O ensino de física para estudantes surdos
Ensino de Física-surdos
A Constituição da República Federativa do Brasil afirma (Art. 205 e Art. 206) que a
educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que deve haver
igualdade de acesso e permanência na escola. Assim, os alunos com necessidades
especiais devem estar inseridos no contexto escolar e usufruir de pleno gozo de
todos os direitos do aluno sem deficiência. Pensando nisso, foi feita uma sondagem
entre alguns professores da rede pública estadual do Rio Grande do Norte sobre o
ensino de física para alunos surdos. Esta pesquisa constatou que boa parte desses
professores não possuem conhecimentos necessários para estabelecer
comunicação com os seus alunos, o que influencia de forma direta na qualidade do
ensino ministrado. Além disso, eles acham difícil encontrar materiais adequados que
possam minimizar este problema. O presente trabalho traz uma proposta para
amenizar essa situação. Trata-se do desenvolvimento de aulas numa perspectiva
bilíngue que podem ser aplicadas na sala de aula junto com os alunos ouvintes ou
indicadas a estes alunos para que sirvam de suporte ao estudo em casa. O principal
recurso para este trabalho foca na produção de vídeo aulas para todos os alunos,
com narração em língua portuguesa para os ouvintes e execução em LIBRAS –
Língua Brasileira de Sinais – para os alunos surdos. A produção dessas vídeo aulas
considera relevantes os momentos pedagógicos essenciais, conforme amplo
conhecimento na literatura especializada da pesquisa em ensino de física.