Banca de DEFESA: MARIA DE FATIMA ROCHA DE LIMA

DISCENTE: MARIA DE FATIMA ROCHA DE LIMA
DATA: 12/01/2015
LOCAL: Sala de Aula 3F1

PROPOSTA DE JOGO QUÍMICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA ABORDANDO O COTEÚDO DE ESTEREOQUÍMICA

Educação à Distância. Estereoquímica. Aprendizagem. Jogos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
ESPECIALIDADE: Estrutura, Conformação e Estereoquímica

Os jogos educativos podem funcionar como uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem, pois desempenha papel importante na interação do aluno com o conhecimento, além de incentivar a inter-relação entre os alunos e motivá-los pela busca ao conhecimento. Esta pesquisa destina-se em analisar as provas dos alunos da educação a distância aplicada nos semestres 2011.2 e 2012.2 a fim constatar os erros cometidos pelos mesmos na abordagem do conteúdo de estereoquímica. Então, partindo dessas dificuldades constatadas, elaborar um jogo educativo abordando esse conteúdo. A escolha pelo conteúdo de estereoquímica se deu devido ao baixo número de trabalhos encontrados, e por ser um dos conteúdos da química orgânica que tem provocado dificuldades de aprendizagem, uma vez que requer a visualização e manipulação mental de estruturas moleculares, além de requerer habilidade de observação e comparação por parte dos alunos. O jogo foi aplicado a uma turma da disciplina Química da Vida do polo de Nova Cruz no semestre 2013.2, com o intuito de constatar a viabilidade e aplicabilidade dessa ferramenta para o desenvolvimento de habilidade de motivação pela busca do conhecimento por parte dos alunos, como também complementar o material didático da EaD. Em seguida, foi disponibilizado na página da disciplina um questionário de opinião para os participantes do jogo, como forma de investigar a opinião dos mesmos em relação a estratégia proposta. Para diagnosticar as contribuições do jogo na aprendizagem dos alunos, foram analisadas as questões de estereoquímica contidas nas provas didáticas aplicadas no semestre 2013.2 aos alunos participantes e comparadas com as dos alunos não participantes. Assim, o jogo “Trilhando a Estereoquímica” pode ser considerado um importante recurso para complementar o material didático da EaD, pois despertou a motivação pela busca do conhecimento  e contribui para o aprendizado do conteúdo de estereoquímica.

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES