Banca de DEFESA: ERCÍLIA JULIANA MARCIANO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERCÍLIA JULIANA MARCIANO DE OLIVEIRA
DATA : 31/01/2019
HORA: 14:00
LOCAL: ECT/UFRN
TÍTULO:

O ensino de física para estudantes surdos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física-surdos


PÁGINAS: 114
RESUMO:

A Constituição da República Federativa do Brasil afirma (Art. 205 e Art. 206) que a

educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que deve haver

igualdade de acesso e permanência na escola. Assim, os alunos com necessidades

especiais devem estar inseridos no contexto escolar e usufruir de pleno gozo de

todos os direitos do aluno sem deficiência. Pensando nisso, foi feita uma sondagem

entre alguns professores da rede pública estadual do Rio Grande do Norte sobre o

ensino de física para alunos surdos. Esta pesquisa constatou que boa parte desses

professores não possuem conhecimentos necessários para estabelecer

comunicação com os seus alunos, o que influencia de forma direta na qualidade do

ensino ministrado. Além disso, eles acham difícil encontrar materiais adequados que

possam minimizar este problema. O presente trabalho traz uma proposta para

amenizar essa situação. Trata-se do desenvolvimento de aulas numa perspectiva

bilíngue que podem ser aplicadas na sala de aula junto com os alunos ouvintes ou

indicadas a estes alunos para que sirvam de suporte ao estudo em casa. O principal

recurso para este trabalho foca na produção de vídeo aulas para todos os alunos,

com narração em língua portuguesa para os ouvintes e execução em LIBRAS –

Língua Brasileira de Sinais – para os alunos surdos. A produção dessas vídeo aulas

considera relevantes os momentos pedagógicos essenciais, conforme amplo

conhecimento na literatura especializada da pesquisa em ensino de física.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO DOS SANTOS
Presidente - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Notícia cadastrada em: 18/01/2019 16:02
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