Produção Sustentável de Biodiesel: Desenvolvimento de Catalisadores Verdes, Transesterificação de Óleo de Cozinha Residual e Conversão do Glicerol em Novos Produtos
Catalisadores verdes, Cinzas da casca da banana e da tangerina; Silicatos de sódio e potássio, Sílica MPI; Biodiesel; Óleo residual de cozinha, Derivados de glicerol.
Diversas pesquisas despontam na busca por alternativas energéticas ao uso de combustíveis fósseis, principalmente devido às emissões de gases que contribuem para acentuar as mudanças climáticas. Entre as possibilidades, tem-se o biodiesel que permite a redução do uso de diesel, contribuindo com a redução dos impactos ambientais, uma vez que é obtido de fonte natural e renovável. Este trabalho propôs um processo sustentável de produção de biodiesel decorrente do óleo de cozinha residual (OCR), partindo da aplicação de diferentes catalisadores verdes, sendo eles de baixo custo e/ou residuais, advindos das cinzas de cascas de banana (BPC) e tangerina (TPC), além de silicatos de sódio e potássio (SPS) originários da areia da praia. Além disso, foram avaliadas as condições de sínteses de derivados do glicerol, subproduto da reação de transesterificação. As técnicas utilizadas para a caracterização dos catalisadores foram: DRX, FRX, TG/DTG, FTIR, TPD-CO2 e deconvolução das curvas de DTG e TPD-CO2. O biodiesel foi analisado por RMN de 1H e 13C, FTIR, TG/DTG (pelo método de deconvolução nas curvas de DTG) e propriedades físico-químicas. Os parâmetros reacionais tempo, razão molar A/O e concentração de catalisador foram avaliados na síntese do biodiesel. Os materiais sólidos BPC e TPC apresentaram composição semelhante, sendo os compostos de potássio majoritários. As análises de TPD-CO2 indicaram, principalmente, sítios básicos de moderados a fortes, nos materiais SPS e BPC, e sítios fracos no TPC. Os biodiesel de OCR formados com os catalisadores TPC, SPS e BPC apresentaram conversões de 91,32%, 93,89% e 90,88%, respectivamente. O glicerol foi convertido em acetinas utilizando catalisadores a base de óxidos de metais de transição e os espectros de RMN 13C confirmaram a síntese. Nesse trabalho, a produção de biodiesel foi um processo sustentável e de baixo custo devido ao uso de catalisadores verdes, óleo de cozinha residual e à obtenção de produtos derivados do glicerol residual.