Problemas de aprendizagem em estudantes de graduação sobre ligações químicas
Ligações químicas, Problemas de aprendizagem, Regra do octeto, Estrutura de Lewis.
Esta pesquisa teve o objetivo de identificar problemas de aprendizagem em alunos de graduação recém ingressante na universidade, interpretar a natureza e as causas desses problemas, oferecerem subsídios para superação de tais dificuldades e possibilitar uma aprendizagem significava através da qual o aluno atribua sentido em seu aprendizado. Como objeto para esse trabalho foi escolhido o tema Ligações Químicas - onde se estudam as forças que agem entre os átomos para formar moléculas, íons compostos e estruturas cristalinas iônicas -, e se caracteriza como um dos mais importantes assuntos da Química. Na pesquisa, foi utilizado um questionário com cinco perguntas abertas, respondidas por 147 estudantes dos períodos iniciais das graduações em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As respostas obtidas revelaram insegurança por parte dos estudantes, tanto em termos conceituais quanto de representação, com justificativas superficiais, recorrendo sempre à regra do octeto para descrever modelos apresentou os igações químicas,s de aprendizagem em alunos de graduaçem estudantes para que se possa conseguir superar essas dide ligações químicas. Os resultados sugerem que esses estudantes tiveram uma formação inadequada no ensino médio e que os exames para ingresso nas graduações se fizeram segundo critérios flexíveis, pouco exigentes em termos de conhecimentos. As observações feitas levam à conclusão de que, para mudanças futuras, é necessário que escolas de ensino médio e dos períodos iniciais nas universidades privilegiem a adoção de métodos pedagógicos contextualizados, aplicando estratégias para superar o ensino memorístico e superficial sobre Ligações Químicas, o que, provavelmente, se aplica ao ensino de outros temas da Química.