|
Dissertações |
|
1
|
-
LEANDRO DEON ALVES
-
VIDEOANALISE DE DESENHOS ANIMADOS: UMA MANEIRA ALTERNATIVA PARA SE INTRODUZIR A CINEMATICA
-
Orientador : PEDRO DA CUNHA FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PEDRO DA CUNHA FERREIRA
-
RONAI MACHADO LISBOA
-
THIAGO BRUNO RAFAEL DE FREITAS OLIVEIRA
-
Data: 17/01/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A compreensão dos conceitos de cinemática e a interpretação de gráficos são desafios
frequentes enfrentados por estudantes no estudo da Física. Muitas vezes, a dificul-
dade em visualizar e analisar movimentos em uma dimensão compromete o apren-
dizado efetivo desses conceitos. O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta
didática de utilizar a videoanálise aplicada a desenhos animados como uma ferra-
menta para auxiliar na descrição e compreensão dos movimentos em uma dimensão.
Com isso, esta pesquisa busca propor um modo de facilitar a interpretação de gráf-
cos cinemáticos e promover uma aprendizagem significativa dos estudantes, funda-
mentada na teoria de David P. Ausubel (2012). A proposta consiste na aplicação de
uma sequência didática com conteúdo distribuído em seis aulas de 50 minutos, em
uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública. As três primeiras aulas
introduzem o estudo do movimento, começando com a discussão de fotos estro-
boscópicas e seguindo para a videoanálise de um movimento real. Nas três aulas
seguintes, ocorre a análise de duas cenas da animação Papa-léguas e o Coiote, mo-
mentos em que os estudantes revisitarão aspectos relevantes da atividade experimen-
tal e os princípios fundamentais da cinemática. Os resultados indicam que os alunos
apresentaram uma evolução de até 60% em questões relacionadas à interpretação
gráfica, ao deslocamento e à distância percorrida após a aplicação da sequência
didática. A experiência demonstrou que a videoanálise com o software Tracker é uma
ferramenta eficaz para o desenvolvimento de atividades de interpretação de gráficos
cinemáticos. A proposta não apenas facilitou a compreensão dos conceitos funda-
mentais da cinemática mas também contribuiu para um aprendizado mais significati-
vo e engajado por parte dos alunos.
-
Mostrar Abstract
-
The understanding of kinematics concepts and the interpretation of graphs are fre-
quent challenges faced by students in the study of Physics. Often, the difficulty in
visualizing and analyzing one-dimensional motions compromises the effective learn-
ing of these concepts. This study aims to present a didactic proposal that uses video
analysis applied to cartoons as a tool to aid in the description and understanding of
one-dimensional motions. Thus, this research seeks to propose a method to facilitate
the interpretation of kinematic graphs and promote meaningful learning for students,
based on David P. Ausubel's theory (2012). The proposal consists of implementing a
didactic sequence distributed over six 50-minute lessons in a second-year high
school class at a public school. The first three lessons introduce the study of motion,
beginning with the discussion of stroboscopic photographs followed to the video
analysis of a real motion. In the next three lessons, two scenes from the Road Runner
and Wile E. Coyote animation are analyzed, during which students revisit relevant
aspects of the experimental activity and the fundamental principles of kinematics.
The results indicate that students showed up to a 60% improvement in questions re-
lated to graph interpretation, displacement, and distance traveled after the implemen-
tation of the didactic sequence. The experience demonstrated that video analysis us-
ing the Tracker software is an effective tool for developing activities involving the
interpretation of kinematic graphs. The proposal not only facilitated the understand-
ing of fundamental kinematics concepts but also contributed to more meaningful and
engaged student learning.
|
|
2
|
-
PETSON FIRMINO DOS ANJOS
-
Gravitacao e Mares: uma abordagem contextualizada para o ensino medio
-
Orientador : PEDRO DA CUNHA FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
-
CAIO FÁBIO TEIXEIRA CORREIA
-
PEDRO DA CUNHA FERREIRA
-
Data: 24/01/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O fenômeno das marés, familiar aos estudantes da região costeira, serve como ponto de partida para dar maior significado e despertar a curiosidade do aluno ao introduzir e explorar os princípios da Gravitação Universal. A partir dessa experiência cotidiana, os alunos são incentivados a investigar e compreender como a atração gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol influenciam as marés, conectando essa compreensão com a formulação matemática da lei da Gravitação Universal proposta por Isaac Newton. Sendo assim, buscamos desenvolver uma proposta de uma sequência didática para o ensino de Gravitação, para uma turma de segunda série do ensino médio em uma escola situada na praia de Pirangi do Norte, tendo como tema contextualizador o fenômeno das marés. A metodologia adotada inclui atividade prática, com visita a praia e medição da variação no nível do mar com um marégrafo de baixo custo, o uso de uma simulação computacional desenvolvida para este trabalho para oportunizar o estudante a verificar o comportamento das marés e sua relação com a gravidade, e discussões em sala de aula, planejadas para engajar os alunos e facilitar a construção do conhecimento a partir de suas vivências. A abordagem freireana orienta a prática pedagógica, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico dos estudantes, ao mesmo tempo que nos incentiva a valorizar seu contexto cultural e social. Os resultados esperados incluem uma maior motivação e interesse dos alunos pelo estudo da física, especificamente no conteúdo de Gravitação, uma compreensão mais clara do conceito de forças de marés, e a capacidade de relacionar esses conhecimentos com fenômenos observáveis em seu cotidiano. Este trabalho contribui para a discussão sobre práticas pedagógicas contextualizadas e reforça a relevância da educação crítica e reflexiva defendida por Paulo Freire.
-
Mostrar Abstract
-
The phenomenon of tides, familiar to students from the coastal region, serves as a starting point to give greater meaning and awaken student curiosity when introducing and exploring the principles of Universal Gravitation. From this daily experience, students are encouraged to investigate and understand how the gravitational attraction between the Earth, the Moon and the Sun influences the tides, connecting this understanding with the mathematical formulation of the law of Universal Gravitation proposed by Isaac Newton. Therefore, we seek to develop a proposal for a didactic sequence for teaching Gravitation, for a second year high school class in a school located at Pirangi do Norte beach, using the phenomenon of tides as a contextualizing theme. The methodology adopted includes a practical activity, visiting the beach and measuring the variation of the sea level with a low-cost tide gauge, the use of a computer simulation developed for this work to give the student the opportunity to verify the behavior of the tides and their relationship with gravity, and classroom discussions designed to engage students and facilitate the construction of knowledge based on their experiences. Paulo Freire’s approach guides our pedagogical practice, stimulating students' curiosity and critical thinking, while encouraging us to value their cultural and social context. The expected results include greater motivation and interest among students in the study of physics, specifically in the content of Gravitation, a clearer understanding of the concept of tidal forces, and the ability to relate this knowledge to observable phenomena in their daily lives. This work contributes to the discussion on contextualized pedagogical practices and reinforces the relevance of critical and reflective education defended by Paulo Freire.
|
|
3
|
-
WENDERSON VENCESLAU BARROSO DE PAULA
-
Acústica como interseccionalidade entre a Física e a Música: proposta de sequência de ensino de Física Acústica a partir de elementos musicais à luz dos “três momentos pedagógicos”
-
Orientador : ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
-
RONAI MACHADO LISBOA
-
THATYARA FREIRE DE SOUZA
-
Data: 28/01/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Como uma forma de expressão artística tão difundida e envolvente, a música tem o
potencial de estimular emoções, memórias, reflexões e criar conexões. No contexto do
ensino de Física no nível médio, a música e os seus elementos podem atuar como uma
ferramenta didática eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, capaz de
proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem dinâmica e prazerosa,
podendo exercer, portanto, uma ação facilitadora na compreensão de conceitos
científicos complexos, corriqueiramente tradados como muito abstratos ou intangíveis
pelos alunos. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o
ensino de conceitos básicos de Física Acústica para turmas de segunda série do Ensino
Médio, utilizando, como subsídio teórico-metodológico os "Três Momentos
Pedagógicos" (3MP). Nesta sequência, a música não é utilizada como mero
preenchimento de espaço motivacional, mas é, sobretudo, considerada como uma
interface que, assim como a Física, tem a Acústica como campo interseccional.
Delineamos, neste trabalho, uma sequência de ensino de Física Acústica que
contempla, ao todo, nove aulas, cujo objetivo principal é fazer com que os alunos
compreendam, através de uma sequência didática elaborada a partir de uma série de
problematizações geradoras e aplicações, os conceitos relativos à Física Acústica por
meio da música, utilizando, como exemplificações didáticas, alguns aparatos
relacionados, como microfone, diapasão, violão e tubos sonoros (construídos com
canos de PVC). Verificamos, no decorrer da nossa pesquisa, que os objetivos propostos
foram todos atingidos com a metodologia adotada e que os estudantes se sentiram
envolvidos e motivados ao longo do processo.
-
Mostrar Abstract
-
As such a widespread and engaging form of artistic expression, music has the potential
to stimulate emotions, memories, reflections and create connections. In the context of
teaching Physics at the secondary level, music and its elements can act as an effective
teaching tool in the teaching and learning processes, capable of providing students with
a dynamic and enjoyable learning experience, and can therefore facilitate the
understanding of complex scientific concepts, which are commonly treated as too
abstract or intangible by students. In this paper, we present a proposal for a didactic
sequence for teaching basic concepts of Acoustic Physics to second-year high school
classes, using the "Three Pedagogical Moments" (3MP) as theoretical and
methodological support. In this sequence, music is not used as a mere filler for
motivational space, but is, above all, considered as an interface that, like Physics, has
Acoustics as an intersectional field. In this work, we outline a sequence of teaching
Acoustic Physics that includes nine classes in total, the main objective of which is to
make students understand, through a didactic sequence developed from a series of
generating problematizations and applications, the concepts related to Acoustic Physics
through music, using, as didactic examples, some related devices, such as microphones,
tuning forks, guitars and sound tubes (built with PVC pipes). We verified, during our
research, that the proposed objectives were all achieved with the adopted methodology
and that the students felt involved and motivated throughout the process.
|
|
4
|
-
CLAUDIO MIRANDA ALVES
-
Aplicacao de Tecnologias Digitais no Ensino de Fisica: Experimento Simulado - PhET
-
Orientador : ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
-
PAULO DANTAS SESION JUNIOR
-
TIBERIO MAGNO DE LIMA ALVES
-
Data: 03/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
As tecnologias e mídias digitais conectam os seres humanos e constituem uma nova forma de pensar-interagir-criar-inovar-com-tecnologias. Esta forma integrada de pensamento composta pelo homem e suas tecnologias digitais expande as capacidades do pensamento de cada indivíduo, bem como sua interação no coletivo social para solucionar problemas, criar e inovar com as tecnologias. O ambiente de ensino (escola) e os profissionais da educação, neste contexto, devem assumir a sua função de preparar e ensinar os seus alunos para que se apropriem das tecnologias digitais como um processo de aprendizagem. No tocante ao ensino de Física, este trabalho propõe uma abordagem sob a perspectiva do construcionismo de Seymour Aubrey Papert para direcionar o entendimento acerca do uso de tecnologias digitais no ensino de Física. De forma qualitativa, este estudo utiliza-se da plataforma digital de ensino Physics Education Technology (PhET) como ferramenta pedagógica para tratar sobre o tema da Física experimental: Espalhamento de Rutherford. O estudo com esta ferramenta digital tem como objetivo compreender, sob o ponto de vista construcionista, quais são as dificuldades pedagógicas envolvendo o uso de tecnologias digitais no ensino de Física. Por fim, este trabalho utiliza-se dos conhecimentos adquiridos neste estudo paracriar um produto educacional que consiste em uma sequência didática intitulada por Espalhamento de Rutherford: experimento simulado - PhET.
-
Mostrar Abstract
-
Digital technologies and media connect human beings and constitute a new way of thinking-interacting-creating-innovating-with-technology. This integrated way of thinking composed of man and his digital technologies expands the thinking capabilities of each individual, as well as their interaction in the social collective to solve problems, create and innovate with technologies. The teaching environment (school) and education professionals, in this context, must assume their role of preparing and teaching their students to appropriate digital technologies as a learning process. Regarding Physics teaching, this work proposes an approach from the perspective of Seymour Aubrey Papert's constructionism to guide the understanding of the use of digital technologies in Physics teaching. In a qualitative way, this study uses the digital teaching platform Physics Education Technology (PhET) as a pedagogical tool to address the topic of experimental Physics: Rutherford Scattering. The study with this digital tool aims to understand, from a constructionist point of view, what are the pedagogical difficulties involving the use of digital technologies in teaching Physics. Finally, this work uses the knowledge acquired in this study to create an educational product that consists of a didactic sequence entitled Rutherford Spreading: simulated experiment - PhET.
|
|
5
|
-
JOSÉ DENILSON DE SOUZA SILVA
-
ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE FISICA: O CONCEITO DE ENERGIA E FENOMENOS DE ROTACAO APLICADOS A DIFERENTES AREAS DO CONHECIMENTO
-
Orientador : CICLAMIO LEITE BARRETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO LANG DA SILVERA
-
CICLAMIO LEITE BARRETO
-
JEFFERSON SOARES DA COSTA
-
Data: 21/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Resumo
No cenário do Ensino de Física, as aulas interdisciplinares podem estimular o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação. Ao trabalhar com temas interdisciplinares, os alunos são desafiados a pensar de forma mais ampla e a aplicar conhecimentos de diferentes disciplinas para resolver problemas complexos. Temas interdisciplinares tendem a ser mais próximos da realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais interessante e relevante. Isso pode aumentar o engajamento e a motivação para aprender. O conceito de Energia e os fenômenos de Rotação, se manifestam em leis fundamentais, como por exemplo, os princípios de conservação da energia e do momento angular. Em um estudo interdisciplinar, os temas de Energia e Rotação são de suma importância, tanto na física clássica, quanto na moderna. A energia proveniente da alimentação é essencial para o funcionamento do corpo humano, sendo obtida a partir dos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos, especialmente carboidratos, proteínas e gorduras. Por sua vez, o movimento girante de corpos rígidos em torno de um eixo fixo é um modelo aplicável às situações de rotação, como no caso da centrifugação. Diante dos tópicos apresentados, a presente dissertação tem como objetivo a aplicação de uma sequência didática sistematizada para uma turma da segunda série do ensino médio em uma escola situada na cidade de Parnamirim/RN. A fundamentação teórica neste trabalho se baseia nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e na aprendizagem significativa de David Ausubel, além da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), possibilitando a divisão da sequência didática em dois momentos, com quatro encontros cada, totalizando oito aulas e 400 minutos no total. Propõe-se, então, uma abordagem aplicada e dinâmica, com o uso de questionários avaliativos, estudo de caso, experimento de fácil acesso e, além disso, simulação virtual com o software PhET da Universidade do Colorado, EUA. Assim, esta sequência didática integra esses conceitos de maneira prática, lúdica e significativa.
-
Mostrar Abstract
-
Resumo em Inglês
In the context of Physics Education, interdisciplinary classes can stimulate the development of skills such as critical thinking, problem-solving, collaboration and communication. When working with interdisciplinary themes, students are challenged to think more broadly and apply knowledge from different disciplines to solve complex problems. Interdisciplinary themes tend to be closer to students' reality, making learning more interesting and relevant. This can increase engagement and motivation to learn. The concept of Energy and the phenomena of Rotation are manifested in fundamental laws, such as the principles of conservation of energy and angular momentum. In an interdisciplinary study, the themes of Energy and Rotation are of utmost importance, both in classical and modern physics. Energy from food is essential for the functioning of the human body, being obtained from the nutrients present in the food we consume, especially carbohydrates, proteins and fats. In turn, the rotary movement of rigid bodies around a fixed axis is a model applicable to rotation situations, as in the case of centrifugation. Given the topics presented, this dissertation aims to apply a systematic didactic sequence to a second-year high school class in a school located in the city of Parnamirim/RN. The theoretical basis for this work is based on the Three Pedagogical Moments (3MP) and David Ausubel's meaningful learning, in addition to the CTSA (Science, Technology, Society and Environment) approach, allowing the division of the didactic sequence into two moments, with four meetings each, totaling eight classes and 400 minutes in total. An applied and dynamic approach is then proposed, with the use of evaluation questionnaires, case studies, easily accessible experiments and, in addition, virtual simulation with the PhET software from the University of Colorado, USA. Thus, this didactic sequence integrates these concepts in a practical, playful and meaningful way.
|
|
6
|
-
ISAAC MATEUS DA SILVA MEDEIROS
-
A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS PORTÁTEIS PARA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ENERGIA EÓLICA
-
Orientador : CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES
-
CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
-
LEANDRO IBIAPINA BEVILAQUA
-
Data: 21/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, apresentamos experimentos portáteis com o intuito de abordar os conceitos de indução eletromagnética e energia eólica. O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa, com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Os materiais utilizados para a realização dos experimentos são portáteis e de fácil manuseio e transporte. Nesse ínterim, os objetivos incluíram a elaboração de uma sequência didática - como ferramenta pedagógica - para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, que abordará conceitos físicos relacionados a indução eletromagnética, dentre outros conceitos físicos, adotando como referencial teórico o teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e o e o método ISLE “Investigative Science Learning Environment”. De caráter qualitativo e descritivo, os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, observação e um material previamente elaborado, denominado “guia do aluno”. Os objetivos incluíam elaborar uma sequência didática para se trabalhar a temática energia eólica e discutir os conceitos físicos que estão inseridos nessa temática. A proposta foi pensada para que os alunos aprendessem os conceitos por meio de discussão em sala e da execução de experimentos.
-
Mostrar Abstract
-
In this work, we present portable experiments with the aim of approaching the concepts of electromagnetic induction and wind energy. The study was developed at Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa, with 9th year elementary school students. The materials used to carry out the experiments are portable and easy to handle and transport. In the meantime, the objectives included the development of a didactic sequence - as a pedagogical tool - to contribute to the teaching-learning process, which will address physical concepts related to electromagnetic induction, among other physical concepts, adopting the theory of Meaningful Learning as a theoretical framework. by David Ausubel and the ISLE “Investigative Science Learning Environment” method. Qualitative and descriptive in nature, the research instruments used were: questionnaire, observation and previously prepared material called “student guide”. The objectives included developing a didactic sequence to work on the topic of wind energy and discussing the physical concepts that are included in this topic. The proposal was designed so that students could learn the concepts through class discussion and the execution of experiments.
|
|
7
|
-
NATHÁLIA CAROLINE DOS SANTOS ROSA
-
Sequência Didática para o Ensino de Eletromagnetismo: Uma Proposta Utilizando a Sala de Aula Invertida e o ChatGPT
-
Orientador : PAULO DANTAS SESION JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JEFFERSON SOARES DA COSTA
-
PAULO DANTAS SESION JUNIOR
-
THATYARA FREIRE DE SOUZA
-
Data: 21/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Atualmente a tecnologia é inserida no cotidiano das pessoas desde muito cedo. O contato com celulares, computadores e ferramentas tecnológicas acontece desde a infância. Mesmo assim, por muitas vezes, a inserção da tecnologia na sala de aula ainda é temida por alguns professores. Neste trabalho, é proposta uma sequência didática que utiliza a tecnologia como principal ferramenta de ensino. E tem por objetivo auxiliar e guiar os professores na inserção de novas tecnologias de ensino nas suas aulas, além de motivar e despertar o interesse pela Física e melhorar o desempenho dos estudantes. A sequência didática trabalha os conteúdos de eletromagnetismo e se fundamenta na metodologia da Sala de Aula Invertida. Essa metodologia sugere que aconteça uma inversão na forma como o conteúdo é obtido. Tradicionalmente o conteúdo é exposto em sala e os exercícios são feitos em casa. Com a inversão, os estudantes tiveram acesso ao conteúdo em casa e durante as aulas ele foi trabalhado na forma de exercícios, aulas práticas de laboratório, redes de conversa e produção de mapas conceituais. A aquisição do conteúdo foi a partir da plataforma do ChatGPT, um sistema de chat de conversação com tecnologia de Inteligência Artificial (IA). Antes de cada novo assunto os alunos recebiam algumas perguntas que deveriam ser feitas para a IA e as respostas eram compartilhadas com a turma e analisadas, confirmadas ou corrigidas pelo professor. O professor, nessa metodologia é de fundamental importância, dado que sua função é guiar o processo de aprendizagem dos alunos, mostrando como essa tecnologia deve ser utilizada e ajudando-os a construir o conhecimento científico. Dessa forma o conteúdo foi trabalhado durante todo o ano letivo. A sequência didática foi aplicada em uma das cinco turmas de terceira série de uma escola estadual da Paraíba. Mas, para análise dos dados, todas as cinco turmas foram avaliadas. A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a metodologia utilizada na sequência foi bastante eficaz, visto que a turma que trabalhou com a IA obteve o melhor desempenho da escola no ENEM dos últimos anos, as notas das avaliações evidenciaram uma melhoria no rendimento em Física e a turma esteve motivada, participativa e disposta a aprender durante todo o ano letivo, segundo o corpo docente. Por fim, conclui-se que a tecnologia pode ser uma grande aliada do professor no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que este oriente os seus alunos durante o seu uso, e o produto educacional aqui proposto tem potencial para ajudá-los nesse processo.
-
Mostrar Abstract
-
Currently, technology is integrated into people's daily lives from a very early age. Contact with cell phones, computers, and technological tools happens from childhood. Even so, many times, the incorporation of technology in the classroom is still feared by some teachers. In this work, a didactic sequence is proposed that uses technology as the main teaching tool. The objective is to assist and guide teachers in integrating new teaching technologies into their classes, in addition to motivating and sparking interest in Physics and improving student performance. The didactic sequence covers electromagnetism content and is based on the Flipped Classroom methodology. This methodology suggests a reversal in how content is obtained. Traditionally, content is presented in the classroom, and exercises are done at home. With the flip, students accessed the content at home, and during classes, it was worked on through exercises, practical laboratory classes, discussion networks, and the creation of conceptual maps. The content was acquired through the ChatGPT platform, a conversational chat system with Artificial Intelligence (AI) technology. Before each new topic, students received some questions that they were supposed to ask the AI, and the answers were shared with the class and analyzed, confirmed, or corrected by the teacher. The teacher is of fundamental importance in this methodology, as their role is to guide the students' learning process, showing how this technology should be used and helping them build scientific knowledge. Thus, the content was worked on throughout the school year. The didactic sequence was applied to one of the five third-year classes at a state school in Paraíba. However, for data analysis, all five classes were evaluated. Based on the obtained data, it can be concluded that the methodology used in the sequence was very effective, as the class that worked with AI achieved the school's best performance in the ENEM in recent years. The assessment scores showed an improvement in Physics performance, and the class was motivated, participative, and willing to learn throughout the school year, according to the teaching staff. Finally, it is concluded that technology can be a great ally of the teacher in the teaching-learning process, as long as they guide their students during its use, and the educational product proposed here has the potential to help them in this process.
|
|
8
|
-
SERGIO SALMON DOS SANTOS TRINDADE
-
ATLAS DE IMAGENS ASTRONOMICAS PARA O ENSINO DE FISICA: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA
-
Orientador : JOAO RODRIGO SOUZA LEAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO RODRIGO SOUZA LEAO
-
ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
-
CALISTRATO SOARES DA CAMARA NETO
-
Data: 21/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A educação no Brasil passa por um processo de transformação. No ensino de Física, os alunos demonstram-se desinteressados nos tipos de aulas tradicionais, com isso, os professores encontram dificuldade de engajar os alunos e de alcançar uma aprendizagem que seja significativa para eles. Sendo assim, este trabalho aborda a eficiência que as imagens astronômicas dos telescópios espaciais podem promover para superar esses desafios e tornar a aprendizagem mais significativa. O uso de imagens astronômicas, organizadas em uma estrutura pedagógica “Atlas de Imagens Astronômicas”, pode estimular o interesse dos alunos e com isso facilitar a compreensão dos conceitos de Física. O objetivo principal é investigar a eficiência do Atlas de Imagens Astronômicas como ferramenta didática, conectando fenômenos astronômicos a conteúdos de Física no Ensino Médio. Para isso, alinhamos o Atlas com às competências e habilidades da BNCC na área de Ciências da Natureza, a fim de promover a análise de fenômenos do Cosmos, o uso de modelos científicos e a resolução de problemas que envolvem os conteúdos. Além disso, ao integrar astronomia e Física, o material pode estimular habilidades investigativas e interdisciplinares previstas no currículo nacional. A estrutura do Atlas foi desenvolvida à luz dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Marta Pernambuco (2002). Cada capítulo inicia com uma problematização (1º momento), sistematiza os conceitos físicos relacionados com a imagem astronômica (2º momento) e propõe atividades práticas que aplicam o conhecimento adquirido em contextos reais (3º momento). Os resultados da pesquisa indicaram que a utilização do Atlas promoveu um aumento significativo no interesse e engajamento dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos complexos e promovendo uma aprendizagem significativa. A maioria dos alunos e professores relataram que as imagens astronômicas ajudaram a contextualizar os conteúdos de Física, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Conclui-se que o Atlas pode ser uma ferramenta inovadora para o ensino de Física, proporcionando uma abordagem significativa, contextualizada e alinhada ao currículo escolar.
-
Mostrar Abstract
-
Education in Brazil is undergoing a process of transformation. In Physics education, students often show disinterest in traditional types of lessons, making it challenging for teachers to engage them and achieve meaningful learning outcomes. Therefore, this work addresses the efficiency that astronomical images from space telescopes can provide in overcoming these challenges and making learning more meaningful. The use of astronomical images, organized within the pedagogical structure of an "Astronomical Image Atlas," can stimulate students' interest and, consequently, facilitate the understanding of Physics concepts. The primary objective is to investigate the efficiency of the Astronomical Image Atlas as a teaching tool, connecting astronomical phenomena to Physics content in high school education. To this end, the Atlas is aligned with the competencies and skills outlined in the BNCC (Brazilian National Common Core Curriculum) within the area of Natural Sciences, aiming to promote the analysis of cosmic phenomena, the use of scientific models, and problem-solving involving the relevant content. Additionally, by integrating Astronomy and Physics, the material can foster investigative and interdisciplinary skills as specified in the national curriculum. The Atlas structure was developed based on the Three Pedagogical Moments framework by Delizoicov, Angotti, and Marta Pernambuco (2002). Each chapter begins with problematization (1st moment), systematizes the Physics concepts related to the astronomical image (2nd moment), and proposes practical activities that apply the acquired knowledge in real-world contexts (3rd moment). The research results indicated that the use of the Atlas significantly increased student interest and engagement, facilitating the comprehension of complex concepts and promoting meaningful learning. Most students and teachers reported that the astronomical images helped contextualize Physics content, making the lessons more dynamic and engaging. It is concluded that the Atlas can be an innovative tool for teaching Physics, offering a meaningful, contextualized, and curriculum-aligned approach.
|
|
9
|
-
THIAGO DE ARAUJO PAULA
-
“Caminhos Científicos: os Experimentos de Michelson-Morley-Miller”: o Padlet como recurso para abordar Controvérsias Científicas e Física Moderna no Ensino Médio
-
Orientador : JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRENO ARSIOLI MOURA
-
CICLAMIO LEITE BARRETO
-
JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
-
Data: 24/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Há um amplo consenso na comunidade acadêmica de que o Ensino de Ciências deve transcender a mera transmissão de conhecimentos científicos específicos e buscar, primordialmente, a alfabetização científica dos estudantes. Em vez de se limitar a uma lista de fatos e conceitos a serem memorizados de forma instrumental, o Ensino de Ciências deve buscar capacitar os alunos a compreenderem os processos, métodos e raciocínios fundamentais da Ciência, de modo que a inserção da temática de Natureza da Ciência se torna indispensável. A abordagem dessa temática visa desenvolver habilidades críticas de pensamento, capacidade de análise e julgamento informado, preparando os estudantes para enfrentar os desafios complexos e multifacetados do mundo contemporâneo. Desta forma, um ensino de Ciências que promulgue visões mais complexas acerca de Ciência desempenha um papel crucial na formação do cidadão ativo em uma democracia, pois corrobora para o desenvolvimento de uma compreensão crítica do mundo que nos cerca. A abordagem utilizada neste trabalho consiste no uso didático da História da Ciência, a partir de uma historiografia bem fundamentada, a fim de abordar o tópico “controvérsias científicas”, como parte da temática Natureza da Ciência. Particularmente, escolhemos o episódio histórico da Física Moderna relacionado aos experimentos realizados por Albert Abraham Michelson (1852-1931), Edward Williams Morley (1838-1923) e Dayton Clarence Miller (1866-1941) para estudar o movimento da Terra em relação ao éter luminífero. A escolha deste episódio da História da Física se justifica, pois este proporciona não apenas um excelente caso para se estudar sobre questões relacionadas às controvérsias na Ciência, como também a inclusão de tópicos de Física Moderna no ensino básico, algo que goza de amplo apoio na literatura acadêmica. Diante destes pontos, bem como reconhecendo o potencial que ferramentas tecnológicas podem oferecer para o ensino, o presente trabalho propõe como Produto Educacional um Padlet, intitulado “Caminhos Científicos: Os Experimentos de Michelson-Morley-Miller”, contendo textos sobre controvérsias científicas e a Física dos experimentos conduzidos por Michelson, Morley e Miller, bem como as seguintes narrativas histórico-pedagógicas sobre o episódio histórico selecionado: “O Experimento de Potsdam”, “O Experimento de Michelson e Morley, 1887”, “Morley e o Invisível Miller” e “Miller Contra o Mundo”. Este Produto Educacional foi aplicado em uma sequência didática no contexto da Educação Básica, em proposta estruturada segundo os chamados “Três Momentos Pedagógicos”.
-
Mostrar Abstract
-
There is a broad consensus in the academic community that Science Teaching must transcend the mere transmission of specific scientific knowledge and seek, primarily, the scientific literacy of students. Instead of limiting itself to a list of facts and concepts to be memorized in an instrumental way, Science Teaching should seek to enable students to understand the fundamental processes, methods and reasoning of Science, beucase of that the inclusion of the theme of the Nature of Science becomes indispensable. The approach to this theme aims to develop critical thinking skills, analytical capacity and investigative judgment, preparing students to face the complex and multifaceted challenges of the contemporary world. In this way, Science teaching that promotes more complex views about Science plays a crucial role in the formation of active citizens in a democracy, as it contributes to the development of a critical understanding of the world around us. The approach used in this work consists of the didactic use of the History of Science, based on a well-founded historiography, in order to address the topic “scientific controversies”, as part of the Nature of Science theme. In particular, we chose the historical episode related to the experiments carried out by Albert Abraham Michelson (1852-1931), Edward Williams Morley (1838-1923) and Dayton Clarence Miller (1866-1941) to detect the movement of the Earth in relation to the luminiferous ether. The choice of this episode of the History of Physics is justified, as it provides not only an excellent case to study issues related to controversies in Science, but also the inclusion of topics of Modern Physics in basic education, something that receives wide support in academic literature. Given these points, as well as recognizing the potential that technological tools can offer for education, this work proposes as an Educational Product a Padlet titled “Scientific Ways: The Michelson-Morley-Miller Experiments” containing texts about scientific controversies and the Physics behind the experimente as well as the following historical-pedagogical narratives about the selected historical episode: “The Potsdam Experiment”, “The Michelson and Morley Experiment, 1887”, “Morley and the Invisible Miller” and “Miller Against the World”. This Educational Product was applied in a didactic sequence in the context of Basic Education.
|
|
10
|
-
JOSÉ CHARLES DOS SANTOS FELIX
-
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ONDAS: O USO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MEDIAÇÃO DE CONCEITOS
-
Orientador : ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
-
JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
-
LUCIANA ANGÉLICA DA SILVA NUNES
-
Data: 25/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo geral deste trabalho está em apresentar e discutir os resultados obtidos de forma parcial com esta pesquisa no âmbito da pós-graduação em Ensino de Física - Rede Nacional - polo 51. Diante disso, se construiu uma sequência didática sobre o tema ondas usando um jogo didático como instrumento avaliativo no Ensino Médio. Pois, um movimento harmônico simples - MHS produzido em uma corda, a transmissão via rádio, o som que ouvimos e emitimos são exemplos de ondas e das suas formas na natureza, desta forma, nota-se que o estudo desses fenômenos precisa ser abordado na sala de aula, para pleno desenvolvimento de nossos estudantes. Além disso, na prática de ensino, estamos imersos as teorias de aprendizagem, dais quais temos a teoria de Vygotsky que traz a interação social como um elemento principal, já que ela que vai propiciar a formação dos conceitos em suas diversas fases e níveis, além de entender que tais conceitos são construídos em um contexto histórico e
cultural, que vão ser mediados pelos instrumentos, signos e os significados que eles carregam, sendo necessário à ação de um parceiro mais capaz na zona de desenvolvimento proximal. Porém, há também as mudanças curriculares atuais, que buscam uma maior articulação, da Física com os demais componentes da área de ciências da natureza e suas tecnologias, levando a adoção de recursos como as sequências didáticas que facilitem ação de planejar do professor ou uso de jogos educativos na sala, pois esses se apresentam como ferramenta viável para desenvolver os temas das nossas aulas quando atrelados ao planejamento adequado com objetivos claros.
-
Mostrar Abstract
-
The general objective of this work is to present and discuss the results partially obtained
with this research within the scope of the postgraduate course in Physics Teaching -
National Network - pole 51. In view of this, a didactic sequence was constructed on the
topic of waves using a Didactic game as an assessment tool in high school. Therefore,
a simple harmonic movement - MHS produced in a string, radio transmission, the sound
we hear and emit are examples of waves and their forms in nature, thus, it is noted that
the study of these phenomena needs to be addressed in the classroom, for the full
development of our students. Furthermore, in teaching practice, we are immersed in
learning theories, of which we have Vygotsky's theory, which brings social interaction
as a main element, as it will facilitate the formation of concepts in their various phases
and levels, in addition to understand that such concepts are constructed in a historical
and cultural context, which will be mediated by instruments, signs and the meanings
they carry, being necessary for the action of a more capable partner in the zone of
proximal development. However, there are also current curricular changes, which seek
greater articulation of Physics with the other components of the area of natural sciences
and their technologies, leading to the adoption of resources such as didactic sequences
that facilitate the teacher's planning action or use of educational games in the
classroom, as these present themselves as a viable tool for developing the themes of
our classes when linked to adequate planning with clear objectives.
|
|
11
|
-
PAULO SÉRGIO PEDRO DA SILVA
-
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS: atividades práticas e experimentais com o uso de materiais de baixo custo.
-
Orientador : ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
-
FRANCISCO FRANCINÉ MAIA JÚNIOR
-
JEFFERSON SOARES DA COSTA
-
Data: 26/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo sobre as práticas e metodologias de ensino que tem por objetivo tornar os conteúdos de Física mais agradáveis, acessíveis e tragam melhorias para o processo de ensino e aprendizagem é sempre um tema de grande relevância para os profissionais e estudiosos da área. Desse modo, norteado pelos aspectos conceituais da Teoria da Aprendizagem Significativa, das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa e do Método Isly, esse trabalho tem como intuito elaborar uma proposta de intervenção para analisar o processo de ensino e aprendizagem concernente ao estudo de Espelhos Planos e Esféricos. Este produto educacional foi confeccionado de maneira que pudesse tornar o ensino de Física mais atrativo, dinâmico e interativo, buscando promover um processo de aprendizado significativo para os estudantes. Enquanto produto educativo, essa proposta de ensino que é composta de uma sequência didática e de um kit deexperimentos portáteis, será aplicada em uma turma de 40 alunos da 2a série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Francisco de Assis Bittencourt no município de João Câmara/RN. Em linhas gerais esse trabalho será desenvolvido em três encontros, onde em cada um será trabalhado com um tema diferente. Cada encontro terá os seguintes momentos: Levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, atividade prática com levantamento de hipóteses, pesquisas em livros e internet e socialização. O trabalho com Sequências Didáticas que busca colocar o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem justifica-se, pois, ao trabalhar com essa proposta, o professor fará uso de uma ferramenta, que pode representar uma alternativa para engajar os alunos no ambiente escolar, possibilitando um processo de ensino e aprendizagem eficiente e satisfatório para o estudante. Para avaliar a aplicação desse trabalho será utilizado um pré-teste e um pós-teste, com perguntas abertas e fechadas com o intuído de avaliar a aprendizagem dos estuantes, além disso no pós-teste também haverá perguntas para identificar a percepção dos estudantes sobre o produto educacional com o intuído de avaliar se essa sequência didática foi potencialmente significativa para os estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
The study of teaching practices and methodologies that aim to make Physics content more enjoyable, accessible and bring improvements to the teaching and learning process is always a topic of great relevance for professionals and scholars in the field. Thus, guided by the conceptual aspects of the Theory of Meaningful Learning, Potentially Significant Teaching Units and the Isly Method, this work aims to develop an intervention proposal to analyze the teaching and learning process concerning the study of Flat and Spherical Mirrors . This educational product was created in a way that could make Physics teaching more attractive, dynamic and interactive, seeking to promote a meaningful learning process for students. As an educational product, this teaching proposal, which is composed of a didactic sequence and a portable experiment kit, will be applied to a class of 40 students in the 2nd year of high school at Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Francisco de Assis Bittencourt in the municipality of João Câmara/RN. In general terms, this work will be developed in three meetings, where each one will work on a different theme. Each meeting will have the following moments: Survey of students' prior knowledge, practical activity with
hypothesis raising, research in books and internet and socialization. Working with Didactic Sequences that seeks to place the student as the protagonist of the teaching and learning process is justified because, when working with this proposal, the teacher will make use of a tool, which can represent an alternative to engage students in the school environment. , enabling an efficient and satisfactory teaching and learning process for the student. To evaluate the application of this work, a pre-test and a post- test will be used, with open and closed questions with the aim of evaluating the students' learning. In addition, in the post-test there will also be questions to identify the students' perception of the educational product with the aim of evaluating whether this didactic sequence was potentially meaningful for students.
|
|
12
|
-
JANILSON SIMÕES DE AZEVEDO FILHO
-
A astronomia observacional no ensino médio integral: uma proposta para o ensino de Física
-
Orientador : FLAVIA POLATI FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLAVIA POLATI FERREIRA
-
JEFFERSON SOARES DA COSTA
-
TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
-
Data: 27/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Desde os primórdios da humanidade a observação do céu despertou fascínio em
diversas civilizações, envolvendo olhares e perspectivas filosóficas, históricas e
científicas. Contudo, a presença da astronomia observacional na educação básica
enfrenta enormes desafios que envolvem tanto a formação de professores, quanto a
escassez de materiais acessíveis. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo
desenvolver, implementar e avaliar um produto educacional baseado em atividades
práticas para o ensino de elementos da astronomia observacional . Baseando-se nos
pressupostos de Paulo Freire e na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, as
atividades propostas seguiram a problematização, a organização do conhecimento e
sua aplicação prática se deu com atividades de observação do céu, buscando
promover uma vivência observacional guiada dos fenômenos celestes. A pesquisa foi
ocorrendo de forma remota. realizada em uma turma da 2a série de Física do Ensino Médio em Tempo Integral e
participaram 25 estudantes. Os dados foram coletados através de questionários
realizados ao final da intervenção e os resultados indicam que a abordagem adotada
contribuiu para o engajamento dos estudantes, promovendo elementos da curiosidade
epistemológica e relacionando conceitos teóricos trabalhados em aula com elementos
do cotidiano. Assim, o produto educacional desenvolvido fortaleceu o aprendizado de
conceitos científicos e de habilidades , evidenciando o potencial da astronomia
observacional para o ensino de Física.
-
Mostrar Abstract
-
Since the dawn of humanity, observing the sky has fascinated various civilizations,
encompassing philosophical, historical, and scientific perspectives. However, the
inclusion of observational astronomy in basic education faces significant challenges,
involving both teacher training and the scarcity of accessible materials. In this
context, this research aims to develop, implement, and evaluate an educational
product based on practical activities for teaching elements of observational
astronomy. Grounded in Paulo Freire's principles and the methodology of the Three
Pedagogical Moments, the proposed activities followed problematization, knowledge
organization, and practical application through sky observation activities. These
aimed to provide a guided observational experience of celestial phenomena. The
research was conducted with a second-year high school physics class in a full-time
education setting, involving 25 students. Data were collected through questionnaires
administered at the end of the intervention, and the results indicate that the adopted
approach contributed to student engagement, fostering elements of epistemological
curiosity and connecting theoretical concepts addressed in class with everyday
elements. Thus, the developed educational product enhanced the learning of scientific
concepts and skills, highlighting the potential of observational astronomy for teaching
physics.
|
|