Banca de DEFESA: JULIA CARVALHO ALVES SOUSA PERDIGÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIA CARVALHO ALVES SOUSA PERDIGÃO
DATA : 04/10/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DSC
TÍTULO:

Acesso a Atenção Fonoaudiológica: Intervenções para a melhoria da Qualidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Fonoaudiologia; Acesso aos serviços de Saúde; Agendamento de consultas; Melhoria de Qualidade; Listas de espera.


PÁGINAS: 33
RESUMO:

Introdução: A melhoria da qualidade pode ser alcançada por meio de diferentes grupos de atividades, dentre eles, os ciclos de melhoria que permitem que os problemas de qualidade sejam detectados, analisados e sofram intervenção com vistas a promover melhor assistência. O acesso é uma das dimensões da Qualidade em Serviços de Saúde e pode ser verificada por meio de duas dimensões: sócio-organizacional e geográfica.

Objetivo: Melhorar a acessibilidade em sua dimensão sócio-organizacional a um Serviço Ambulatorial de Fonoaudiologia no município do Natal - Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo de natureza quantitativa do tipo quase experimental de série temporal resultado de um ciclo de melhoria da qualidade. O nível de qualidade foi avaliado por meio de critérios relacionados a taxa de faltas às consultas, aprazamento para triagem e para início da terapia fonoaudiológica. As avaliações aconteceram no período de Janeiro de 2017 a Agosto de 2018 e a coleta de dados foi realizada por meio de relatórios emitidos pelo programa de agendamento e fila de espera. Os dados foram compilados e subsidiaram o delineamento de gráficos de Tendência por meio do qual verificou-se a presença de padrões indicativos de situações significativamente diferentes da esperada (p<0.01) e o cumprimento dos critérios de qualidade.

Resultados: O nível de qualidade estabelecido foi alcançado em alguns períodos. Destaca-se que não foram observadas mudanças com significância estatística no comportamento do indicador quando relacionado às intervenções.

Conclusão: As mudanças na organização do Serviço e o acompanhamento de Indicadores parecem ter efeito positivo na melhoria no acesso, no entanto, foi verificado instabilidade nos processos avaliados o que evidencia a necessidade de novas intervenções.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347772 - NILMA DIAS LEAO COSTA
Externo à Instituição - STELA MARIS AGUIAR LEMOS - UFMG
Interno - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 04/10/2018 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao