Banca de DEFESA: HUGO FELIX LIMA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO FELIX LIMA DOS SANTOS
DATA: 15/10/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aula do Laboratório de Química I
TÍTULO:

Estudo teórico QTAIM e DFT do compostos de coordenação: efeito quelato, titanocenos e ligação química.


PALAVRAS-CHAVES:

QTAIM; DFT; compostos de coordenação; titanocenos; efeito quelato; ligação química.


PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química Teórica
RESUMO:

Esse trabalho consiste no estudo dos compostos de coordenação pela teoria quântica de átomos em moléculas (QTAIM), fundamentada na análise topológica da densidade eletrônica dos sistemas moleculares, obtida tanto teoricamente quanto experimentalmente. Na química de coordenação os temas escolhidos para serem estudados são o efeito quelato, metalocenos de titânio de estrutura pseudotetraédrica e a ligação coordenada.

            No primeiro capítulo, investigamos o efeito quelato de acordo com parâmetros termodinâmicos e topológicos. A troca de ligantes monodentados por ligantes polidentados de mesma natureza química aumenta a estabilidade do complexo tanto pela contribuição da entropia quanto da entalpia, e, em alguns casos, esta última teve maior participação para a estabilidade do complexo que a entropia. Em todos os íons complexos, a troca de ligante monodentado para polidentado levou ao aumento dos valores eletrônicos da topologia como densidade eletrônica, Laplaciano da densidade eletrônica e índice de deslocalização (número de elétrons compartilhados entre dois átomos).

            No segundo capítulo, estudamos os metalocenos de titânio de estrutura pseudotetraédrica com ligantes-π volumosos ciclopentadienila (Cp) e seus derivados. O estudo topológico mostrou a presença de interações secundárias entre os átomos dos ligantes-π ou dos ligantes-σ. Verificou-se que, para o caso dos metalocenos de titânio com pequena diferença de simetria pontual e ligantes volumosos, havia uma relação quase-linear entre a estabilidade e o índice de deslocalização envolvendo átomos de carbono do anel (Cp) e o titânio dos metalocenos de titânio. Contudo a estabilidade não é relacionada apenas às interações entre átomo de titânio e anel ciclopentadienila, mas as interações secundárias também influenciam na estabilidade dos titanocenos com ligantes volumosos.

            O terceiro capítulo trata da ligação química nos compostos de coordenação sob por meio da QTAIM. A teoria quântica de átomos em moléculas, até então, classifica as ligações e interações químicas em duas categorias: interação de camada fechada (ligação iônica, ligação de hidrogênio, interação de van der Waals, entre outras) e interação compartilhada (ligação covalente). Baseado nos parâmetros topológicos como densidade eletrônica, Laplaciano da densidade eletrônica, índice de deslocalização, entre outros, classificamos a ligação coordenada como intermediária entre as interações de camada fechada e interações compartilhadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714867 - CAIO LIMA FIRME
Externo ao Programa - 1715109 - DANIEL DE LIMA PONTES
Interno - 1714946 - KASSIO MICHELL GOMES DE LIMA
Externo à Instituição - MARCOS LOPES DIAS - UFRJ
Interno - 1108747 - ROBSON FERNANDES DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 24/09/2012 10:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao