Perguntas Frequentes

1) Como funciona o curso?

 

O Mestrado é Profissional, realizado na modalidade semipresencial e em uma área pioneira no Brasil. O curso funciona com 82% de carga horária a distância e 18% presencial. As atividades a distância, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância da UFRN (sedis) e com a Plataforma Virtual, Moodle,  utilizam de um material didático de 9 livros traduzidos para o português, realização de trabalhos práticos no seu contexto de trabalho e atividades de autoavaliação, fóruns e testes. As atividades presenciais são uma por semestre, realizadas em Natal-rn e duram três dias cada. Envolvem avaliação, aula, orientação sobre os projetos, etc.
 
2) Quando ocorre Processo Seletivo?
 
Normalmente realizado entre maio e junho de cada ano.

 

3) Como ocorre o processo seletivo?
 
O processo seletivo atual contempla Prova escrita presencial (objetiva e discursiva) e análise de currículo. 

 

4) Qual é o intervalo de tempo entre um processo seletivo para outro?


Os processos seletivos ocorrem anualmente.

 

5) Qual a duração do Mestrado Profissional QualiSaúde?


O curso tem duração prevista de 24 meses. No máximo, em casos extraordinários, pode haver prorrogação até 30 meses.

 

6) Quais são os requisitos de acesso ao mestrado?


O mestrado é concebido para titulados universitários em geral, desde que estejam trabalhando em um estabelecimento de saúde ou na gestão do sistema de saúde. Tais profissionais são os que terão a possibilidade de aplicar as competências adquiridas tanto no seu desempenho profissional como na pesquisa aplicada.

 

7) O curso oferece vagas para alunos especiais?


Não.

 

8) Qual é a metodologia docente?


A metodologia docente está baseada na aprendizagem através do contato com situações e problemas reais identificados pelo próprio aluno no seu ambiente de trabalho. O conteúdo teórico e os métodos de pesquisa aplicada são aprendidos no contexto de trabalho do estudante, mediante a supervisão personalizada do seu orientador. Cada mestrando tem um tutor-orientador designado que será o encarregado de supervisionar individualmente o cumprimento das atividades do curso, revisar e comentar sobre os trabalhos práticos e orientar para a realização do Trabalho Final de Mestrado.
 

9) Quero ser professor do programa. O que devo fazer?


Preencher requerimento na secretaria do curso e anexar currículo Lattes. O Processo será analisado pelo colegiado do curso e eventualmente aprovado nas categorias de professor colaborador ou permanente.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa19-producao.info.ufrn.br.sigaa19-producao