Banca de DEFESA: FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR
DATA: 09/06/2015
LOCAL: Sala de aula do Laboratório de Química 1

QUÍMICA EM CENA: uma proposta para formação inicial de professores de química

Teatro Científico, formação de professores, material didático, experimentação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Nos meios educacionais tem-se observadas dificuldade em se formar professores que atendam às necessidades do ensino médio e superior, e uma das razões para isso são as diferentes vivências na formação dos educadores em relação às que são encontradas em sala de aula. Assim, frequentemente surgem críticas relacionadas a pertinência e a eficiência dos cursos de licenciatura, no que refere ao cumprimento da sua natural missão, o que fragiliza a formação do professor. Com isso, a melhoria da qualidade da educação fica muito dependente das iniciativas dos professores, criando alternativas didáticas para fortalecer suas atuações no ensino. Partindo dessa reflexão, conclui-se que a formação de professores necessita de novas propostas didáticas que os qualifiquem, e assim possam promover a formação dos seus alunos de forma mais adequada. Dentre as propostas didáticas apresentadas como alternativas para a formação inicial de professores pode-se utilizar o teatro científico (TC). Considerando esta possibilidade, nesse trabalho tem-se como proposta investigar e discutir a influência do TC aliado à experimentação na formação inicial de licenciandos em Química que participam dos Grupos de Teatro Fanáticos da Química (UERN) e Química em Cena (UFRN). Para tanto, realizou-se, em uma primeira etapa, ensaios teatrais baseados no teatro do oprimido, e escritas de roteiros dramatúrgicos, numa proposta colaborativa. Para incorporar a experimentação em química aos ensaios teatrais, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sistemática e, após análise de conteúdo, foram selecionados, as categorias, materiais e reagentes de fácil acesso, procedimentos de fácil execução e com baixos riscos de acidentes e fácil tratamento dos resíduos químicos gerados. Na segunda parte identificou-se: a) as crenças dos licenciandos na utilização do TC aliado a experimentação para formação inicial de professores de química; b) a influência do TC aliado à experimentação na aprendizagem de conceitos químicos de alunos do ensino médio que assistiram aos espetáculos; c) as razões para o uso ou não do TC aliado à experimentação por professores de química que participaram dos grupos de TC e hoje atuam em sala de aula. Nesse estudo foram utilizados questionários e entrevistas, compostos, respectivamente, por uma escala de Likert e questões abertas. Os dados quantitativos foram analisados por meios da estatística clássica, usando como medidas de centralidade a média, o argumento de concordância e o desvio médio. Os dados qualitativos foram abordados segundo a análise de conteúdo, com categorias que emergiram da leitura das respostas. Dessas análises concluiu-se que os licenciandos têm uma visão positiva na utilização do teatro científico para divulgação da química, para utilização na aprendizagem de conceitos químicos, de saberes pedagógicos e disciplinares, assim como para formar estratégia de promoção à pesquisa e a extensão na Universidade. Eles creditam melhorias na sua formação inicial à utilização do teatro científico aliado a experimentação. O TC oferece motivação para construção do pensamento conceitual de maneira informal de comunicação da química, permitindo que o aluno amplie seus conhecimentos, favorecendo não somente a abordagem fenomenológica, mas também a construção do conhecimento químico e a internalização dos conceitos científicos.

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - ANNE GABRIELLA DIAS SANTOS - UERN