Avaliação do desempenho de alunos de graduação da UFRN em disciplinas de química orgânica com aplicabilidade de metodologia interativa
Conceitos Científicos; Química Orgânica; Metodologia de Ensino; Perspectivas de Aprendizado
O enfoque deste trabalho está vinculado ao ensino de química, com abordagem específica para disciplinas de Química Orgânica ministradas nos cursos presenciais de graduação em Engenharia Química, Farmácia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com duração de dois anos consecutivos, objetivando-se a avaliação do processo ensino/aprendizado referentes aos conceitos químicos básicos que dão suporte ao entendimento da química orgânica. A proposta de ensino vinculada aos conteúdos teóricos destas disciplinas valorizou o processo de construção do conhecimento, que sinaliza para a necessidade de comprometimento educacional e empenho no processo ensino/aprendizado. Para tanto, diversas ferramentas didáticas foram aplicadas, dentre elas, destacam-se leituras complementares em artigos científicos que abordam assuntos pontuais ou correlatos aos conhecimentos básicos de conteúdos didáticos específicos de disciplinas básicas de química orgânica. A proposta para o instrumento de coleta de dados consistiu em avaliar a aceitabilidade dos alunos, motivação, desempenho e aprendizado. De acordo com os resultados obtidos foi possível comprovar que os índices satisfatórios de aprovação nas disciplinas avaliadas, demonstram o comprometimento do aluno diante da metodologia aplicada, que de forma transversal contribui para o amadurecimento intelectual do estudante.