Banca de DEFESA: HOZIAM HUDSON XAVIER ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HOZIAM HUDSON XAVIER ROCHA
DATA: 29/07/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Videoteca 1 - Biblioteca Central
TÍTULO:

A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: uma análise de livros didáticos “ÁCIDO-BASE” e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática. 


PALAVRAS-CHAVES:

contextualização, interdisciplinaridade, conteúdos de química e ensino aprendizagem.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

Os conteúdos de química ministrados no ensino médio, ainda hoje, têm sido trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada em sala de aula e pelos livros didáticos. Mesmo sabendo que a contextualização e a interdisciplinaridade exercem uma importante função no contexto de ensino aprendizagem de Química. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância destas bases metodológicas para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre a temática “Contextualização e Interdisciplinaridade no Ensino de Química” foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica de livros didáticos de química, que teve como foco na análise desses livros o assunto ácido e base, sendo um tema que se trabalha nas três séries do ensino médio. O presente trabalho também desenvolveu em sua pesquisa questionários aplicativo que foram realizados para analisar até que ponto os professores de química do ensino médio estão trabalhando a contextualização e a interdisciplinaridade em suas práticas de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos nessas pesquisas mostram que um ensino contextualizado e interdisciplinar contribui para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos, de forma dinâmica e interativa no ensino de química, mas que ainda encontram-se várias barreiras para se realizar essa prática de ensino-aprendizagem.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS RAMON FRANCO - UFRR
Externo à Instituição - DEYSE DE SOUZA DANTAS - F.M.Nassau
Externo ao Programa - 1235107 - GEORGE SANTOS MARINHO
Externo à Instituição - JOSE EVERALDO PEREIRA - IFRN
Presidente - 1108747 - ROBSON FERNANDES DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 16/07/2013 17:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa23-producao.info.ufrn.br.sigaa23-producao