Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDY MARINA TOSCANO QUEIROZ DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WENDY MARINA TOSCANO QUEIROZ DE MEDEIROS
DATA: 06/06/2014
HORA: 14:00
LOCAL: 3H1
TÍTULO:

Resorcinareno na química de coordenação: Síntese alternativa do complexo de cobre, caracterização e atividade biológica.


PALAVRAS-CHAVES:

Compostos de coordenação; cobre; resorcinareno e fenantrolina.


PÁGINAS: 189
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da química de coordenação de macromoléculas como o resorcinareno, através da síntese e caracterização de novos complexos de cobre com os ligantes cloretos, vanilina e resorcinareno, todos eles coordenados à fenantrolina, uma molécula que é biologicamente ativa e possui importantes propriedades em sistemas biológicos. O complexo [(Cu(phen))4(resvan)], sintetizado a partir da reação direta do resorcinareno com metais, gera várias possibilidades de coordenação, o que dificulta sua caracterização. Por isso, com o objetivo de limitar os sítios de coordenação do ligante, o complexo [(Cu(phen))4(resvan)]Cl4 foi sintetizado a partir de uma nova metodologia de síntese. Os complexos cis-[Cu(phen)Cl2], cis-[Cu(phen)(van)]Cl, [(Cu(phen))4(resvan)] e [(Cu(phen))4(resvan)]Cl4 foram caracterizados pelas técnicas espectroscópicas de IV, UV-vis e EPR. Através do infravermelho foi possível comprovar a presença do ligante fenantrolina em todos os complexos sintetizados, bem como a presença do ligante vanilina no complexo cis-[Cu(phen)(van)]Cl e do ligante resvan no complexo [(Cu(phen))4(resvan)], além de indicar a formação do resorcinareno no complexo [(Cu(phen))4(resvan)]Cl4. Os espectros de UV-vis dos compostos de coordenação obtidos indicaram a presença dos ligantes fenantrolina, através de suas bandas intensas na região do ultravioleta, o ligante vanilina, através da banda CT que ocorre do ligante vanilina para o metal, e do ligante resvan, com a presença de bandas com baixa intensidade na região do visível. Além disso, os espectros apresentaram bandas d-d, confirmando a presença de metais nos compostos formados. A quantidade de átomos de cobre presentes no complexo [(Cu(phen))4(resvan)]Cl4 foi estimada, a partir da análise comparativa das absorbâncias de soluções de mesma concentração dos compostos [(Cu(phen))4(resvan)]Cl4 e cis-[Cu(phen)(van)]Cl, a qual indica que estes compostos possuem em suas estruturas átomos de cobre na proporção  4:1, respectivamente. Os espectros de EPR dos complexos cis-[Cu(phen)Cl2], cis-[Cu(phen)(van)]Cl e [(Cu(phen))4(resvan)]Cl4 apresentaram perfis axiais, com gǁ > g, enquanto que o complexo [(Cu(phen))4(resvan)] apresentou uma mistura de perfis axial e rômbico, indicando uma mudança no ambiente de simetria do Cu(II) para este complexo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Externo ao Programa - 1715109 - DANIEL DE LIMA PONTES
Externo ao Programa - 1945343 - FRANCISCO ORDELEI NASCIMENTO DA SILVA
Interno - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 22/05/2014 15:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa19-producao.info.ufrn.br.sigaa19-producao