Acesso a Atenção Fonoaudiológica: Intervenções para a melhoria da Qualidade.
Fonoaudiologia; Acesso aos serviços de Saúde; Agendamento de consultas; Melhoria de Qualidade; Listas de espera.
Introdução: A melhoria da qualidade pode ser alcançada por meio de diferentes grupos de atividades, dentre eles, os ciclos de melhoria que permitem que os problemas de qualidade sejam detectados, analisados e sofram intervenção com vistas a promover melhor assistência. O acesso é uma das dimensões da Qualidade em Serviços de Saúde e pode ser verificada por meio de duas dimensões: sócio-organizacional e geográfica.
Objetivo: Melhorar a acessibilidade em sua dimensão sócio-organizacional a um Serviço Ambulatorial de Fonoaudiologia no município do Natal - Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo de natureza quantitativa do tipo quase experimental de série temporal resultado de um ciclo de melhoria da qualidade. O nível de qualidade foi avaliado por meio de critérios relacionados a taxa de faltas às consultas, aprazamento para triagem e para início da terapia fonoaudiológica. As avaliações aconteceram no período de Janeiro de 2017 a Agosto de 2018 e a coleta de dados foi realizada por meio de relatórios emitidos pelo programa de agendamento e fila de espera. Os dados foram compilados e subsidiaram o delineamento de gráficos de Tendência por meio do qual verificou-se a presença de padrões indicativos de situações significativamente diferentes da esperada (p<0.01) e o cumprimento dos critérios de qualidade.
Resultados: O nível de qualidade estabelecido foi alcançado em alguns períodos. Destaca-se que não foram observadas mudanças com significância estatística no comportamento do indicador quando relacionado às intervenções.
Conclusão: As mudanças na organização do Serviço e o acompanhamento de Indicadores parecem ter efeito positivo na melhoria no acesso, no entanto, foi verificado instabilidade nos processos avaliados o que evidencia a necessidade de novas intervenções.