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Dissertações |
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ERCÍLIA JULIANA MARCIANO DE OLIVEIRA
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O ensino de física para estudantes surdos
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Orientador : CICLAMIO LEITE BARRETO
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALBERTO DOS SANTOS
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CICLAMIO LEITE BARRETO
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MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
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Data: 31/01/2019
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A Constituição da República Federativa do Brasil afirma (Art. 205 e Art. 206) que a
educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que deve haver
igualdade de acesso e permanência na escola. Assim, os alunos com necessidades
especiais devem estar inseridos no contexto escolar e usufruir de pleno gozo de
todos os direitos do aluno sem deficiência. Pensando nisso, foi feita uma sondagem
entre alguns professores da rede pública estadual do Rio Grande do Norte sobre o
ensino de física para alunos surdos. Esta pesquisa constatou que boa parte desses
professores não possuem conhecimentos necessários para estabelecer
comunicação com os seus alunos, o que influencia de forma direta na qualidade do
ensino ministrado. Além disso, eles acham difícil encontrar materiais adequados que
possam minimizar este problema. O presente trabalho traz uma proposta para
amenizar essa situação. Trata-se do desenvolvimento de aulas numa perspectiva
bilíngue que podem ser aplicadas na sala de aula junto com os alunos ouvintes ou
indicadas a estes alunos para que sirvam de suporte ao estudo em casa. O principal
recurso para este trabalho foca na produção de vídeo aulas para todos os alunos,
com narração em língua portuguesa para os ouvintes e execução em LIBRAS –
Língua Brasileira de Sinais – para os alunos surdos. A produção dessas vídeo aulas
considera relevantes os momentos pedagógicos essenciais, conforme amplo
conhecimento na literatura especializada da pesquisa em ensino de física.
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The Constitution of the Federative Republic of Brazil states (Art. 205 and Art. 206)
that education is a right of everyone and the duty of the State and of the family, and
that there must be equality of access and permanence in school. Thus, students with
special needs must be inserted in the school context and enjoy the full enjoyment of
all the rights of students without disabilities. Thinking about this, a survey was
conducted among some teachers of the state public network of Rio Grande do Norte
on the teaching of physics for deaf students. This research found that many of these
teachers do not have the necessary knowledge to establish communication with their
students, which directly influences the quality of teaching taught. In addition, they find
it difficult to find suitable materials that can minimize this problem. This work presents
a proposal to mitigate this situation. It is the development of lessons from a bilingual
perspective that can be applied in the classroom with the listening students or given
to these students to support the study at home. The main resource for this work
focuses on the production of video lessons for all students, with narration in
Portuguese for listeners and performed in LIBRAS – Brazilian Sign Language – for
deaf students. The production of these video lessons considers relevant the essential
pedagogical moments, according to the ample knowledge in the specialized literature
of the research in physics teaching.
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PEDRO RODRIGUES DA FONSECA FILHO
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UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE COLISÕES COM A UTILIZAÇÃO DE SIMULADOR E GAME
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Orientador : NEEMIAS ALVES DE LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCELO NUNES COELHO
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NEEMIAS ALVES DE LIMA
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PAULO DANTAS SESION JUNIOR
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Data: 22/02/2019
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A utilização de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem vem mostrando inovações e desafios à escola. No entanto, o ensino de Física no nosso país continua sendo de maneira tradicional, onde os professores transmitem seus conhecimentos apenas nos conteúdos voltados para os vestibulares, também planejam suas aulas para exposições de fórmulas e apenas resoluções de exercícios. Neste trabalho apresentamos um produto educacional que tem como objetivo a utilização de uma metodologia de ensino-aprendizagem que busca motivar os alunos, levando-os a prática de uma nova tecnologia em sala de aula, tal que a escola entre nessa nova era da informação. O produto é uma sequência didática para lecionar no ensino médio o assunto de quantidade de movimento e colisões de um sistema isolado de duas partículas. Na aplicação do produto educacional são empregados o simulador de fenômeno PhET e o game Kahoot como plataforma para exercícios digitais.
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The use of new technologies in the teaching-learning process has been showing innovations and challenges to the school. However, the teaching of Physics in our country continues in a traditional way, where the teachers transmit their knowledge only in the contents directed to the vestibular, also plan their classes for expositions of formulas and only resolutions of exercises. In this work we present an educational product that aims to use a teaching-learning methodology that seeks to motivate students, leading them to practice a new technology in the classroom, such that the school enters this new information age. The product is a didactic sequence to teach in high school the subject of linear momemtum and collisions of an isolated system of two particles. In the application of the educational product PhET phenomenon simulator and the Kahoot game are used as platform for digital exercises.
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LEANDRO ARRILTON DE MEDEIROS
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SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE ONDULATÓRIA
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Orientador : PAULO DANTAS SESION JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO DANTAS SESION JUNIOR
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PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
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THATYARA FREIRE DE SOUZA
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Data: 26/06/2019
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O ensino da Física tem sido uma tarefa árdua nos últimos tempos e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino/aprendizagem e o método PeerInstructioncom base na teoria de Erick Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizada no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas foi observado através da fala dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.
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The teaching of physics has been an arduous task in recent times and thinking about this difficulty the present work seeks to expose the development of alternative methodologies to solve this problem. This is an applied research in Wave Teaching where the methodology of the inverted classroom was applied that aims to work teaching in the collaborative perspective, thus making the learning more meaningful. The elaboration of this project was based on the theory of Vygotsky with the levels of development in the process of teaching / learning and the PeerInstruction method based on the theory of Erick Mazur. The project was implemented in two classes of the Secondary High School. In class A, the inverted classroom methodology was applied using some technological tools such as: YouTube videotapes, Plickers application, Google forms and Google classroom - these were used as a subsidy form for three didactic sequences used in the teaching of waves. In class B, the traditional methodology was applied. This distinct process between the two classes aimed to investigate the efficiency of the inverted classroom methodology. After the classes it was observed through the students' speech and written evaluation that the group A obtained greater performance in relation to group B. The project was valid since it could contribute with a new vision of the teaching of Waves.
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RAQUEL VIANA BERNARDO
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APLICAÇÃO DO JOGO DESVENDANDO OS SEGREDOS DO UNIVERSO E A CAIXA DOS ECLIPSES PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
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Orientador : JEFFERSON SOARES DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
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JEFFERSON SOARES DA COSTA
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THIAGO BRUNO RAFAEL DE FREITAS OLIVEIRA
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Data: 28/06/2019
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Buscamos usar a Astronomia como tema motivador para o ensino de Física no ensino médio, sendo assim um facilitador no processo de ensino- aprendizagem. Para alcançar tal objetivo, utilizamos práticas lúdicas para o despertar do interesse dos estudantes a partir da criação de jogos, sendo estes: “Desvendando os segredos do Universo” e “Caixa dos Eclipses”. O primeiro é um jogo de tabuleiro clássico, que desperta o interesse e que pode ser usado por pessoas de todas as idades, já que se trata de um tema que envolve o fascínio da curiosidade, do êxtase e contemplação do desconhecido, do indizível. No entanto, apesar de despertar o interesse e aguçamento em todas as idades, é provável que se encontre um pouco de dificuldade para crianças até oito anos, já que envolve o conhecimento da funcionalidade do Universo e em razão da própria complexidade do tema. O nível de perguntas pode ser um pouco elevado e difícil de entendimento para essa faixa etária. As regras do jogo são simples, funcionando como outro qualquer jogo de tabuleiro que é necessário chegar ao fim da jornada para vencê-lo. É possível reunir várias pessoas e dividi-las em dois grupos para, juntos, percorrerem o caminho do jogo, desvendando as curiosidades sobre o universo e realizando uma verdadeira viagem espacial pelo nosso Sistema Solar. O segundo é uma caixa com modelos em grande escala do Sol, Lua e Terra, mostrando o alinhamento e as condições para a ocorrência dos eclipses, fases da Lua e estações do ano. O trabalho foi aplicado com estudantes da segunda série do ensino médio, com o objetivo de avaliar e analisar o conhecimento adquirido nas primeiras séries do ensino básico. Observou-se, a partir das análises, que a proposta apresentada por esta dissertação obteve resultados satisfatórios quanto ao aprendizado de Astronomia. Descobrir mais um pouco do seu planeta Terra e os planetas que orbitam o Sol, fará você descobrir um amor pela astronomia e contemplar que o céu é uma incógnita e tem a nos oferecer muito mais do que pensamos.
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Astronomy is used as a motivation theme to teaching Physics in High School, being a tool on teaching-learning process. To aim this, playful practices were used to arouse the interest by students since games creation, as: Unveiling Universe Secrets and Eclipse Boxes. First one is a classic board game that calls attention of the students and may be used by people of any age, whereas it is a curious and fascinating theme that contemplates the unknown. However, despite of the interest and the improvement on every age, it must present some difficulty to less than 8 years old children, because evolves universe functionality knowledge and because of the complexity of the subject. Level of questions might be a bit elevated and hard to understand to this age range. Game rules are simple, as any board game, you must get to the finish to win. It is possible to gather many people and split them in two groups to go through the game way, discovering curiosities about the Universe and making a special road trip by the Solar System. The second one is a box with models on a large scale of the Sun, Moon and the Earth, showing its alignment and conditions to eclipses occurrence, moon phases and yearly seasons. This work was applied to High School second grade students, aiming to evaluate and analyze the acquired knowledge on basic education. Through analysis, it was observed that this proposal obtained satisfactory results about Astronomy learning. Find out more about the Earth and planets orbiting the Sun can make anyone discover love for the Astronomy and contemplates the Sky is a unknown that may offers much more than we think.
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NATANA RODRIGUES DE MOURA
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ROBÔ-CAR: UMA ABORDAGEM DA ROBÓTICA EDUCACIONAL APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA.
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Orientador : SAMYR SILVA BEZERRA JACOME
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MEMBROS DA BANCA :
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SAMYR SILVA BEZERRA JACOME
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PAULO DANTAS SESION JUNIOR
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FRANCISCO FRANCINÉ MAIA JÚNIOR
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Data: 30/07/2019
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Esse trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um produto educacional que seja utilizado como ferramenta de ensino nas aulas de física, sendo sugerida uma abordagem metodológica no ensino de cinemática, mais precisamente sobre conceitos relacionados a movimento uniforme, aos alunos do ensino médio a partir da utilização da Robótica Educacional de baixo custo. Propõe-se um manual didático de desenvolvimento do protótipo, intitulado Robô-Car, comandado por programação a partir de uma plataforma Arduino, como também uma metodologia, em sequência didática, que consiste de uma parte prática utilizando o robô aplicado ao estudo de movimento, onde os alunos participarão ativamente, e uma teórica com a posterior análise dos dados coletados. Nesse primeiro momento objetivamos trabalhar de forma lúdica, interativa e intuitiva os conceitos de movimento, utilizando a Robótica Educacional como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, considerando as taxas de variação, sua aplicação ao estudo do movimento e o erro na medição de grandezas. Na parte teórica, os ideias abordadas no experimento serão debatidas a partir da organização e análise dos dados coletados, sendo o professor responsável pela orientação, com intervenções, cada vez mais ativas até que a teoria seja desvendada. Nesse processo, o aluno construirá uma sequência lógica de raciocínio permitindo, baseado no seu conhecimento de mundo, a compreensão da teoria proposta. Constatou-se que o uso da Robótica Educacional, em aulas, é um recurso metodológico extraordinário, pois além de uso ilimitado, também é extremamente atrativo. Tal característica é fundamental, pois empolga os alunos ocasionando maior estímulo tanto para se concentrar como debater as atividades propostas em sala.
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This work aims to present the development of an educational product that is used as a teaching tool in the physics classes, suggesting a methodological approach in teaching kinematics, more precisely on concepts related to uniform movement, to high school students from the use of the low cost Educational Robotics. It proposes a manual didactic of development of the prototype, titled Robô-Car, commanded by programming from a Arduino platform, as well as a methodology, in didactic sequence, that consists of a practical part using the robot applied to the study of movement, where students will participate actively, and a theoretical with the subsequent analysis of the data collected. In this first moment we aim to work in a playful, interactive and intuitive the concepts of movement, using Educational Robotics as a tool in the teaching-learning process, considering the rates of variation, its application to the study of motion and the error in the measurement of quantities. In the theoretical part, the ideas addressed in the experiment will be debated from the organization and analysis of the collected data, being the teacher responsible for the orientation, with interventions, increasingly active until the theory is unveiled. In this process, the student will construct a logical sequence of reasoning allowing, based on your knowledge of world, the understanding of the proposed theory. It has been found that the use of Educational Robotics in classrooms is an extraordinary methodological resource, since besides unlimited use, it is also extremely attractive. This characteristic is fundamental, since it excites the students causing greater stimulation both to concentrate and to debate the activities proposed in the room.
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LUIZ CLEMENTINO NETO
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ROTEIRO DE EXPERIMENTOS SOBRE MOVIMENTO CIRCULAR UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL
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Orientador : ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
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SAMYR SILVA BEZERRA JACOME
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LUCIANA ANGÉLICA DA SILVA NUNES
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Data: 30/07/2019
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Apresenta-se neste trabalho um apanhado do impacto alcançado pela contribuição dada através do uso da Robótica Educacional (RE) no ensino ensino de física, com foco nos conteúdos relacionados aos princípios do Movimento Circular e as suas principais características, como a definição dos conceitos de velocidade angular, sua relação com velocidade linear, frequência, período e afins, utilizando um roteiro elaborado no intuito de servir como material a ser utilizado por professores do componente curricular física no ensino médio, com uma abordagem com menos abstrações, tornando o ato de aprender mais lúdico com observações e interações com os experimentos realizados através de um pequeno robô elaborado com apoio do projeto URA – desenvolvido por integrantes do Laboratório de Automação e Robótica da UFRN – no intuito de que ao fim da aplicação deste trabalho os alunos participantes tenham a capacidade de resolver a problematização dada no início da aplicação e generalizar esse conhecimento adquirido nas demais situações que sejam semelhantes no seu dia a dia. Tentando também, junto a esse trabalho, realizar a inserção do uso das novas tecnologias no cotidiano de nossas salas de aula, dando a elas um sentido mais construtivo.
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This paper presents a survey of the impact achieved through the use of Educational Robotics (RE) in the teaching of physics, focusing on the contents related to the principles of the Circular Movement and its main characteristics, such as the definition of the concepts of angular velocity, its relation with linear velocity, frequency, period and the like, using a script elaborated in order to serve as material to be used by teachers of the physical curricular component in high school, with an approach with fewer abstractions, making the act of learning more playful with observations and interactions with the experiments realized through a small robot elaborated with support of the URA project - developed by members of the Laboratory of Automation and Robotics of UFRN - in order that at the end of the application of this work the participating students have the capacity solve the problem at the beginning of the and generalize this knowledge acquired in other situations that are similar in their day to day. Trying also, along with this work, to carry out the insertion of the use of new technologies in the daily life of our classrooms, giving them a more constructive sense.
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VANESSA CRISTINA DA SILVA
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CONHECENDO AS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS: VIAJANDO AO INVISÍVEL
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Orientador : ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
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PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
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FRANCISCO FRANCINÉ MAIA JÚNIOR
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Data: 30/07/2019
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A física é uma ciência muito presente em nosso cotidiano. Mesmo assim lecionar essa disciplina não é tão trivial quanto parece. Existe diversas dificuldades encontradas pelo professor em sua prática docente, dentre estas está a capacidade de associar suas aulas a dinamicidade da sociedade atual. Pensando a cerca, essas foram as motivações para a criação de um jogo de tabuleiro- “conhecendo as partículas subatômicas: Viajando ao invisível”. Com o objetivo principal em apontar a possibilidade de aprendizagem, devido a sua utilização de maneira lúdica e dinâmica, sobre conceitos do modelo padrão das partículas. Assim foi necessário analisar e aperfeiçoar a jogabilidade em alunos do ensino médio na Escola Estadual João Tibúrcio, na turma da 3°série A do turno matutino, da rede regular de ensino localizada no município de Goianinha no Rio grande do Norte. Para isso foi feita uma análise quantitativa e qualitativa utilizando a vivência em sala de aula quanto o banco de dados adquiridos após a aplicação e comparação do Pré e o pós teste realizado durante a aplicação do produto educacional. Verificamos que os alunos melhoraram os conceitos tanto de partículas subatômicas como de história da ciência após a aplicação do jogo de tabuleiro. Após a intervenção pedagógica cerca de 70% alunos passaram a identificar algumas das partículas elementares e a existências das forças fundamentais. Devido a isso, obtivemos muitos relatos positivos da utilização do produto educacional por meio dos alunos, e que foi um incentivo para a busca de mais informações sobre o tema em outros meios de acesso ao conhecimento. Por esse motivo espera-se que o trabalho sirva como parâmetro para aplicação do jogo em outros ambientes para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao conteúdo de física das partículas.
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Physics is a very present science in our daily lives. Even so, teaching this discipline is not as trivial as it seems. There are several difficulties encountered by the teacher in his teaching practice, among them is the ability to associate his classes with the dynamism of the current society. Thinking about it, these were the motivations for creating a board game - "Knowing the Subatomic Particles: Traveling to the Unseen" - with the primary goal of analyzing and perfecting gameplay in high school students. Applied in principle at the João Tibúrcio State School of the regular school network located in the municipality of Goianinha in Rio Grande do Norte. Aiming the possibility of learning, due to its use in a playful and dynamic way, on concepts of the standard model of the particles. In this work will be made the presentation of the product and how it was used in its application. The comparison between the Pre and the post test will also be made through quantitative analysis. We verify students improve the concepts of subatomic particles after the application of the board game, identifying some of the elementary particles and the existence of fundamental forces. Because of this, we have obtained many positive reports of the use of the educational product through the students, and that it was an incentive to search for more information on the subject in other means of access to knowledge. For this reason it is expected that the work will serve as a parameter for the application of the game in other environments so that more and more people have access to the particle physics contente.
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LUIS CARLOS NORONHA E SOUSA
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UMA PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL PARA O ENSINO MÉDIO.
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Orientador : CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
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JEFFERSON SOARES DA COSTA
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THATYARA FREIRE DE SOUZA
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Data: 17/10/2019
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Nessa dissertação nós desenvolvemos um produto educacional que foi elaborado para ser aplicado no Ensino Médio, servindo como uma alternativa de material acadêmico sobre o ensino do tema de gravitação universal ao professor, em sala de aula. Tendo como objetivo facilitar a aquisição de conceitos sobre esse tema bastante corriqueiro entre os alunos, para alcançarmos esse objetivo, elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), Marcos A. Moreira e Neusa T. Massoni, 2016, constando de uma sequência didática (S.D), Zabala 1998, sobre o tema gravitação universal. A presente UEPS adota como marco teórico a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1968,2000) em visões clássicas e contemporâneas (Moreira, 2000,2005,2006), a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud (1990; Moreira,2004), as teorias de educação de Joseph D, Novak (1977) e de D.B Gowin (1981). Adotando assim a filosofia da construção de uma UEPS, em que o ensino só ocorre quando há aprendizagem e esta deve ser significativa; ensino é meio, aprendizagem significativa é o fim; materiais de ensino devem ser potencialmente significativos. Portanto, não existem Sequências do Ensino e Aprendizagem Significativas, nem Unidades de Ensino Significativas, são sempre Potencialmente Significativas, no sentido que podem facilitar a captação e internalização (mental) de significados compartilhados externamente, Marcos A. Moreira e Neusa T. Massoni, 2016. A estrutura dessa UEPS sobre gravitação universal encontra-se detalhada no capítulo 1 dessa dissertação, com seus princípios e suas etapas. Etapas associadas a S.D que utilizamos e desenvolvemos coma nossa experiência em sala de aula ao longo dos anos como educador. Quanto a S.D, está detalhada no capítulo 3, composta de 08 encontros, cada encontro com duração de 50 minutos, sendo iniciada por um questionário inicial; seguido de uma discussão em grupo; depois uma encenação teatral com utilização da sala de aula invertida; aulas expositivas do tema pelo professor; leitura e interpretação de alguns textos; e no último encontro, uma reaplicação do questionário inicial , adaptado com duas novas questões de avaliação da UEPS. Finalmente, verificamos que a UESP, apresentou resultados positivos, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem, como pode ser observado com os resultados obtidos e analisados, com os dados, inseridos no capítulo 4 desta dissertação. No capítulo 5, temos a nossa conclusão e perspectivas, produzimos ainda um produto educacional para o professor de Física utilizar no ensino médio, se desejar, em suas aulas sobre esse tema de bastante curiosidade e interesse dos alunos. Além de produzir um livro paradidático sobre o tema e assuntos correlacionados, que pode ser útil como uma fonte de pesquisa e também como forma de divulgação deste produto educacional, inclusive os capítulos relacionados ao tema desta UEPS estão nos anexos.
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In this dissertation we developed an educational product that was designed to be applied in high school, serving as an alternative to academic material on the teaching of universal gravitation to the teacher in the classroom. Aiming to facilitate the acquisition of concepts on this very common theme among students, to achieve this goal, we elaborated a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), Marcos A. Moreira and Neusa T. Massoni, 2016, consisting of a didactic sequence. (SD), Zabala 1998, on the subject of universal gravitation. The present UEPS adopts as theoretical framework David Ausubel's (1968,2000) theory of meaningful learning in classical and contemporary views (Moreira, 2000,2005,2006), Gérard Vergnaud's theory of conceptual fields (1990; Moreira, 2004), the educational theories of Joseph D, Novak (1977) and DB Gowin (1981). Adopting thus the philosophy of building a UEPS, where teaching only occurs when there is learning and it must be meaningful; teaching is means, meaningful learning is the end; teaching materials should be potentially meaningful. Therefore, there are no Significant Teaching and Learning Sequences, nor Significant Teaching Units, are always Potentially Significant, in the sense that they can facilitate the capture and (mental) internalization of externally shared meanings, Marcos A. Moreira and Neusa T. Massoni, 2016 The structure of this UEPS on universal gravitation is detailed in chapter 1 of this dissertation, with its principles and stages. S.D.-associated steps that we use and develop with our classroom experience over the years as an educator. As for S.D, it is detailed in chapter 3, consisting of 08 meetings, each meeting lasting 50 minutes, starting with an initial questionnaire; followed by a group discussion; then a theatrical play using the inverted classroom; lectures on the subject by the teacher; reading and interpretation of some texts; and at the last meeting, a re-application of the initial questionnaire, adapted with two new UEPS evaluation questions. Finally, we verified that the UESP presented positive results, improving the quality of teaching and learning, as can be observed with the results obtained and analyzed, with the data, inserted in chapter 4 of this dissertation. In chapter 5, we have our conclusion and perspectives, we also produced an educational product for the physics teacher to use in high school, if desired, in his classes on this topic of great curiosity and interest of students. In addition to producing a book on the subject and related subjects, which can be useful as a source of research and also as a means of disseminating this educational product, even the chapters related to the theme of this UEPS are in the annexes.
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