Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO LEONARDO FREITAS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO LEONARDO FREITAS OLIVEIRA
DATA: 01/12/2014
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Aula 3F1
TÍTULO:

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES BASEADOS EM VERMICULITA MODIFICADA COM FERRO: APLICAÇÃO EM PROCESSOS DO TIPO FENTON E FOTO-FENTON.


PALAVRAS-CHAVES:

Vermiculita; Akaganeita; Troca Catiônica; Fenton; Foto-Fenton.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Físico Química Inorgânica
RESUMO:

As argilas são materiais com propriedades particulares que as tornam promissoras para diversos estudos. Apesar destes sólidos possuírem características importantes para processos químicos e físicos, estes veem sendo alvo de estudos voltados para sua modificação, visando a obtenção de melhores resultados em aplicações especificas destes. Neste trabalho foi utilizada a argila vermiculita como suporte para compostos de ferro, com intuito de obter materiais promissores para aplicações em processos do tipo Fenton e foto-Fenton heterogêneo utilizando-se de radiação solar. Ao todo, o estudo contou com seis sólidos, partindo da vermiculita sódica (V0), vermiculita sódica calcinada (V0-C), material misto (V0/β-FeOOH), vermiculita trocada (V0t-C), vermiculita impregnada por via úmida (V0u-C) e a V0u-CL que representa o sólido obtido por impregnação com uma posterior lavagem. Todos os sólidos do estudo tiveram suas características físicas e químicas investigadas pelas seguintes técnicas de caracterização: DRX, FTIR, EDS, TG e MEV, sendo que os materiais V0 e V0u-CL, não foram submetidos as técnicas de TG e FTIR. O material V0 apresentou três fases distintas, sendo estas, a própria vermiculita, hidrobiotita e biotita, as duas últimas fases fazem parte do processo geológico de formação da vermiculita. Os sólidos obtidos após as modificações apresentaram aumento na quantidade de ferro presente na argila, sendo estas quantidades, importantes para aplicação na catálise e fotocatálise. As micrografias e os dados de EDS, demonstram que após os tratamentos de adição do metal, o ferro foi intercalado na estrutura da vermiculita para os sólidos V0t-C e V0u-C, no entanto, o mesmo não ocorreu com material misto. Em relação aos testes do tipo Fenton, não obtivemos bons resultados, provavelmente pela quantidade de H2O2 utilizada ter sido elevada, entretanto, para o processo foto-Fenton, observou-se uma remoção máxima de 88,8% da coloração do corante azul de metileno para o catalisador V0/β-FeOOH. Portanto, conclui-se que a argila vermiculita apresenta-se como um bom catalisador e suporte para o ferro, além de apresentar baixo custo em relação a outros sólidos utilizados em processos industriais e ambientais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1558610 - ANA PAULA DE MELO ALVES GUEDES
Interno - 350509 - ANTONIO SOUZA DE ARAUJO
Interno - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Externo ao Programa - 2087667 - TIAGO PINHEIRO BRAGA
Externo à Instituição - LUIZ DI SOUZA - UERN
Notícia cadastrada em: 26/11/2014 14:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao