|
Dissertações |
|
1
|
-
MÁXIMO JOSÉ DA COSTA
-
EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR E INDÚSTRIA CULTURAL: um estudo sobre a relaçãode estudantes da Educação Basica com a musica midiatica massiva na cidade do Natal - RN
-
Orientador : JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
-
ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
-
ELIANE LEAO
-
Data: 19/04/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho abordo, sob a ótica das teorias críticas, a relação de estudantes de educação básica com música(s), com especial atenção à música midiática massiva. Nesse sentido, foi definido, como objetivo geral, para este estudo, investigar a música midiática massiva sob a ótica de estudantes de três escolas de educação básica da cidade do Natal/RN, contemplando uma instituição da rede pública municipal, uma da rede pública estadual e outra de uma rede privada de ensino. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa configurou-se como um estudo multicaso. O campo empírico foi constituído especificamente por três turmas: uma do 9º ano do ensino fundamental na escola particular; outra do 9º ano do ensino fundamental na escola municipal da cidade; e outra do 1º ano do ensino médio na escola estadual do Rio Grande do Norte. Por questão ética e metodológica, optei por não identificar as escolas na dissertação. As três instituições possuem professores formados em Arte/Música e dão aulas integralmente na disciplina Música. Como procedimentos de coleta de dados, realizei um levantamento documental, bem como lancei mão de observação participante, aplicação de questionários, realização de entrevistas semi estruturadas – das quais participaram três alunos de cada uma das turmas – , além de registro em áudio e imagem. Ao final do trabalho, foi possível perceber que o cotidiano dos respondentes é repleto de escuta musical (e que essa escuta, em sua maior parte, contempla produções midiáticas recentes) que ora se conectam – ora não – com as vivências proporcionadas pela praxis pedagógico-musical das escolas em que estudam. Cada estudante demonstrou ter um modo específico de se relacionar com música, apresentando gostos e preferências, bem como atribuindo usos e funções às músicas com as quais se relacionam Conclui que conhecer, compreender e refletir sobre essas diferentes músicas é estar aberto é condição para convivência de manifestações que compõem a diversidade sociocultural contemporânea – sejam estas oriundas da produção midiática, sejam oriundas de outros meios. Contudo – e por fim – , defendi um necessário olhar crítico sobre as relações de estudantes com música, de modo a dar visibilidade, bem como gerar problematização acerca dos interesses, estratégias e visões de mundo da indústria cultural (em seus diversos segmentos). Isso significa contemplar a diversidade musical – e, de forma mais ampla, sociocultural – em sala de aula, sem deixar de expor e refletir sobre relações assimétricas de poder no âmbito micro e macrossocial que tendem a orientar a forma como todos(as), na escola e fora dela, se relacionam com música(s) na atualidade.
-
Mostrar Abstract
-
Here we present research data on musical phenomena that are based on the aegis of the cultural industry. In our analyzes we take into consideration the constant transformations of the appropriation processes and musical transmissions that interact with the mass mediatic musical phenomena correlated with the musical experiences of the students in the disciplines of music of the observed regular teaching. We pondered questions that dealt with the way in which humanity conceived, linked and consumed artistic value in contemporary times based on a musical epistemological locus. We also discuss issues related to value, taste and aesthetics in art in the current relations impregnated by technology and media in music. We correlate these aspects with the choice of the musical repertoire in the contexts of teaching and learning in three schools in the city of Natal-RN. We also seek to critically reflect - in a general way - the role and influence of mass media music in the pedagogical practices of students and in their human formations in basic education.
|
|
2
|
-
CAIO HIGOR MORAIS ARAUJO
-
AÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA
-
Orientador : VALERIA LAZARO DE CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AGOSTINHO JORGE DE LIMA
-
ELIANE LEAO
-
VALERIA LAZARO DE CARVALHO
-
Data: 15/08/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no contexto da educação básica fundamentada no desenvolvimento de uma ação cultural, com o intuito de propor a ressignificação da instituição escolar enquanto espaço cultural na sociedade. Nesse sentido, apresento reflexões teóricas sobre os múltiplos significados dessa abordagem juntamente com colaborações práticas realizadas pelos membros da comunidade escolar (alunos, professores e gestores). Utilizo como referencial teórico autores que refletem sobre a educação musical na contemporaneidade, como Margarete Arroyo, Keith Swanwick e Luis R. S. Queiroz, dentre outros. Quanto à formação humana, apresento conceitos, valores e discussões relevantes sobre o tema da mudança de paradigmas no meio científico/acadêmico e sobre sua repercussão na educação básica. Para isso, recorro à produção intelectual de autores como Edgar Morin, Boaventura S. Santos, Fritjof Capra. Como metodologia, optei pela pesquisa participante, analisando o impacto da ação cultural denominada Música Potiguar na Escola (3° edição) realizada na Escola Municipal Ivonete Maciel de ensino fundamental I, na cidade de Natal/RN. Participaram desta pesquisa 02 educadores musicais, 14 professoras pedagogas, 06 professoras de disciplinas específicas, coordenadores e diretores que ajudaram a intermediar o processo. Nesse contexto, utilizei como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas individuais e grupais, registros audiovisuais, diário de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos indicaram que esta ação cultural, a partir dos diversos conteúdos desenvolvidos, possui uma abordagem educacional de caráter transdisciplinar, capaz de mobilizar o diálogo entre diferentes linguagens (música, dança, teatro, artes visuais, literatura, língua de sinais). Concluo defendendo uma concepção de escola enquanto espaço cultural ativo na sociedade, onde é possível ressignificar a instituição e a prática docente com novas conexões entre os conteúdos curriculares e a participação da comunidade escolar em ações culturais e projetos pedagógicos transdisciplinares. A ação cultural deve tornar a escola num local propício ao diálogo e ao exercício da produção, criação e circulação das culturas, reduzindo o acesso desigual aos bens simbólicos na sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
This work presents the results of a research carried out in the context of basic education based on the development of a cultural action, with the purpose of proposing the re - signification of the school institution as a cultural space in society. In this sense, I present theoretical reflections on the multiple meanings of this approach together with practical collaborations carried out by members of the school community (students, teachers and managers). I use as theoretical reference authors that reflect on contemporary music education, such as Margarete Arroyo, Keith Swanwick and Luis R. Queiroz, among others. Regarding human education, I present relevant concepts, values and discussions on the theme of paradigm change in the scientific / academic environment and its repercussion on basic education. For this, I turn to the intellectual production of authors like Edgar Morin, Boaventura S. Santos, Fritjof Capra. As a methodology, I opted for the participant research, analyzing the impact of the cultural action called Potiguar Music in the School (3rd edition) held at the Municipal School Ivonete Maciel elementary school I, in the city of Natal / RN. Twelve musical educators, 14 female teachers, six female teachers of specific disciplines, coordinators and directors participated in the study. In this context, I used as research techniques, participant observation, individual and group interviews, audiovisual records, field diary, bibliographic and documentary research. The results indicate that this cultural action, based on the different contents developed, has an educational approach of a transdisciplinary nature, capable of mobilizing the dialogue between different languages (music, dance, theater, visual arts, literature, sign language). I conclude by defending a conception of school as an active cultural space in society, where it is possible to re-signify the institution and the teaching practice with new connections between the curricular contents and the participation of the school community in cultural actions and transdisciplinary pedagogical projects. Cultural action should make the school a place conducive to dialogue and the exercise of the production, creation and circulation of cultures, reducing unequal access to symbolic goods in society
|
|
3
|
-
MAÍRA SOARES CABRAL
-
Performance e Transmissão Musical no Coco de Zambê de Mestre Geraldo
-
Orientador : AGOSTINHO JORGE DE LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AGOSTINHO JORGE DE LIMA
-
JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
-
MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
-
Data: 06/09/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O Coco de Zambê é uma das especificidades do gênero coco, e, segundo pesquisas já realizadas, ocorre exclusivamente no estado do Rio Grande do Norte. No Coco de Zambê de Mestre Geraldo apenas homens podem dançar ou executar os instrumentos além do fato de ser formado apenas por membros da família do próprio Mestre.Atualmente existem algumas pesquisas realizadas sobre esse tipo específico de coco, as quais podemos citar a de Cyro Lins (2009) realizada no Coco de Zambê de Sibaúma, os trabalhos de Jaildo Gurgel da Costa (2011) e Teodora Araújo (2006), que tratam mais especificamente do grupo aqui pesquisado, mas tratando de aspectos relacionados à dança (ARAUJO, 2006) e outros fazeres musicais da família do Mestre Geraldo (COSTA, 2011).Em nossa pesquisa observamos o contexto em que se faz a música do Coco de Zambê de Mestre Geraldo para que possamos também compreender suas práticas musicais e perceber de que maneira essas práticas e o próprio contexto são afetados pela música em si mesma. Outro aspecto pesquisado foi a transmissão musical dentro do grupo, visando não somente compreender como acontecem os processos de transmissão de aspectos musicais em si, mas mais amplamente de seus valores culturais.Buscou-se desse modo compreender as práticas musicais ocorrentes dentro do grupo a partir das noções de “música na cultura” e “música como cultura” (MERRIAN, 1964), visando entender como a o contexto influencia na estruturação da música por eles produzida, bem como compreender se o próprio contexto não é delineado a partir da música que fazem. Espera-se, então, que essa pesquisa, possa contribuir para a construção de conhecimentos sobre o gênero mais abrangente do coco, e mais especificamente, trazendo informações e análises sobre as práticas musicais do Coco de Zambê de Mestre Geraldo, sobre a manutenção e as mudanças ocorridas nessas práticas tendo a transmissão de conhecimentos como eixo central para esses processos.
-
Mostrar Abstract
-
Coco de Zambê is one of the specificities of the coco genus, and, according to research already done, occurs exclusively in the state of Rio Grande do Norte. In Coco of Zambê by Master Geraldo only men can dance or perform the instruments beyond the fact of being formed only by members of the Master's own family.There are currently some researches on this specific type of coconut, such as Cyro Lins (2009) about the Coco de Zambê de Sibaúma, Jaildo Gurgel da Costa (2011) and Teodora Araújo (2006), more specifically the group studied here, but dealing with aspects related to dance (ARAUJO, 2006) and other musical works of the family of Mestre Geraldo (COSTA, 2011).In our research we observe the context in which the music of Coco de Zambê by Mestre Geraldo is made so that we can also understand its musical practices and realize how these practices and the context itself are affected by the music itself. Another aspect studied was the musical transmission within the group, aiming not only to understand how the processes of transmission of musical aspects per se happen, but more broadly of their cultural values.In this way, it was sought to understand the musical practices occurring within the group from the notions of "music in culture" and "music as culture" (MERRIAN, 1964), in order to understand how the context influences the structuring of music produced by them how to understand if the context itself is not delineated from the music they make. It is hoped, therefore, that this research may contribute to the construction of knowledge about the most comprehensive genus of the coconut, and more specifically, by providing information and analysis on the musical practices of Coco de Zambê by Mestre Geraldo on the maintenance and changes in these practices and the transmission of knowledge as the central axis for these processes.
|
|
4
|
-
WILLIAN APARECIDO CIRIACO DA SILVA
-
OS LADOS DA MESMA MOEDA: REGENTE VERSUS REGENTE-COMPOSITOR NO BALÉ PÁSSARO DE FOGO DE IGOR STRAVINSKY- UMA ANÁLISE TÉCNICO-INTERPRETATIVA
-
Orientador : ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALFREDO JACINTO DE BARROS
-
ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
-
FABIO SOREN PRESGRAVE
-
Data: 01/11/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo expõe uma discussão a respeito da ação de dois personagens, que se propõem à uma mesma função e condição de direção musical (maestro), são eles: O Regente-Autônomo e o Compositor-Regente. Na primeira parte restringimos os levantamentos históricos aos compositores (também regentes) e regentes (autônomos). Como objetos de estudo tivemos as performances gravadas em vídeos de Seiji Ozawa (1935) e Ígor Stravinsky (1882 – 1971), onde temos respectivamente a personificação de um caso da, aqui tratada, pseudo dicotomia do maestro: Regente-Autônomo e o Compositor-Regente. Nos ancoramos em autores como Farberman (1997), Green (1987), Lago (2002), Rudolf (1969), Rocha (2004) e Scherchen (1989) entre outros, para questões teóricas e técnicas da regência orquestral, além dos aspectos históricos referentes a ocupação do cargo de direção e condução de grupos orquestrais. As análises se deram em trechos de áudios/vídeos pré-selecionados através de um sistema próprio de separação e escolha dos objetos e pontos de estudo, após as escolhas utilizamos andamento e dinâmica como parâmetros. Nesse processo empregamos como ferramenta tecnológica para a obtenção de dados o software livre Sonic Visualiser, que se mostrou bastante útil ao trabalhar com áudio orquestral, o que difere de sua proposta original em análises de instrumentos solo. Tais dados foram relacionados ao gestual dos personagens através da ferramenta PatternCube, do autor Harold Farberman. A parte final, a partir dos dados obtidos, revelou diferenças e similaridades entre as duas visões. Observamos que à não fidelidade às indicações de andamento e dinâmica ocorrem nos dois casos, porém de formas diversas, o que pode se explicar também pelas diferenças gestuais. Entre as observações, foi notado que, no caso de Stravinsky os gestos aparentemente inexatos não geraram grandes perdas à execução musical por conta da competência musical do grupo, e que Ozawa, com gestos mais definidos e ativos, detêm uma performance mais próxima ao texto musical.
-
Mostrar Abstract
-
The present study exposes a discussion about the action of two characters, who propose to the same function and condition of musical direction (maestro), they are: The Regent-Autonomous and the Composer-Regent. In the first part we restrict the historical surveys to the composers (also regents) and regents (autonomous). As objects of study we had the performances recorded in videos of Seiji Ozawa (1935) and Ígor Stravinsky (1882 - 1971), where we have respectively the personification of a case of the, here treated, pseudo dichotomy of the conductor: Regent-Autonomous and ComposerRegent. We have anchored authors such as Farberman (1997), Green (1987), Lago (2002), Rudolf (1969), Rocha (2004) and Scherchen (1989) among others for theoretical and technical questions of orchestral conduction, related to the occupation of the position of direction and conduction of orchestral groups. The analyzes were based on preselected audio / video sections through a separate system of separation and choice of objects and study points, after the choices we use progress and dynamics as parameters. In this process we use as a technological tool to obtain data the free software Sonic Visualiser, which proved very useful when working with orchestral audio, which differs from its original proposal in solo instrument analyzes. Such data were related to the gestural of the characters through the tool PatternCube, of the author Harold Farberman. The final part, from the data obtained, showed differences and similarities between the two views. We observed that non-fidelity to indications of progress and dynamics occur in both cases, but in different ways, which may also be explained by the gestural differences. Among the observations, it was noted that in the case of Stravinsky the apparently inaccurate gestures did not generate great losses to the musical execution due to the musical competence of the group, and that Ozawa, with more defined and active gestures, held a performance closer to the musical text.
|
|
5
|
-
PEDRO ZARQUEU DANTAS NETO
-
ASPECTOS TÉCNICO-INTERPRETATIVOS DA VIOLA NA SERESTA N°3 PARA VIOLA E PIANO DE LIDUINO PITOMBEIRA
-
Orientador : RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
-
DURVAL DA NOBREGA CESETTI
-
REGIANE HIROMI YAMAGUCHI
-
Data: 04/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho pretende expor os aspectos técnico-interpretativos da viola na Seresta n°3 Para Viola e Piano de Liduino Pitombeira. Observando a aplicabilidade das técnicas que possam ser inseridas na execução da obra, desenvolvendo estratégias de leitura e estudo técnico da peça a partir de estudos práticos, servindo de subsídio para violistas interessados em seus estudos. Tendo como metodologia levantamento do referencial teórico necessário ao desenvolvimento da dissertação e entrevista semi-estruturada a ser realizada com o compositor. Por fim, esta dissertação pode ser justificada como mais uma colaboração ao repertório da viola na música de câmara brasileira, que vem se destacando cada vez mais e ganhando espaço nas salas de concertos do Brasil e mundo a fora. E assim seria mais uma oportunidade de divulgação das obras de Liduino Pitombeira, um dos renomados compositores da música contemporânea brasileira da atualidade.
-
Mostrar Abstract
-
The present work intends to expose the technico-intepretative aspects of the viola in Seresta n ° 3 For Viola and Piano by Liduino Pitombeira. Observing the applicability of the techniques that can be inserted in the execution of the work, developing strategies of reading and technical study of the piece from practical studies, serving as a subsidy for violists interested in their studies. Having as methodology the theoretical reference necessary to the development of the dissertation and semi-structured interview to be performed with the composer. Finally, this project can be justified as one more collaboration to the repertoire of the viola in the music of Brazilian chamber, that has been emphasizing more and more and gaining space in the concert halls of Brazil and the world outside. And so it would be another opportunity to publicize the works of Liduino Pitombeira, one of the renowned contemporary Brazilian music composers
|
|
6
|
-
MICAS ORLANDO SILAMBO
-
Processos nativos na formação musical: uma pesquisa sobre a aprendizagem da Mbira Nyunganyunga
-
Orientador : ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
-
TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO
-
ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
-
Data: 05/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação é resultado de um estudo sobre a inserção de estratégias nativas de aprendizagem musical na formação de futuros profissionais da música e da educação musical. O objetivo desta pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós- Graduação em música da EMUFRN foi a investigar a aplicabilidade do material didático para a transmissão e aprendizagem da Mbira Nyunganyunga, um instrumento musical tradicional africano, tendo em conta os processos e saberes que ressaltam o seu fazer musical em uma oficina com licenciandos da EMUFRN. Considerando esse contexto cultural, esta dissertação apresenta, discute, analisa e reflete sobre sujeitos, processos, situações, práticas, conhecimentos, saberes entre outras atividades que configuram a formação musical do indivíduo no contexto da música de Mbira. A dissertação é fundamentada em perspectivas epistemológicas no escopo de relações de distintas áreas: da etnomusicologia, antropologia cultural, educação musical, entre outras áreas tendo como suporte metodológico uma técnica retrospectiva que possibilitou uma reflexão intensa sobre as práticas e saberes vivenciadas no contexto da música da Mbira desde 2008 nos projetos Mukhambira e Wakambira. Este trabalho é dialogado com estudos realizados pelo etnomusicólogo americano Paul Berliner (1978) durante 7 anos sobre a música e tradições dos povos Vashona de Zimbabwe que aborda entre outros temas, dos métodos de ensino e aprendizagem da música de Mbira e o seu simbolismo para os executantes. Nessa perspectiva, o estudo teve como bases investigativas: pesquisa bibliográfica, abrangendo diferentes áreas de conhecimento; pesquisa documental para a descoberta de um amplo conjunto de documentos incluindo a observação de fotografias, do material audiovisual, dos métodos e práticas da Mbira; questionário diagnóstico que visou construir dados sobre os contextos e grupos nos quais ocorre a aprendizagem da Mbira em Moçambique; métodos documentados para a sua aprendizagem; atualização do seu nível de difusão e adesão nas comunidades e nas escolas; identificação dos maiores intervenientes no processo da sua transmissão e aprendizagem; reconhecer o repertório usado na sua aprendizagem dentro e fora das instituições de ensino; bem como descrever o nível de motivação pela aprendizagem deste instrumento; Igualmente esta técnica ajudou a (re)conhecer o perfil, os dados, as preferências, as necessidades musicais dos participantes da oficina; observação participante para vivenciar as atividades e tecer dados para construir o diário de pesquisa; entrevistas semiestruturadas, visando construir as percepções e sugestões dos participantes sobre o material didático proposto; e análise triangular das singularidades obtidas para amplificar a interpretação, manutenção, modificação, revisão, e avaliação do material didático. O procedimento metodológico elencado nesta pesquisa qualitativa induziu a inclusão de uma pesquisa-ação integral. Os resultados da pesquisa evidenciaram singularidades da formação musical e cultural através de elementos fundamentais e saberes que demonstraram que as práticas de música de Mbira apresentam uma forma e estrutura da performance musical como uma ação social com importante consequência para os outros tipos de ações culturais. A ressignificação das práticas musicais idiossincráticas e idiomáticas compartilhadas e transmitidas no contexto da música de Mbira, não só mantêm a música viva e dinâmica, mas também minimizam os choques culturais que têm se verificados nas academias, permitindo que a escola se torne mais permeável à pluralidade cultural e amplie referências transformadoras na construção e formação pedagógica mais consolidada e diversificada no âmbito da educação e formação musical na contemporaneidade.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is a result of a study about the integration of natural strategies in learning and teaching music for future professional musical training development. The goal of the research, which was conducted in the Postgraduation Music Program at Federal University of Rio Grande do Norte, was to investigate the implementation of didactics resources in the training development of Mbira Nyunganyunga, an African musical traditional instrument, using basis of native processes which highlights its musical practices in a workshop that involved graduate students from EMFURN. Considering that cultural context, this dissertation exposes, discusses, analyses and reflects upon individuals, processes, situations, experiences, knowledge, and so on, which configure the musical training development of students in Mbira musical context. This dissertation is supported by a epistemological perspectives scope of distinguished areas: ethnomusicology, cultural anthropology, music education and other areas. The retrospective technique supported the methodological procedure and made it possible to conduct an intensive reflection about experiences and knowledges experienced in Mbira music context since 2008 at Mukhambira and Wakambira projects. This research is supported by studies done by an American ethnomusicologist, Paul Berliner (1978). His research consists of a seven year study about music and traditions of the Shona people of Zimbabwe which led to many other research topics including the learning and teaching methods of Mbira music and how the symbolism related to the players. On this perspective, this study has the following investigations basis: bibliography research, covering different areas of study; documental research to study several papers which include pictures observation and audiovisual material, Mbira methods and experiences; diagnostic questionnaire which aimed to construct data about the context and groups where the learning of Mbira takes place in Mozambique, to collect methods documented for the training, to recognize the recent situations about its diffusion and adherence at the communities and schools, in order to identify the major intervenient in its transmission and training development, to recognize the repertory used in its training development at school and out of school, and also describing the rate or level of motivation in learning this instrument. This technique (diagnostic questionnaire) helped also to better recognize the profile, personal information and participants musical preferences; participative observation to experience activities and collet information portrayed on the research diary; semi-structured interviews, aiming to understand the participant’s perceptions and suggestions about the didactic material proposed; triangular analysis of the singularities obtained to enlarge the interpretation, maintenance, modification, review and evaluation of didactic material proposed for Mbira music training development. The methodological procedure proposed and experienced in this qualitative research induced the inclusion of integral action research. The results of this research has shown singularities of human and musical training development, through fundamental elements and experiences which demonstrated that Mbira music procedures have a shape and structure in music performance and is understood as a social action with significant consequences of other styles of cultural activities. The application of those idiosyncratic and idiomatic musical experiences, shared and transmitted into Mbira music context, besides the maintenance of music existence and its dynamical, it minimizes cultural shockss which has been verified in academies, allowing the school to become permeated to cultural plurality and enlarging transforming references to consolidate and diversificate in the pedagogies of training development required in contemporary music education.
|
|
7
|
-
JOSÉ DA SILVA FONTES JUNIOR
-
ILHA DE MÚSICA: UMA PERSPECTIVA SOBRE EDUCAÇÃO MUSICA EM ONGS
-
Orientador : VALERIA LAZARO DE CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
VALERIA LAZARO DE CARVALHO
-
ANTONIO DIAS NASCIMENTO
-
MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
-
Data: 10/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as dimensões formativo-musicais que norteiam as ações educativas da ONG Ilha de Música, localizada no bairro da Redinha, na comunidade da África, na Zona Norte do município de Natal - RN. Por meio da revisão bibliográfica buscou-se compreender o papel da educação musical nesses contextos e assim construir um percurso dialógico capaz de abarcar as idiossincrasias inerentes aos projetos sociais que usam a música como um meio de inserção social. Configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que por meio da modalidade estudo de caso busca fundamentar as relações entre educação musical, música e educação. Considera-se a música como um fenômeno que, sendo para fins educacionais, precisa atender aos significados de cada contexto. Buscando compreender a origem e finalidade do trabalho sociomusical que a Ilha de Música realiza, o estudo apresenta uma contextualização da ONG, na qual são discutidos aspectos inerentes à infraestrutura e qualidade de vida na comunidade da África. Nesse sentido, por meio de observações de campo e da realização de entrevistas, foram reveladas as concepções e práticas pedagógicas adotadas na instituição. Os resultados demostram, além da sincronia entre as falas dos entrevistados, um ensino de música compromissado com a intuição, com o conhecimento teórico e a com criatividade, bem como revelam que a ética, a socialização, a diversidade, a oralidade nas transmissões musicais, os significados das práticas musicais e o compromisso com o desenvolvimento da autonomia, foram características das dimensões formativas que se apresentaram de forma mais evidente.
-
Mostrar Abstract
-
The present research aims to identify and understand the formative-musical dimensions that guide the educational actions of the NGO Ilha de Música, located in the Redinha neighborhood, in the community of Africa, in the Northern Zone of Natal - RN. Through the bibliographical review, we sought to understand the role of music education in these contexts and, thus, to construct a dialogical path capable of embracing the idiosyncrasies inherent in social projects that use music as a means of social insertion. It is configured as a qualitative research, which through the case study modality seeks to substantiate the relations between music education, music and education. It considers music as a phenomenon that, being used for educational purposes, needs to attend to the meanings of each context. Seeking to understand the origin and purpose of the socio-musical work that the Ilha de Música performs, the study presents a contextualization of the NGO, in which aspects related to the infrastructure and quality of life in the African community are discussed. In this sense, through field observations and interviews, the pedagogical conceptions and practices adopted in the institution were revealed. The results show, in addition to the synchronicity between the interviewees, a teaching of music committed to intuition, with theoretical knowledge and creativity, as well as, reveal that ethics, socialization, diversity, orality in music broadcasts, meanings of musical practices and commitment to the development of autonomy were formative characteristics that presented themselves in a more evident way.
|
|
8
|
-
PEDRO AUGUSTO DA SILVA
-
Concertino N.1 para trombone e orquestra de cordas do compositor Fernando Deddos: perspectivas técnico-interpretativas e pedagógicas
-
Orientador : RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
-
RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
-
RANILSON BEZERRA DE FARIAS
-
Data: 10/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Na construção de uma performance musical, diversos procedimentos são utilizados em função da criação interpretativa de uma obra, especialmente os planejamentos de prática instrumental são utilizados por estudantes, professores e instrumentistas profissionais para o desenvolvimento de sua performance musical. Diante da prática instrumental em função da construção da performance musical no instrumento e a diversidade de procedimentos que constituem a elaboração da interpretação musical, há a necessidade de compreensão e eficácia dos planejamentos utilizados para o processo que contribui diretamente no resultado da performance. Nessa direção, propõe-se neste trabalho compreender os processos de construção da performance musical no Trombone sobre o Concertino N.1 para Trombone e Orquestra de Cordas do compositor Fernando Deddos. Nesse sentido, a produção científica brasileira sobre o instrumento em questão será consultada, e as literaturas mais gerais no âmbito da performance e ensino de instrumento são utilizadas de forma complementar. Para o desenvolvimento deste estudo, farão parte da pesquisa encontros com o compositor visando à fomentação de dados informativos sobre a peça estudada e analise técnico-interpretativa da obra pelo autor desta pesquisa, buscando compreender as principais características da obra viabilizando as possibilidades interpretativas e desafios para o interprete trombonista, bem como entrevistas semiestruturadas com interprete no qual a obra foi dedicada e o compositor da obra. Espera-se com esta pesquisa ampliar o discurso sobre a obra estudada, bem como fomentar ideias para construir um conhecimento técnico-interpretativo e pedagógico no que diz respeito à performance musical no trombone a partir da obra estudada. Para a área da música em geral, entendo que a realização deste trabalho é relevante por que pouco se tem discutido no Brasil sobre a música contemporânea brasileira escrita para Trombone, bem como sobre os processos de aprendizagem e construção da performance musical no trombone de uma obra especifica.
-
Mostrar Abstract
-
In the construction of a musical performance, several procedures are used in function of the interpretative creation of a work, especially the instrumental practice plans are used by students, teachers and professional musicians to develop their musical performance. Faced with the instrumental practice in terms of the construction of musical performance in the instrument and the diversity of procedures that constitute the elaboration of musical interpretation, there is a need for understanding and effectiveness of the planning used for the process that contributes directly to the performance result. In this direction, it is proposed in this work to understand the processes of construction of musical performance in the Trombone on the Concertino N.1 for Trombone and String Orchestra of the composer Fernando Deddos. In this sense, the Brazilian scientific production on the instrument in question will be consulted, and the more general literatures in the scope of instrument performance and teaching will be used in a complementary way. For the development of this study, will be part of the research meetings with the composer aiming at the fomentation of informative data about the piece studied and technical-interpretative analysis of the work by the author of this research, seeking to understand the main features of the work, enabling interpretive possibilities and challenges for the trombonist interpreter, as well as semi-structured interviews with interpreter in which the work was dedicated and the composer of the work. It is expected with this research to broaden the discourse about the work studied, as well as to foment ideas to build a technical-interpretative and pedagogical knowledge regarding the musical performance in the trombone from the work studied. For the area of music in general, I understand that the accomplishment of this work is relevant because little has been discussed in Brazil about contemporary Brazilian music written for Trombone, as well as on the processes of learning and construction of the musical performance in the trombone of a work specific.
|
|
9
|
-
ROBSON GOMES DA SILVA
-
Obras para trompa compostas por Marcílio Onofre e Orlando Alves: Características técnico-interpretativas e direcionamentos pedagógicos
-
Orientador : RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
-
RANILSON BEZERRA DE FARIAS
-
RINALDO DE MELO FONSECA
-
Data: 11/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa está inserida no âmbito da prática instrumental e do Ensino do Instrumento. Apesar do recente crescimento das práticas interpretativas como campo de estudos, ainda é pequeno o número de pesquisas no Brasil se considerarmos especialmente instrumentos de orquestra como a trompa, objeto de estudo deste trabalho. Nessa direção, esta dissertação tem como objetivo geral identificar características e apontar direcionamentos técnico-interpretativos e pedagógicos em obras para trompa compostas pelos compositores Marcílio Onofre e José Orlando Alves e quais as possibilidades de abordagens didáticas para esses materiais. Os objetivos específicos consistem em: identificar obras escritas para trompa pelos referidos compositores; selecionar as principais obras compostas pelos compositores mencionados destacando aquelas que mais exploram tecnicamente o instrumento; identificar características interpretativas das principais obras escritas para o instrumento por esses compositores; a partir das características técnico-interpretativas das obras apresentar perspectivas pedagógicas; relacionar as características interpretadas das peças estudadas com o ensino do instrumento atual; identificar as principais composições brasileiras para o instrumento no século XXI. Através de pesquisa bibliográfica, documental, questionários e entrevistas semiestruturadas com os compositores das obras foram coletadas informações que serão fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa. Espero a partir desse trabalho contribuir para o desenvolvimento técnico-interpretativos e apontar direcionamentos para o ensino da trompa voltada para esse tipo de repertório, assim como estimular novos intérpretes a pesquisar sobre o instrumento nesse contexto da música contemporânea.
-
Mostrar Abstract
-
This research is inserted in the scope of the instrumental practice and the Teaching of the Instrument. Despite the recent growth of interpretive practices as a field of study, the number of works is still small if we consider especially orchestra instruments such as the horn, object of study of this work in Brazil. In this direction, this dissertation has as general objective to identify technical-interpretative characteristics and to point out pedagogical directions in works for horn composed by members of the Laboratory of Musical Composition - COMPOMUS, with emphasis on the composers Marcílio Onofre and J. Orlando Alves. The specific objectives are: to identify written works for the horn by said composers; select the main works composed by the mentioned composers highlighting those that more technically explore the instrument; to identify interpretative characteristics of the main works written for the instrument by these composers; from the technical-interpretative characteristics of the works present pedagogical perspectives; to relate the interpreted characteristics of the studied pieces with the teaching of the current instrument; identify the main Brazilian compositions for the instrument in the 21st century. Through bibliographic research, documentary, questionnaires and semi-structured interviews with the composers of the works, information was collected that will be fundamental for the development of the research. I hope from this work to contribute to the technical-interpretative development and to point out directions for the teaching of the horn directed to this type of repertoire, as well as to stimulate new interpreters to research about the instrument in this context of contemporary music.
|
|
10
|
-
ANDRÉ RODRIGUES DE LIMA DA CUNHA
-
A TROMPA E A MÚSICA BRASILEIRA POPULAR NA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
-
Orientador : RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
-
RANILSON BEZERRA DE FARIAS
-
RINALDO DE MELO FONSECA
-
Data: 11/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Os estudos acerca da prática e ensino instrumental tem sido bastante discutido nos últimos anos. Considerando essa realidade, observa-se a aplicação das novas abordagens de ensino adentrando cada vez mais o âmbito acadêmico. Essa realidade é visível na música popular, que por sua vez vem ganhando espaço nesse contexto e sendo evidenciada na trompa. Considerando essa realidade, esta dissertação apresenta a efetivação da música popular como nova formação aos discentes do curso de Bacharelado em trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O trabalho tem como objetivo geral dissertar acerca da música brasileira popular no curso de bacharelado em trompa e apontar as perspectivas e direcionamentos desse ensino. A metodologia comtemplou pesquisas bibliográficas, pesquisa documental, questionários, entrevistas com os alunos e o professor responsável, bem como experiências empíricas a partir da atuação do professor. No contexto estudado foi possível observar que a música popular é trabalhada de maneira efetiva, ainda que não se tenham materiais específicos, sendo os aspectos trabalhados a partir de materiais adaptados de outros instrumentos, contando ainda com a vivencia do professor entrevistado. Fica claro a partir das informações coletadas que essa nova abordagem é uma possibilidade de expandir o leque interpretativo, profissional e formativo.
-
Mostrar Abstract
-
Studies on instrumental practice and teaching have been much discussed in recent years. Considering this reality, it is observed the application of the new approaches of teaching entering more and more the academic scope. This reality is visible in popular music, which in turn has been gaining space in this context and being evidenced in the horn. Considering this reality, this dissertation presents the effectiveness of popular music as a new formation to the students of the Bachelor's degree course in the Federal University of Rio Grande do Norte. The main objective of this work is to discuss the popular Brazilian music in the baccalaureate course and to point out the perspectives and direction of this teaching. The methodology included bibliographical research, documentary research, questionnaires, interviews with the students and the teacher in charge, as well as empirical experiences from the teacher's performance. In the context studied, it was possible to observe that popular music is worked effectively, although there are no specific materials, and the aspects are worked from materials adapted from other instruments, also counting on the experience of the teacher interviewed. It is clear from the information collected that this new approach is a possibility to expand the interpretive, professional and formative range.
|
|
11
|
-
ALEXANDRE DOS SANTOS
-
CONCERTO PARA FAGOTE E ORQUESTRA DE DANILO GUANAIS: UMA ABORDAGEM TÉCNICO-INTERPRETATIVA
-
Orientador : DURVAL DA NOBREGA CESETTI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DURVAL DA NOBREGA CESETTI
-
NAN QI
-
REGIANE HIROMI YAMAGUCHI
-
Data: 12/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar aspectos interpretativos do concerto para fagote e orquestra de Danilo Guanais que sejam importantes para a performance da obra. Buscaremos, por meio da análise das técnicas e procedimentos composicionais utilizados pelo compositor e de informações implícitas no texto musical, obter subsídios para fundamentar decisões interpretativas que serão sugeridas para a parte do fagote. Danilo Guanais é na atualidade um dos principais compositores do Rio Grande do Norte, com composições como “Missa” e “Paixão segundo Alcaçus” alcançando destaque no cenário musical nacional e internacional. Sua produção engloba obras para violão, orquestra, coro, teatro e música de câmara. O compositor utiliza em boa parte de suas composições uma metodologia que mistura modernos procedimentos composicionais a elementos rítmicos, melódicos e harmônicos referentes à música nordestina. Metodologicamente, a pesquisa está dividida em duas partes: primeiramente, foram feitos uma entrevista com o compositor, um levantamento bibliográfico e a escolha e catalogação dos aspectos interpretativos a serem estudados; em seguida, foi realizada uma análise da obra com o intuito de elaborar sugestões interpretativas para a parte do fagote. Essa investigação envolvendo aspectos interpretativos ao fagote pode auxiliar novos intérpretes na construção de suas performances dessa obra, assim como de outras obras semelhantes.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims objective to investigate interpretative aspects of Danilo Guanais’s concert for bassoon and orchestra that are important for the performance of the work. Through the analysis of the composer’s techniques and procedures as well as the implicit information found in the musical text, we will seek to provide subsidies to support interpretative decisions that will be suggested for the bassoon parts. Danilo Guanais is currently one of the major composers from Rio Grande do Norte, with compositions such as "Missa" and "Paixão segundo Alcaçus" having reached prominence in the national and international music scene. His production includes works for guitar, orchestra, choir, theater and chamber music. In a good part of his compositions, the composer uses a methodology that combines modern compositional procedures with rhythmic, melodic and harmonic elements related to armorial music. Methodologically, this study is divided into two parts: the firs part includes an interview was made with the composer, a bibliographical survey and the selection and cataloging of the interpretative aspects to be studied. In the second part, an analysis of the work was carried out in order to elaborate interpretative suggestions for the bassoon parts. This investigation involves interpretative aspects to the bassoon so it can aid new interpretations in the construction of its performances of this work, as well as of other similar works.
|
|
12
|
-
KAIO CÉSAR FREITAS MORAIS
-
7 JOYCE SONGS OP.54 DO COMPOSITOR KAROL SZYMANOWSKI: RELAÇÃO MÚSICA-TEXTO COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DA PERFORMANCE
-
Orientador : DURVAL DA NOBREGA CESETTI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DURVAL DA NOBREGA CESETTI
-
MARIA NAZARÉ ROCHA DE ALMEIDA
-
REGIANE HIROMI YAMAGUCHI
-
Data: 12/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo utilizar estratégias de estudo voltadas principalmente na relação entre texto e música para a construção da performance interpretativa do ciclo de canções 7 Joyce Songs Op. 54 de Karol Szymanowski (1882-1937), com texto do poeta James Joyce (1882-1941) retirados do seu livro Chamber Music. As voltadas a interpretação do texto e sua relação com a música, que podem auxiliar tanto pianistas quanto cantores, e se referem a uma parcela considerável da interpretação da obra, e as estratégias de cunho técnico vocal que visam identificar as dificuldades, planejar exercícios para suprir estas dificuldades e por fim avaliar os resultados encontrados no decorrer do trabalho. A coleta de dados foi feita através de um diário de estudos, de registros em áudio e de uma performance pública.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to use study strategies focused mainly on the relationship between text and music for the construction of the interpretative performance of the song cycle 7 Joyce Songs Op. 54 by Karol Szymanowski (1882-1937), written by the poet James Joyce (1882 -1941) taken from his book Music Chamber. The strategies were divided into two distinct parts, those of a textual nature, focused on the interpretation of the text and its relation to music, which can help both pianists and singers, and refer to a considerable part of the interpretation of the work, and the strategies of vocal technical aim, to identify the difficulties, plan exercises to overcome these difficulties and finally evaluate the results found during the work. Data collection was done through a study journal, audio recordings and a public performance. The results obtained with the use of the strategies were satisfactory.
|
|
13
|
-
FABRICIO FERREIRA DA SILVA
-
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO PARA O SOLISTA DE ORQUESTRA APLICADAS NA CONSTRUÇÃO DA PERFORMANCE DO CONCERTO PARA VIOLÃO E ORQUESTRA DE RICARDO TACUCHIAN
-
Orientador : EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDDY LINCOLLN FREITAS DE SOUZA
-
EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
-
RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
-
Data: 12/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o planejamento e as estratégias de estudos aplicadas na construção da performance do concerto para violão e orquestra do compositor Ricardo Tacuchian (1939). Este concerto para violão e orquestra foi encomendado pelo violonista brasileiro Turíbio Santos (1943) a quem o compositor dedicou a obra em 2008. Do ponto de vista metodológico, os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio da prática artística do pesquisador/intérprete, que se insere na linha de pesquisa artística identificada por Zamboni (2001) e López Cano (1966). Também os trabalhos de Chaffin (2003) e Pascual-Leone (2001), são utilizados como referencial teórico, auxiliaram na construção e desenvolvimento de estratégias, aliando-se à prática artística do pesquisador. O planejamento e preparação da performance do concerto para violão e orquestra de Tacuchian foram divididos em três etapas: PREPARAÇÃO, ENSAIO/CONCERTO e AVALIAÇÃO. As ferramentas utilizadas para coleta de dados foram um diário de estudo, pesquisa bibliográfica e entrevistas. Como resultados desta pesquisa foi construída a performace do concerto para violão e orquestra de Ricardo Tacuchian.
-
Mostrar Abstract
-
This work has as objective to present the planning and strategies of studies applied in the construction of the performance of the concert for acoustic guitar and orchestra by composer Ricardo Tacuchian (1939). This concert for acoustic guitar and orchestra was ordered by the Brazilian guitarist Turibio Santos (1943) to whom the composer dedicated it in 2008. The results of this research were acquire through the following methodologies: the artistic practice of the researcher/interpreter, in which this is in the line of artistic research identified by Zamboni (2001), and López Cano (1966). The works of Chaffin and Pascual-Leone (2001) that are used as theoretical references that help in the construction and development of strategies, to uniting with the researcher's artistic practice. The planning and preparation of the performance for the acoustic guitar and orchestra from Tacuchian was divided in three steps: PREPARATION, REHEARSAL and CONCERT and ASSESSMENT. The tools used for data collection consisted of a daily study, bibliographic research and interviews. As a result of this research was built the performace of the concert for guitar and orchestra of Ricardo Tacuchian.
|
|
14
|
-
RAPHAELL MOTA ALVES
-
Um Estudo de Idiomatismo na Fantasia-Sonata Dell’Immigrazione de Thiago Colombo
-
Orientador : EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDDY LINCOLLN FREITAS DE SOUZA
-
EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
-
RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
-
Data: 12/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho estuda, através da obra Fantasia-Sonata Dell’Immigrazione (2014), do compositor brasileiro Thiago Colombo de Freitas (n.1981), uma forma de associar a identificação idiomática ao processo de criação da performance, levando em consideração o fato de que quanto mais se conhece sobre uma obra, mais ferramentas e mais autoridade o músico possui para fazer suas escolhas performáticas. Para que o objetivo fosse alcançado, algumas escolhas metodológicas foram utilizadas, tal qual uma entrevista com o próprio compositor, a fim de que fossem inicialmente obtidos dados que complementassem e confirmassem ou não alguns pressupostos, como, por exemplo, a referência à cultura italiana em todo o processo de concepção da obra em questão. Além disso, foi adotada para a identificação idiomática, a delimitação referencial de Nascimento (2013). Foi possível constatar que as expectativas relacionadas ao uso de referências à cultura italiana (diretamente ligadas a um dos tipos de idiomatismos aqui abordados) estavam corretas, tendo o compositor se utilizado das mais variadas formas de evocá-la na sua composição. Fato este que, em alguns casos, foi determinante no processo das escolhas performáticas. Espera-se ainda, que as ideias aqui desenvolvidas tenham um papel de contribuição no espaço acadêmico e musical, servindo como um referencial teórico para trabalhos futuros e também para o norteamento de qualquer músico que se interesse pela obra aqui utilizada como objeto de pesquisa
-
Mostrar Abstract
-
This work studies, through the Fantasia-Sonata Dell'Immigrazione (2014), by the Brazilian composer Thiago Colombo de Freitas (n.1981), a way of associating the idiomatic identification to the process of creation of the performance, taking into account the fact that the more one knows about a work, the more tools and more authority the musician possesses to make his or her performance choices. In order to achieve this objective, some methodological choices were used, such as an interview with the composer himself, in order to obtain data that would initially complement and confirm some assumptions, such as the reference to Italian culture in the whole process of designing the work in question. In addition, it was adopted for the idiomatic identification, the reference delimitation of Nascimento (2013). It was possible to verify that the expectations related to the use of references to the Italian culture (directly linked to one of the types of idioms here approached) were correct, and the composer was used of the most varied ways of evoking it in its composition. A fact that, in some cases, was determinant in the process of the performative choices. It is hoped that the ideas developed here will have a contribution role in the academic and musical space, serving as a theoretical reference for future works and also for the guidance of any musician interested in the work used here as an object of research
|
|
15
|
-
ALEXANDRE HENRIQUE DE SIQUEIRA
-
CINCO PEÇAS PARA VIOLÃO DE AMARO SIQUEIRA: EDIÇÕES CRÍTICAS A PARTIR DE MANUSCRITOS
-
Orientador : EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDDY LINCOLLN FREITAS DE SOUZA
-
EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
-
ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
-
Data: 13/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem por objetivo a realização de Edições Críticas de cinco peças para violão de Amaro Carvalho de Siqueira: Devaneios nº 1, Confidência, Valsa de Esquina nº 1, Valsa de Esquina nº 2 e Prelúdio nº 5 a partir da comparação entre manuscritos, autógrafos e fonogramas. A proposta consiste em uma introdução, com as motivações que levaram a esta pesquisa seguida da biografia do compositor, em que os primeiros dados são apresentados. Na sequência, são desenvolvidos os subsídios para a fundamentação teórica da dissertação, através dos quais pôde-se refletir sobre os direcionamentos às indagações referentes as edições musicais, bem como às questões interpretativas das peças. São apresentadas reflexões sobre as fontes manuscritas e as possíveis alterações nas edições, discutindo-se as prováveis razões das escolhas e delimitando os resultados para se chegar às edições críticas das obras do compositor, tendo sido também consideradas as informações de fonogramas existentes. Estabelecida esta metodologia de análise, na sequência, definiu-se o modelo de edição a ser adotado para a formatação das peças nas partituras, tendo Ricciardi (2015) como referencial teórico. O processo de Edição Crítica de cada peça, a partir dos manuscritos, passou por Revisão e/ou Correção, por Comentários e/ou Análise e Conclusões Parciais; nesta ordem. Apresenta-se, também, como consequência do processo, nas Conclusões Finais, algumas possibilidades técnico-interpretativas para as cinco músicas analisadas visando ampliar as informações referentes à performance de cada uma.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to perform Critical Editions of five pieces for guitar by Amaro Carvalho de Siqueira: Devaneios nº 1, Confidência, Valsa de Esquina nº 1, Valsa de Esquina nº 2 and Prelúdio nº 5 from the comparison between manuscripts, autographs and phonograms. The proposal consists of an introduction, with the motivations that led to this research followed by the biography of the composer, in which the first data are presented. Subsequently, the subsidies for the theoretical basis of the dissertation are developed, through which it was possible to reflect on the directions to the questions related to the musical editions, as well as to the interpretative questions of the pieces. Reflections on handwritten sources and possible changes in the editions are discussed, discussing the probable reasons for the choices and delimiting the results in order to arrive at the critical editions of the composer's works, also considering the information of existing phonograms. Once this analysis methodology was established, the editing model to be adopted for the formatting of the pieces in the scores was defined, with Ricciardi (2015) as a theoretical reference. The Critical Editing process of each piece, from the manuscripts, passed Review and / or Correction, by Comments and / or Analysis and Partial Conclusions; in this order. Also, as a consequence of the process, in the Final Conclusions, there are some technical-interpretative possibilities for the five songs analyzed in order to amplify the information regarding the performance of each one
|
|
16
|
-
JOSÉ WELLINGTON BORGES ARAÚJO JÚNIOR
-
Processos de Aprendizagem da Obra Sandy´s Portrait de Sergio Assad
-
Orientador : EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
-
EDDY LINCOLLN FREITAS DE SOUZA
-
EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
-
Data: 13/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho aborda o processo de aprendizagem da obra Sandy´s Portrait para violão solo do compositor Sergio Assad (1952-), partindo de uma pesquisa empírica com foco nas estratégias de estudo utilizadas para o auxílio de problemas técnico-interpretativos. A preparação da performance foi fundamentada através da prática artística do pesquisador/intérprete cujo registro foi realizado em um diário de estudo, ferramenta principal de coleta de dados. Os principais autores que nortearam o referencial teórico deste trabalho foram em Contreras (1998), Fernandez (2001), Johnston (2002), Williamon (2004), Barros (2008), Araújo (2010), Kaminsky (2012) e Meirinhos (2016). Foram elaborados exemplos musicais de trechos da partitura. A metodologia da pesquisa foi realizada em três momentos. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados à pesquisa empírica e à performance, bem como aos processos de aprendizagem de obras para o violão. Em um segundo momento, realizou-se uma compilação das estratégias utilizadas durante o processo de aprendizagem da peça e o desenvolvimento de um planejamento de estudo. O terceiro ponto diz respeito ao processo de aprendizagem na prática, apontando pontos importantes da análise técnico-interpretativa, além das aplicações das estratégias de estudo para o desenvolvimento da performance da obra Sandy´s Portrait. Os resultados revelam que as estratégias aplicadas foram eficazes, tendo em vista que melhoraram significativamente a qualidade da prática de estudo, culminando em uma performance satisfatória durante o recital de mestrado. As estratégias apresentadas neste trabalho colaboraram para um maior foco, motivação e organização em relação ao estudo do instrumento.
-
Mostrar Abstract
-
The present work deals with the learning process of the work Sandy’s Portrait for solo guitar by the composer Sergio Assad (1952-), starting from empirical research with focus on the study strategies used to help in dealing with technical-interpretative problems. The preparation of the performance was substantiated through the artistic practice of the researcher/interpreter whose registration was accomplished in a study diary, a primary tool for data collection. The main authors who guided the theoretical reference of this work were Contreras (1998), Fernandez (2001), Johnston (2002), , Willamon (2004), Barros (2008), Araújo (2010), Kaminsky (2012) and Meirinhos (2016). Musical examples from pieces of the score were elaborated. The methodology of the research was carried out in three moments. Initially, it was performed a bibliographical review of papers related to empirical research and the performance, as well as to the learning processes of works for the guitar. In the second moment, it was performed a compilation of strategies utilized during the learning process of the piece of work and development of a study plan. The third moment concerns the learning process in practice, pointing out important aspects of the technical-interpretative analysis, as well as the applications of study strategies for performance development of Sandy’s Portrait. The results show that the applied strategies were effective, given that they significantly improved the quality of study practice, culminating in a satisfactory performance during the master’s course recital. The strategies presented in this study contributed to a greater focus, motivation and organization in relation to the study of the instrument.
|
|
17
|
-
RODOLPHO CAVALCANTI BORGES
-
ASPECTOS DO PROCESSO DE COLABORAÇÃO COMPOSITOR-INTÉRPRETE NA COMPOSIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA OBRA ESPELHOS DAS (IN)TOLERÂNCIAS PARA VIOLONCELO SOLO E GRUPO DE VIOLONCELOS
-
Orientador : FABIO SOREN PRESGRAVE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO SOREN PRESGRAVE
-
CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
-
TERESA CRISTINA RODRIGUES SILVA
-
Data: 14/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa trata do processo colaborativo entre compositor/intérprete na composição e interpretação da obra Espelhos das (In)tolerâncias do compositor Marcílio Onofre, encomendada por Rodolpho Borges. Trataremos aqui da problemática relacionada a alguns aspectos peculiares da obra como, por exemplo, as diferentes scordaturas, o uso dos multifônicos e do tonlos. Este trabalho aborda e analisa a construção da obra como um todo, não apenas na parte do violoncelo solo, mas na totalidade das vozes que compõem a peça. Dessa forma, destaca os principais pontos onde de fato ocorre a colaboração e tem como finalidade demonstrar a dinâmica desse processo, onde e quando o intérprete auxilia na construção da peça, sugerindo e propondo soluções exequíveis, compartilhando seu conhecimento técnico-instrumental e possibilitando ao compositor todo o domínio técnico na criação da peça para o violoncelo. Como procedimento metodológico, foram estudados em um primeiro momento autores como L. Cardassi (2016), C. Domenici (2011) e F. Borém (1998) que abordam a relação compositor-intérprete, e posteriormente foram realizadas seis entrevistas e reuniões entre o compositor e o intérprete, além de ensaios, gravações e performances públicas da peça. Ao final desse processo, concluímos que essa parceria proporciona diferentes possibilidades técnicas e musicais para compositores e intérpretes.
-
Mostrar Abstract
-
This research deals with the collaborative process between composer / interpreter in the composition and interpretation of the work "Espelhos das (In)tolerâncias” of the composer Marcílio Onofre, commissioned by Rodolpho Borges. We will deal here with the problematic related to some peculiar aspects of the work such as, for example, the different scordatures, the use of the multiphonics and the tonlos. This work approaches and analyzes the construction of the piece as a whole, not only in the solo cello part, but in the totality of the voices composing the piece, in this way it highlights the main points where the collaboration actually takes place and its purpose is to demonstrate the dynamics of this process, where and when the interpret assists in the construction of the piece, suggesting and proposing feasible solutions, sharing his technical instrumental knowledge and allowing the composer all the technical field in the creation of the piece for the cello. As a methodological procedure, authors such as L. Cardassi (2016), C. Domenici (2011) and F. Borém (1998), who deal with the composer-interpreter relation were studied at a first moment, and six interviews and meetings between the composer and the interpreter, as well as rehearsals, recordings and public performances of the piece. At the finish of this process, we conclude that this partnership provides different technical and musical possibilities for composers and performers.
|
|
18
|
-
FELIPE DA SILVA MASCOLI
-
ESTUDO COMPARATIVO DA PERCEPÇÃO DO PÚBLICO ENTRE A PERFORMANCE MEMORIZADA E COM PARTITURA DA PEÇA DESDOBRAMENTOS DE ROGÉRIO COSTA
-
Orientador : FABIO SOREN PRESGRAVE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO SOREN PRESGRAVE
-
CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
-
TERESA CRISTINA RODRIGUES SILVA
-
Data: 14/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa investiga a percepção do público quanto a dois tipos de performances de uma música contemporânea. A investigação dá-se através do estudo da influência da peça Desdobramentos de Rogerio Costa sob os participantes, uma vez tocada de memória e outra com o auxílio da partitura. O objetivo foi o de determinar se há diferenças significativas entre ambas. A abordagem primeiramente apresenta as particularidades de performances tocadas com e sem o auxílio da partitura, de maneira teórica, com base na literatura. Posteriormente, realizo explanações acerca da peça e do processo da minha preparação, estudo e análise da obra, estratégias no que tange o processo de memorização, referencias teóricas e experimentações. A coleta de dados deu-se por intermédio de estudos, relatos e questionários aplicados após a interpretação da peça. Os experimentos realizados tiveram como propósito a coleta de opiniões de alunos de violoncelo do curso técnico, graduação e mestrado da UFRN, além dos alunos do projeto “Fraternidade sem Fronteiras” e um aluno da UFMS, a respeito das duas versões. Os participantes tiveram como papel principal avaliar as apresentações evidenciando possíveis particularidades de cada uma, através de questionários com perguntas objetivas e dissertativas. Por meio dos dados coletados através dos experimentos foi possível determinar o efeito das duas versões da peça e qual dos dois métodos utilizados torna a performance mais eficaz, ou seja, que tem maior impacto positivo na percepção do público.
-
Mostrar Abstract
-
This research investigates the public's perception of two types of performances of a contemporary music. The investigation takes place through the study of the influence of the piece Desdobramentos of Rogério Costa under the participants, once played by heart and another with the aid of the score. The objective was to determine if there were significant differences between the two. The approach first presents the peculiarities of performances played with and without the aid of the score, theoretically, based on the literature. Later, I make explanations about the piece and process of my preparation, study and analysis of the work, strategies regarding the process of memorization, theoretical references and experiments. The investigation was done through studies, reports and questionnaires applied after the interpretation of the piece. The experiments carried out were aimed at collecting the opinions of cello students from UFRN's technical, undergraduate and master's degree, as well as students from the project “Fraternidade sem Fronteiras” and a UFMS student, regarding the two versions. Participants had as their main role to evaluate the presentations, evidencing possible particularities of each one, through questionnaires with objective and dissertative questions. Through the data collected through the experiments it was possible to determine the effect of the two versions of the piece and which of the two methods used makes the performance more effective, that is, that has a greater positive impact on the public perception.
|
|
19
|
-
EDSON LUÍS CARVALHO PORTO
-
CRITÉRIOS CRIATIVOS: ELABORAÇÃO DE OBRAS AUTORAIS COM BASE EM PRINCÍPIOS DE COMPOSIÇÃO
-
Orientador : ALEXANDRE RECHE E SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXANDRE RECHE E SILVA
-
ALFREDO JACINTO DE BARROS
-
MARCUS ANDRE VARELA VASCONCELOS
-
Data: 18/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta o resultado da reflexão pessoal do autor sobre a sua prática composicional. Apresenta o Modelo de acompanhamento do processo composicional de Silva (2007, 2010). Propõe a composição de obras musicais a partir da definição da instância princípios desse Modelo. Apresenta o mote composicional utilizado nas obras elaboradas: princípio da analogia, princípio da parcimônia e o princípio da ressignificação. O objetivo geral desse trabalho foi compor e depois relatar o observado dos processos composicionais. Apresenta os memoriais das obras Zabumleiromático, Sereno e Imos, respectivamente, para violão solo e quarteto de sopros (clarinete Bb, sax alto Eb, sax tenor Bb e tuba Eb), elaborados através do Modelo, que por meio de suas instâncias nos conduziu de forma eficaz para as análises, reflexões e os relatos que culminaram na confecção efetiva dos memoriais.
-
Mostrar Abstract
-
This work presents the result of the personal reflection of the author on his compositional practice. It presents the Model of accompaniment of the compositional process of Silva (2007, 2010). Proposes the composition of musical works from the definition of the instance principles of this Model. It presents the compositional motto used in the elaborated works: principle of analogy, principle of parsimony and the principle of resignification. The general objective of this work was to compose and then report the observed compositional processes. It presents the memorabilia of the works Zabumleiromático, Sereno and Imos, respectively, for solo guitar and blow quartet (clarinet Bb, alto sax Eb, tenor sax Bb and tuba Eb), elaborated through the Model, which through its instances led us an effective way for the analyzes, reflections and the reports that culminated in the effective confection of the memorials.
|
|
20
|
-
GLEISON COSTA DOS SANTOS
-
A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM MÚSICA: concepções e vivências de mestrandos em dois estudos de caso dos Programas de Pós-Graduação em Música da UFRN e UFPB
-
Orientador : JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
-
CAROLINA CHAVES GOMES
-
LUCIANA MARTA DEL BEN
-
Data: 19/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O tema desta pesquisa está centrado na formação do pesquisador em música, a partir do universo da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) brasileira. Nessa perspectiva, o trabalho teve como objetivo compreender e refletir como se dá o processo de formação de pesquisadores a partir das vivências formativas de mestrandos dos Programas de Pós-Graduação em Música da UFRN e UFPB. Esta dissertação foi norteada em termos teóricos por autores que versam sobre a formação do pesquisador e sobre pós-graduação, tendo, sobretudo, como autores basilares, Severino (2009; 2012), por partir da premissa de que o conhecimento produzido e a formação de novos pesquisadores na pós-graduação se dá através de um sujeito coletivo, bem como Trejo Léon (2017), por tratar sobre a formação acadêmica e de pesquisa com egressos de cursos de mestrado em música (educação musical), tendo em vista que são sujeitos envolvidos em uma comunidade científica. A metodologia utilizada nesta dissertação teve como perspectiva a abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como método o estudo de caso. Utilizei como instrumentos de construção dos dados o questionário online, via Google Docs, em uma primeira etapa, e a entrevista semiestruturada em uma segunda etapa do processo investigativo com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca da temática formação do pesquisador em música, assim como realização de pesquisa documental. Desse modo, os sujeitos participantes desta pesquisa foram mestrandos(as) do PPGMUS/UFRN e PPGM/UFPB. Como resultados posso citar que a formação como pesquisador em música é diversificada e considera uma série de elementos importantes para tal formação. Nesse sentido, destaco alguns aspectos que foram evidenciados a partir das análises, como, por exemplo, a curiosidade, o conhecimento e aprofundamento teórico sobre determinado tema, a leitura e escrita acadêmica, bem como a mudança de postura e a continuidade nos estudos pós-graduados, com o ingresso em um curso de doutorado. Concluo que essa é uma formação diversa e que pode ser vista e configurada a partir de vários aspectos, que vão desde elementos técnicos e teóricos, até o amadurecimento enquanto ser humano, sendo algo proporcionado pelo curso de mestrado. A partir disso, reflito que estudar a formação do pesquisador em música é uma necessidade da área, inclusive como uma maneira de compreender e estruturar estratégias formativas que possam contemplar os anseios dos aprendizes de pesquisador em música na contemporaneidade.
-
Mostrar Abstract
-
The theme of this research is centered on the training of the music researcher, from the universe of the post-graduation stricto sensu (Master and Doctorate levels) in Brazil. In this approach, the objective of the work was to understand and reflect on how the process of the training of researchers is born out of the formative experiences of Masters students of the Post-Graduation Programs in Music of UFRN and UFPB. This dissertation was theoretically guided by authors who discuss the researcher's training and post-graduation programs. The main authors researched in this dissertation were Severino (2009; 2012) and Trejo Léon (2017). The choice of Severino is based on the premise that the knowledge and formation produced by new researchers in the postgraduate course happens through a collective course subject. The choice of Trejo Léon was for dealing with academic and research training with graduates of Master's degree programs in music (specifically music education), as subjects involved in a scientific community. The methodology used in this dissertation was the qualitative approach of research and as method the case study. I used the online questionnaire as a data construction tool, via Google Docs, in the first stage, and a semistructured interview in the second stage of the investigative process. The objective was the deepening of the knowledge about the subject of the training of the music researcher. I also conducted research via the use of documentaries. Thus, the subjects participating in this research were Master’s students of the PPGMUS / UFRN and PPGM / UFPB. As a result, I can show that the training as a researcher in music is diverse and needs to take into account a series of elements important for such training. In this sense, I highlight some aspects that were manifested from the analyses, for example, curiosity, knowledge, theoretical deepening on a certain subject, academic reading and writing, as well as the change of posture and continuity with studies in a post-doctorate degree. I conclude that this is a diverse training and can be seen and constructed from various aspects, ranging from technical and theoretical elements, to reaching maturity as a human having been something provided by the Master’s course. From this, I reflect that studying the researcher's training in music is a necessity of the area, including as a way to understand and create formative strategies that can contemplate the desires of researcher apprentices in contemporary music.
|
|
21
|
-
LIANA MONTEIRO DE ARAÚJO
-
Aprendizagem Musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
-
Orientador : JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
-
JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
-
VIVIANE DOS SANTOS LOURO
-
Data: 19/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral compreender como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semiestruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical (AAM) em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical), e dos resultados relacionados aos níveis de mediação maternos em três atividades musicais específicas, foi possível destacar quais as atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, evidenciamos a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes a educação musical da pessoa com autismo.
-
Mostrar Abstract
-
The present study is in the field of special music education, it recognizes musical learning as an inclusive axis for people with disabilities, and gives emphasis on autism spectrum disorder (ASD) or autism. The research aims to understand how the music learning process mediated by the interaction of mother- autistic child occurs. The method used is the case study in a qualitative approach, since it is understood that this method is adequate to interpret a given context in its singularity and complexity. The methodological design includes the application of a pre-survey questionnaire, class observations and semi-structured interview with selected dyads. Two criteria were used to analyze the data: the analysis of image in motion and the content analysis. Focusing on musical learning, we adapted and applied a musical learning assessment scale (AAM) in two different moments of the research: baseline (initial phase) and guided post-intervention; through of all the results presented in the AAM (Musical Learning Assessment) scales, and the results related to maternal mediation levels in three specific musical activities, it was possible to highlight which activities had greater learning gains, shown after a guided mediation. Thus, we stress the importance of musical learning with family, the promotion of more musical learning spaces with these peculiarities, with reflections, theories and, above all, musical practices on the subject in focus, amplifying the knowledge regarding the musical education of the person with autism.
|
|
22
|
-
THIAGO SOUSA SILVEIRA
-
ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA EMBOCADURA, TÉCNICA E PREPARAÇÃO PARA PERFORMANCE DO TROMPETISTA: um estudo autobiográfico considerando o uso do aparelho ortodôntico fixo
-
Orientador : RANILSON BEZERRA DE FARIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AYRTON MUZEL BENCK FILHO
-
RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
-
RANILSON BEZERRA DE FARIAS
-
Data: 19/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho trata de um estudo autobiográfico no qual é exposto uma relação interdisciplinar entre a Performance/Pedagogia instrumental e as Ciências da Saúde, nesse caso a Odontologia. Observando o uso do aparelho ortodôntico fixo em tal pratica, evidencia-se alguns problemas basilares relacionados ao funcionamento dos músculos da face, que, ao estarem diretamente em contato com os mecanismos do referido aparelho, acabam prejudicando o trabalho exercido pela embocadura, bem como o emprego da técnica no desempenho do trompetista. Vislumbrando o melhor entendimento dessa conjuntura, esta pesquisa divide-se em três capítulos, contemplando respectivamente os seguintes temas: A embocadura do trompetista: uma revisão dos aspectos pedagógicos e ortodônticos concernentes; Um relato autobiográfico dos processos de adaptação e desenvolvimento da embocadura no trompete em detrimento do uso do aparelho ortodôntico fixo; Uma abordagem analítica e avaliativa do desempenho técnico-instrumental e musical durante o recital de graduação. Com isto, são apresentadas as influencias que o uso do aparelho ortodôntico fixo pôde inferir no desenvolvimento da embocadura, da técnica e preparação para a performance do trompetista em questão, além das alternativas metodológicas encontradas para lidar com essa circunstância.
-
Mostrar Abstract
-
The present work deals with an autobiographical study in which an interdisciplinary relationship between the Performance / Instrumental Pedagogy and the Health Sciences is exposed, in this case, Dentistry. Observing the use of the fixed orthodontic appliance in this practice, it is evident some basic problems related to the functioning of the muscles of the face, which being directly in contact with the mechanisms of this orthodontic appliance, end up hampering the work done by the embouchure, as well as the use of the technique in the performance of the trumpet player. By looking at the best understanding of this conjuncture, this research is divided into three chapters, covering the following themes: The embouchure of the trumpet player: a review of pedagogical and orthodontic aspects concerning; An autobiographical account of the processes of adaptation and development of the trumpet embouchure at the expense of the use of the fixed orthodontic appliance; An analytical and evaluative approach of technical-instrumental and musical performance during the undergraduate recital. With this, it is presented the influences that the use of the fixed orthodontic appliance could interfere to the development of the embouchure, technique and performance preparation of the trumpet player in question, besides the methodological alternatives found to deal with this circumstance.
|
|
23
|
-
JÚLIO CÉSAR DE LIMA
-
O compositor em cada um: investigando uma oficina de musica no Territorio de Educação, Cultura e Economia Solidaria-TECESOL em Natal/RN
-
Orientador : VALERIA LAZARO DE CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
VALERIA LAZARO DE CARVALHO
-
AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
-
MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
-
Data: 20/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o processo de uma composição coletiva numa oficina de música no Tecesol (Território de educação, cultura e economia solidária) em Natal /RN como forma de impulsionar a criatividade nos indivíduos participantes e trazer a possibilidade de um ensino musical mais prazeroso e humanizado. Os autores que fundamentaram e nortearam as percepções e reflexões acerca do processo dessa investigação foram (NACHMANOVICTH, 1993; SCHAFER, 1992; e KOELLREUTTER, 1997). Por meio do método de pesquisa escolhido, a pesquisa-ação, foi proposta, durante três meses, uma oficina de música permeada por uma nova perspectiva pedagógico-musical por meio do violão e do canto, além do corpo e da exploração de novas fontes sonoras. Utilizei como ferramentas para a construção dos dados, questionários, vídeos e fotos, e a observação participante. A análise dos dados se deu de forma qualitativa considerando três categorias bem definidas: Criatividade; Bloqueios criativos; e Motivação. Quanto às contribuições do trabalho, acredito que essa perspectiva pedagógica de se aprender um instrumento (violão) interligado com o incentivo à criatividade e às práticas criativas nas aulas junto à composição, apresenta-se como uma perspectiva positiva e ferramenta muito útil para o campo epistemológico da educação musical. O processo criacional e o incentivo às práticas criativas que culminaram na construção de uma composição coletiva, permitiram que os participantes pudessem sair da condição de “receptores de música”, para “produtores de música” além de possibilitar uma melhoria na questão da autonomia e do protagonismo na vida deles. Nesse sentido, a motivação criacional experimentada e trabalhada todo o tempo na oficina, por meio da composição musical, possivelmente, pode vir a ser um veículo facilitador de um ensino musical mais acessível, democrático e direcionado às pessoas, que não possuem pretensão em profissionalizar-se, mas amam a música, e querem apenas tocar um instrumento e cantar uma canção, sem necessariamente tornarem-se musicistas profissionais. O trabalho com a improvisação, os jogos composicionais com violão, com o corpo e o trabalho de montagem da composição permitiu aos alunos vivenciar a aventura de um aprendizado musical coletivo, que demonstrou ser um fator positivo por gerar desinibição e impulsioná-los ao aprendizado, fortalecendo, inclusive, os laços sociais entre eles que durante o processo tornaram-se amigos.
-
Mostrar Abstract
-
The present research had the objective to investigate the process of a collective composition in a music workshop in Tecesol (Territory of education, culture and solidarity economy) in Natal / RN as a way to boost the creativity in the individuals participating and to bring the possibility of a musical teaching more pleasurable and humanized. The authors who based and guided the perceptions and reflections about the process of this investigation were (NACHMANOVICTH, 1993; SCHAFER, 1992 and KOELLREUTTER, 1997). Through the chosen research method, the action research was proposed, during three months, a music workshop permeated by a new pedagogical-musical perspective through the guitar and singing, besides the body and the exploration of new sound sources . I used it as tools for data construction, questionnaires, videos and photos, and participant observation. The data analysis was qualitative considering three well defined categories: Creativity; Creative locks; and Motivation. As for the contributions of the work, I believe that this pedagogical perspective of learning an instrument (guitar) intertwined with the incentive to creativity and creative practices in classes with composition, presents itself as a positive perspective and a very useful tool for the epistemological field of musical education. The creative process and the incentive to the creative practices that culminated in the construction of a collective composition, allowed that the participants could move from the condition of "receivers of music", to "producers of music" besides allowing an improvement in the question of the autonomy and the protagonism in their lives. In this sense, the creative motivation experienced and worked all the time in the workshop, through musical composition, can possibly be a vehicle that facilitates a musical education that is more accessible, democratic and directed to the people, who do not intend to become professional, but they love music, and they just want to play an instrument and sing a song, without necessarily becoming professional musicians. The work with improvisation, compositional games with guitar, with the body and the assembly work of the composition allowed the students to experience the adventure of a collective musical learning, which proved to be a positive factor for generating disinhibition and impelling them to learning, strengthening, even, the social bonds between them that during the process became friendly.
|
|
24
|
-
NAYARA FREIRE DE SOUSA SILVA
-
O EDUCADOR MUSICAL MULTI-INSTRUMENTISTA: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
-
Orientador : JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
-
JUSAMARA VIEIRA DE SOUZA
-
TAMAR GENZ GAULKE
-
Data: 20/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do professor multi-instrumentista a partir das histórias de vida de professores em diferentes contextos. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa (BRESLER, 2000; FREIRE, 2010; OLIVEIRA, 2012) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida (JOSSO, 2004; NÓVOA, 1995; ALVES, 2015; SAHAGOFF, 2015; CUNHA, 2009). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – Escola de Educação Básica, Escola Especializada e Terceiro Setor (ONG e Igreja Evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características multi-instrumentista. E, para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural (QUEIROZ, 2015b; FIGUEIREDO, 2011; O’FLYNN, 2005; QUEIROZ, 2004), o Educador Musical Intercultural (OLIVEIRA, 2003; MATEIRO, 2003; PENNA, 2006; BELLOCHIO, 2003) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista (RAUBER, 2017; PRESSER, 2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, apontando aspectos sobre o seu perfil docente, sua diversidade de funções, seu campo de atuação e o impacto dessa característica para ele e para os seus alunos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to understand the performance of the multi-instrumentalist teacher by analyzing the life stories of teachers in different contexts. In the scope of this research, this professional is understood as someone who, besides playing several instruments, is also able to perform different tasks related to music, i.e., the ability to conduct, develop musical arrangements and compose in order to give greater meaning to his practice is also part of this concept. The chosen methodology to construct the results were the life stories (JOSSO, 2004; NÓVOA, 1995; ALVES, 2015; SAHAGOFF, 2015; CUNHA, 2009), and the investigation is presented within the qualitative approach (BRESLER, 2000; FREIRE, 2010; OLIVEIRA, 2012). This research had the collaboration of three music teachers who are inserted in different contexts – school of basic education, specialized school and third sector (NGO and Church). Based on semi-structured thematic interviews with open questions, each one narrated his history and his performance as a musical educator who has the multi-instrumentalist characteristics. The theoretical basis of this research is the Intercultural Musical Education (QUEIROZ, 2015b; FIGUEIREDO, 2011; O’FLYNN, 2005; QUEIROZ, 2004), the Intercultural Music Educator (OLIVEIRA, 2003; MATEIRO, 2003; PENNA, 2006; BELLOCHIO, 2003) and the profile of this Multi-Instrumentalist (RAUBER, 2017; PRESSER, 2013). The results found on the profile of this teacher, pointing out aspects about his teaching profile, his diversity of functions, his field of action and the impact of this characteristic for him and his students. The obtained results show the profile of the multi-instrumentalist teacher, pointing out the aspects his teaching profile, his diversity of functions, his acting area and the impact of the multi-instrumental characteristic for him and his students.
|
|