SÍNTESE DE COMPÓSITOS A PARTIR DO ÁLCOOL POLIVINÍLICO COM CARGA DE RESÍDUOS DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO
Álcool polivinílico. Retardantes de chama. Placas de circuito impresso
A renovação de tecnologias provoca o aumento do lixo eletrônico no meio ambiente. A busca de métodos para o tratamento desses resíduos gera grandes discussões em âmbito nacional bem como internacional. As placas de circuito impresso provenientes de equipamentos obsoletos despertam grande interesse em pesquisas, visto que possuem diversos metais em sua composição, que podem ser recuperados. Entretanto, ainda são escassos os estudos que buscam reaproveitar o substrato oriundo da retirada dos metais. Materiais compósitos têm sido amplamente estudados por proporcionarem melhorias nas propriedades mecânicas, térmicas e fisioquímicas de materiais para determinadas aplicações. Nesse contexto, foram desenvolvidos compósitos com resíduos de placa de circuito impresso, tendo como matriz o álcool polivinílico. Utilizou-se 5%, 10%, e 20%, em massa, de placa, na forma de pó, para a produção dos compósitos, que foram submetidos à análise térmica (TG/DTG/DSC). As propriedades mecânicas (desgaste e coeficiente de atrito) foram determinadas pelo ensaio mecânico pin-on-disc. A topografia da superfície foi analisada por Microscopia Eletrônica de Varredura. Em seguida, as amostras passaram pelo teste de inflamabilidade a fim de avaliar o comportamento das mesmas perante a chama. Baseado nos resultados do ensaio mecânico, constatou-se que não houve variação significativa no coeficiente de atrito e no desgaste dos materiais. Em relação à análise térmica, houve redução da estabilidade térmica dos compósitos. No ensaio de flamabilidade, foi possível observar que o aumento da massa de placa de pó provoca o aumento da resistência da propagação da chama nos compósitos, em consequência da presença de compostos que atuam como retardantes de chama nas placas de circuito impresso. A análise das imagens do MEV indicou boa aderência das fibras na superfície da matriz e possibilitou a análise da trilha de desgaste dos compósitos.