Banca de DEFESA: SAULO GREGORY CARNEIRO FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAULO GREGORY CARNEIRO FONSECA
DATA: 28/02/2013
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Aula do Laboratório de Química I
TÍTULO:

Síntese e Caracterização de Titanatos de Cobalto e Níquel, dopados com Praseodímio, obtidos a partir da decomposição de Nitrilotriacetatos.


PALAVRAS-CHAVES:

Óxidos mistos, Nitrilotriacetatos, Decomposição térmica, Titanatos.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Físico Química Inorgânica
RESUMO:

Nos últimos anos, os estudos das propriedades físico-químicas de óxidos mistos, tem despertado o interesse da comunidade científica, propriedades como: piezoeletricidade, fotoluminescência, ou aplicações em catálise, surgem destes compostos quando se modifica as composições químicas destes materiais, neste contexto algumas rotas são empregadas na síntese destes materiais, dentre elas pode-se citar os métodos: cerâmico, combustão co-precipitação, pechini ou citratos precursores, hidrotérmico, sol-gel; tais rotas dividem-se em rotas tradicionais ou em rotas químicas. No presente trabalho foram sintetizados óxidos com composição variável, a partir das decomposições térmicas dos nitrilotriacetatos de titânio, cobalto, níquel e praseodímio. Os nitrilotriacetatos obtidos foram caracterizados por Espectroscopia de absorção na região de infravermelho (FTIR), Termogravimetria (TG/DTG) e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), enquanto que os óxidos sintetizados foram caracterizados por Difração de Raios-X (DRX), Fluorimetria e Espectroscopia de absorção na região de infravermelho (FTIR). Os dados de Espectroscopia de absorção na região de infravermelho (FTIR) indicaram o deslocamento da banda correspondente ao grupo carboxilato (νCOOH), de 1712 cm-1 presente no ácido nitrilotriacético (H3NTA), para 1680-1545cm-1, presente nos nitrilotriacetatos coordenados. Os dados de análise térmica (TG/DTG/DSC) indicaram que em atmosfera oxidante (ar) os óxidos são obtidos a menores temperaturas do que em atmosfera inerte N2(g). Os resultados de difração de raios-X (DRX) sinalizaram que os óxidos obtidos são cristalinos e que as fases predominantes obtidas nos titanatos sintetizados são as fases rutilo e ilmenita. Por fluorimetria observou-se que a intensidade das bandas de emissão são diretamente proporcionais à concentração dos íons Ni2+, Co2+ e Pr3+, e os espectros de absorção na região de infravermelho (FTIR) dos óxidos, demonstraram o desaparecimento das bandas características dos nitrilotriacetatos, indicando a completa decomposição dos complexos em óxidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350633 - ADEMIR OLIVEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - FRANCISCO DAS CHAGAS DANTAS DE LEMOS - UFT
Externo ao Programa - 338292 - JOAO BOSCO LUCENA DE OLIVEIRA
Interno - 7350310 - MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA
Notícia cadastrada em: 08/02/2013 14:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao