PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: ANDRÉ EUGÊNIO DE QUEIROZ FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉ EUGÊNIO DE QUEIROZ FILHO
DATA : 23/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Adeus, adeus para violoncelo e piano de Walter Smetak: Uma redescoberta


PALAVRAS-CHAVES:

Walter Smetak; Interpretação musical; Violoncelo; Adeus, adeus para violoncelo e piano; Intertextualidade.


PÁGINAS: 252
RESUMO:

Esta pesquisa de mestrado apresenta um estudo sobre a obra Adeus, adeus para violoncelo e piano, composta por Walter Smetak em 1948, em memória de Mahatma Gandhi. O objetivo principal deste trabalho consiste em relacionar os aspectos estéticos e estruturais da obra com o contexto sócio-histórico e cultural em que ela foi composta com o objetivo de auxiliar o performer no processo interpretativo da peça. Para tanto, foram abordados no texto a trajetória artística de Walter Smetak, as conjunturas sociopolíticas e culturais na cidade de Salvador-BA, a influência da produção artística do compositor para as artes em geral, a interligação do propósito estético com o mundo oriental e a filosofia hindu. Os passos do procedimento metodológico foram: (i) a coleta de partituras e literaturas envolvendo a produção do Grupo de Compositores da Bahia; (ii) as entrevistas com o violoncelista Marcos Roriz, que estreou a obra Adeus, adeus; e com o compositor Gereba Barreto; (iii) editoração da partitura para o formato digital com vistas a facilitar estudos e análises, bem como proporcionar a divulgação; e (iv) análise da obra e as correlações conceituais, teóricas e técnicas utilizadas pelo compositor, baseando-se em um procedimento de intertextualidade e idiossincrasias. Por meio dos resultados alcançados nesta pesquisa comprova-se que as produções artísticas estão subordinadas a propósitos criativos diversos e, portanto, faz-se necessário restabelecer a integração dos conceitos artísticos, pois a individuação das áreas do conhecimento em especialidades está interferindo na identificação dos distintos processos criativos e, consequentemente, nas escolhas interpretativas correspondentes às estruturas apresentadas em uma obra musical.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALFREDO JACINTO DE BARROS - UECE
Interno - 277370 - ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
Presidente - 1518400 - FABIO SOREN PRESGRAVE
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 11:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao