipamentos analisados.
|
|
33
|
-
CAIO JULIO CESAR DO VALE FERNANDES DA SILVA
-
PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIA E NAVEGAÇÃO DE ROBÔS MÓVEIS
-
Advisor : WALLACE MOREIRA BESSA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ANFRANSERAI MORAIS DIAS
-
JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR
-
WALLACE MOREIRA BESSA
-
Data: Dec 17, 2015
-
-
Show Abstract
-
A exploração de petróleo em profundidades elevadas requer o uso de robôs móveis para realizar operações diversas, como manutenção, montagem etc. Nesse contexto, o estudo do planejamento de trajetórias e navegação desses robôs se faz relevante, visto o grande desafio que é navegar em um ambiente que não é totalmente conhecido. Assim, este trabalho tem o objetivo de criar um algoritmo de navegação, que deve realizar o planejamento da trajetória de um robô móvel que se encontra em uma dada posição (x, y) e deve atingir a posição desejada (x_d, y_d), evitando, no entanto, a colisão com qualquer obstáculo existente no caminho. Para a geração da rota global foi utilizado um algoritmo genético (offline), que leva em consideração apenas as coordenadas dos pontos a serem visitados. Para desviar dos possíveis obstáculos no caminho, o robô deve gerar rotas locais baseadas nas curvas de Bézier (online). Na implementação do programa não há qualquer informação sobre a localização ou o formato dos obstáculos, mesmo assim, o robô deve evitar os obstáculos, baseadas nas informações dos sensores de proximidade. Esta estratégia é válida na situação em que os obstáculos são pequenos em relação as distâncias entre os pontos de visitação. Os resultados das simulações e experimentos com um robô móvel real (Robotino) demonstraram que o robô foi capaz de realizar o percurso definido pelo algoritmo genético, desviando dos obstáculos através de curvas de Bézier e atingindo as posições desejadas dentro da margem de erro definida como aceitável. As principais contribuições deste trabalho estão no cálculo online das curvas de Bézier no planejador de rotas locais, atrelado a um planejador de rotas global, com obtenção de resultados experimentais.
|
|
34
|
-
FLÁVIA SOUSA DE OLIVEIRA
-
UTILIZAÇÃO DO CIMENTO COM AGREGADO DE RESÍDUO PLÁSTICO E REJEITO DE GESSO PARA APLICAÇÃO COMO ISOLANTE TÉRMICO
-
Advisor : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
MOISES VIEIRA DE MELO
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: Dec 21, 2015
-
-
Show Abstract
-
A demanda por conforto ambiental em sistemas construtivos, no âmbito da isolação e conforto térmico, somada ao advento de novas leis que regulam os requisitos mínimos de conforto, as exigências dos consumidores pela adoção de métodos de produção mais “limpos”, incentivaram o desenvolvimento do presente trabalho. O mesmo tem como objetivo caracterizar tecnologicamente as matérias-primas: resíduo termoplástico de botão e resíduos de gesso para incorporar ao cimento, visando a produção de compósitos com propriedades de isolação térmica: condutividade, difusividade, capacidade calorífica e resistividade. As propriedades físicas, estruturais e morfológicas das matérias-primas foram investigadas através de análises de termogravimetria (TG), difração de raios X (DRX), fluorescência de raios X (FRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados das análises indicaram características adequadas para a produção de compósito de matriz de cimento com adição de resíduos industriais termoplásticos e resíduo de gesso, apresentando potencial de aplicação destas matérias-primas em compósitos com propriedades de isolação térmica.
|
|
35
|
-
MARAISA CRISTIANE DE OLIVEIRA LEITE
-
FABRICAÇAO E CARACTERIZAÇÃO DE UM COMPÓSITO HÍBRIDO REFORÇADO COM RESÍDUO LIGNOCELULÓSICO
-
Advisor : LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
-
Data: Dec 22, 2015
-
-
Show Abstract
-
Este trabalho objetiva fabricar e caracterizar um compósito hibrido plástico, com matriz à base de resina de poliéster isoftálica e tendo como reforço fibras de vidro e o endocarpo do coco seco (Cocos Nucífera Linn) na forma de particulado como carga. O compósito foi confeccionado industrialmente na Tecniplas Indústria e Comércio LTDA. na forma de placa, e o processo de fabricação utilizado foi à laminação manual (Hand Lay up). A partir da placa foram preparados corpos de prova para ensaios de densidade volumétrica, absorção de umidade, tração uniaxial nos estados seco e úmido, e ensaio de flexão, além de estudos sobre o comportamento da fratura gerada nos ensaios mecânicos por meio do MEV. Todos os ensaios foram feitos de modo a achar as aplicações mais viáveis ao compósito hibrido fabricado. Nos ensaios de tração e flexão foram analisadas as propriedades de tensão última, módulo de elasticidade e deformação. A partir dos resultados observa-se que o percentual de umidade absorvido foi de 3,03%, um valor razoavelmente alto, dado o intervalo de tempo que ocorreu esta absorção. A presença de umidade no ensaio de tração significou uma queda de 19,77% da resistência última, e 5,26% no módulo de elasticidade. Para os ensaios de flexão obteve-se o valor médio de 69,13 MPa de resistência à flexão. Os resultados apontam a aplicação do compósito hibrido estudado em estruturas leves, ambientes internos, onde exijam solicitações de tração de baixo/médio desempenho, e onde envolvem solicitações de flexão.
|
|
36
|
-
MARIANA LIMA DE OLIVEIRA
-
OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM COMPÓSITO DE MATRIZ POLIMÉRICA COM CARGA DE RESÍDUOS VEGETAL PROVENIENTE DO SABUGO DE MILHO PARA FINS DECORATIVO
-
Advisor : LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
MARCOS SILVA DE AQUINO
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: Dec 29, 2015
-
-
Show Abstract
-
Foi estudada a viabilidade do uso do farelo do sabugo de milho para a obtenção de um compósito de matriz polimérica. Foram utilizadas três granulometrias e algumas formulações entre os elementos constituintes do compósito, resina poliéster e farelo do sabugo de milho e determinada qual a formulação mais adequada levando-se em conta parâmetros mecânicos e térmicos. Para a obtenção do farelo, o sabugo passou pelo processo de secagem em secador solar e posteriormente foi triturado numa forrageira, obtendo-se diferentes granulometria através de peneiramento. Para a caracterização do compósito serão determinadas propriedades térmicas e mecânicas. A principal vantagem do compósito proposto foi sua baixa densidade, abaixo da relativa a resina, em torno de 1,06 Kg/m³ para a formulação com Pó Grosso. O compósito apresentou comportamento mecânico inferior ao da resina para todas as granulometrias e formulações estudadas. Apresentou resultados melhores para a flexão, alcançando 25,3 MPa para o Pó Grosso. O compósito também se demonstrou viável para aplicações térmicas, com condutividade térmica inferior a 0,21 W/m, classificando-se como isolante térmico. Em termos de homogeneidade da mistura a granulometria mais viável é a PF 20%, que também apresentou melhor estética e uma melhor processabilidade. Tal compósito pode ser utilizado para a fabricação de estruturas que não requeiram significativa resistência mecânica, como por exemplo, mesas, cadeiras, pranchas, e protótipos solares e eólicos, como fornos e fogões solares e pás de aero geradores.
|
|
|
Thesis |
|
1
|
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA, TÉRMICA E ACÚSTICA DE UM COMPÓSITO QUE UTILIZA REJEITOS DE MÁRMORE, GRANITO E EPS PARA A FABRICAÇÃO DE BLOCOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
-
Advisor : LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
MARCOS SILVA DE AQUINO
-
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE QUEIROZ LION FILHO
-
PRISCYLLA CINTHYA ALVES GONDIM
-
Data: Feb 5, 2015
-
-
Show Abstract
-
A utilização de materiais compósitos para a construção civil tem sido tema de inúmeros trabalhos científicos no Brasil e no mundo. Um dos fatores que motivam essa busca é o déficit habitacional que os países principalmente do terceiro mundo enfrentam. No Brasil esse déficit alcança mais de 6,5 milhões de moradias, em torno de 12% dos domicílios do país. Esse trabalho apresenta um compósito que foi obtido a partir de resíduos gerados nos processos de obtenção de placas de granito e mármore, cimento, gesso, areia, EPS triturado e água. Esses resíduos causam grandes danos ao meio ambiente e são jogados em aterros em grandes quantidades. O ineditismo do trabalho está no estudo combinado térmico, mecânico e acústica do compósito obtido, em situação real, de cômodos que fazem parte de uma habitação experimental. Foram confeccionados diversos blocos a partir de composições variadas e foram efetuados testes preliminares de resistência mecânica e térmica, escolhendo-se a proporção mais apropriada. Serão apresentados os processos de fabricação e montagem dos blocos produzidos, em número de 500, para a fabricação de uma residência experimental. Estudou-se qual o tipo de bloco e de resíduo, mármore ou granito, apresentou-se mais viável para o fim proposto. A resistência mecânica dos blocos produzidos esteve acima de 3,0 MPa. A resistência térmica dos blocos foi comprovada pela diferença máxima entre as paredes interna e externa dos cômodos edificados em torno 8,0 °C. A absorção acústica para o cômodo mais eficiente ficou em torno 31. Demonstrou-se a viabilidade de utilização dos blocos fabricados com o material compósito proposto para a construção civil.
|
|
2
|
-
DUCIANE OLIVEIRA DE FREITAS FURTADO
-
FUNCIONALIZAÇÃO DE TECIDO DE ALGODÃO COM IMPREGNAÇÃO DE TiO2 E REVESTIDO COM FILME DE DLC
-
Advisor : CLODOMIRO ALVES JUNIOR
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CLODOMIRO ALVES JUNIOR
-
JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
-
VIVIANE MUNIZ FONSECA
-
IÊDA MARIA GARCIA DOS SANTOS
-
LUCIA VIEIRA SANTOS
-
Data: Apr 10, 2015
-
-
Show Abstract
-
O uso de nanomateriais na indústria têxtil vem demonstrando destaque nas áreas de engenharia de superfície e acabamento de tecidos planos, malhas, fios e fibras. Os produtos têxteis, tratados com estes nanomateriais, adquirem novas propriedades como a autolimpeza. Esta propriedade tem como característica a capacidade de decompor substâncias orgânicas, adsorvidas sobre a superfície do material; isto ocorre por meio da fotodegradação (reação química produzida na presença de um fotocatalizador). O dióxido de titânio (TiO2) está entre os nanomateriais mais utilizados como fotocatalizador na indústria têxtil. Diversos métodos são empregados para a deposição de TiO2. Um exemplo comum deste tipo de processo para aplicação em tecidos têxteis é a pré-ativação da superfície através de plasma, seguida de imersão em solução sol-gel com TiO2. Neste caso, são utilizados elementos químicos que elevam os custos do processo, além de se tornarem tóxicos. Neste âmbito, este trabalho propõe uma técnica alternativa para acabamento têxtil com TiO2. Ela consiste em aspergir sobre o tecido, as nanopartículas (NPs) de TiO2 diluídas em água destilada, utilizando um nebulizador pneumático a jato de ar. A técnica também utiliza um filme de carbono (Diamond-like carbon – DLC) para reduzir a hidrofilicidade do tecido de algodão potencializando, assim, o processo de autolimpeza na superfície do tecido. As amostras, após a aspersão, foram secadas em estufa por 5 minutos a 100ºC e introduzidas em reator de plasma, com fonte de descarga contínua pulsada, para deposição do filme de DLC em atmosfera CH4 (gás metano) em três tempos diferentes de deposição: 10, 20 e 30 minutos. A caracterização do material foi realizada por Microscopia eletrônica de varredura (MEV), Espectroscopia de energia dispersiva (EDS), Espectroscopia Raman, contagem de distribuição de partículas, fotodegradação por radiação de luz Ultra Violeta (UV) e análise de molhabilidade por método wicking de espalhamento e absorção de líquido. Na análise da morfologia da superfície, os resultados mostraram boa distribuição das partículas sobre a amostra. Em relação ao tempo de deposição do DLC, as amostras tratadas em 10 minutos, apresentaram os melhores resultados tanto para a fotodegradação do corante azul metileno sob luz UV, quanto para o espalhamento e absorção de líquidos. Esses resultados mostraram que a utilização do nebulizador para depositar TiO2 sobre um material têxtil é viável e que o filme de DLC, além de funcionar como ancoragem para as NPs, também diminui a hidrofilicidade do tecido de algodão sem interromper a ação de fotodegradação do TiO2. Além disso, a técnica proposta reduz a quantidade de água como veículo de deposição das NPs, o tempo e custo no processo de acabamento têxtil. Todos esses aspectos são relevantes para a produção industrial no momento onde se busca redução dos custos aliada ao menor impacto ambiental.
|
|
3
|
-
MARCONDES MENDES DE SOUZA
-
EFEITO DA ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE QUARTZITOS NA PRODUÇÃO DE GRÉS PORCELANATO
-
Advisor : FRANCINE ALVES DA COSTA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
FRANCINE ALVES DA COSTA
-
UILAME UMBELINO GOMES
-
ANGELUS GIUSEPPE PEREIRA DA SILVA
-
ELCIO CORREIA DE SOUZA TAVARES
-
GILSON GARCIA DA SILVA
-
Data: Apr 17, 2015
-
-
Show Abstract
-
Nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, no Brasil, as jazidas mais expressivas na produção de minerais industriais não metálicos são dos pegmatitos, quartzitos e granitos que estão localizadas na região do Seridó. Os municípios de Várzea - PB, Ouro Branco – RN e Parelhas – RN são os principais responsáveis pela extração de argila, quartzo, micas e feldspato. As empresas de mineração que atuam na extração e beneficiamento dos quartzitos geram grandes volumes de resíduos constituindo cerca de 90 % SiO2 na sua composição química proveniente do quartzo, que é um dos constituintes básicos para as formulações das massas cerâmicas para a produção de revestimento cerâmicos. Além disso, pode-se restringir aos produtos resultantes da fusão de óxidos ou seus derivados e misturas, tendo geralmente como constituinte principal a sílica. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo a utilização desses resíduos na fabricação de produtos cerâmicos de alta qualidade como o grés porcelanato em escala industrial. Assim, este trabalho avalia o efeito da adição de resíduos de quartzito na produção do grés porcelanato. Para isso, foi feita a caracterização das matérias-primas por FRX, DRX, AG, ATG e DSC, utilizando cinco formulações contento 57 % de feldspato, 37 % de argila e 6 % de resíduos de quartzitos com colorações diferentes (branco, dourado, rosa, verde e preto) que foram sinterizadas em três temperaturas: 1150 °C, 1200 °C e 1250 °C com isoterma de 1 hora e taxa de aquecimento de 10° C/min. Após a sinterização, os corpos-de-prova foram submetidos a ensaios de caracterização física como: absorção de água, retração linear, porosidade aparente, massa específica aparente, resistência à flexão em três pontos, além do MEV. Os resultados obtidos apresentaram a possibilidade da utilização do resíduo de quartzito em um percentual de 6% de adição na massa cerâmica. A utilização de resíduos de quartzito em massa cerâmica proporcionou um produto final com propriedades tecnológicas que atendem às normas técnicas para a produção de grés porcelanato, sendo a temperatura de 1200 °C que apresentou melhores resultados. De acordo com os resultados obtidos verificou-se um alto teor de óxido de ferro no quartzito preto, sendo descartada a utilização do mesmo em grés porcelanato por questão estética e estrutural, pois o material fundiu a 1250 °C. Todas as formulações dos quartzitos obtiveram baixa absorção de água quando sinterizados a 1200 °C, obtendo AA entre 0,1% a 0,36 % sem terem passado pelo o processo de atomização. Nos ensaios de resistência à flexão todos os quartzitos encontram-se nos limites de aceitação, segunda a norma europeia EN 100, superando 27 MPa na sinterização a 1200 °C. Com isso, o uso de resíduo de quartzito em massas cerâmicas se apresenta como excelente potencial para a produção de grés porcelanato.
.
|
|
4
|
-
JULIANA RICARDO DE SOUZA
-
DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS TRIBOLOGICAMENTE EFICAZES
-
Advisor : JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ADEMIR OLIVEIRA DA SILVA
-
AMELIA SEVERINO FERREIRA E SANTOS
-
DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
-
EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
-
JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
-
MOISES VIEIRA DE MELO
-
Data: Jun 5, 2015
-
-
Show Abstract
-
A estocagem de rejeitos de scheelita a “céu aberto” resultante da exploração da mina Brejuí da região de Currais Novos, Rio Grande do Norte, Brasil, tem gerado, no período 1960-2015, um forte passivo ambiental. O polímero politetrafluoretileno (PTFE) majora em sistemas de deslizamento e reduz significativamente custos de manutenção, devido às suas excelentes propriedades mecânicas, tais como baixo coeficiente de atrito (0,01< m <0,10) e limite de escoamento da ordem de 10 MPa. No entanto, apresenta elevadas taxas de desgaste (10-13 m2/N) e por despertar o interesse científico e tecnológico nas indústrias petroquímica e aeroespacial na forma de lubrificantes sólidos, objetivou-se desenvolver compósitos poliméricos com matriz de PTFE utilizando-se o rejeito de scheelita como carga, viabilizando também processos de remediação ambiental. O Rejeito de Scheelita foi caracterizado na condição como adquirido, através de análises de DRX, FRX, MEV, EDS, granulometria por Peneiramento e a Laser, registrando-se traços de tungstênio e metais estratégicos igualmente importantes. O PTFE foi analisado por TGA, DSC, MEV, DRX, FRX. Para o desenvolvimento dos compósitos misturou-se mecanicamente os pós de PTFE e Rejeito de Scheelita, devidamente preparados e pesados. Para moldagem por compressão à quente projetou-se um molde cilíndrico de aço acoplado a uma resistência inseridos numa prensa hidráulica. Avaliaram-se o desempenho tribológico dos compósitos obtidos a partir de Rugosidade, Dureza, Molhabilidade, Absorção ao impacto, Esclerometria, Pino Disco e Analise Morfológica. Os resultados indicam que a variação no teor de rejeito de scheelita influência nos resultados de rugosidade, dureza e absorção ao impacto. Compósitos molhados com água salina e destilada caracterizaram-se como hidrofóbicos, enquanto que os molhados com óleo parafínico e naftênico como oleofílicos. Correlacionando os resultados dos ensaios tribológicos e custos constatou-se que a composição de 20% de Rejeito de Scheelita apresentou a melhor planicidade, baixo consumo de energia de deformação específicica (<0,30 J/mm3), a menor perda mássica (8x10-3g) e afundamento da pista (<0,4 µm/km).
|
|
5
|
-
ALINE CRISTINA MENDES DE FARIAS
-
LUBRICIDADE DE BIODIESEL E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ENERGIA VIBRACIONAL ELÁSTICA E ACÚSTICA ORIUNDOS DO CONTATO ESFERA-DISCO PLANO DE AÇO AISI 52100 SOB DESLIZAMENTO ALTERNADO
-
Advisor : SALETE MARTINS ALVES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
SALETE MARTINS ALVES
-
ULISSES BORGES SOUTO
-
JOSE JOSEMAR DE OLIVEIRA JUNIOR
-
ADELCI MENEZES DE OLIVEIRA
-
GILSON GARCIA DA SILVA
-
Data: Jul 24, 2015
-
-
Show Abstract
-
A lubricidade do biodiesel interfere no funcionamento normal dos sistemas de injeção diesel, principalmente dos bicos injetores, reduzindo o desgaste e elevando o tempo de vida da linha de alimentação do motor. O método HFRR (High Frequency Reciprocating Rig) é um ensaio padrão para avaliação da lubricidade do diesel/biodiesel (ASTM D6079), consistindo principalmente da medição da escara de desgaste impressa na esfera numa sonda de movimento alternado sob alta frequência. Quando o desgaste se desenvolve, algumas características dinâmicas do sistema variam, resultando em desvios significativos nos padrões dos sinais de vibração, acústicos e de atrito. A aquisição e caracterização das assinaturas desses sinais obtidos durante os ensaios tribológicos representam uma importante ferramenta não intrusiva de avaliação da lubricidade desses combustíveis, cuja representação no domínio do tempo nem sempre revelam informações triviais, sendo necessária sua transformação para o domínio da frequência usando a Transformada rápida de Fourier (FFT) do sinal. A presente tese objetivou desenvolver uma forma dinâmica de avaliação de lubricidade de combustíveis (Diesel S50, Éster Metílico de Soja e blendas B10 e B20) em bancada HFRR (contato esfera-disco plano), e melhoria aos referenciais metodológicos da ASTM D6079, aplicando técnicas de análise de sinais (vibração e nível de pressão sonora) e sua associação com parâmetros disponibilizados pela norma ASTM D6079 (diâmetro da escara de desgaste) com duração de 75, 120 e 180 minutos. Os perfis e parâmetros de rugosidade e análise microscópica dos discos foram usados para melhor avaliar a influência do tempo e do combustível na evolução do desgaste do disco. Nesta avaliação, a lubricidade dos combustíveis aumentou com o teor de biodiesel utilizado e diminuiu com o aumento do número de ciclos aplicado. A análise temporal e o espectro de frequência dos sinais demonstraram sensibilidade com a mudança do combustível, o número de ciclos e, consequentemente, com a evolução do desgaste pelo uso prolongado dos combustíveis, estando, assim, correlacionados entre si e com os resultados disponíveis pela ASTM.
|
|
6
|
-
LUCEMAIDE BATISTA MIRANDA FERREIRA
-
ANÁLISE DE CRITÉRIOS DE FALHAS EM LÂMINAS REFORÇADAS COM TECIDOS UNIDIRECIONAIS DE FIBRA DE CURAUÁ
-
Advisor : RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
-
JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR
-
KILDER CESAR DE ARAUJO RIBEIRO
-
RENATA CARLA TAVARES SANTOS FELIPE
-
SERGIO RENAN LOPES TINO
-
Data: Aug 6, 2015
-
-
Show Abstract
-
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das propriedades mecânicas e do comportamento mecânico de duas lâminas reforçadas com tecido unidirecional de fibra de curauá com diferentes frações volumétricas, baseado em critérios de falha definidos em literatura.
Os compósitos, que apresentam matriz polimérica e reforço com tecido unidirecional de fibra de curauá, foram submetidos a ensaios de tração e cisalhamento em uma série de corpos de provas normatizados cuja orientação das fibras direcionadas em ângulos de 0⁰, 10⁰, 20⁰, 75⁰ e 90⁰ para a lâmina com fração volumétrica de 30% e 0⁰, 30°, 45°, 60°, e 90° para a lâmina com fração volumétrica de 22%, para ensaios de tração e para ensaio de cisalhamento a orientação do ângulo do reforço foi de 90°. Os ensaios foram executados em uma máquina universal de tração e coletados os dados das propriedades mecânicas dos corpos de prova dos compósitos. Estes dados experimentais foram inseridos nas equações teóricas que definem os critérios de falha, como também, tratados graficamente para análise dos resultados e comparação entre os ângulos de orientação do reforço. Constatou-se uma grande dispersão entre os dados experimentais do módulo de Elasticidade e do Coeficiente de Poisson em relação ao comportamento teórico principalmente para a lâmina com menor fração volumétrica. O compósito com orientação de reforço a 0° apresentou a maior resistência à tração em relação às demais inclinações para as duas lâminas. No entanto, em relação aos critérios de falha as lâminas tiveram comportamentos diferentes. Para a lâmina com fração volumétrica 30%, os quatro critérios estudados nesta Tese apresentaram boa concordância em termos de resistência, mas para a lâmina com fração volumétrica de 22%, apenas o critério de Tsai-Will e Hashin apresentaram boa concordância.
.
|
|
7
|
-
DORGIVAL ALBERTINO DA SILVA JÚNIOR
-
DESENVOLVIMENTO DA CÉLULA BASE DE MICROESTRUTURAS PERIÓDICAS DE COMPÓSITOS SOB OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA
-
Advisor : JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ANTONIO MARQUES DOS SANTOS
-
DANIEL NELSON MACIEL
-
JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR
-
KARILANY DANTAS COUTINHO
-
LAURA CAMILA DINIZ DOS SANTOS
-
Data: Aug 7, 2015
-
-
Show Abstract
-
Esta tese desenvolve uma nova técnica para projetos de microestruturas de compósitos pelo processo de Otimização Topológica, com objetivo de maximizar a rigidez, fazendo uso do Método da Energia de Deformação e utilizando um esquema de refino h-adaptativo visando obter uma melhor definição do contorno topológico da microestrutura. Isso é feito ao se distribuir material de forma otimizada em uma região de projeto preestabelecida denominada como Célula Base. Neste trabalho, o Método dos Elementos Finitos é utilizado para descrição do domínio e para solução da equação de governo. A malha é refinada de forma iterativa de modo que o refino da malha de elementos finitos é feito em todos os elementos que representem materiais sólidos e todos os elementos vazios que contenham ao menos um nó em uma região de material sólido. O elemento finito escolhido para o modelo de aproximação é o triangular linear de três nós. Já para a resolução do problema de programação não linear com restrições foi utilizado o Método Lagrangiano Aumentado e um algoritmo de minimização com base na direção do tipo Quasi-Newton e das condições de Armijo-Wolfe auxiliando no processo de descida. A Célula Base que representa o compósito é encontrada a partir da equivalência entre um material fictício e um material preescrito, distribuído de forma ótima na região de projeto. A utilização do Método da Energia de Deformação se justifica por proporcionar menor custo computacional devido a uma formulação mais simplificada do que o tradicional Método de Homogeneização. Os resultados são apresentados com mudança na prescrição de deslocamento, com mudança na restrição de volume e a partir de vários valores iniciais das densidades relativas.
|
|
8
|
-
CARLOS ROBERTO ROCHA DA SILVA
-
OBTENÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE UM COMPÓSITO POLIMÉRICO A PARTIR DOS RESÍDUOS DO MESOCARPO ORIGINADOS DA EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE DENDÊ
-
Advisor : LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ALEXANDRE BOLEIRA LOPO
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
MARCOS SILVA DE AQUINO
-
MOISES VIEIRA DE MELO
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: Nov 20, 2015
-
-
Show Abstract
-
A utilização de materiais de origem vegetal, sejam eles resíduos ou não, como carga ou reforço em compósitos poliméricos tem crescido principalmente devido ao apelo ecológico. Apesar de várias utilizações do resíduo do mesocarpo de origem da prensa do dendê já tenham sido estudadas sua utilização em compósitos poliméricos ainda não atraio interesse de pesquisadores. Na região do baixo sul do litoral da Bahia, indústrias de extração e processamento do óleo de dendê ainda não apresentam políticas de aproveitamento deste resíduo que pode apresentar potencial fonte de renda e lucro. Porém, o maior problema na aplicação desses materiais em compósitos poliméricos é a falta de adesão interfacial entre a matriz e a fibra vegetal principalmente pela existência de óleo residual recobrindo sua superfície. Assim, o objetivo principal deste trabalho é apresentar a viabilidade de processamento e utilização como carga dos resíduos proveniente da prensagem do mesocarpo do dendê em compósitos que utilizam resina poliéster teraftálica (escura) como matriz. Avaliou-se também o efeito da limpeza superficial da fibra (resíduo) utilizando o processo de descontaminação pela lavagem com água corrente e imersão em água fervente durante 1 hora. O processo de fabricação manual foi utilizado devido sua simplicidade e baixo custo podendo repassado facilmente. Resultados da caracterização mecânicas mostram que os compósitos formulados com resíduo tratado apresentaram melhor desempenho mecânico em relação aos compósitos com resíduos não tratados. Estes resultados puderam ser comprovados pela análise microscópica, onde se observou problemas na região de interface em ambos os compósitos e principalmente nos compósitos adicionados com resíduo não tratado. As demais propriedades físicas, químicas e térmicas analisadas, observou-se a diminuição destas conforme se adiciona resíduo, seja ele tratado ou não tratado, ao compósito. Mesmo diante da interferência negativa de ta adição, o compósito é viável e a utilização do resíduo pode contribuir para diminuir o impacto ambiental causa pelo descarte aleatório ou destino inapropriado do resíduo utilizado.
|
|
9
|
-
RICARDO PIRES DE SOUZA
-
OTIMIZAÇÃO DE PARÂMETROS MECÂNICOS E MICROESTRUTURAIS DOS MOLDES EM AREIA DE SÍLICA LIGADOS QUIMICAMENTE PELO PROCESSO DE CURA A FRIO EM FUNDIÇÃO DE AÇO
-
Advisor : CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
-
DANIEL ARAÚJO DE MACEDO
-
MARCIO LUIZ VARELA NOGUEIRA DE MORAES
-
Data: Dec 3, 2015
-
-
Show Abstract
-
As indústrias de fundição estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, onde em 2013 a China respondia por quase 50% de toda a produção de peças fundidas de aço, enquanto o Brasil por apenas 2,1%. Para que as indústrias nacionais do setor possam ser mais competitivas, há necessidade de redução de custos, sendo obrigatório a diminuição da variabilidade do processo, e uma das principais causas é a reação metal/molde. Neste estudo foi proposto otimizar os níveis das variáveis do processo de moldagem visando minimizar a ocorrência de defeitos superficiais nas peças de aço fundidas em moldes de areia de sílica ligados quimicamente por processo de cura a frio. A metodologia utilizada foi planejamento de experimentos com parcelas subdivididas com dois níveis em uma indústria de fundição situada em Pernambuco. Os fatores considerados no estudo foram: Porcentagem de resina na receita do molde, adição de óxido de ferro, tipo de tinta, método da aplicação de tinta, quantidade de camadas de tinta, utilização de ar quente nos moldes e tempo de espera do molde antes do vazamento. Foram analisados como variáveis respostas os defeitos de erosão, inclusão de areia, penetração, porosidade e acabamento superficial. Os resultados do presente estudo elucidam que para o defeito de erosão, o único fator significativo, com nível de confiança de 95%, foi o tipo de tinta, sendo que a tinta à base de alumina obteve resultados superiores. Para o defeito de inclusão de areia, houve três fatores significativos, sendo os melhores resultados alcançados com a tinta à base de alumina aplicados com spray e a utilização de ar quente no molde antes do vazamento do metal. Para o defeito de penetração, houve quatro fatores significativos, sendo os melhores resultados alcançados com 0,8% de resina e adição de óxido de ferro na receita do molde, com a tinta sendo aplicada com pincel e tempo de espera de 24 horas antes do vazamento. Para o defeito de porosidade, com nível de confiança de 95%, não houve fatores significativos. Para o defeito de acabamento superficial, os melhores resultados foram alcançados com 0,8% da resina na receita e aplicação da tinta com pincel. Visando obter os níveis dos fatores que otimizem todos os defeitos simultaneamente, efetuou-se uma média ponderada dos resultados de cada tipo de defeito, concluindo-se que os melhores níveis dos fatores foram: Porcentagem de resina na receita do molde: 0,8%, Óxido de Ferro: Sim; Tipo de tinta: Alumina; Forma da aplicação de tinta: Pincel/Spray; Quantidade de camada de tinta: 2; Utilização de ar quente no molde antes do vazamento: Sim; Tempo de espera do molde antes do vazamento: 24 horas. Esses níveis dos fatores foram utilizadas em um experimento de confirmação que ratificaram os resultados obtidos, possibilitando a redução dos custos com retrabalhos e auxiliando o setor a se tornar mais competitivo mundialmente.
|
|
10
|
-
MOACIR BISPO RAMOS
-
MODIFICAÇÃO DO ELETRODO AWS E-7018 COM ADIÇÃO DE FILMES FINOS EXTERNOS DE PVC E Al, PARA SOLDAGEM DE AÇO C-Mn
-
Advisor : RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
AUGUSTO JOSE DE ALMEIDA BUSCHINELLI
-
CELINA LEAL MENDES DA SILVA
-
MARCELO FERREIRA MOTTA
-
NICOLAU APOENA CASTRO
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
THEOPHILO MOURA MACIEL
-
Data: Dec 7, 2015
-
-
Show Abstract
-
O presente trabalho propõe a modificação do revestimento de eletrodos de baixo hidrogênio, propiciando uma alternativa para execução de soldagem com o AWS E-7018 sem precisar resseca-los, reduzindo por conseguinte os custos financeiros e o tempo de fabricação de soldas estruturais de alta resistência. As soldas deste estudo foram produzidas a partir de eletrodos com revestimento básico (higroscópicos) – processo manual – pintados com tinta spray de alumínio para altas temperaturas ou revestidos com filmes finos de PVC e de papel alumínio (99,9%), comumente utilizados para proteção de alimentos. A premissa básica é, que estabelecendo uma barreira entre a atmosfera e o revestimento do eletrodo, poder-se-á diminuir os efeitos da alta higroscopicidade apresentada pelo revestimento, minimizando assim, a principal fonte de fornecimento de hidrogênio à poça de fusão durante a soldagem, também é esperado, que a adição de novos materiais no revestimento à poça de fusão, provoque alterações metalúrgicas no metal depositado e consequentemente alterações nas propriedades mecânicas. Mensurar o hidrogênio dissolvido no metal depositado após soldado com os eletrodos modificados, avaliar a influencia dessas modificações nas microestruturas produzidas, nas propriedades mecânicas da solda resultante e comparar esses resultados obtidos com procedimentos de soldagem padrão normatizados e com os novos eletrodos impermeáveis recentemente desenvolvidos, balizou o estudo. Os resultados obtidos, na maioria das amostras soldadas com eletrodos modificados, apresentaram aumento significativo da resistência mecânica e de tenacidade, justificados pelo aumento percentual de ferrita acicular no metal depositado, sem, contudo, elevação significativa da dureza, quando comparados com a soldagem com eletrodo AWS E-7018 da forma tradicional. O hidrogênio difusível nos eletrodos modificados manteve-se dentro do estabelecido pelos códigos internacionais.
|
|
11
|
-
FRANCISCO CLAUDIVAN DA SILVA
-
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UM ECO-COMPÓSITO DE POLIURETANO DE MAMONA E FIBRA DE LÃ CANINA
-
Advisor : RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
BRISMARK GOES DA ROCHA
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
-
RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
ROBERTO SILVA DE SOUZA
-
Data: Dec 14, 2015
-
-
Show Abstract
-
A sustentabilidade tem sido cada dia mais um tema em evidência no mundo, atualmente organizações têm buscado estar cada vez mais dentro desta filosofia em seus processos, produtos ou serviços. No presente trabalho foram fabricados eco-compósitos com a fibra animal (lã canina) que atualmente é descartada no meio ambiente sem nenhum aproveitamento. As fases do projeto consistiram em tratamento inicial das fibras em solução alcalina (NaOH) à 0,05 mols para retirada das impurezas presentes, e desenvolver métodos para converter estas fibras (reforço) misturadas com o poliuretano de mamona (matriz) em eco-compósito com distintas proporções (5%, 10%, 15% e 20%). Foram estudadas as propriedades da fibra pela análise de MEV, DRX e FTIR. Os compósitos foram fabricados em molde por compressão com dimensões 30x30x1cm com um tempo de cura de 24 horas. Para caracterização dos compósitos foram realizados os seguintes ensaios normatizados: mecânicos (tração, compressão, dureza shore A), testes absorção de água, moisture regain e biodegradação. As propriedades térmicas nas fibras e compósitos foram analisadas por TG, DSC, condutividade térmica, resistividade, capacidade calorifica, resistência térmica e dilatometria. Analisando os resultados destes testes, observou-se que o compósito reforçado com 20% apresentou um melhor comportamento térmico e estabilidade dimensional quando comparado aos isolantes térmicos comerciais. Sendo também possível observar um equilíbrio na absorção de umidade dos compósitos sendo evidenciado com o seu maior índice de absorção nesta mesma amostra (20%). As micrografias demonstram as regiões de interação da fibra com o poliuretano com preenchimento dos espaços vazios. Nos testes de dureza e compressão podemos identificar que com o aumento do percentual de fibras o material adquire uma maior rigidez fazendo se necessária uma maior tensão utilizada para deformação.
|
|
12
|
-
IGOR MARCEL GOMES ALMEIDA
-
ANÁLISE TRIBO-TERMODINÂMICA DA APLICAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE Al2O3 COMO ADITIVO LUBRIFICANTE EM COMPRESSOR HERMÉTICO DE REFRIGERAÇÃO
-
Advisor : CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
-
FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
-
JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
-
EDUARDO GALVAO RAMALHO
-
ENIO PEDONE BANDARRA FILHO
-
Data: Dec 15, 2015
-
-
Show Abstract
-
A performance termodinâmica de um sistema de refrigeração pode ser melhorada se a redução no trabalho de compressão for obtida por uma determinada técnica, para uma taxa de remoção de calor específica. Este trabalho analisa o efeito da dispersão, em pequena concentração, de nanopartículas de Al2O3 (50 nm de dâmetro) no lubrificante baseado em óleo mineral sobre: a viscosidade, condutividade térmica e características de lubrificação, bem como na performance global (baseada na segunda lei da termodinâmica) do sistema de refrigeração utilizando R134a ou R600a como refrigerantes. O estudo analisou as influências das variáveis: i) carga de refrigerante (100, 110, 120 e 130 g), ii) velocidade de rotação do forçador do condensador (800 e 1100 RPM) e iii) concentração de nanopartículas (0,1 e 0,5 g/L) sobre a performance do sistema utilizando o método Taguchi numa matriz de ensaios L8, tendo como critério ―menor irreversibilidade é melhor‖. Foram realizados ensaios de abaixamento de temperatura e ciclagem conforme normas NBR 12866 e NBR 12869, respectivamente, para avaliar os parâmetros operacionais de: porcentagem de funcionamento, número de ciclos por hora, pressões de sucção e descarga, temperatura do cárter do compressor, temperatura de evaporação, temperatura de condensação, consumo de energia até set-point, consumo total de energia e potência consumida. Para fins de avaliação das características de lubrificação dos nanolubrificantes utilizados no compressor, foram realizados ensaios acelerados em uma bancada de HFRR. Em cada ensaio de 60 minutos, lubrificado por um nanolubrificante com determinada concentração (0; 0,1 e 0,5 g/L), com três repetições, uma esfera (diâmetro 6,00±0,05 mm, Ra 0,05±0,005 μm, aço AISI 52100, E = 210 GPa, HRC 62±4) deslizava sobre um disco plano (ferro fundido cinzento FC200, Ra < 0,5±0,005 μm) em um movimento alternado com amplitude de 1 mm, frequência de 20 Hz e carga normal de 10 N. Os sinais de coeficiente de atrito e formação de filme foram registrados por sensores acoplados ao sistema HFRR. Observou-se uma tendência pouco comentada na literatura: a de redução da viscosidade do nanolubrificante com a presença de baixas concentrações de nanopartículas. Constatou-se a tendência dominante na literatura, aumento da condutividade térmica com o aumento da fração em massa de nanopartículas no fluido base. Outro fato constatado é o crescimento expressivo da condutividade térmica do nanolubrificante com o aumento da temperatura. A velocidade de rotação do ventilador do condensador é o parâmetro de maior influência (46,192 %) na performance termodinâmica do refrigerador, seguido da carga de R600a (38,606 %). A concentração de nanopartículas de Al2O3 no lubrificante desempenha a menor influência na performance do sistema, com 12,44%. Os resultados de consumo de energia indicam que a adição de nanopartículas ao lubrificante (0,5 g/l), juntamente com o R600a, permitem reduzir o consumo do refrigerador em 25,9%, com relação ao R134a e lubrificante POE. Somente a adição de nanopartículas de Al2O3 ao lubrificante resulta em redução de cerca de 5% no consumo.
|
|
13
|
-
JAILTON WEBER GOMES
-
OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM COMPÓSITO DE MATRIZ POLIMÉRICA COM CARGA DE RESÍDUOS GERADOS PELA MANUFATURA DO MDF (MIDIUM DENSITY FIBERBOARD) PARA A FABRICAÇÃO DE UM FORNO SOLAR
-
Advisor : LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ALEXANDRE BOLEIRA LOPO
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
MARCOS SILVA DE AQUINO
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: Dec 16, 2015
-
-
Show Abstract
-
Nos últimos anos inúmeros trabalhos relacionados à melhoria da eficiência dos processos produtivos, em todos os setores, apresentaram soluções simples visando diminuir custos de produção, reduzindo a matéria prima utilizada na fabricação de bens de consumo. O apelo ecológico é um dos principais motivos que impulsionam o uso de rejeitos industriais, porém, a redução na quantidade de matriz empregada em compósitos e consequentemente a diminuição da despesa de produção é um aspecto importante a ser considerado. Este trabalho propõe a utilização de resíduos de MDF (Miduim Density Fiberboard) em pó coletados em marcenarias, como reforço/carga na fabricação de compósitos poliméricos utilizando como matriz as resinas poliéster ortoftálica e teraftálica. Foram estudados os processos de obtenção dos compósitos e sua caracterização através das propriedades mecânicas, térmicas e físicas em amostras de compósitos com frações mássicas de 0, 10, 15 e 20 % de resíduo adicionado aos dois diferentes tipos de resina poliéster. Para testar o desempenho térmico e mecânico do material proposto fabricou-se um forno solar do tipo caixa com o compósito E20, sobretudo devido a menor utilização de resina, e alimentos foram preparados. O compósito E20 é produzido com resina teraftálica (escura) acrescido com 20% de resíduo. Os compósitos obtidos apresentaram resistência mecânica inferior a da matriz, porém não inviabilizou sua utilização para aplicações onde não são requeridos significativos esforços. Em termos de resistência térmica os compósitos proposto demonstraram mais competitivo quando comparados às matrizes de origem. Como esperado os compósitos apresentaram maiores índices de absorção de água quando comparados às matrizes poliméricas, porém foi observado que os formulados com resina ortoftálica (cristal) mostraram maior susceptibilidade em absorver tanto de água destilada quanto água do mar. A densidade aparente dos compósitos não apresentaram variação significativas em relação às matrizes utilizadas, havendo desvio padrão de 0,015g/cm³. Demonstrou-se, portanto, que os resíduos agregados à resina têm a função de carga, todavia quando se analisa o aumento no módulo de elasticidade para todos os compósitos fabricados verificamos o reforço proporcionado por tal resíduo. O material utilizado para a fabricação do forno solar, o compósito E20, apresentou aceitável desempenho mecânico, pois a estrutura fabricada mostrou-se rígida e com bom desempenho térmico tendo em vista as temperaturas alcançadas durante o ensaio conferindo tempos de cozimento de alimentos compatível com outros já estudados no Brasil e no LMHES da UFRN.
|
|
14
|
-
JOSE RIBEIRO DE SOUZA FILHO
-
OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM ECO-COMPÓSITO A BASE DE LÁTEX E BAINHA DA PALHA DO COQUEIRO PARA ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO
-
Advisor : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
-
ALINE CRISTINA MENDES DE FARIAS
-
NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
-
Data: Dec 18, 2015
-
-
Show Abstract
-
Com o surgimento de novas tecnologias, tem crescido a necessidade de utilização de novos materiais, e com isso tem se intensificado pesquisas sobre a obtenção e utilização de materiais provenientes de fontes renováveis, seja para reduzir os custos de produção e/ou impacto ambiental. Nesse contexto, verificou-se que a bainha da palha do coqueiro pode ser aproveitada como matéria-prima para a produção de um compósito que pode ser utilizado como isolante térmico e acústico. Depois de selecionadas as bainhas do coqueiro foram submetidas a tratamento com solução aquosa com 2% de hidróxido de sódio (NaOH). O compósito mencionado foi produzido com bainha do coqueiro e látex natural, com percentuais de bainha nas proporções 15%, 25% e 35% do volume total do composto. As propriedades físico-mecânicas avaliadas foram: Densidade, Absorção de Água, Teor de Umidade, Microscopia Eletrônica, Dureza Shore e Resistência à Tração. Além dos parâmetros já mencionados, foram determinadas a Condutividade Térmica, Difusividade Térmica, Resistividade Térmica, Calor Específico, Inflamabilidade, bem como a Isolação Acústica, proporcionada pelo compósito em estudo. As análises foram fundamentadas em normas ABNT, ASTM e UL. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que o compósito produzido a partir da bainha do coqueiro pode ser utilizado como isolamento térmico e acústico. Com isso, dá-se um fim mais nobre a este material, que na maioria das vezes é queimado ou descartado inadequadamente no meio ambiente.
|
|