Banca de QUALIFICAÇÃO: OLIMPIO JOSE DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: OLIMPIO JOSE DA SILVA JUNIOR
DATA: 08/07/2013
LOCAL: Videoteca 1 - Biblioteca Central

O USO DE ANALOGIAS PARA O ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO MÉDIO: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?

Analogias, erros conceituais, equilíbrio químico

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Físico Química Inorgânica

O uso de analogias no Ensino Médio é bastante decorrente no ensino de química, sejam abordadas em livros didáticos de química ou em sala de aula pela utilização dos professores, e isso é devido ao grande número de conceitos abstratos regentes desta disciplina. As analogias são conceituadas por diversos autores, no qual estes convergem para a ideia de que estas são ferramentas que buscam uma maneira de elucidar um conceito desconhecido comparando-o a um conceito familiar, relacionando seus atributos similares e não similares. Com isso, é realizado um levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de química do Ensino Médio que abordam o conteúdo Equilíbrio Químico e a partir de estudos já realizados, apontando os principais erros conceituais apresentados pelos estudantes neste conteúdo, é realizada uma análise das analogias encontradas, para com isso existir a verificação do seu direcionamento a erros conceituais pelo uso dos estudantes e/ou pela utilização de professores em sala de aula ou se promovem a facilitação da aprendizagem.

Interno - 1714867 - CAIO LIMA FIRME
Externo à Instituição - DEYSE DE SOUZA DANTAS - F.M.Nassau