Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE ALVES SERAFIM ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE ALVES SERAFIM ROCHA
DATA : 09/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

CONSTITUINTES QUÍMICOS E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE ESPÉCIES PERTENCENTE A CAATINGA: Varronia dardani Taroda J.Mill. (Boraginaceae) e Marsdenia Megalantha Goyder & Morillo (Apocynaceae).


PALAVRAS-CHAVES:

Marsdenia megalantha, Polioxipregnano, Apocinaceae, Varronia dardani, cordiaquinonas.


PÁGINAS: 165
RESUMO:

Considerado exclusivamente brasileiro, a caatinga é o bioma mais estudado do ponto de vista químico e biológico contribuindo assim na descoberta de novos fármacos na busca de curas de doenças. Este trabalho descreve a investigação química e biológica de duas espécies de plantas endêmicas do semiárido Norte riograndense: a espécie Marsdenia megalantha Goyder e Morilo (Apocinaceae) e a Varronia dardani Torada (Boraginaceae). O estudo realizado nas raízes permitiu o isolamento de quatro substâncias.  Do  extrato hidroalcoólico  70% foram possíveis  isolar seis  substâncias  com esqueletos  do tipo  pregamos.  Sendo  quatro  delas glicosiladas. Todos  os constituintes químicos isolados foram utilizados técnicas espectroscópicas como ressonância magnética nuclear  de hidrogênio (RMN1H) e carbono-13 (RMN 13C), incluindo técnicas bidimensionais (COSY, HMQC, HMBC e NOESY) e comparado com dados disponíveis na literatura.  O estudo químico das raízes de V. dardani resultou no isolamento e identificação estrutural de duas naftoquinonas: as cordiaquinonas A e B, que apesar de serem substâncias já conhecidas na literatura científica, são citadas pela primeira vez na espécie. Essas substâncias demonstraram bons resultados na atividade in vitro contra duas linhagens tumorais: HCT-116 (Adenocarcinoma colorretal) e MDA-MB-231 (Adenocarcinoma de Mama) demonstrando um forte potencial de atividade citotóxica frente às linhagens tumorais humanas avaliadas, comprovando o potencial biológico de espécies da caatinga e estimulando a continuidade deste estudo com perspectiva de descoberta de mecanismos de ação de moléculas anticâncer. O óleo essencial das folhas foi obtido por hidrodestilação, analisado e identificado por CG-MS e CG-FID resultando a identificação de 54 constituintes químicos, correspondendo um total de 99% da composição química do óleo, consistindo basicamente de monoterpenos e sesquiterpenos. O potencial biológico do óleo essencial mostrou atividade antimicrobiana contra a Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa e atividade antifúngica contra a levedura Candida albicans e Candida parapsilosis.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - ***.944.634-** - MANOELA TORRES DO RÊGO - UFRN
Externa à Instituição - MARIANA LAUNDRY DE MESQUITA - UnB
Presidente - 1569526 - RENATA MENDONÇA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 29/08/2022 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao