Banca de DEFESA: OLIMPIO JOSE DA SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OLIMPIO JOSE DA SILVA JUNIOR
DATA: 29/07/2013
HORA: 08:00
LOCAL: Videoteca 2 - Biblioteca Central Zila Mamede
TÍTULO:

O USO DE ANALOGIAS PARA O ENSINO DE EQUILIBRIO QUIMICO NO ENSINO MEDIO: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?


PALAVRAS-CHAVES:

 Analogias, erros conceituais, equilíbrio químico


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Físico Química Inorgânica
RESUMO:

O uso de analogias no Ensino Médio é bastante decorrente no ensino de química, sejam abordadas em livros didáticos de química ou em sala de aula pela utilização dos professores, e isso é devido ao grande número de conceitos abstratos regentes desta disciplina. As analogias são conceituadas por diversos autores, no qual estes convergem para a ideia de que estas são ferramentas que buscam uma maneira de elucidar um conceito desconhecido comparando-o a um conceito familiar, relacionando seus atributos similares e não similares. Com isso, é realizado um levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de química do Ensino Médio que abordam o conteúdo Equilíbrio Químico e a partir de estudos já realizados, apontando os principais erros conceituais apresentados pelos estudantes neste conteúdo, é realizada uma análise das analogias encontradas, para com isso existir a verificação do seu direcionamento a erros conceituais pelo uso dos estudantes e/ou pela utilização de professores em sala de aula ou se promovem a facilitação da aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1714867 - CAIO LIMA FIRME
Externo à Instituição - DEYSE DE SOUZA DANTAS - F.M.Nassau
Externo à Instituição - JOSE EVERALDO PEREIRA - IFRN
Presidente - 1108747 - ROBSON FERNANDES DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 17/07/2013 15:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa26-producao.info.ufrn.br.sigaa26-producao