DEGRADAÇÃO TÉRMICA E CATALÍTICA DO RESÍDUO ATMOSFÉRICO DE PETRÓLEO (RAT), UTILIZANDO MATERIAIS NANOESTRUTURADOS DO TIPO SBA-15.
SBA-15. RAT. Pirólise térmica e catalítica. Termogravimetria. Energia de ativação aparente.
No presente trabalho foram sintetizados e caracterizados os materiais mesoporosos SBA-15 e Al-SBA-15, Si/Al= 25, 50 e 75, descobertos por pesquisadores da Universidade da Califórnia- Santa Bárbara- EUA, tendo diâmetro de poros variando entre 2 a 30 nm e espessura das paredes de 3,1 - 6,4 nm, tornando estes materiais promissores na área da catálise, especificamente para o refino do petróleo (craqueamento catalítico), já que seus mesoporos facilitam o acesso das moléculas constituintes do petróleo aos sítios ativos, aumentando assim a produção de produtos na faixa dos hidrocarbonetos leves e médios. Para verificar se os materiais utilizados como catalisadores haviam sido sintetizados com sucesso, os mesmos foram caracterizados através das técnicas de difração de raios-X (DRX), espectroscopia de absorção na região do infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) e adsorção de nitrogênio (BET). Com o intuito de verificar a atividade catalítica dos mesmos, utilizou-se uma amostra de Resíduo Atmosférico de petróleo (RAT), proveniente do Pólo de Guamaré- RN, realizando-se através da termogravimetria o processo de degradação térmica e catalítica do resíduo. Mediante as curvas obtidas, observou-se uma redução na temperatura de início do processo de decomposição catalítica do RAT. Pelo modelo cinético proposto por Flynn- Wall obtiveram-se alguns parâmetros para determinação da energia de ativação aparente das decomposições, ficando evidenciada a eficiência dos materiais mesoporosos, já que houve uma diminuição da energia de ativação para as reações utilizando os catalisadores. O RAT também foi submetido ao processo de pirólise utilizando-se um pirolisador com cromatografia gasosa, acoplado a um espectrômetro de massa. Mediante os cromatogramas obtidos, observou-se um aumento no rendimento dos compostos na faixa da gasolina e diesel oriundos da pirólise catalítica, com ênfase para o Al-SBA-15 (Si/Al= 25), que apresentou um percentual superior aos demais catalisadores. Esses resultados se devem ao fato dos materiais sintetizados exibirem propriedades específicas, para aplicação no processo de pirólise de moléculas complexas e com alto peso molecular, como os constituintes do RAT.