Banca de QUALIFICAÇÃO: AIMÉE ATAIDE DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AIMÉE ATAIDE DE OLIVEIRA
DATA: 02/03/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do Química 1
TÍTULO:

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPLEXOS DE COBRE (II) COM LIGANTES VANILÓIDES


PALAVRAS-CHAVES:

complexos de Cobre; vanilina; base de Schiff; fenantrolina.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Campos de Coordenação
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é contribuir com o desenvolvimento da química de coordenação do sistema Cobre-fenantrolina, através da síntese e caracterização de novos complexos metálicos do tipo [Cu(phen)(L)2] onde L refere-se a ligantes derivados da vanilina.

                Através da caracterização dos complexos [Cu(phen)(asv)2], [Cu(phen)(asvred)2] e [Cu(phen)(dhz)2], por infravermelho, foram identificados que os ligantes derivados da vanilina encontram-se coordenados ao centro metálico de forma  bidentada através dos grupos vanilóides e que a fenantrolina continua na esfera de coordenação do metal.

                O espectro Uv-Vis dos complexos em acetonitrila apresentaram bandas  intraligantes referentes à fenantrolina apresentando altas absortividades molares, bandas intraligantes típicas de L com deslocamentos hipsocrômico e batocrômico e as transições referentes aos orbitais d, no qual reafirmam a formação do complexo.

O experimento de fluorescência foi realizado com o ligante asv no estado sólido e em solução de acetonitrila, na qual, foi observada no espectro uma banda de emissão em 506nm, que corresponde à cor verde, quando da excitação da região no ultravioleta.

O potencial de redução do Cu2+/1+ dos complexos [Cu(phen)(asv)2], [Cu(phen)(asvred)2] e [Cu(phen)(dhz)2]  foi observado em -57, -43 e -120 mV vs Ag/AgCl. Os valores obtidos encontram-se em uma faixa de potencial considerada ideal (261 a -523 mV) para que o cobre quando reduzido a (Cu +1) seja capaz de gerar espécies reativas de oxigênio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Externo ao Programa - 1715109 - DANIEL DE LIMA PONTES
Externo ao Programa - 1945343 - FRANCISCO ORDELEI NASCIMENTO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/02/2016 15:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa26-producao.info.ufrn.br.sigaa26-producao