Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE FONSECA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE FONSECA COSTA
DATA: 20/05/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião do LCP/NU-PER
TÍTULO:

Síntese de catalisadores nanoporosos na ausência total e parcial de direcionadores orgânicos para pirólise catalítica de óleos pesados e intermediários.


PALAVRAS-CHAVES:

Química Inorgânica. Catálise. Material híbrido micro-mesoporoso. HZSM-5/MCM-41. Zeólita MFI do tipo ZSM-5 sintetizada na ausência de direcionador orgânico. Síntese à temperatura programada assistida por micro-ondas. Gasóleo de vácuo.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO:

A necessidade de se processar o petróleo pesado produzido no País é uma ação emergencial e estratégica para transformar a auto-suficiência de produção em superávit econômico. Neste sentido, é indispensável o investimento em pesquisas visando o desenvolvimento de catalisadores adequados para obtenção de derivados leves a partir de frações pesadas do petróleo. A tese de doutorado aqui reportada dedicou-se à preparação de materiais que combinem, numa única estrutura, a elevada atividade catalítica de zeólitas com a melhor acessibilidade de materiais mesoporosos, mais especificamente a estrutura híbrida HZSM-5/MCM-41, utilizando processos de síntese com menor impacto ambiental que os convencionais. Metodologias inovadoras foram desenvolvidas para o catalisador híbrido micro-mesoporoso ou zeólito-mesoporoso por mecanismo de direcionamento estrutural via duplo agente diretor orgânico (dual templating mechanism) e a partir de estrutura zeolítica sintetizada na ausência total de direcionador orgânico (one-single surfactant templating mechanism), ou seja, a síntese do híbrido com distribuição bimodal de poros deu-se apenas a partir de um único agente diretor orgânico. A nova rota de síntese do tipo “one-single surfactant templating” para o catalisador híbrido visou eliminar o uso dos direcionadores orgânicos, ácidos de qualquer natureza ou solventes orgânicos como molde estrutural da estrutura zeolítica em conjunto com o método hidrotérmico assistido por irradiação via micro-ondas, tornando o procedimento experimental de preparação prático e simples, com boa reprodutibilidade e menor custo. O referido estudo sobre aluminossilicato cristalino com estrutura zeolítica na ausência total de direcionador orgânico, especialmente a do tipo MFI, se baseia na utilização da H2O e dos cátions Na+ desempenhando o papel de direcionamento estrutural e compensação de cargas na estrutura. Técnicas relevantes de caracterização, como Difração de Raios-X (XRD), Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM), Microscopia Eletrônica de Transmissão de Alta Resolução (HRTEM), Adsorção de N2 e CO2, estudos cinéticos via Análises Termogravimétricas (TGA) e Pirólise acoplada à Cromatografia Gasosa/Espectrometria de Massas (Pyrolysis-GC/MS), foram empregadas no intuito de avaliar os materiais sintetizados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1558610 - ANA PAULA DE MELO ALVES
Presidente - 350509 - ANTONIO SOUZA DE ARAUJO
Interno - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Notícia cadastrada em: 16/05/2013 08:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa25-producao.info.ufrn.br.sigaa25-producao