Dissertações/Teses

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2019
Dissertações
1
  • ERCÍLIA JULIANA MARCIANO DE OLIVEIRA
  • O ensino de física para estudantes surdos

  • Orientador : CICLAMIO LEITE BARRETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALBERTO DOS SANTOS
  • CICLAMIO LEITE BARRETO
  • MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
  • Data: 31/01/2019

  • Mostrar Resumo
  • A Constituição da República Federativa do Brasil afirma (Art. 205 e Art. 206) que a

    educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que deve haver

    igualdade de acesso e permanência na escola. Assim, os alunos com necessidades

    especiais devem estar inseridos no contexto escolar e usufruir de pleno gozo de

    todos os direitos do aluno sem deficiência. Pensando nisso, foi feita uma sondagem

    entre alguns professores da rede pública estadual do Rio Grande do Norte sobre o

    ensino de física para alunos surdos. Esta pesquisa constatou que boa parte desses

    professores não possuem conhecimentos necessários para estabelecer

    comunicação com os seus alunos, o que influencia de forma direta na qualidade do

    ensino ministrado. Além disso, eles acham difícil encontrar materiais adequados que

    possam minimizar este problema. O presente trabalho traz uma proposta para

    amenizar essa situação. Trata-se do desenvolvimento de aulas numa perspectiva

    bilíngue que podem ser aplicadas na sala de aula junto com os alunos ouvintes ou

    indicadas a estes alunos para que sirvam de suporte ao estudo em casa. O principal

    recurso para este trabalho foca na produção de vídeo aulas para todos os alunos,

    com narração em língua portuguesa para os ouvintes e execução em LIBRAS –

    Língua Brasileira de Sinais – para os alunos surdos. A produção dessas vídeo aulas

    considera relevantes os momentos pedagógicos essenciais, conforme amplo

    conhecimento na literatura especializada da pesquisa em ensino de física.


  • Mostrar Abstract
  • The Constitution of the Federative Republic of Brazil states (Art. 205 and Art. 206)

    that education is a right of everyone and the duty of the State and of the family, and

    that there must be equality of access and permanence in school. Thus, students with

    special needs must be inserted in the school context and enjoy the full enjoyment of

    all the rights of students without disabilities. Thinking about this, a survey was

    conducted among some teachers of the state public network of Rio Grande do Norte

    on the teaching of physics for deaf students. This research found that many of these

    teachers do not have the necessary knowledge to establish communication with their

    students, which directly influences the quality of teaching taught. In addition, they find

    it difficult to find suitable materials that can minimize this problem. This work presents

    a proposal to mitigate this situation. It is the development of lessons from a bilingual

    perspective that can be applied in the classroom with the listening students or given

    to these students to support the study at home. The main resource for this work

    focuses on the production of video lessons for all students, with narration in

    Portuguese for listeners and performed in LIBRAS – Brazilian Sign Language – for

    deaf students. The production of these video lessons considers relevant the essential

    pedagogical moments, according to the ample knowledge in the specialized literature

    of the research in physics teaching.

2
  • ERCÍLIA JULIANA MARCIANO DE OLIVEIRA
  • O ensino de física para estudantes surdos

  • Orientador : CICLAMIO LEITE BARRETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALBERTO DOS SANTOS
  • CICLAMIO LEITE BARRETO
  • MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
  • Data: 31/01/2019

  • Mostrar Resumo
  • A Constituição da República Federativa do Brasil afirma (Art. 205 e Art. 206) que a

    educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que deve haver

    igualdade de acesso e permanência na escola. Assim, os alunos com necessidades

    especiais devem estar inseridos no contexto escolar e usufruir de pleno gozo de

    todos os direitos do aluno sem deficiência. Pensando nisso, foi feita uma sondagem

    entre alguns professores da rede pública estadual do Rio Grande do Norte sobre o

    ensino de física para alunos surdos. Esta pesquisa constatou que boa parte desses

    professores não possuem conhecimentos necessários para estabelecer

    comunicação com os seus alunos, o que influencia de forma direta na qualidade do

    ensino ministrado. Além disso, eles acham difícil encontrar materiais adequados que

    possam minimizar este problema. O presente trabalho traz uma proposta para

    amenizar essa situação. Trata-se do desenvolvimento de aulas numa perspectiva

    bilíngue que podem ser aplicadas na sala de aula junto com os alunos ouvintes ou

    indicadas a estes alunos para que sirvam de suporte ao estudo em casa. O principal

    recurso para este trabalho foca na produção de vídeo aulas para todos os alunos,

    com narração em língua portuguesa para os ouvintes e execução em LIBRAS –

    Língua Brasileira de Sinais – para os alunos surdos. A produção dessas vídeo aulas

    considera relevantes os momentos pedagógicos essenciais, conforme amplo

    conhecimento na literatura especializada da pesquisa em ensino de física.


  • Mostrar Abstract
  • The Constitution of the Federative Republic of Brazil states (Art. 205 and Art. 206)

    that education is a right of everyone and the duty of the State and of the family, and

    that there must be equality of access and permanence in school. Thus, students with

    special needs must be inserted in the school context and enjoy the full enjoyment of

    all the rights of students without disabilities. Thinking about this, a survey was

    conducted among some teachers of the state public network of Rio Grande do Norte

    on the teaching of physics for deaf students. This research found that many of these

    teachers do not have the necessary knowledge to establish communication with their

    students, which directly influences the quality of teaching taught. In addition, they find

    it difficult to find suitable materials that can minimize this problem. This work presents

    a proposal to mitigate this situation. It is the development of lessons from a bilingual

    perspective that can be applied in the classroom with the listening students or given

    to these students to support the study at home. The main resource for this work

    focuses on the production of video lessons for all students, with narration in

    Portuguese for listeners and performed in LIBRAS – Brazilian Sign Language – for

    deaf students. The production of these video lessons considers relevant the essential

    pedagogical moments, according to the ample knowledge in the specialized literature

    of the research in physics teaching.

3
  • PEDRO RODRIGUES DA FONSECA FILHO
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE COLISÕES COM A UTILIZAÇÃO DE SIMULADOR E GAME

  • Orientador : NEEMIAS ALVES DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCELO NUNES COELHO
  • NEEMIAS ALVES DE LIMA
  • PAULO DANTAS SESION JUNIOR
  • Data: 22/02/2019

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  • A utilização de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem vem mostrando inovações e desafios à escola. No entanto, o ensino de Física no nosso país continua sendo de maneira tradicional, onde os professores transmitem seus conhecimentos apenas nos conteúdos voltados para os vestibulares, também planejam suas aulas para exposições de fórmulas e apenas resoluções de exercícios.
    Neste trabalho apresentamos um produto educacional que tem como objetivo a utilização de uma metodologia de ensino-aprendizagem que busca motivar os alunos, levando-os a prática de uma nova tecnologia em sala de aula, tal que a escola entre nessa nova era da informação. O produto é uma sequência didática para lecionar no ensino médio o assunto de quantidade de movimento e colisões de um sistema isolado de duas partículas. Na aplicação do produto educacional são empregados o simulador de fenômeno PhET e o game Kahoot como plataforma para exercícios digitais.


  • Mostrar Abstract
  • The use of new technologies in the teaching-learning process has been showing innovations and challenges to the school. However, the teaching of Physics in our country continues in a traditional way, where the teachers transmit their knowledge only in the contents directed to the vestibular, also plan their classes for expositions of formulas and only resolutions of exercises.
    In this work we present an educational product that aims to use a teaching-learning methodology that seeks to motivate students, leading them to practice a new technology in the classroom, such that the school enters this new information age. The product is a didactic sequence to teach in high school the subject of linear momemtum and collisions of an isolated system of two particles. In the application of the educational product PhET phenomenon
    simulator and the Kahoot game are used as platform for digital exercises.

4
  • LEANDRO ARRILTON DE MEDEIROS
  • SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE ONDULATÓRIA

  • Orientador : PAULO DANTAS SESION JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PAULO DANTAS SESION JUNIOR
  • PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
  • THATYARA FREIRE DE SOUZA
  • Data: 26/06/2019

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  • O ensino da Física tem sido uma tarefa árdua nos últimos tempos e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino/aprendizagem e o método PeerInstructioncom base na teoria de Erick Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizada no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas foi observado através da fala dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of physics has been an arduous task in recent times and thinking about this difficulty the present work seeks to expose the development of alternative methodologies to solve this problem. This is an applied research in Wave Teaching where the methodology of the inverted classroom was applied that aims to work teaching in the collaborative perspective, thus making the learning more meaningful. The elaboration of this project was based on the theory of Vygotsky with the levels of development in the process of teaching / learning and the PeerInstruction method based on the theory of Erick Mazur. The project was implemented in two classes of the Secondary High School. In class A, the inverted classroom methodology was applied using some technological tools such as: YouTube videotapes, Plickers application, Google forms and Google classroom - these were used as a subsidy form for three didactic sequences used in the teaching of waves. In class B, the traditional methodology was applied. This distinct process between the two classes aimed to investigate the efficiency of the inverted classroom methodology. After the classes it was observed through the students' speech and written evaluation that the group A obtained greater performance in relation to group B. The project was valid since it could contribute with a new vision of the teaching of Waves.

5
  • RAQUEL VIANA BERNARDO
  • APLICAÇÃO DO JOGO DESVENDANDO OS SEGREDOS DO UNIVERSO E A CAIXA DOS ECLIPSES PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : JEFFERSON SOARES DA COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
  • JEFFERSON SOARES DA COSTA
  • THIAGO BRUNO RAFAEL DE FREITAS OLIVEIRA
  • Data: 28/06/2019

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  • Buscamos usar a Astronomia como tema motivador para o ensino de Física no ensino médio, sendo assim um facilitador no processo de ensino- aprendizagem. Para alcançar tal objetivo, utilizamos práticas lúdicas para o despertar do interesse dos estudantes a partir da criação de jogos, sendo estes: “Desvendando os segredos do Universo” e “Caixa dos Eclipses”. O primeiro é um jogo de tabuleiro clássico, que desperta o interesse e que pode ser usado por pessoas de todas as idades, já que se trata de um tema que envolve o fascínio da curiosidade, do êxtase e contemplação do desconhecido, do indizível. No entanto, apesar de despertar o interesse e aguçamento em todas as idades, é provável que se encontre um pouco de dificuldade para crianças até oito anos, já que envolve o conhecimento da funcionalidade do Universo e em razão da própria complexidade do tema. O nível de perguntas pode ser um pouco elevado e difícil de entendimento para essa faixa etária. As regras do jogo são simples, funcionando como outro qualquer jogo de tabuleiro que é necessário chegar ao fim da jornada para vencê-lo. É possível reunir várias pessoas e dividi-las em dois grupos para, juntos, percorrerem o caminho do jogo, desvendando as curiosidades sobre o universo e realizando uma verdadeira viagem espacial pelo nosso Sistema Solar. O segundo é uma caixa com modelos em grande escala do Sol, Lua e Terra, mostrando o alinhamento e as condições para a ocorrência dos eclipses, fases da Lua e estações do ano. O trabalho foi aplicado com estudantes da segunda série do ensino médio, com o objetivo de avaliar e analisar o conhecimento adquirido nas primeiras séries do ensino básico. Observou-se, a partir das análises, que a proposta apresentada por esta dissertação obteve resultados satisfatórios quanto ao aprendizado de Astronomia. Descobrir mais um pouco do seu planeta Terra e os planetas que orbitam o Sol, fará você descobrir um amor pela astronomia e contemplar que o céu é uma incógnita e tem a nos oferecer muito mais do que pensamos.


  • Mostrar Abstract
  • Astronomy is used as a motivation theme to teaching Physics in High School, being a tool on teaching-learning process. To aim this, playful practices were used to arouse the interest by students since games creation, as: Unveiling Universe Secrets and Eclipse Boxes. First one is a classic board game that calls attention of the students and may be used by people of any age, whereas it is a curious and fascinating theme that contemplates the unknown. However, despite of the interest and the improvement on every age, it must present some difficulty to less than 8 years old children, because evolves universe functionality knowledge and because of the complexity of the subject. Level of questions might be a bit elevated and hard to understand to this age range. Game rules are simple, as any board game, you must get to the finish to win. It is possible to gather many people and split them in two groups to go through the game way, discovering curiosities about the Universe and making a special road trip by the Solar System. The second one is a box with models on a large scale of the Sun, Moon and the Earth, showing its alignment and conditions to eclipses occurrence, moon phases and yearly seasons. This work was applied to High School second grade students, aiming to evaluate and analyze the acquired knowledge on basic education. Through analysis, it was observed that this proposal obtained satisfactory results about Astronomy learning. Find out more about the Earth and planets orbiting the Sun can make anyone discover love for the Astronomy and contemplates the Sky is a unknown that may offers much more than we think.

6
  • LUIZ CLEMENTINO NETO
  • ROTEIRO DE EXPERIMENTOS SOBRE MOVIMENTO CIRCULAR UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL

  • Orientador : ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
  • SAMYR SILVA BEZERRA JACOME
  • LUCIANA ANGÉLICA DA SILVA NUNES
  • Data: 30/07/2019

  • Mostrar Resumo
  • Apresenta-se neste trabalho um apanhado do impacto alcançado pela
    contribuição dada através do uso da Robótica Educacional (RE) no ensino ensino de
    física, com foco nos conteúdos relacionados aos princípios do Movimento Circular e as
    suas principais características, como a definição dos conceitos de velocidade angular,
    sua relação com velocidade linear, frequência, período e afins, utilizando um roteiro
    elaborado no intuito de servir como material a ser utilizado por professores do
    componente curricular física no ensino médio, com uma abordagem com menos
    abstrações, tornando o ato de aprender mais lúdico com observações e interações com
    os experimentos realizados através de um pequeno robô elaborado com apoio do projeto
    URA – desenvolvido por integrantes do Laboratório de Automação e Robótica da
    UFRN – no intuito de que ao fim da aplicação deste trabalho os alunos participantes
    tenham a capacidade de resolver a problematização dada no início da aplicação e
    generalizar esse conhecimento adquirido nas demais situações que sejam semelhantes
    no seu dia a dia. Tentando também, junto a esse trabalho, realizar a inserção do uso das
    novas tecnologias no cotidiano de nossas salas de aula, dando a elas um sentido mais
    construtivo.


  • Mostrar Abstract
  • This paper presents a survey of the impact achieved through the use of Educational
    Robotics (RE) in the teaching of physics, focusing on the contents related to the
    principles of the Circular Movement and its main characteristics, such as the definition
    of the concepts of angular velocity, its relation with linear velocity, frequency, period
    and the like, using a script elaborated in order to serve as material to be used by teachers
    of the physical curricular component in high school, with an approach with fewer
    abstractions, making the act of learning more playful with observations and interactions
    with the experiments realized through a small robot elaborated with support of the URA
    project - developed by members of the Laboratory of Automation and Robotics of
    UFRN - in order that at the end of the application of this work the participating students
    have the capacity solve the problem at the beginning of the and generalize this
    knowledge acquired in other situations that are similar in their day to day. Trying also,
    along with this work, to carry out the insertion of the use of new technologies in the
    daily life of our classrooms, giving them a more constructive sense.

7
  • VANESSA CRISTINA DA SILVA
  • CONHECENDO AS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS: VIAJANDO AO INVISÍVEL

  • Orientador : ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
  • PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
  • FRANCISCO FRANCINÉ MAIA JÚNIOR
  • Data: 30/07/2019

  • Mostrar Resumo
  • A física é uma ciência muito presente em nosso cotidiano. Mesmo assim lecionar essa disciplina não é tão trivial quanto parece. Existe diversas dificuldades encontradas pelo professor em sua prática docente, dentre estas está a capacidade de associar suas aulas a dinamicidade da sociedade atual.  Pensando a cerca, essas foram as motivações para a criação de um jogo de tabuleiro- “conhecendo as partículas subatômicas: Viajando ao invisível. Com o objetivo principal em apontar a possibilidade de aprendizagem, devido a sua utilização de maneira lúdica e dinâmica, sobre conceitos do modelo padrão das partículas. Assim foi necessário analisar e aperfeiçoar a jogabilidade em alunos do ensino médio na Escola Estadual João Tibúrcio, na turma da 3°série A do turno matutino, da rede regular de ensino localizada no município de Goianinha no Rio grande do Norte. Para isso foi feita uma análise quantitativa e qualitativa utilizando a vivência em sala de aula quanto o banco de dados adquiridos após a aplicação e comparação do Pré e o pós teste realizado durante a aplicação do produto educacional. Verificamos que os alunos melhoraram os conceitos tanto de partículas subatômicas como de história da ciência após a aplicação do jogo de tabuleiro. Após a intervenção pedagógica cerca de 70% alunos passaram a identificar algumas das partículas elementares e a existências das forças fundamentais. Devido a isso, obtivemos muitos relatos positivos da utilização do produto educacional por meio dos alunos, e que foi um incentivo para a busca de mais informações sobre o tema em outros meios de acesso ao conhecimento.  Por esse motivo espera-se que o trabalho sirva como parâmetro para aplicação do jogo em outros ambientes para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao conteúdo de física das partículas.


  • Mostrar Abstract
  • Physics is a very present science in our daily lives. Even so, teaching this discipline is not as trivial as it seems. There are several difficulties encountered by the teacher in his teaching practice, among them is the ability to associate his classes with the dynamism of the current society. Thinking about it, these were the motivations for creating a board game - "Knowing the Subatomic Particles: Traveling to the Unseen" - with the primary goal of analyzing and perfecting gameplay in high school students. Applied in principle at the João Tibúrcio State School of the regular school network located in the municipality of Goianinha in Rio Grande do Norte. Aiming the possibility of learning, due to its use in a playful and dynamic way, on concepts of the standard model of the particles. In this work will be made the presentation of the product and how it was used in its application. The comparison between the Pre and the post test will also be made through quantitative analysis. We verify students improve the concepts of subatomic particles after the application of the board game, identifying some of the elementary particles and the existence of fundamental forces. Because of this, we have obtained many positive reports of the use of the educational product through the students, and that it was an incentive to search for more information on the subject in other means of access to knowledge. For this reason it is expected that the work will serve as a parameter for the application of the game in other environments so that more and more people have access to the particle physics contente.

2018
Dissertações
1
  • RAFAELLA SAYONARA MARQUES FERREIRA VIDAL
  • Ensino de Termodinâmica através da construção de instrumentos de medição de variáveis meteorológicas e da confecção de mini estação meteorológica portátil com Arduino

  • Orientador : DEUSDEDIT MONTEIRO MEDEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DEUSDEDIT MONTEIRO MEDEIROS
  • RONAI MACHADO LISBOA
  • SUBENIA KARINE DE MEDEIROS
  • Data: 29/06/2018

  • Mostrar Resumo
  • Ensinar os princípios Termodinâmicos para os alunos do Ensino Médio, não é fácil, tendo em vista a dificuldade de relacionar o cotidiano do aprendiz com o conhecimento acadêmico de forma significativa. Para minimizar as dificuldades encontradas no ensino de Termodinâmica, a presente dissertação tem como intuito propor um manual didático para a confecção de uma mini estação meteorológica portátil. Através da construção desse experimento será possível o estudo das variáveis de estado termodinâmico utilizando o Arduino como plataforma de monitoramento. Inicialmente será apresentada uma breve explanação do ensino da Termodinâmica assim como as técnicas utilizadas neste trabalho que serviram para corroborar a proposta do produto. Em seguida, será abordada a construção de instrumentos que serviram para tornar a aprendizagem significativa por meio da experimentação e da tecnologia. Na sequência, será apresentada a aplicação do produto de ensino no Centro Educacional Agnus Dei. Por fim, será exposto as conclusões da presente dissertação, que explanará pretensões para dar continuidade ao trabalho com acréscimo de alguns sensores e anceia-se submeter esse trabalho a publicação na revista de ensino de Física. Ao final do trabalho o leitor encontrará dois apêndices. O apêndice “A” irá conter alguns registros fotográficos do projeto. No apêndice “B” irá conter o manual com o passo a passo da construção da mini estação meteorológica portátil. Nesse complemento irá incluir uma breve apresentação do hardware e do software, das conexões eletrônicas necessárias para a montagem e o código para dar os comandos aos sensores e ao Arduino Uno. Com esse material fica claro que qualquer pessoa com noções básicas de informática conseguirá montar esse equipamento. Logo, o ensino prático e desenvolvido pelos próprios alunos produziram resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • Teaching Thermodynamic principles for high school students is not easy, considering the difficulty of relating the daily life of the learner with academic knowledge in a meaningful way. In order to minimize the difficulties encountered in the teaching of thermodynamics, the present dissertation aims to propose a didactic manual for the creation of a mini portable meteorological station. Through the construction of this experiment it will be possible to study the thermodynamic state variables using Arduino as a monitoring platform. Initially a brief explanation of the teaching of thermodynamics will be presented as well as the techniques used in this work that served to corroborate the proposal of the product. Next, the construction of instruments that serve to make learning meaningful through experimentation and technology will be addressed. Next, the application of the teaching product will be presented at the Agnus Dei Educational Center. Finally, the conclusions of the present dissertation will be exposed, which will explain pretensions to continue the work with the addition of some sensors and it is suggested that this work be submitted to the publication in the journal of Physics teaching. At the end of the paper the reader will find two appendices. Appendix "A" will contain some photographic records of the project. In appendix "B" will contain the manual with the step-by-step construction of the mini portable weather station. This add-on will include a brief presentation of the hardware and software, the electronic connections required for assembly, and the code to give commands to the sensors and the Arduino Uno. With this material it is clear that anyone with computer basics will be able to assemble this equipment. Therefore, the practical and self-developed teaching produced significant results in the teaching and learning process.

2
  • ALLAN KARDEC DE PAIVA
  • DOMINÓ DIDÁTICO DE FÍSICA: Uma estratégia para o estudo de conceitos de Física no Ensino Médio

  • Orientador : PAULO DANTAS SESION JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PAULO DANTAS SESION JUNIOR
  • SAMYR SILVA BEZERRA JACOME
  • GEOVANI FERREIRA BARBOSA
  • Data: 12/07/2018

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho trata do uso de jogos no Ensino de Física, cujo produto é o Dominó Didático de Física. Nossa expectativa era desenvolver um produto educacional que favorecesse o aprendizado dos conceitos das grandezas e princípios no Ensino de Física. O Ensino Médio, atualmente, passa por reformas que são preconizadas pelo Sistema educacional brasileiro. A escola de tempo integral, o incentivo as diferentes metodologias, a alteração do currículo escolar é hoje um fato que alunos e professores precisam lidar. As metodologias ativas e participativas precisam ser de domínio das equipes pedagógicas e fazer parte do planejamento do professor, para que as aulas sejam mais dinâmicas e haja maior envolvimento dos alunos. O Jogo Dominó Didático de Física, pode ser estendido a todos os conteúdos e temas do Ensino Médio, mas por conveniência da escola e do momento da sequencia dos conteúdos ministrados, foi contemplado o tema Hidrostática. O jogo desenvolveu sete conceitos: Densidade, Pressão, Empuxo, Tensão Superficial, Lei de Stevin, Principio de Pascal e Principio de Arquimedes. Realizamos um questionário inicial com os alunos, que nos indicou alguns conhecimentos prévios sobre a temática e a percepção dos alunos sobre o ensino de Física, mostrando que apesar de deter noção de alguns conceitos, a maioria dos alunos consideram os conteúdos de Física importantes, mas muito complexos e de difícil aprendizagem.  Após a concepção, modelagem e aplicação do jogo com os alunos, constatamos que os objetivos foram atingidos, superando as nossas expectativas quanto à capacidade de mobilizar saberes anteriores, desenvolver o trabalho colaborativo e em equipe, além de fomentar a pesquisa espontânea dos alunos, sobre o tema.  Em nossa conclusão, afirmamos que o Jogo Dominó Didático de Física é, portanto, um material de apoio ao planejamento docente, que tem um caráter lúdico e de fácil manuseio, com regras simples, mas que leva o aluno à memorização de conceitos, ressignificação do entendimento a partir da verbalização dos próprios conceitos e respostas das questões reais que relacionam teoria e prática, favorecendo uma aprendizagem significativa, apropriada inclusive para alfabetização cientifica.
     


  • Mostrar Abstract
  • The present work deals with the use of games in the teaching of Physics, whose product is the Didactic Domino of Physics. Our expectation was to develop an educational product that favored learning the concepts of greatness and principles in Physics Teaching. The High School, currently, undergoes reforms that are advocated by the Brazilian Educational System. Full-time school, encouraging different methodologies, changing the school curriculum is now a fact that students and teachers need to deal with. The active and participative methodologies need to be of domain of the pedagogical teams and to be part of the planning of the teacher, so that the classes are more dynamic and there is greater involvement of the students. The Didactic Domino of Physics Game can be extended to all contents and themes of High School, but for the convenience of the school and the moment of the sequencing of the content taught, the subject Hydrostatic was contemplated. The game developed seven concepts: Density, Pressure, Buoyancy, Surface Tension, Stevin's Law, Pascal Principle, and Archimedes' Principle. We carried out an initial questionnaire with the students, which showed us some previous knowledge about the subject and the students' perception about the teaching of Physics, showing that despite having some notion of concepts, most of the students consider the contents of Physics important, but very complex and difficult to learn. After conception, modeling and application of the game with the students, we verified that the objectives were reached, surpassing our expectations regarding the ability to mobilize previous knowledge, develop collaborative and teamwork, and foster students' spontaneous research on the theme. In our conclusion, we affirm that the Didactic Domino of Physics Game is, therefore, a support material for teaching planning, which has a playful and easy to handle character, with simple rules, but which leads the student to memorize concepts, understanding from the verbalization of the concepts and answers of the real questions that relate theory and practice, favoring a meaningful learning, appropriate even for scientific literacy.
     

3
  • EMANUEL PEREIRA DE ARAÚJO
  • Pirâmide "holográfica": uma introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental

  • Orientador : MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
  • CICLAMIO LEITE BARRETO
  • CALISTRATO SOARES DA CAMARA NETO
  • Data: 22/08/2018

  • Mostrar Resumo
  • Somos a todo o momento bombardeados por novas tecnologias que nos
    permitem inúmeras façanhas, muitas delas inimagináveis décadas atrás. Neste cenário, a
    indústria cinematográfica fomenta ainda mais o imaginário popular ao exibir, por
    exemplo, hipotéticos hologramas interativos nos filmes de ficção científica e de superheróis.
    Além dos cinemas, também podemos encontrar menção aos hologramas em
    diversos outros cenários (eventos de premiação, campanhas de marketing e eleitorais,
    shows de música, dentre outros), alguns destes se utilizam de dispositivos vulgarmente
    denominados pirâmides “holográficas”. Essas pirâmides podem fornecer a nítida
    impressão de que o espectador está observando um objeto real e tangível. Todavia,
    conforme discutimos nessa dissertação, a maioria destas referências às imagens
    holográficas estão equivocadas, ou seja, além de não serem hologramas de fato, não
    passam de imagens bidimensionais. Isso pode gerar excelentes oportunidades
    educacionais para o debate sobre temáticas referentes a ilusões de óptica e o que são os
    hologramas, especialmente quando nos atentamos para a transição da curiosidade
    ingênua do indivíduo em uma curiosidade epistemológica. Desse modo, desenvolvemos
    um produto educacional por meio de uma sequência didática para a introdução ao
    estudo da óptica no ensino fundamental. Tomamos como ponto de partida a construção
    de uma pirâmide “holográfica” quadrangular e investigamos seu princípio físico de
    funcionamento. A sequência didática foi estruturada de acordo com os três momentos
    pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do
    conhecimento) desenvolvidos por Demétrios Delizoicov e que possuem bases
    educacionais freirianas. Mediante a aplicação da sequência didática, evidenciamos os
    principais resultados, entraves, expectativas e geramos o produto educacional final
    incluindo sugestões de aplicações nos demais níveis de escolaridade. Dentre os
    resultados alcançados, destacamos aspectos lúdicos identificados nas pirâmides
    “holográficas” que favoreceram a introdução de conceitos básicos da óptica e da
    matemática no ensino fundamental, assim como a imersão em diversos fatores da
    construção científica, a exemplo da formulação e verificação de hipóteses e a coleta e
    interpretação de dados.


  • Mostrar Abstract
  • We are at all times bombarded by new technologies that allow us many exploits, many
    of them unimaginable decades ago. In this scenario, the film industry further enhances
    the popular imagination by displaying, for example, hypothetical interactive holograms
    through science-fiction films and superheroes. In addition to the cinemas, we can also
    mention the holograms in several other scenarios (awards events, marketing and
    electoral campaigns, music shows, among others), some of which use devices
    commonly known as "holographic" pyramids. These pyramids can provide the clear
    impression that the viewer is observing a real and tangible object. However, as
    discussed in this dissertation, most of these references to holographic images are
    mistaken, that is, in addition to not being holograms in fact, they are just twodimensional
    images. This can generate excellent educational opportunities for the
    debate on the themes of optical illusions and holograms, especially when we consider
    the transition from the naive curiosity of the individual to an epistemological curiosity.
    In this way, we developed an educational product through a didactic sequence for the
    introduction to the study of optics in elementary education. We take as a starting point
    the construction of a quadrangular "holographic" pyramid and investigate its physical
    principle of functioning. The didactic sequence was structured according to the three
    pedagogical moments (initial problematization, organization of the knowledge and
    application of the knowledge) developed by Demétrios Delizoicov and that have freirian
    educational bases. Through the application of the didactic sequence, we show the main
    results, obstacles, expectations and generate the final educational product including
    suggestions of applications in the other levels of schooling. Among the results achieved,
    we highlight playful aspects identified in the "holographic" pyramids that favored the
    introduction of basic concepts of optics and mathematics in elementary education, as
    well as immersion in several factors of scientific construction, such as the formulation
    and verification of hypotheses and the collection and interpretation of data.

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  • MARCELO ANDRADE MASSUD
  • Um novo cotidiano para a Física no ensino
    médio: o comportamento da luz

  • Orientador : SAMYR SILVA BEZERRA JACOME
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JEFFERSON SOARES DA COSTA
  • SAMYR SILVA BEZERRA JACOME
  • THIAGO BRUNO RAFAEL DE FREITAS OLIVEIRA
  • Data: 23/08/2018

  • Mostrar Resumo
  • Essa proposta de trabalho apresenta um produto educacional que enfatiza o
    conceito de ondas eletromagnéticas, fundamentando e medindo a velocidade da
    luz através de um aparelho utilizado na vida cotidiana dos alunos. Foram
    exploradas também as concepções espontâneas para que fosse obtida uma
    aprendizagem significativa. Para isso, foi criado um novo cotidiano dentro da
    própria sala de aula. Um conteúdo normalmente não explorado nas escolas
    públicas brasileiras, pode ser depreendido por alunos do primeiro ano do Ensino
    Médio. Esse trabalho que foi realizado por uma turma de 40 alunos na Escola
    Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante no primeiro semestre do ano de
    2018, é apoiado numa sequência didática, bem como em um texto conceitual
    sobre a natureza da luz. A sequência didática como produto educacional se
    encontra no escopo dessa proposta.


  • Mostrar Abstract
  • In this work proposal we present an educational product where we emphasize
    the concept of electromagnetic waves, grounding and measuring the speed of
    light through an apparatus used in the daily life of students.We also explored the
    spontaneous conceptions to obtain a meaningful learning, for this a new daily life
    was created within the classroom itself. Tontent not normally explored in our
    public schools can be understood by first year students of high school, this work
    was carried out by a class of 40 students at the State School Professor Francisco
    Ivo Cavalcante in the first semester of 2018, this work is supported by a didactic
    sequence as well as in a conceptual text on the nature of light, the didactic
    sequence as an educational product is within the scope of this proposal.

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  • JARDES MARTINS ALVES
  • FÍSICA E HISTÓRIA: EXPERIMENTO DE TORRICELLI

  • Orientador : JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINA GUAL DA SILVA
  • CICLAMIO LEITE BARRETO
  • JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
  • Data: 10/09/2018

  • Mostrar Resumo
  • Tem-se presenciado nas ultimas décadas a consolidação da defesa da inserção didática da História e da Filosofia da Ciência. Seguindo essa tendência, livros didáticos vêm incluindo em seu escopo alguns elementos históricos relacionados aos conteúdos científicos. Apesar da intenção de atender às demandas da legislação educacional em termos de contextualização histórica, a falta de critérios e de atenção à historiografia da ciência acaba por dar espaço a uma inserção inadequada de elementos histórico-filosóficos. Esses equívocos se traduzem, por exemplo, na formação de visões simplistas sobre a ciência. Nesse sentido, a análise do conteúdo relativo ao experimento de Torricelli em livros didáticos, revelou diversas falhas e distorções. Partindo das inadequações observadas, e, por outro lado, tendo como fundamentos textos historiográficos confiáveis, foram elaboradas três narrativas histórico-filosóficas para utilização na Educação Básica. Essas narrativas, que têm como foco o desenvolvimento histórico do conceito de pressão atmosférica e, em especial, o experimento de Torricelli, fazem parte de uma sequência didática elaborada no sentido de colaborar com o ensino dos referidos temas científicos. O produto educacional foi aplicado em turmas do ensino médio regular em escola públic


  • Mostrar Abstract
  • In the last decades, there has been a consolidation of the defense of the didactic insertion of History and Philosophy of Science. Following this trend, textbooks have included in their scope some historical elements related to scientific content. Despite the intention to meet the demands of educational legislation in terms of historical contextualization, the lack of criteria and attention to the historiography of science ends up giving way to an inadequate insertion of historical-philosophical elements. These misconceptions translate, for example, into the formation of simplistic views about science. In this sense, the analysis of the content related to Torricelli's experiment in textbooks revealed several flaws and distortions. Based on the inadequacies observed, and on the other hand, based on reliable historiographic texts, three historical-philosophical narratives were developed for use in Basic Education. These narratives, which focus on the historical development of the concept of atmospheric pressure and, in particular, the Torricelli experiment, are part of a didactic sequence elaborated in order to collaborate with the teaching of the mentioned scientific subjects. The educational product was applied in regular high school classes in Natal public school, where it was satisfactory in relation to the desired teaching objectives.

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  • MAXMYLLER REZENDE COSTA
  • Avaliação e Ensino de Ondulatória, Acústica e Movimento Harmônico Simples usando contexto musical e jogo de tabuleiro

  • Orientador : PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
  • JEFFERSON SOARES DA COSTA
  • TIBERIO MAGNO DE LIMA ALVES
  • Data: 17/09/2018

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação propõe-se a relatar a aplicação do produto destinado à orientação de docentes em física no que diz respeito a concepções alternativas de avaliação ou até ensino dos conceitos gerais relacionados à ondulatória, acústica ou mesmo Movimento Harmônico Simples (M.H.S.) através da problematização musical e o auxílio e da lúdica metodologia como o uso de jogo de tabuleiro, de acordo com as necessidades das turmas de estudantes respeitando as realidades de cada turma. A proposta é de que o professor possa ter o auxílio de uma metodologia simples, barata, direta e facilmente aplicável para a dinâmica de ensino-aprendizagem em uma metodologia diferenciada de avaliação continuada no contexto geral de ensino de física, mas podendo também auxiliá-lo no processo de problematização dos assuntos. Neste trabalho, que apresento, inicia-se com um levantamento sobre o que é proposto em alguns artigos científicos acerca da problemática e a relevância dessas metodologias em uso de jogos na capacidade de melhor assimilar um determinado assunto quando ativado o senso de participação e coletividade dos participantes, continuando com uma contextualização sobre a relevância eficácia do uso de jogos para o ensino de ciências, além de uma breve fundamentação teórica sobre ondulatória e acústica, recortes por mim escolhidos, passando pela aplicação do produto e finalizando com os gráficos dos resultados e as considerações finais sobre os resultados atingidos.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation proposes to report the application of the product intended for the orientation of teachers in physics with regard to alternative conceptions of evaluation or even teaching the general concepts related to wave, acoustics or even Simple Harmonic Motion (MHS) through musical problematization and the aid and the playful methodology as the use of board game, according to the needs of the classes of students respecting the realities of each class. The proposal is that the teacher can have the aid of a simple, inexpensive, direct and easily applicable methodology for teaching-learning dynamics in a differentiated methodology of continuous assessment in the general context of physics teaching, but may also assist it in the process of problematization of the subjects. In this paper, I present a survey of what is proposed in some scientific articles about the problematic and relevance of these methodologies in game use in the ability to better assimilate a particular subject when the sense of participation and collective participants, continuing with a contextualisation about the relevance of the use of games for science teaching, as well as a brief theoretical basis on wave and acoustics, cuts chosen by me, through the application of the product and ending with the graphs of the results and the conclusions on the results achieved.

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  • DENNY DAVIDSON DE ALMEIDA SILVA
  • Confecção e Aplicação de Uma Placa Foto-Eletrônica Como Ferramenta Para Mediar Projetos Pedagógicos Sobre o Efeito Fotoelétrico No Século XXI

  • Orientador : PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
  • PAULO DANTAS SESION JUNIOR
  • TIBERIO MAGNO DE LIMA ALVES
  • Data: 24/09/2018

  • Mostrar Resumo
  • Nas últimas décadas a nossa sociedade obteve uma mudança significativa em relação aos avanços científicos e tecnológicos. No entanto boa parte dos nossos alunos se beneficia desses avanços tecnológicos de forma inconsciente e não relacionam estes aos saberes adquiridos na escola. Acionar automaticamente um motor ou um sistema de iluminação e transformar a energia solar em eletricidade são exemplos de processos tecnológicos que estão no cotidiano dos nossos alunos de forma trivial. Entretanto, a escola do século XXI não deve se omitir aos novos desafios propostos por essa nova configuração de mundo, assim, o professor, tem obrigação de desenvolver hábitos e atitudes visando uma aproximação entre a escola e o desenvolvimento social e tecnológico em que o aluno está inserido. Portanto, o produto educacional construído pelo professor nesse trabalho tem como objetivo associar conteúdo e cotidiano em relação ao uso tecnológico do efeito fotoelétrico no século XXI. A aplicação desse produto foi realizada em uma turma do primeiro ano do ensino médio por meio de quatro aulas de 50 minutos. As duas primeiras aulas ocorreram de forma expositiva e dialogada, evidenciando a parte histórica e algébrica. As outras duas aulas ocorreram de acordo com uma sequência didática apoiada nos três momentos pedagógicos desenvolvidos por Demétrio Delizoicov, que contribuiu de maneira interativa e dinâmica na construção da relação entre a aula expositiva (conceito abordado) e o uso da ferramenta didática (aplicação no cotidiano).


  • Mostrar Abstract
  • In the last decades our society has got an important change in relation to scientific and technological advances. However some of our students get advantage from these technological advances unconsciously and do not associate these to the knowledge acquired at school. Triggering Automatically a  motor or lighting system and turning solar energy into electricity are examples of technological processes that are trivial in our students' daily lives. However, the 21st century school should not ignore the new challenges proposed by this new world configuration, so the teacher has the duty to develop habits and attitudes aiming an approximation between the school and the social and technological development in which the student is included. Therefore, the educational product constructed by the teacher in this work aims to associate content and daily in relation to the technological use of the photoelectric effect in the 21st century. The application of this product occurred in a high school first year class  through four classes of 50 minutes. The first two classes happened through an expository and dialogical way, emphasizing the historical and algebraic part. The other two classes happened according to a didactic sequence based on the three pedagogical moments developed by Demétrio Delizoicov, which added using  an interactive and dynamic way in the construction of the relation between the expository class (concept approached) and the use of the didactic tool (daily application ).

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  • GEOGENES MELO DE LIMA
  • O ESTUDO DA RELATIVIDADE ESPECIAL ATRAVÉS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 

  • Orientador : DEUSDEDIT MONTEIRO MEDEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DEUSDEDIT MONTEIRO MEDEIROS
  • LUCIANA ANGÉLICA DA SILVA NUNES
  • PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
  • Data: 04/10/2018

  • Mostrar Resumo
  • As Unidades de Ensino são, em linhas gerais, ferramentas didáticas que se propõem a melhorar o processo de ensino e de aprendizagem de um conteúdo. O trabalho aqui desenvolvido foi a elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), embasada na teoria da aprendizagem de David Ausubel. Esta aborda os conceitos iniciais que são ensinados aos estudantes do ensino médio acerca da Relatividade especial ou restrita de Albert Einstein. A UEPS intitulada: O ESTUDO DA RELATIVIDADE ESPECIAL ATRAVÉS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, foi aplicada em duas turmas, compostas por estudantes, em sua maioria, pertencentes a segunda série do ensino médio e alguns dos cursos de licenciatura em Física e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz, todavia nenhum deles tivera contato anterior com tal temática. A UEPS desenvolvida com o objetivo de abordar a teoria da relatividade, mostrou-se exitosa, como pode ser comprovado pela análise dos resultados quantitativos e qualitativos que foram obtidos e que podem ser consultados no capítulo 4 desse trabalho. O diferencial da UEPS o estudo da relatividade especial através da teoria da aprendizagem significativa é o uso do Aplicativo TRE Einstein, desenvolvido com a finalidade de ser aplicado em todo o ensino da relatividade restrita, sem que haja qualquer perda de eficácia, pois possui caráter de produto educacional, podendo, também, ser utilizado concomitantemente as aulas. Entretanto, foi apresentado aos estudantes na etapa final da Unidade de ensino. 


  • Mostrar Abstract
  • The teaching units are, in general terms, didactic tools created to improve the teaching and learning process of a topic. The work developed here was the elaboration of a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU), based on David Ausubel's theory of learning. His work is about the initial concepts taught to high school students about Albert Einstein's Special or Restricted Relativity. The PSTU: THE STUDY OF SPECIAL RELATIVITY THROUGH THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING was conducted in two classes, composed by students, mostly from the second year of High School education and few students of undergraduate courses in Physics and Mathematics of the Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte. Nevertheless, none of them had contact with this topic before. The PSTU was developed to discuss the relativity theory and proved to be successful, as evidenced by the analysis of the quantitative and qualitative results that were obtained and can be consulted in chapter 4 of this work. The differential of PSTU: The study of Special Relativity through the Theory of meaningful learning is the use of the Einstein TRE Application, developed to be applied during all the classes about Restricted Relativity, with no loss of knowledge, since it has a vies of teaching product and may be used, at the same time as the classes. However, it was presented to students in the final stage of the teaching unit.

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