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Dissertações |
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ANDERSON DO NASCIMENTO SILVA
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A dimensão sociocultural da performance musical: um estudo etnográfico junto à Banda Municipal Jacques Klein de Aracati (CE)
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Orientador : MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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AGOSTINHO JORGE DE LIMA
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JOSÉ ROBSON MAIA DE ALMEIDA
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MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
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Data: 26/01/2023
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Conhecer sobre o universo das bandas de música é indispensável para um educador musical frente a percepção dos múltiplos contextos de atuação que este profissional pode ser inserido na atualidade. Compreendendo esta necessidade, esta pesquisa, de caráter qualitativo, busca compreender como a banda Jacques Klein da cidade de Aracati (CE) elabora sua performance musical na cidade, incorporando elementos e aspectos da tradição e da modernidade na sua atuação sociomusical e educativa. Metodologicamente foi realizado um estudo de caso etnográfico que tornou viável o levantamento de informações importantes a partir de diferentes técnicas de coleta de dados que possibilitou uma compreensão mais aprofundada acerca do objeto estudado. No processo de construção dos dados foi utilizado observações, entrevistas semiestruturadas e questionários com alguns músicos, o maestro e alguns munícipes da cidade. As bases teóricas usadas para análise dos dados giraram em torno dos conceitos de performance e musicar local a partir de Bauman (1975), Béhague (1984), Berger e Luckmann (1991), Geertz (1973, 2008),Goffman (1990), Seeger (2004, 2008,2015) e Reily (2021). A partir dos dados construídos e analisados constatei que a banda Jacques Klein na atualidade é um equipamento cultural mantido pela prefeitura da cidade que oferece um serviço musical às instituições e grupos sociais na cidade e nos seus distritos; que as performances musicais da banda são construídas a partir de uma rede de relações entre maestros, músicos e os cidadãos da cidade conforme os tipos de evento; que as atuações da banda são diversificadas e que é por isso que o repertório passa por modificações contínuas; que o maestro é um agente fundamental nos processos de seleção, manipulação e definição do repertório, mas que sofre influência direta das pessoas que organizam um determinado evento durante a escolha das músicas; que o repertório da banda sofreu processos de incorporação histórica e dinâmica no passado e na atualidade e que os músicos apresentam formas de pensar e executar determinadas músicas do repertório cujo o ato de tocar é construído a partir de suas concepções musicais que não estão inseridas na partitura.
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Knowing the universe of music bands is essential for a music educator in view of the perception of the multiple contexts of activity that this professional can be inserted in today. Understanding this need, this qualitative research seeks to understand how the band Jacques Klein from the city of Aracati (CE) develops its musical performance in the city, incorporating elements and aspects of tradition and modernity in its socio-musical and educational performance. Methodologically, an ethnographic case study was carried out, which made it possible to gather important information from different data collection techniques, which enabled a deeper understanding of the studied object. In the data construction process, observations, semi-structured interviews and questionnaires with some musicians, the maestro and some citizens of the city were used. The theoretical bases used for data analysis revolved around the concepts of performance and local music from Bauman (1975), Béhague (1984), Berger and Luckmann (1991), Geertz (1973, 2008), Goffman (1990), Seeger (2004, 2008, 2015) and Reily (2021). From the constructed and analyzed data, I found that the band Jacques Klein is currently a cultural equipment maintained by the city hall that offers a musical service to institutions and social groups in the city and its districts; that the band's musical performances are built from a network of relationships between conductors, musicians and city citizens according to the types of event; that the band's performances are diverse and that is why the repertoire undergoes continuous modifications; that the conductor is a fundamental agent in the processes of selection, manipulation and definition of the repertoire, but that he is directly influenced by the people who organize a certain event during the choice of songs; that the band's repertoire has undergone processes of historical and dynamic incorporation in the past and at present and that the musicians have ways of thinking and performing certain songs in the repertoire whose playing is built from their musical conceptions that are not included in the score .
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ANDERSON JARDEL BEZERRA DA SILVA
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GILBERTO CABRAL: CATALOGAÇÃO DE OBRAS, EDIÇÃO E UMA ABORDAGEM DE ESTUDOS TÉCNICOS DAS OBRAS COLORIDO, SAPOS, SUITE DO RIO GRANDE DO NORTE, MARACATCHATCHU E SAPECA.
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Orientador : RANILSON BEZERRA DE FARIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
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MARCOS FLAVIO AGUIAR
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RANILSON BEZERRA DE FARIAS
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Data: 08/02/2023
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A presente pesquisa partiu de um levantamento de obras do compositor Gilberto Cabral, que resultou ao seu final em uma coleta e listagem de 26 peças para trombone em variadas formações instrumentais, que vêm contribuir para a diversificação e ampliação do repertório trombonístico. Desse universo, foram escolhidas 5 peças que representam por suas características estilísticas o conjunto total da obra. Esse procedimento teve por finalidade identificar trechos de difícil execução técnica e interpretativa e a partir deles propusemos estudos para aquisição de habilidades que permitem ao performer uma execução satisfatória dos trabalhos estudados. Deixamos claro ainda, que as sugestões de estudos estão baseadas em métodos para trombone já existentes. As obras escolhidas foram: Colorido (suíte), Sapos, Suíte do Rio Grande do Norte, Maracatchatchu e Sapeca. Apresentamos também uma biografia do compositor que relata desde sua iniciação musical no estado de Pernambuco até sua atuação no meio artístico do Rio Grande do Norte, mostrando sua importância e influência em relação também as futuras gerações de instrumentistas. Foram apresentados através das obras aspectos rítmicos e melódicos relacionados às manifestações populares do Rio Grande do Norte, e para discorrermos sobre elas utilizamos vários autores como referencial teórico, entre eles, Cascudo (1984), Costa (2011), Alves (1999). Enfatizamos a importância das obras para o repertório do trombone e a necessidade de conhecer melhor cada uma, visto que estão fundamentadas em uma linguagem de gêneros e ritmos das manifestações populares brasileiras, sendo algumas delas pouco conhecidas pelo público em geral por serem específicas da nossa região. Durante o levantamento inicial das obras, notamos que muitas delas já estavam em formato Finale e Encore e outras em estado físico já estavam se deteriorando, desse modo procedemos com a digitalização em PDF das mesmas para facilitar o acesso a esses materiais, além de contribuir com a sua preservação.
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This research started from a survey of works by composer Gilberto Cabral, which resulted in a collection and listing of 26 pieces for trombone in various instrumental formations, which contribute to the diversification and expansion of the trombone repertoire. From this universe, 5 pieces were chosen that represent the total set of work due to their stylistic characteristics. This procedure aimed to identify sections of difficult technical and interpretive execution and from them we proposed studies for the acquisition of skills that allow the performer to perform satisfactorily the works studied. We also make it clear that the study suggestions are based on existing methods for trombone. The works chosen were: Colorido (suite), Sapos, Rio Grande do Norte Suite, Maracatatchu and Sapeca. We also present a biography of the composer that reports from his musical initiation in the state of Pernambuco to his performance in the artistic environment of Rio Grande do Norte, showing his importance and influence in relation to future generations of instrumentalists. Rhythmic and melodic aspects related to the popular manifestations of Rio Grande do Norte were presented through the works, and to discuss them we used several authors as a theoretical reference, among them Cascudo (1984), Costa (2011), Alves (1999). We emphasize the importance of the works for the trombone repertoire and the need to know each one better, since they are based on a language of genres and rhythms of Brazilian popular manifestations, some of which are little known by the general public because they are specific to our region. During the initial survey of the works, we noticed that many of them were already in Finale and Encore format and others in a physical state were already deteriorating, so we proceeded with scanning them in PDF to facilitate access to these materials, in addition to contributing to its preservation.
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IVO BEZERRA DE SOUSA JUNIOR
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Proposta Metodológica de Estudo para Preparação de um Instrumentista Solista com Auxílio de uma Orquestra Virtual: Um Estudo de Caso sobre o estudo de Trechos do Concerto para Dois Violões de Orquestra de Manoel Nascimento.
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Orientador : EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
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ALEXANDRE VIRGINELLI MAIORINO
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CLEISSON DE CASTRO MELO
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Data: 10/03/2023
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Essa pesquisa pretende criar uma metodologia de estudo que possa ajudar os músicos solistas na preparação performática de obras com orquestra. São notáveis as dificuldades que muitos solistas possuem para ter acesso a uma orquestra para ensaiar ou estudar. Dificuldades tais como: Simultaneidade de tempo e horários entre os músicos, local para ensaios, locomoção de instrumentos maiores e remuneração para os músicos. Baseado nessas dificuldades foi que pensamos em uma sugestão que ajude os solistas nos seus estudos. Para amenizar esse problema propomos uma metodologia que possibilite os solistas estudarem os trechos musicais acompanhados por uma orquestra virtual. Para demonstrar como será executado esse processo metodológico utilizamos três trechos extraídos do primeiro movimento do concerto, mais o protocolo MIDI em sínteses com
computador, software de sequenciamento, softwares de instrumentos virtuais, software de edição de partitura, dispositivos eletrônicos como: interface de áudio e monitores de áudio. Além disso, a pesquisa mostrará os principais pontos para criar uma orquestra virtual com sonoridade quase real. Em nossa pesquisa não encontramos alguém que tenha proposto algo que preencha os problemas ocasionados pela ausência de uma orquestra. Com essa pesquisa ressaltamos a relevância sonora que tem para os solistas, estudarem os trechos acompanhados por uma orquestra virtual e como a tal prática é um importante requisito sintético para uma melhor compreensão da obra como um todo.
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This research intends to create a methodology study that can help solo musicians in the performance preparation of orchestral works. The difficulties that many soloists face in gaining access to an orchestra to rehearse or study are notable. Some of these difficulties are the simultaneity of time and schedules among musicians, a place for rehearsals, transportation of larger instruments, and remuneration for musicians. Based on this, we thought of a suggestion to help soloists in their studies. To alleviate this problem, we propose a methodology that allows soloists to study musical excerpts accompanied by a virtual orchestra. To demonstrate how this methodological process proceeds, we used three extracts extracted from the first concert movement, plus the MIDI protocol in computer synthesis, sequencing software, virtual instrument software, score editing software, electronic devices such as audio interface, and studio audio monitors. In addition, the research will show the main points to establish a virtual orchestra with a similar sound to a real orchestra. In our search, we did not find anyone who has proposed something that fills the problems caused by the absence of an orchestra. With this research, we emphasize the sound relevance for soloists to study the passages accompanied by a virtual orchestra and how such practice is a crucial synthetic requirement for a better understanding of the work as one.
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JOSÉ DE ANCHIETA RODRIGUES MENEZES JUNIOR
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O VIOLÃO DE SETE CORDAS E O CHORO POTIGUAR: Um panorama do gênero e do instrumento no Rio Grande do Norte.
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Orientador : EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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THOMAS GEORGE CARACAS GARCIA
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EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
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JULIO CESAR DE MELO COLABARDINI
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Data: 15/03/2023
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O presente trabalho apresenta um panorama do choro potiguar interligado ao violão de sete cordas, abordando choros potiguares nos quais exista a presença desse instrumento, seja em sua natureza de acompanhamento ou contraponteando a melodia principal, com improvisação, baixos de obrigação, inversão, ornamentos; seja em sua contribuição como solista em cordas mais graves. Visa também a apresentar e a valorizar as composições e compositores de choro, bem como os violonistas sete cordas e regionais que gravaram choros no estado do Rio Grande do Norte. O movimento chorístico potiguar é em suma um amplo leque, que vai de compositores que ainda se encontram no anonimato a outros que já são consagrados. Neste trabalho foram escolhidas algumas composições que mesclam esses compositores e nas quais o violão de sete cordas tem destaque técnico/musical e cujo estudo pode enriquecer o conhecimento do músico violonista na absorção do choro. Muitos autores ressaltam a valorização da oralidade na aprendizagem do choro. Porém, a oralidade dificulta uma análise precisa das composições e de aspectos relacionados ao estilo, às melodias e à forma musical, aspectos esses que muitas vezes se perdem devido à falta das transcrições das frases de contraponto de forma definida. Assim, frisamos a importância das baixarias escritas para que haja uma melhor descrição e compreensão do saber musical na linguagem do violão de sete cordas no Brasil. Para tanto, nossa pesquisa se fundamentou em repertório, compositores, violonistas e intérpretes ligados a choros gravados no estado do Rio Grande do Norte e em entrevistas com representantes do gênero no estado.
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The present work seeks to present choros from Potiguar where there is the presence of the seven-string guitar, either in its nature of accompaniment or creating melodies, counterpointing the main melody, improvisation, obligation basses, inversion, ornaments and also, giving its contribution, as soloist in lower strings, also aims to highlight the compositions and composers of choro, the seven-string guitarists, influences of the seven-string guitar and regional who recorded choros potiguares in the state of Rio Grande do Norte. The potiguar choro consists of a range of composers, many are still anonymous, others already established. In this work, some compositions that mix these composers were chosen, they are potiguar choros where there is the presence of the seven-string guitar and its use in the use of counterpoints in relation to the main melody, aiming and providing the evolution of the guitarist musician in the absorption of the language of the seven-string guitar in choro. Borges in his dissertation, states that the seven-string guitar, through an oral tradition, contributed to the aspects of improvisation predominant in choro (BORGES, 1). However, orality makes it difficult to accurately analyze compositions and aspects related to style, melodies and musical form, which are often lost due to the lack of a defined counterpoint writing. Thus, we emphasize the importance of written records so that you have a better understanding of musical knowledge on the seven-string guitar. It is concluded that the production of this work is of paramount importance, because in addition to praising some potiguar composers, it also extols the Brazilian seven-string guitar, for this, it is based on the repertoire, composers, guitarists and interpreters who recorded choros in the state of Rio Grande do Norte.
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JASON DESIDERIO BEZERRA
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“OI ABRE A RODA TINDÔ LELÊ”: O QUE CONTAM AS CRIANÇAS SOBRE AS AULAS DE MÚSICA NA ESCOLA DE EEDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
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Orientador : TAMAR GENZ GAULKE
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINA CHAVES GOMES
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MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI
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TAMAR GENZ GAULKE
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Data: 31/03/2023
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Esta dissertação, tem como objetivo compreender como crianças de uma escola pública de educação básica narram suas vivências com o ensino de música durante a pandemia de Covid-19, atribuindo sentido a essas experiências. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e fundamenta-se nos princípios e métodos da pesquisa (auto)biográfica, tomando as narrativas infantis acerca das experiências com a aula de música na escola, como instrumento de pesquisa, objeto de estudo e formação. Por considerar a reflexividade das crianças com as aulas de música na escola utilizamos como instrumento de coleta de dados a Roda de Conversa, acredita-se que tal abordagem se apresenta como um caminho adequado para aprender sobre as experiências com as aulas de música no cenário pandêmico. Participaram da investigação 11 crianças do 3 ° ano do Ensino fundamental, estudantes da Escola Municipal prof. Antônio Basílio Filho em Parnamirim/RN. O corpus utilizado para análise compreende as narrativas das crianças compartilhadas nas rodas de conversa, as cartas, os desenhos e os registros no diário de campo do pesquisador. A partir das vozes das crianças, as aulas de música vivenciadas na pandemia contrapõe-se a ineficiência técnica, dando espaço às práticas lúdicas alicerçadas no compromisso ético da formação integral. Ficou evidente a partir da análise, que a figura da professora de música durante a pandemia, assumiu um papel abrandador minimizando as consequências do isolamento e desigualdades sociais. Com isso, este estudo contribui com o fortalecimento e a realização de pesquisas (Auto)biográficas com crianças na Educação Musical, compreendo-as como atores sociais, culturais e históricas e que as suas experiências de vida podem colaborar com o movimento de repensarmos os espaços e instituições musicais para infância.
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This work aims to investigate how children from a public childhood education school in Parnamirim/RN narrate their experiences with music teaching during the Covid-19 pandemic, attributing meaning to these experiences. It emphasizes the possible contributions that protagonism in childhood can bring to the formation of curricula, practices and professional performance. The investigation took the children's narratives about the experiences with the music class at school from the (auto)biographical perspective, as a research instrument, object of study and training. Considering the reflexivity of children with music classes in regular schools, we used the Conversation Wheel as a data collection instrument, it is believed that such an approach presents itself as an adequate way to learn about experiences with music classes in the scenario pandemic. We partially present the process of re-signification of children with the music class, with the school and with the pandemic. This study is expected to foster an important field of research and training for the area of music education.
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TARCÍSIO PAULO DA COSTA
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FAZENDO ARRANJOS PARA PIANO SOLO DE OBRAS DE LUIZINHO DUARTE: Entrevistas, Estratégias e Exemplos
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Orientador : DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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MEMBROS DA BANCA :
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DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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MARCELO MATEUS DE OLIVEIRA
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NAN QI
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Data: 01/04/2023
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O presente trabalho tem como principal foco a criação de arranjo para piano solo. Tendo como objetivo geral identificar procedimentos utilizados na criação destes. Para tanto definiram-se os seguintes objetivos específicos: conceituar arranjo, compreender o processo criativo de pianistas, elaborar três arranjos de peças do compositor Luizinho Duarte e descrever os procedimentos utilizados para a criação dos arranjos. Abordar esta temática justifica-se pois a compreensão e descrição destes procedimentos pode nortear outros que queiram se dedicar a esta atividade, aumentando o apanhado de peças arranjadas para piano solo, impactando direta ou indiretamente a comunidade interessada. O presente estudo consiste em uma pesquisa-ação, com tratamento qualitativo dos dados que conta com um estudo bibliográfico acerca da temática e de entrevistas feitas a seis pianistas brasileiros com grande visibilidade no cenário atual: André Mehmari, Hercules Gomes, Gilson Peranzzetta, Salomão Soares, Thiago Almeida e Uaná Barreto. Como resultados, foram criados três arranjos, sendo documentado e descrito o processo criativo dos mesmos. Espera-se que este trabalho possa inspirar outros que tratem dessa temática, assim como instigar uma reflexão aprofundada acerca da criatividade envolvida no processo artístico.
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The main focus of this work is the creation of an arrangement for solo piano. Having as general objective to identify procedures used in the creation of these. For this purpose, the following specific objectives were defined: conceptualize arrangements, understand the creative process of pianists, prepare three arrangements of pieces by composer Luizinho Duarte and describe the procedures used to create the arrangements. Approaching this theme is justified because the understanding and description of these procedures can guide others who want to dedicate themselves to this activity, increasing the collection of pieces arranged for solo piano, directly or indirectly impacting the interested community. The present study consists of an action-research, with a qualitative treatment of the data, which includes a bibliographic study on the theme and interviews with six Brazilian pianists with great visibility in the current scenario: André Mehmari, Hercules Gomes, Gilson Peranzzetta, Salomão Soares , Thiago Almeida and Uaná Barreto. As a result, three arrangements were created, and their creative process was documented and described. It is hoped that this work can inspire others who deal with this theme, as well as instigate a deep reflection about the creativity involved in the artistic process.
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ANDRE ALBIERGIO DE LIMA COUTO
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CONCERTO ARMORIAL PARA VIOLINO E ORQUESTRA DE ALFREDO BARROS: UMA COLABORAÇÃO INTÉRPRETE-COMPOSITOR DESDE A GÊNESE ATÉ A ESTREIA
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Orientador : RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
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MEMBROS DA BANCA :
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GERMAN ENRIQUE GRAS
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ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
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Data: 09/04/2023
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Esta pesquisa tem como principal objetivo o registro do processo de composição, preparação performance de uma obra inédita para violino e orquestra em colaboração com o compositor Alfred Barros (1966). A metodologia da pesquisa prevê: (1) Revisão bibliográfica; (2) Colaboraçõe intérprete-compositor, especialmente através videochamadas, ligações, e-mails, mensagem de texto encontros presenciais esporádicos; (3) Preparação do concerto de estreia. O compositor deve ensaiar reger a obra em sua estreia, todos os ensaios serão registrados em áudio e vídeo para registro a fim d auxiliar na compreensão das necessidades de possíveis mudanças e aprimoramentos que ainda poderã acontecer entre o início dos ensaios até a data da estreia mundial; (4) Estreia do concerto com gravaçã audiovisual; (5) Edição da versão final da obra. O trabalho final traz um relato detalhado de todo processo de construção da obra desde a gênese até a estreia, contendo os manuscritos da obra e um versão editada com dedilhados e arcadas propostos pelo intérprete. Ao fim, espera-se entregar uma ob inédita para violino e orquestra em estilo ARMORIAL com sua gravação em áudio e vídeo que se disponibilizada gratuitamente ao público.
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This research has as its main objective to register the process of composition, preparation and performance of a new concerto for violin and orchestra in collaboration with the composer Alfredo Barros (1966). The research methodology foresees: (1) Literature review; (2) Performer-composer collaborations, especially through video calls, phone calls, emails, and text messages; (3) Preparation of the debut. The composer must rehearse and conduct the work at its premiere, all rehearsals shall be recorded in audio and video for recording in order to help understanding the reasons of the possible changes and improvements that may still happen between the beginning of the rehearsals until the date of the world premiere; (4) Premiere of the concerto with audiovisual recording; (5) Editing of the final version of the work. The final work brings a detailed account of the entire process of construction of the work from the genesis to the premiere, containing the manuscripts of the work and an edited version with fingerings and arcades proposed by the interpreter. At the end, it is expected to deliver an unpublished work for violin and orchestra in ARMORIAL aesthetic with its audio and video recording that will be made available free of charge to the public.
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NÁGILA LEMOS BATISTA
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Das possibilidades do Ensino Coletivo de Cordas no Brasil: Um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de instrumento
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Orientador : TAMAR GENZ GAULKE
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MEMBROS DA BANCA :
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NILCEIA PROTÁSIO
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TAMAR GENZ GAULKE
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TARCISIO GOMES FILHO
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Data: 19/04/2023
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Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva, por meio da análise de biografias, tendo como objetivo entender como tem ocorrido o ensino coletivo de cordas friccionadas no Brasil em quatro regiões, descrevendo alguns aspectos sobre o tema de estudo, através de uma revisão teórica, envolvendo o assunto, analisando e comparando as informações. Através de um levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas, pode-se concluir que o ensino coletivo de cordas friccionadas hoje no Brasil ainda se configura como uma forma de ensino, adotado por diversos professores, que na sua maioria tiveram sua formação musical em algum instrumento de cordas friccionadas, mas que estes mesmo nunca tiveram uma formação especializada para se trabalhar com essa forma de ensino e que o conhecimentos foram se dando a partir de vivências do seus cotidiano profissional. O trabalho contém entrevistas, com um roteiro pré-elaborado e realizadas com cinco professores das regiões, norte, sul, centro-oeste e dois da região nordeste do Brasil, que hoje trabalham com ensino coletivo de Cordas friccionadas e promove indagações sobre como diferentes docentes trabalham suas práticas com grupos de ensino coletivo de cordas friccionadas. Após o levantamento bibliográfico e coleta de dados, foi possível visualizar de maneira mais completa como se dá o funcionamento de grupos musicais que trabalham com ensino coletivo de cordas como forma de ensino. Foi possível perceber que ainda não temos uma única metodologia e práticas docentes uniformes, cada grupo tem formas diferentes, tamanhos, e até o uso de métodos de ensino variados. Pudemos averiguar se faz urgente uma preparação didática para que pessoas que trabalham ou queiram trabalhar com essa forma de ensino, se capacitem para tal ofício.
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This work presents the results of a descriptive research, through the analysis of biographies, with the objective of understanding how collective teaching of bowed strings has occurred in Brazil in four regions, describing some aspects of the subject of study, through a theoretical review , involving the subject, analyzing and comparing the information. Through a bibliographic survey, documentary research and interviews, it can be concluded that the collective teaching of bowed strings today in Brazil is still configured as a form of teaching, adopted by several teachers, who mostly had their musical training in some instrument. of rubbed ropes, but that they never had specialized training to work with this form of teaching and that knowledge was given from experiences of their professional daily life. The work contains interviews, with a pre-elaborated script and carried out with five teachers from the regions, north, south, center-west and two from the northeast region of Brazil, who today work with collective teaching of frictioned strings and promotes inquiries about how different teachers work their practices with groups of collective teaching of frictioned ropes. After the bibliographic survey and data collection, it was possible to visualize in a more complete way how the musical groups that work with collective teaching of strings work as a way of teaching. It was possible to realize that we still do not have a single methodology and uniform teaching practices, each group has different shapes, sizes, and even the use of varied teaching methods. We were able to find out if there is an urgent need for didactic preparation so that people who work or want to work with this form of teaching, train themselves for this job.
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KADJA MARLUAN DA SILVA NASCIMENTO
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AVALIAÇÃO EM MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo com professores de música de escolas da Região Metropolitana de Natal/RN
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Orientador : TAMAR GENZ GAULKE
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MEMBROS DA BANCA :
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LEONARDO BORNE
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MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
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TAMAR GENZ GAULKE
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Data: 20/04/2023
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Esta pesquisa surge da necessidade de análise e discussão acerca do processo avaliativo na Educação Musical, tendo como ambiente de pesquisa escolas básicas da Região Metropolitana de Natal (RMN), no Rio Grande do Norte. Avaliar é parte do cotidiano escolar e está intrinsecamente associado ao processo de ensino-aprendizagem. Dada sua importância dentro do processo educativo, é fundamental pensar sobre o papel da avaliação na Educação Musical. Logo, considerando tal potencialidade, o presente trabalho busca mobilizar reflexões para entender como acontece o processo avaliativo dentro da educação musical na educação básica. Dentre os objetivos, busca-se investigar conceitos, instrumentos e metodologias utilizadas nas práticas avaliativas em educação musical por professores da rede pública e particular. Para o alcance das análises, reflexões, concepções e levantamento de dados foi adotado, enquanto parte integrante da metodologia, a criação e o acompanhamento de um Grupo Focal (BACKES et al, 201; GATTI, 2005; SOUZA, 2020), constituído por seis professores. O trabalho apresenta perspectivas e reflexões sobre o processo avaliativo da prática do professor a partir de experiências compartilhadas no Grupo Focal, como também discursos encontrados nos documentos que orientam a Educação Básica no Brasil. Como suporte para as reflexões, foi encontrado na literatura científica o aparato teórico e conceitual acerca das concepções em torno da avaliação baseado em SWANWICK (2003), BORNE; RUEDA-BELTRÁN (2017), KRAEMER (2005), SANT’ ANA (2014), ROLDÃO; FERRO (2015), MENEZES (2010), ANDRE (1996), LUCKESI (2011), PERRENOUD (1999), entre outros. Pretende-se, portanto, com esta pesquisa, apresentar a avaliação como um procedimento que permite acompanhar os alunos em seus limites, avanços e dificuldades em todo o processo de desenvolvimento de suas habilidades e competências.
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Mostrar Abstract
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This research arises from the need for analysis and discussion about the evaluation process in Music Education, having as a research environment basic school in the Metropolitan Region of Natal (RMN), in Rio Grande do Norte. It is understood here that evaluating is part of everyday school life and is intrinsically associated with the teaching-learning process. Given its importance within the educational process, it is essential to think about the role of evaluation in Music Education. Considering such potential, the present work seeks to mobilize reflections to understand how the evaluation process happens within music education in basic education. Among the objectives, we seek to investigate concepts, instruments and methodologies used in evaluative practices in music education, by public and private teachers. To carry out analyses, reflections, conceptions and data collection, the creation and monitoring of a Focus Group (BACKES et al, 201; GATTI, 2005; SOUZA, 2020), consisting of six teachers, was taken as an integral part of the methodology. The work presents perspectives and reflections on the evaluation process of the teacher's practice from experiences shared in the Focus Group, as well as discourses found in documents that guide Basic Education in Brazil. As support for the reflections, the theoretical and conceptual apparatus about the concepts around evaluation was found in the scientific literature, which will be based on SWANWICK (2003), BORNE; BELTRÁN (2017), KRAEMER (2005), SANT' ANA (2014), ROLDÃO e FERRO (2015), MENEZES (2010), ANDRE (1996), LUCKESI (2011), PERRENOUD (1999), among others. The aim of this research is to present assessment as a procedure that allows monitoring students in their limits, advances and difficulties throughout the process of developing their skills and competences.
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FELISBERTO JULIÃO
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Ensino da música no instituto de formação de professores estatual de Marrere, província de Nampula
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Orientador : LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
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MEMBROS DA BANCA :
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FÁBIO HENRIQUE RIBEIRO
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LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
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MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
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Data: 12/06/2023
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Este trabalho visa compreender dimensões gerais que caracterizam o ensino de música na educação básica de Moçambique, bem como identificar, a partir desse panorama mais amplo, quais são os saberes docentes de música são aplicadas no ensino de música, no Instituto de Formação de Professores de Marrere, cidade de Nampula-Moçambique. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: compreender dimensões gerais que estão na base do ensino de música na educação básica de Moçambique; identificar e analisar quais os saberes profissionais que apoiam a atuação desses professores no espaço do Instituto; identificar as estratégias didático metodológicas aplicadas pelos professores no ensino de música no Instituto de Formação de Professores de Marrere e conhecer as narrativas dos professores de música do Instituto de Formação de Professores de Marrere. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa, que pode ser caracterizada como do tipo “estudo de caso”. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Shulman (2004), Tardif (2014), e Araújo (2016), e outros estudos da área de Educação e Educação Musical que abordam tal temática. Utilizamos como instrumentos de produção de dados o inquérito por questionário, aplicado a um (1) formador de professores e 5 formandos, todos do IFPM. observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e estudos bibliográficos. No contexto dos dados das entrevistas o tratamento foi precedido pela análise de conteúdo com vista a evidenciar os indicadores que permitam inferir sobre uma outra realidade que não a da mensagem. Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de Música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré-profissionais vividas como ex-aluno de formação médio profissional de Música, como foi notável que é soma à trajetória profissional vivida em diversos âmbitos sociais, entre eles, nos projetos musicais na ECA e IFPM, que são experiências pré-profissionais vividas pelo professor; na formação médio profissional de Música como uma fonte de experiência profissional do professor; a Licenciatura em Gestão Cultural como fontes de saberes da formação profissional. Outro aspecto está relacionado com a qualidade da formação de professores em Moçambique ainda é deficiente.
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This work aims to understand the general dimensions that characterize the teaching of music in K-12 education in Mozambique, as well as to identify, from this broader panorama, which the teaching knowledge of music that is applied in music teaching, at the Instituto de Formação de Professores de Marrere, city of Nampula-Mozambique. To achieve this objective, a survey was carried out with the following specific objectives: to understand the general dimensions that underlie music teaching in basic education in Mozambique; identify and analyze which professional knowledge supports the performance of these professors in the Institute's space; identify the didactic methodological strategies applied by teachers in music teaching at the Marrere Teacher Training Institute and learn about the narratives of music teachers at the Marrere Teacher Training Institute. Through a qualitative approach, the research, can be characterized as a "case study". The theoretical framework of the work is based on studies on teaching knowledge proposed by Shulman (2004), Tardif (2014), and Araújo (2016), and other studies in the area of Education and Music Education that address this theme. We used the questionnaire survey as data production instruments, applied to one (1) teacher trainer and five trainees, all from the IFPM. direct observation, semi-structured interviews, documentary research, and bibliographical studies. In the context of the interview data, treatment was preceded by content analysis in order to highlight the indicators that allow inferences about reality other than that of the message. The results demonstrate that the Music teacher's teaching knowledge was constituted throughout his educational-musical trajectory, both through pre-professional experiences lived as a former student of secondary professional music training, as it was noted that it is added to the trajectory professional lived in different social spheres, among them, in musical projects at ECA and IFPM, which are pre-professional experiences lived by the teacher; in the medium professional formation of music as a source of professional expertise for the teacher; the Degree in Cultural Management as sources of knowledge in professional training. Another aspect is related to the quality of teacher training in Mozambique, which is still deficient.
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EDSON ZEFERINO MENEZES
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UM ESTUDO DO APRENDIZADO MOTOR DO TROMPISTA: RELAÇÃO ENTRE TREINAMENTO E SONO
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Orientador : RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
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RINALDO DE MELO FONSECA
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WALESKA SCARME BELTRAMI
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Data: 13/06/2023
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Apesar do talento inato, a proficiência musical depende de treinamento específico. Para a maioria dos músicos, a percepção auditiva, a habilidade motora instrumental e a cognição musical só se desenvolve após significativo investimento de tempo, além do esforço físico e mental. Acredita-se que esse investimento resulte em modificações de circuitos neurais associados ao aprendizado musical. Estudos recentes sugerem que o sono é fundamental para a consolidação de novos aprendizados. Entretanto, nenhum estudo avaliou a relevância do sono na formação de uma memória implícita, por exemplo, associada a execução de um instrumento musical. Assim, esta pesquisa busca avaliar a contribuição do sono para o aprendizado musical, neste caso a trompa, em dois momentos distintos. Primeiramente, utilizaremos um protocolo de treinamento técnico-interpretativo específico para trompistas. Os exercícios serão executados por dois grupos de voluntários, um que realizará o treinamento musical antes de dormir (sono noturno) e outro que o fará no período da manhã (após despertar). A performance musical será quantificada ao longo de três semanas de treinamento, sendo prevista para o estudo uma duração de aproximadamente 15 minutos por dia, avaliando os seguintes atributos: Sonoridade, Afinação, Articulação, Digitação e Ritmo. A metodologia desta pesquisa configura-se pela realização das seguintes etapas: (1) revisão de literatura que relaciona música e neurociências, o treino musical e o sono consolidaram-se como a primeira etapa metodológica; (2) composição de exercícios específicos para estudar e analisar os processos técnicos dos trompistas durante o treino musical e relacioná-los as diferentes respostas do instrumentista; (3) coleta de dados por meio da utilização do aplicativo ASR Recorder de aquisição de áudio no formato Waveform Audio File Format (WAV); e (4) análise dos dados obtidos. Acreditamos que a presente pesquisa contribuirá para a compreensão da importância do sono para o aprendizado musical. Esperamos que nossos resultados possam contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre as metodologias do treino musical, com vantagens para a performance musical, bem como enriquecer o campo interdisciplinar entre música e neurociências.
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Despite innate talent, musical competence depends on specific training. For most musicians, auditory perception, instrumental motor skills, and musical cognition only develop after a significant investment of time, in addition to physical and mental effort. This inversion is believed to result in modifications of the neural circuits associated with music learning. Recent studies suggest that sleep is essential for the consolidation of new learning. However, no study has evaluated the relevance of sleep in the formation of implicit memory, for example, associated with the performance of a musical instrument. Thus, this research seeks to assess the contribution of sleep to musical learning, in this case the French horn, at two different times. First, we will use a specific technical-interpretive training protocol for horn players. The exercises will be performed by two groups of volunteers, one who will perform the musical training before bedtime (night sleep) and another who will do it in the morning (after waking up). The musical performance will be quantified over three weeks of training, with a duration of approximately 15 minutes per day for the study, evaluating the following attributes: Sound, Tuning, Articulation, Fingering and Rhythm. The methodology of this research is configured by performing the following steps: (1) the review of the literature that relates music and neuroscience, musical training, and sleep was consolidated as the first methodological stage; (2) composition of specific exercises to study and analyze the technical processes of horn players during musical training and relate them to the different responses of the instrumentalist; (3) data collection using the ASR Recorder audio acquisition application in Waveform Audio File Format (WAV); and (4) analysis of the data obtained. We believe that this research will contribute to the understanding of the importance of sleep for musical learning. We hope that our results can contribute to the development of studies on musical training methodologies, with advantages for musical performance, as well as enriching the interdisciplinary field between music and neurosciences.
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BRUNO ZAMBONINI SOARES
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O trompete na música brasileira popular: possibilidades de adaptação de
exercícios do método Arban para o desenvolvimento da performance de ritmos brasileiros no
trompete.
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Orientador : RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIO GABRIEL PARRO DA SILVA
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MAICO VIEGAS LOPES
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RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
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Data: 23/06/2023
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Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar as possibilidades de adaptação de exercícios do método
Arban para o desenvolvimento da performance de ritmos brasileiros no trompete. Na realização deste
trabalho a metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta
de dados foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, documental e a realização de entrevista com alguns
dos principais professores e trompetistas proeminentes do cenário musical brasileiro de música de
concerto e popular. Para a fundamentação teórica foi realizada uma discussão com o intuito de
apresentar definições para a compreensão do universo da música brasileira popular bem como a sua
relação com o trompete. Os exercícios adaptados tem como foco o desenvolvimento da performance de
ritmos do maxixe, polca-choro, frevo-de-rua e o baião, atendendo sempre as condições
técnico-mecânicas do trompete como tessitura, articulação e emissão sonora. Como resultado final da
pesquisa, constatou-se que através desses fundamentos foi possível adaptar exercícios que poderão
auxiliar trompetistas que desejem estudar e se aprofundar na música brasileira popular.
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The main objective of this research is to propose an adaptation of selected Etudes from Arban’s
complete method for trumpet for the development of the performance of Brazilian rhythms on the
trumpet. The methodology used to develop this research was characterized by a qualitative approach.
To collect the necessary data to understand the research scenario and to develop the proposed work,
bibliographical and documentary research and interviews with some of the main professors and
prominent trumpeters of the Brazilian musical scene of concert and popular music were used. For the
theoretical basis, a discussion was held in order to present definitions for understanding the universe of
Brazilian popular music as well as its relationship with the trumpet. The adapted Arban’s exercises
were adapted to develop the performance of Maxixe, Polka-Choro, Frevo de Rua and Baião, always
meeting the technical-mechanical conditions of the trumpet such as tessiture, articulation and sound
emission. As a final result of the research, it was found that through these foundations it was possible
to adapt exercises that could help trumpeters who wish to learn and practice Brazilian popular music.
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THIAGO CAMARGO ROJO SILVA
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A MÚSICA EM COMPASSO ÍMPAR: Nenê e seu processo de adaptação dos ritmos brasileiros para métricas ímpares
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Orientador : CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
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MEMBROS DA BANCA :
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CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
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DANIEL MARCONDES GOHN
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LUCAS BAPTISTA CASACIO
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Data: 26/06/2023
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A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de adaptação e execução dos ritmos
brasileiros em métricas ímpares, mais especificamente no samba e no frevo, presentes no processo
criativo do baterista Nenê. Realcino Lima Filho, conhecido como “Nenê”, é um músico de grande
prestigio. Próximo dos seus 60 anos de carreira, Nenê possui um currículo e experiência musical de
destaque no âmbito da música instrumental brasileira. Pretendemos apresentar características na
performance de Nenê que o distingui entre os demais bateristas, levantando a hipótese de que o músico
desenvolve sua performance baseado em uma célula rítmica interiorizada por ele, sobre a qual
manifesta sua expressão criativa na bateria. Como recorte final desta pesquisa, apresentamos toda
discografia autoral de Nenê em métricas ímpares das quais selecionamos sete obras para discutirmos,
sendo: “O contorno da Cidade” (3/4); “Sete na Praça (7/4)”; “Cinco Muito” (5/4); “Itiberê” álbum Ogã
(7/8); “Sete Fôlegos” (7/8); “Dark Square” (3/4) e “Itiberê” álbum Primavera (7/8). Do ponto de vista
metodológico, dividimos a presente pesquisa em três capítulos, a saber: 1) A relação de Nenê com as
métricas ímpares; 2) Análise das obras selecionadas; e 3) Recitais Oficinas de Experimentação. Que
estão estruturados sobre três fontes de dados: 1) transcrições de materiais musicais executados por
Nenê; 2) análise destes materiais, baseados na organização empreendida por (DIAS, 2020) em “Cinco
Muito”, que organiza sua análise a partir da inserção de uma tabela com a estrutura da música e um
sonograma com a imagem gráfica de ondas, no qual destaca o trecho a ser discutido durante aquela
analise; e 3) dados oriundos de outras pesquisas e de entrevistas semiestruturadas. Desde já
manifestamos nossa satisfação em deixarmos registrado transcrições musicais, reflexões e depoimentos
de Nenê no âmbito acadêmico, contribuindo para o crescimento das pesquisas envolvendo a bateria.
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This research aims to investigate the process of adaptation and execution of Brazilian rhythms in odd
meters, more specifically in samba and frevo, present in the creative process of drummer Nenê.
Realcino Lima Filho, known as “Nenê”, is a musician of great prestige. Close to his 60-year career,
Nenê has an outstanding curriculum and musical experience in the field of Brazilian instrumental
music. We intend to present features in Nenê's performance that distinguish him among other
drummers, raising the hypothesis that the musician develops his performance based on a rhythmic cell
internalized by him, on which he manifests his creative expression on the drums. As a final cut of this
research, we present Nenê's entire authorial discography in odd meters, from which we selected seven
works to discuss, namely: “O Contorno da Cidade” (3/4); “Sete na Praça (7/4)”; “Cinco Muito” (5/4);
“Itiberê” album Ogã (7/8); “Sete Fôlegos” (7/8); “Dark Square” (3/4) and “Itiberê” album Primavera
(7/8). From a methodological point of view, we divided this research into three chapters, namely: 1)
Nenê's relationship with the odd meters; 2) Analysis of selected works; and 3) Recitals
Experimentation workshops. Which are structured on three sources of data: 1) transcriptions of
musical materials performed by Nenê; 2) analysis of these materials, based on the organization
undertaken by (DIAS, 2020) in “Cinco Muito”, which organizes its analysis from the insertion of a
table with the structure of the music and a sonogram with the graphic image of waves, in which
highlights the passage to be discussed during that analysis; and 3) data from other surveys and semi
structured interviews. We would like to express our satisfaction at registering Nenê's musical
transcriptions, reflections and testimonials in the academic field, contributing to the growth of research
involving the drums.
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GILVAN PEREIRA DA SILVA
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Preparação para a Performance de uma Obra Escrita para Sexteto: suíte para tuba do compositor Marcelo Vilor
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Orientador : RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
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FERNANDO DIEGO RODRIGUES DOS SANTOS
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MARCOS ARAGAO FONTOURA
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RANILSON BEZERRA DE FARIAS
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Data: 29/06/2023
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O presente trabalho de pesquisa tem como foco principal apresentar a preparação interpretativa da obra “Suíte para Tuba” do compositor paraibano Marcelo de Araújo Vilor que foi escrita especialmente para a realização desse mestrado. Ela foi estruturada a partir de ritmos e gêneros musicais brasileiros que permeiam o universo composicional desse músico que vem se destacando no nosso cenário musical através de sua escrita para os instrumentos de metais. Estamos expondo aqui, uma forma de interpretação coletiva a partir do trabalho musical do Sexteto Potiguar quinteto de metais acrescido de percussão que é um grupo permanente da Escola de Música da UFRN. Esse trabalho interpretativo tem como ponto de partida o estudo individual dos instrumentistas do grupo, mostrando um pouco de sua preparação técnica diária, que irá incidir de maneira bastante efetiva no resultado final de sua performance. Partindo do estudo pessoal individualizado, o conjunto prossegue através de seus ensaios, promovendo discussões bastante democráticas, onde trabalha trechos considerados difíceis dentro da peça. Em seguida, os músicos do grupo escolhem a melhor maneira de interpretá-los, sempre de acordo com a sua visão e experiência. Esses procedimentos que são realizados de maneira sistemática e partem do individual para o coletivo, revelam a identidade sonora do grupo que vem se destacando há bastante tempo através do seu trabalho interpretativo de gêneros musicais brasileiros, notadamente os nordestinos. Esta dissertação conta ainda com uma parte histórica que aborda questões relativas aos instrumentos de metais, mostrando um pouco de sua performance desde a idade média, até o século XIX, quando se deu a invenção da tuba, dos pistons e rotores, acontecimentos que modificaram para sempre o contexto e as possibilidades técnicas que envolvem esses instrumentos. Também abordamos assuntos referentes ao surgimento da formação “quinteto de metais”, mostrando alguns grupos nacionais e internacionais que a partir dessa configuração tornaram-se famosos e deixaram uma grande contribuição para a nossa área. Além disso, consideramos importante tecer informações mais detalhadas sobre o compositor Marcelo Vilor e o Sexteto Potiguar, mostrando um pouco de suas histórias através de seus percursos dentro do ambiente musical, pois eles já se destacam através de uma parceria estabelecida e consolidada há bastante tempo. Dessa forma, deixamos como produto final desta pesquisa além da própria dissertação, uma gravação da obra, que se configura como o resultado sonoro deste trabalho, que pretende transmitir para os leitores a identidade musical do Sexteto Potiguar.
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The main focus of this research work is to present the interpretative preparation of the work “Suíte para Tuba” by the composer from Paraíba, Marcelo de Araújo Vilor, which was written especially for this master's degree. It was structured from Brazilian musical rhythms and genres that permeate the compositional universe of this musician who has been standing out in our musical scene through his writing for brass instruments. We are exposing here a form of collective interpretation based on the musical work of Sexteto Potiguar, a brass quintet plus percussion that is a permanent group of the UFRN School of Music. This interpretative work has as its starting point the individual study of the group's instrumentalists, showing a little of their daily technical preparation, which will affect in a very effective way the final result of their performance. Starting from the individualized personal study, the ensemble proceeds through its rehearsals, promoting quite democratic discussions, where it works on passages considered difficult within the play. Then, the group's musicians choose the best way to interpret them, always according to their vision and experience. These procedures, which are carried out systematically and depart from the individual to the collective, reveal the sound identity of the group that has been standing out for a long time through its interpretive work of Brazilian musical genres, notably the Northeastern ones. This dissertation also has a historical part that addresses issues related to brass instruments, showing a little of their performance from the Middle Ages to the 19th century, when the tuba, pistons and rotors were invented, events that changed to always the context and the technical possibilities that involve these instruments. We also approach issues related to the emergence of the "brass quintet" formation, showing some national and international groups that from this configuration became famous and left a great contribution to our area. In addition, we consider it important to weave more detailed information about the composer Marcelo Vilor and the Sexteto Potiguar, showing a little of their stories through their paths within the musical environment, as they already stand out through an established and consolidated partnership for a long time. In this way, we leave as a final product of this research, in addition to the dissertation itself, a recording of the work, which is configured as the sound result of this work, which intends to transmit to the readers the musical identity of the Sexteto Potiguar.
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ROBSON OLIVEIRA DE LIMA
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A CONSTRUÇÃO DA PERFORMANCE DA OBRA “PIÈCE POUR QUENTIN”, DE GEORGES BARBOTEU
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Orientador : RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
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RANILSON BEZERRA DE FARIAS
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RINALDO DE MELO FONSECA
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Data: 30/06/2023
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Esta pesquisa é um estudo sobre a interpretação da música francesa do sec. XX para trompa, focada nas possibilidades de interpretação e da construção da performance da obra, Piece Pour Quentin, do compositor Georges Barboteu. A pesquisa também nos faz entender a motivação e as características trazidas por Barboteu, para a “nova escola francesa de trompa”, bem como elementos e metodologia que favorecem a implementação desta nova maneira de se tocar trompa na França e posteriormente a unificação da maneira europeia de como se tocar. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo com ênfase na pesquisa bibliográfica, documental e a realização de entrevista com o trompista a qual a obra Piece Pour Quentin foi dedicada. Relacionado a construção da performance da obra, foram pesquisados diversos trabalhos do compositor, dentre eles o que consideramos a maior fonte de pesquisa para a interpretação de seu repertório e de compositores contemporâneos a ele, que são seus métodos “Etudes Classiques Pour Cor” e “Vingt Études Concertantes Pour Cor”. A realização desta pesquisa, foi possível graças ao amplo material deixado pelo compositor pesquisado, e graças a grande quantidade de alunos que foram formados por Barboteu. Entrevistas concedidas por Barboteu a grandes revistas, entrevistas filmadas e principalmente a entrevista do autor da pesquisa com Michel Cantin, trompista a qual foi dedicada o Piece Pour Quentin, foram elementos decisivos na coleta de ferramentas que evidenciam a importante participação de Georges Barboteu na transição da antiga escola francesa de trompa, para a nova escola. Também é possível perceber na fala de todos os seus ex-alunos, o carinho e principalmente o cuidado e bom humor, com que Barboteu lhe dava com o ensino de trompa e na construção da identidade musical e moral de seus alunos. Como resultado da pesquisa, temos que, Barboteu foi uma figura decisiva na transição ao novo conceito de escola francesa de trompa e que para se interpretar o repertório francês para este instrumento, é necessário algo a mais que a boa técnica, durante a pesquisa sobre a construção da performance do Piece Pour Quentin, foi possível constatar que a principal maneira de se pensar na interpretação deste repertório é ter bagagem musical aprofundada, experiencia no meio musical, excelente técnica, intimidade com seu instrumento. E somente assim, teremos o que há de principal na construção da performance para este repertorio, que é o bom gosto. Assim como na língua francesa, que preza por palavras que soem “bonitas” em conjunto com outras na formação de uma frase, os intérpretes de música também pensam que o que houver de ferramentas de conhecimento musical e de mundo, que possam agregar ao belo na música, serão bem-vindos.
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This research is a study on the interpretation of French music from the 19th century. XX for horn, focused on the possibilities of interpretation and construction of the performance of the piece, Piece Pour Quentin, by the composer Georges Barboteu. The research also makes us understand the motivation and characteristics brought by Barboteu to the “new French horn school”, as well as elements and methodology that favor the implementation of this new way of playing the horn in France and later the unification of the European way. how to touch. In order to carry out this research, a qualitative methodology was used, with emphasis on bibliographical and documental research and an interview with the horn player to which the work Piece Pour Quentin was dedicated. Related to the construction of the performance of the work, several works by the composer were researched, among them what we consider the greatest source of research for the interpretation of his repertoire and contemporary composers, which are his methods "Etudes Classiques Pour Cor" and " Vingt Études Concertantes Pour Cor”. This research was possible thanks to the extensive material left by the researched composer, and thanks to the large number of students who were formed by Barboteu. Interviews given by Barboteu to major magazines, filmed interviews and especially the interview of the author of the research with Michel Cantin, the horn player to which Piece Pour Quentin was dedicated, were decisive elements in the collection of tools that demonstrate the important participation of Georges Barboteu in the transition from old french horn school, to the new school. It is also possible to perceive in the speech of all his former students, the affection and, above all, the care and good humor, with which Barboteu gave him with the teaching of the horn and in the construction of the musical and moral identity of his students. As a result of the research, we have that Barboteu was a decisive figure in the transition to the new concept of the French horn school and that in order to interpret the French repertoire for this instrument, something more is needed than good technique, during the research on the construction of the Piece Pour Quentin performance, it was possible to verify that the main way of thinking about the interpretation of this repertoire is to have in-depth musical background, experience in the musical environment, excellent technique, intimacy with your instrument. And only then will we have the main thing in building a performance for this repertoire, which is good taste. Just like in the French language, which values words that sound “beautiful” together with others in the formation of a sentence, music interpreters also think that whatever tools there are for musical and world knowledge that can add to the beauty in the music will be welcome.
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EDUARDO CABRERA NALI
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VARIAÇÕES SOBRE O TRESILLO: SUBDIVISÕES APLICADAS À BATERIA POR MEIO DE SUPERIMPOSIÇÃO RÍTMICA
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Orientador : CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
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MEMBROS DA BANCA :
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CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
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CESAR TRALDI
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JONATAS MANZOLLI
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Data: 06/07/2023
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Com inspiração nas modulações rítmicas que ocorrem nas músicas de Vijay Iyer e Tigran Hamasyam, foi elaborado um procedimento para análise e aplicação da modulação associada à alteração das subdivisões das notas de uma clave, principalmente por meio da superimposição rítmica. Esse procedimento foi chamado de Modulação pela Alteração das Subdivisões da Clave (MASC). O objetivo principal desta pesquisa é aplicar a MASC ao tresillo (clave de presença marcante tanto na música africana quanto na americana) no contexto do baião, a fim de se obter e analisar variações rítmicas alternativas às conhecidas tradicionalmente. A metodologia está pautada na revisão bibliográfica sobre a temática, com ênfase na abordagem de conceitos pouco utilizados na concepção musical ocidental, como aqueles utilizados na análise de ritmos africanos. Juntamente com o aprofundamento nos estudos sobre superimposição rítmica, modulação temporal e transformação análoga, esse conjunto de conceitos serviu como base para a elaboração da MASC. A partir dela, foram então analisadas as músicas “Mystic Brew”, “Pt1 Collapse” e “Pt2 Alternative Universe”. Em seguida, com o intuito de aplicar a MASC ao tresillo no contexto do baião, foram feitas duas gravações: “O Ovo”, de Hermeto Pascoal, e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. A análise dessas músicas mostrou que a aplicação da MASC, ainda que baseada na ideia de quiálteras a fim de facilitar sua execução, gera resultados que se aproximam mais de uma polirritmia. Em tese, a subdivisão das notas da clave em quiálteras deve apresentar diferenças na duração das subdivisões (melhor discutido no capítulo 4). Por outro lado, a polirritmia deve gerar diferenças na sincronização com as notas da clave. Com o intuito de descobrir se essas diferenças estão dentro do limite da percepção humana, ou seja, entre 50 e 100 ms (London, 2004), é proposto um modelo matemático que mostra os valores teóricos dos intervalos de tempo nas modulações aplicadas ao tresillo, tanto pelas quiálteras quanto pela polirritmia. Finalmente, foram comparadas as diferenças entre os valores medidos na execução das modulações e os calculados com os modelos teóricos. Os resultados mostram que as diferenças de duração nas quiálteras aplicadas sobre as notas da clave, medidas no andamento 180 bpm para a modulação 2+2+1 e 90 bpm para as modulações 4+4+3 e 5+5+4, estão abaixo do limite da percepção humana. Também foi confirmado que a aplicação da MASC sobre o tresillo resulta em subdivisões com diferenças menores em relação ao modelo da polirritmia do que em relação ao modelo das quiálteras.
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Inspired by the rhythmic modulations that occur in the music of Vijay Iyer and Tigran Hamasyam, a procedure was elaborated for the analysis and application of the modulation associated with the alteration of the subdivisions of the notes of a clave, mainly through rhythmic superimposition. This procedure is called Modulation through the alteration of the Clave Subdivisios (MASC). The main objective of this research is to apply the MASC to the tresillo (a clave present in both African and American music) in the context of baião, in order to obtain and analyze alternative rhythmic variations to those traditionally known. The methodology is based on a bibliographic review on the subject, with an emphasis on approaching concepts that are little used in Western musical conception, such as those used in the analysis of African rhythms. Together with the deepening of studies on rhythmic superimposition, temporal modulation and analogue transformation, this set of concepts served as the basis for the elaboration of the MASC. From it, the songs “Mystic Brew”, “Pt1 Collapse” and “Pt2 Alternative Universe” were analyzed. Then, with the aim of applying the MASC to the tresillo in the context of baião, two recordings were made: “O Ovo”, by Hermeto Pascoal, and “Asa Branca”, by Luiz Gonzaga. The analysis of these songs showed that the application of the MASC, although based on the idea of tuplets in order to facilitate its execution, generates results that are closer to a polyrhythm. In theory, the subdivision of the clave notes into tuplets should present differences in the duration of the subdivisions (better discussed in chapter 4). On the other hand, the polyrhythm must generate differences in the synchronization with the clave notes. In order to find out if these differences are within the limit of human perception, that is, between 50 and 100 ms (London, 2004), a mathematical model is proposed. That shows the theoretical values of the time intervals in the modulations applied to the tresillo, both by tuplets and polyrhythms. Finally, the differences between the measured values in the execution of the modulations and those calculated with the theoretical models were compared. The results show that the differences in duration of the tuplet applied to the notes of the clave, measured at 180 bpm for the 2+2+1 modulation and 90 bpm for the 4+4+3 and 5+5+4 modulations, are below the limits of human perception. It was also confirmed that the application of the MASC on the tresillo results in subdivisions with smaller differences in relation to the polyrhythmic model than in relation to the tuplet model.
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GABRIELA DE MORAES BONAFÉ
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O MOVIMENTO CORPORAL NA PREPARAÇÃO E NA PERFORMANCE MUSICAL DA OBRA "SETE PEÇAS PARA PIANO" DE AMARAL VIEIRA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS COREOLÓGICOS DE RUDOLF LABAN
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Orientador : JOANA CUNHA DE HOLANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOANA CUNHA DE HOLANDA
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JOSE HENRIQUE MARTINS
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JUSSARA RODRIGUES FERNANDINO
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Data: 14/07/2023
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Esta dissertação apresenta uma interface entre a música e o movimento corporal visando a preparação para a performance musical. Partindo da observação que a experiência sensorial pode ampliar os sentidos e percepções, a pesquisa busca investigar as possibilidades do trabalho do corpo como protagonista no fazer musical, proporcionando um autoconhecimento sobre as possibilidades do domínio do corpo e do espaço, e inserindo-os na multidirecionalidade musical. Tendo como base teórica os estudos do movimento de Rudolf Laban (1978), mais especificamente os fatores de movimento presentes na coreologia e as ações do esforço, a exploração corporal sob a perspectiva labaniana foram aplicados à obra Sete Peças para Piano, Op. 169, de Amaral Vieira, em pesquisa qualitativa autoetnográfica. As reflexões da performer acerca do processo foram de se reconhecer como sujeito corporificado e sensível, o processo artístico proporcionou transformações na concepção da obra assim como mudanças em aspectos musicais e sensoriais, o desenvolvimento da escuta ativa, relaxamento corporal, clareza de intenções musicais e liberdade interpreteativa.
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This dissertation presents an interface between music and body movement aiming at the preparation for musical performance. Based on the observation that sensorial experience can broaden the senses and perceptions, this research seeks to investigate the possibilities of working with the body as the main character in making music, providing self-knowledge about the possibilities of controlling the body and the space, and inserting them in the musical multidirectionality. Having as theoretical basis Rudolf Laban's movement studies (1978), more specifically the movement factors present in choreology and the effort actions, the body exploration under the Labanian perspective were applied to the work Sete Peças para Piano, Op. 169, by Amaral Vieira, in a qualitative autoethnographic research. The performer's reflections about the process were to recognize herself as an embodied and sensitive subject, the artistic process provided transformations in the conception of the work as well as changes in musical and sensorial aspects, the development of active listening, body relaxation, clarity of musical intentions and interpretive freedom.
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RAIMUNDO RANIERI SANTOS DE MEDEIROS
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FANTASIA PARA SAXOFONE ALTO E MARIMBA: abordagens analíticas e técnico-interpretativas a partir de perspectivas do compositor e de dois intérpretes
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Orientador : RANILSON BEZERRA DE FARIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
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RANILSON BEZERRA DE FARIAS
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VADIM DA COSTA ARSKY FILHO
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Data: 20/07/2023
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Este trabalho aborda procedimentos analíticos e técnico-interpretativos a respeito da Fantasia para Saxofone Alto e Marimba do compositor Anderson Pessoa, extraídos de uma análise estrutural voltada à performance, perspectiva do compositor e de dois intérpretes. Ao considerar um destaque notável de Anderson Pessoa na área da composição, identificamos a ausência de trabalhos acadêmicos ao seu respeito que expusessem sua grande contribuição e importância na área. Paralelo ao fato de ser ainda pequeno o número de pesquisas acadêmicos que abordam questões sobre interpretação em obras para saxofone e música câmara, fomos impulsionados a contribuir para o incremento de estudos acadêmicos que destaquem aspectos interpretativos e valorizem compositores atuais que cooperam para o enriquecimento do repertório erudito de saxofone no Brasil. A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa e encontra-se dividida em quatro partes: a primeira, foi feita uma reflexão sobre análises voltadas a performance, e sua importância e abordagem na obra em questão. A segunda, foi realizada uma entrevista semiestruturada com Anderson Pessoa, a fim de levantar dados biográficos sobre sua formação musical, carreira como professor, sua vida como compositor e arranjador, assim como uma pequena listagem de obras suas. Já na terceira, de um modo geral, abordou-se questões a respeito da estrutura da obra, considerando suas ligações rítmicas e temáticas, elementos composicionais, e as inspirações que basearam o compositor em sua criação. A última parte, baseou-se em apresentar sugestões interpretativas segundo a experiência e conhecimento de dois intérpretes, Paulo Roberto da Silva e Raimundo Ranieri, autor deste trabalho –, a partir das dificuldades de execução encontradas em trechos pré-determinados. Acreditamos que os aspectos práticos aqui abordados ajudarão ao intérprete a alcançar uma performance mais consciente acerca da obra estudada.
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This work deals with analytical and technical-interpretative procedures regarding Fantasia for Alto Saxophone and Marimba by composer Anderson Pessoa, extracted from a structural analysis focused on performance, perspective of the composer and two performers. When considering Anderson Pessoa's remarkable prominence in the area of composition, we identified the absence of academic works about him that would expose his great contribution and importance in the area. Parallel to the fact that the number of academic studies that address questions about interpretation in works for saxophone and chamber music is still small, we were driven to contribute to the increase of academic studies that highlight interpretive aspects and value current composers who cooperate to enrich the repertoire. saxophone scholar in Brazil. The research is part of a qualitative approach and is divided into four parts: the first, a reflection was made on analyzes focused on performance, and its importance and approach in the work in question. The second was a semi-structured interview with Anderson Pessoa, in order to collect biographical data about his musical background, career as a teacher, his life as a composer and arranger, as well as a small list of his works. In the third, in general, questions were addressed regarding the structure of the work, considering its rhythmic and thematic connections, compositional elements, and the inspirations that based the composer on its creation. The last part was based on presenting interpretative suggestions according to the experience and knowledge of two interpreters, Paulo Roberto da Silva and Raimundo Ranieri, author of this work –, based on the execution difficulties found in predetermined passages. We believe that the practical aspects addressed here will help the interpreter to achieve a more conscious performance about the studied work.
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ADSON DE SOUZA BARBOSA
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ZECA TORRES, UM COMPOSITOR ACREANO: CONTEXTO POLÍTICO-SOCIAL, MEMÓRIA E ARRANJOS PARA VIOLÃO SOLO
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Orientador : EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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LEONARDO VIEIRA FEICHAS
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EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
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TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO
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Data: 21/08/2023
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Esta pesquisa relata o processo de estruturação de quatro arranjos para violão do compositor acreano José da Costa Torres, também chamado Zeca Torres. No entanto para um desenvolvimento mais aprofundado desta pesquisa outras temáticas foram vinculadas tornando o processo dos arranjos uma pesquisa biográfica, historiográfica com apontamentos sobre a memória musical. No embasamento teórico dos arranjos utilizamos Almada (2000), Guest (1996), assim como trabalhos e pesquisas acadêmicas, a partir das quais podemos compreender melhor o universo de um arranjo musical. As temáticas ligadas a formação do Estado do Acre, assim como as cidades de Xapuri e Rio Branco, além de outros autores, nos apoiamos nos escritos de Bezerra (2018), Costa (2010), entre outros. Para a biografia do autor, utilizamos o trabalho de Nazaré (1998) contendo informações sobre o compositor e notícias de jornais disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Nos apontamentos sobre a memória musical nos apoiamos principalmente no trabalho de Assman (2011), que busca demonstrar os lugares da memória e como se relacionam com o meio social.
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This research reports the structuring process of four arrangements for guitar by the composer from Acre, José da Costa Torres, also called Zeca Torres. However, for a more in-depth development of this research, other themes were linked, making the arrangement process a biographical, historiographical research with notes on musical memory. In the theoretical basis of the arrangements, we used Almada (2000), Guest (1996), as well as works and academic research, from which we can better understand the universe of a musical arrangement. The themes linked to the formation of the State of Acre, as well as the cities of Xapuri and Rio Branco, in addition to other authors, rely on the writings of Bezerra (2018), Costa (2010), among others. For the author´s biography, we used the work of Nazaré (1998) containing information about the composer and news from newspapers available in Hemeroteca Digital Brasileira. In the notes on musical memory, we rely mainly on the work of Assman (2011), who seeks to demonstrate the places of memory and how they relate to the social environment.
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LUCAS BONFIM LIMA
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A BANDA DE MÚSICA DA BASE AÉREA DE NATAL: um estudo sobre a perspectiva de músicos militares sobre suas trajetórias de formação e atuação
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Orientador : MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
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MARTA MACEDO BRIETZKE
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TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO
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Data: 29/09/2023
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Esta pesquisa teve como objetivo investigar a perspectiva de músicos militares da Banda de Música da Base Aérea de Natal (BANT) sobre suas trajetórias de formação e atuação. A pesquisa buscou compreender os contextos nos quais esses músicos atuaram ou atuam dentro e fora do ambiente militar, as motivações que os levaram a ingressar na carreira militar, bem como suas perspectivas profissionais. A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa, utilizando questionários como instrumento de coleta de dados qualitativos. Foram contemplados 17 integrantes da BANT. Os resultados obtidos revelaram as motivações que levaram os músicos a ingressar na carreira militar foram diversas, abrangendo aspectos como a possibilidade de trabalhar com música, estabilidade financeira, oportunidade de emprego, influência familiar e o desejo de servir o país. Essas motivações refletem as diferentes aspirações e objetivos individuais dos músicos, combinando interesse pela atividade musical com os benefícios oferecidos pela carreira militar. Foi possível identificar uma variedade significativa de experiências musicais dos músicos militares fora do ambiente militar, incluindo atuações em orquestras sinfônicas, grupos de câmara, igrejas, bandas de diversos estilos musicais, eventos sociais e participações especiais. Essas experiências evidenciam a versatilidade e habilidade musical dos participantes, que demonstraram capacidade de atuar em diferentes contextos e com diferentes gêneros e expressões musicais. Quanto ao tempo de serviço militar, observou-se que a maioria dos colaboradores possui uma trajetória de longa duração, com a maioria atuando há mais de 10 anos na carreira militar. Isso demonstra experiência significativa por parte desses músicos em servir as Forças Armadas e contribuir com a Banda. Em relação à representatividade de gênero, verificou-se uma predominância masculina na BANT, com apenas uma musicista feminina no grupo participante da pesquisa. Essa predominância está alinhada à composição geralmente masculina das Forças Armadas, mas também revela a necessidade de ampliar as oportunidades para mulheres em bandas. Essa pesquisa pode contribuir para a compreensão das trajetórias de formação e atuação dos músicos militares, destacando a diversidade de experiências e motivações que caracterizam suas carreiras, bem como pode abrir caminho para estudos futuros que explorem a relação entre formação e atuação musical, militarismo e sociedade.
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This research aimed to investigate the perspective of military musicians from the Music Band of the Natal Air Base (BANT) regarding their training and performance trajectories. The study sought to understand the contexts in which these musicians have performed within and outside the military environment, the motivations that led them to pursue a military career, as well as their professional perspectives. The methodology used consisted of a qualitative approach, employing questionnaires as a qualitative data collection instrument. Seventeen members of BANT were included in the study. The obtained results revealed diverse motivations that led musicians to join the military, including aspects such as the opportunity to work with music, financial stability, employment prospects, family influence, and the desire to serve their country. These motivations reflect the different aspirations and individual goals of the musicians, combining their interest in musical activities with the benefits offered by a military career. A significant variety of musical experiences outside the military environment were identified among the military musicians, including performances in symphony orchestras, chamber groups, churches, bands of various musical styles, social events, and special appearances. These experiences highlight the versatility and musical ability of the participants, demonstrating their capacity to perform in different contexts and with diverse genres and musical expressions. Regarding the length of military service, it was observed that the majority of participants had a long-standing trajectory, with most of them serving for more than 10 years in the military career. This demonstrates significant experience on the part of these musicians in serving the Armed Forces and contributing to the Band. With regard to gender representation, a male predominance was found in BANT, with only one female musician in the participating group of the research. This predominance aligns with the generally male composition of the Armed Forces but also indicates the need to expand opportunities for women in bands. This research can contribute to the understanding of the training and performance trajectories of military musicians, highlighting the diversity of experiences and motivations that characterize their careers. Furthermore, it can pave the way for future studies exploring the relationship between musical training and performance, militarism, and society.
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FERNANDA DE MOURA ESTEVÃO PEROBA
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O ENSINO DE PIANO EM GRUPO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM
MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA
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Orientador : TAMAR GENZ GAULKE
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDIA FERNANDA DELTREGIA
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NAIR APARECIDA RODRIGUES PIRES
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TAMAR GENZ GAULKE
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Data: 16/11/2023
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Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como ocorre a construção da docência de professores que
atuam com o Ensino de Piano em Grupo (EPG) em cursos de Licenciatura em Música do Nordeste do
Brasil. Trata-se de um estudo multicasos (Yin, 2001; Triviños, 1987) com quatro professores que
utilizou o questionário auto aplicado e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de
dados. O trabalho traz uma revisão de literatura das pesquisas brasileiras que abordam o EPG no
Ensino Superior, resultando em um quadro organizado por categorias. Inspirada na Teoria
Fundamentada, a compreensão teórica acerca da construção da docência dos sujeitos estudados foi
construída após e a partir da análise e interpretação das narrativas. Os dados me levaram a abarcar os
estudos sobre saberes da docência através de trabalhos como Tardif (2012), Shulman (2015) e Gauthier
(1998) e de uma revisão com artigos que tratam dos saberes na educação musical. A partir dessas
referências e das discussões levantadas pelos sujeitos acerca da docência superior em música, elaborei
a ideia de construção da docência de que trato neste trabalho. O mapeamento realizado encontrou 22
instituições públicas de Ensino Superior, das quais 19 oferecem uma ou mais disciplinas no formato de
EPG. Com base na análise das entrevistas, elaborei a ideia de construção da docência em EPG como a
construção de uma casa que se inicia desde as primeiras experiências musicais e, a partir da primeira
prática docente dentro da modalidade, inicia-se um processo de reforma onde novos saberes como
gerenciamento do tempo e a compreensão das especificidades da modalidade adentram a estrutura
anterior, deslocando-se alguns elementos, modificando e renovando outros. Essa reforma não corresponde à casa toda, uma vez que o ensino de piano em grupo é apenas uma das faces dentro da
profissionalidade caleidoscópica do professor universitário. A partir da consolidação dessa prática,
emerge uma faceta da atividade profissional desse professor universitário, com um “fazer” e um “ser”
próprios.
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Mostrar Abstract
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This research aims at understanding how teachers’ knowledge is constructed in the context of group piano teaching in undergraduate courses in the northeast of Brazil. This is a multi-case study (YIN, 2001; TRIVIÑOS, 1987) with four teachers which used a self-administered questionnaire and a semistructured interview as instruments for data collection. The work brings two literature reviews: one is of Brazilian research that addresses group piano teaching in higher education, resulting in a table organized by categories, and the other results from a survey with articles on the knowledge of teaching in music education. The theoretical path is being built from the studies of Lee Shulman (1986; 1987) and Donald Schon, bringing concepts such as Knowledge Base and Epistemology of Practice to structure the analysis of the interviews. The mapping carried out found 22 public institutions of higher education: 19 of them offer one or more academic subjects in the group piano teaching format. This version of the text also presents the first case and some topics that will be discussed in the analysis chapter which is still under construction.
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WILHIAN ROBSON WERLE
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TROMBONES NA QUARENTENA: Um estudo sobre as diversas abordagens pedagógicas utilizadas
ao longo dos dois anos de curso
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Orientador : ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
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FERNANDO DIEGO RODRIGUES DOS SANTOS
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MARCOS FLAVIO AGUIAR
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Data: 11/12/2023
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O presente trabalho investiga as rotinas de estudo apresentadas durante o curso “Trombones
na Quarentena” realizado entre abril de 2020 e novembro de 2021, com participação de
diversos trombonistas nacionais e internacionais. Tem como objetivo analisar as rotinas
disponibilizadas pelos professores, compreender quais fundamentos são estudados, que
abordagens pedagógicas podem ser utilizadas e quais escolas podem ter exercido maior
influência nestes estudos. Para tanto, são apresentadas pesquisas bibliográficas acerca das
escolas que influenciaram o ensino do trombone no Brasil, abordagens pedagógicas
aplicadas ao ensino de instrumentos de metais, além das definições e conceitos dos
fundamentos identificados nas análises das rotinas de estudo. Além disso foram realizadas
entrevistas com professores que participaram do curso e estudaram nas escolas
mencionadas ou tiveram contato direto com professores destas escolas, além de professores
que disponibilizaram suas rotinas de estudo e professores que lideraram os estudos sem a
utilização de material para compreender como estes pensam na elaboração e estudo destas rotinas. Por fim, relata-se a percepção do autor sobre sua experiência como aluno do curso
“Trombones na Quarentena” e a aplicação prática dos itens pesquisados.
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Mostrar Abstract
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The present work investigates the study routines presented during the course "Trombones in
Quarantine" held between April 2020 and November 2021, with the participation of several
national and international trombonists. It aims to analyze the routines provided by teachers,
understand which fundamentals are studied, which pedagogical methods can be used and
which schools may have exerted greater influence on these studies. To this end,
bibliographic research is presented about the schools that influenced the teaching of the
trombone in Brazil, pedagogical approaches applied to the teaching of brass instruments, as
well as the definitions and concepts of the fundamentals identified in the analysis of the study
routines. In addition, interviews were conducted with teachers who participated in the course
and studied in the mentioned schools or had direct contact with teachers of these schools, as
well as teachers who provided their study routines and teachers who led the studies without
the use of material to understand how they think in the elaboration and study of these
routines. Finally, we report the author's perception of his experience as a student of the
course "Trombones in Quarantine" and the practical application of the items researched.
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TÁSSIO LUAN ANSELMO DE LIMA
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A INTERTEXTUALIDADE NAS TRÊS SÁTIRAS PARA PIANO DE JOSÉ ALBERTO KAPLAN: ESTUDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PERFORMANCE MUSICAL
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Orientador : JOANA CUNHA DE HOLANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOANA CUNHA DE HOLANDA
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MARIA JOSÉ BERNARDES DI CAVALCANTI
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TARCISIO GOMES FILHO
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Data: 19/12/2023
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O estudo propõe a análise das Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan, com ênfase na intertextualidade presente na obra, dado a importância de compreender os processos criativos subjacentes à sua construção. A discussão é norteada por autores como Klein (2005), Kaplan (2006), Fonseca (2005), Gomes (1985) e Hatten (1985). Caracterizada como pesquisa documental, o presente trabalho adota uma abordagem analítico-comparativa. O processo investigativo inclui a busca dos termos de associação, por meio de partituras e audição de arquivos multimídia, e analisa aspectos musicais heterogêneos peculiar às obras, como o folclore e acervo cultural. Também se investiga as obras dos compositores referenciados nas sátiras, tais como Dmitri Shostakovitch, Ígor Stravinski, Serguei Prokofiev e Francisco Mignone, resultando em polcas, valsas e marchas. A pesquisa tem por objetivo explorar analiticamente as conexões de intertextos musicais, as referências de contrastes estilísticos e estéticos utilizados pelo compositor, a fim de contribuir para o enriquecimento da interpretação. A análise resultou na identificação de obras de referências para cada movimento das Três Sátiras para Piano (SCHOSTA-POLKA-KOVICH, ValStravinskysa da Esquina e MarPROchaKOFIEV), e na extração dos elementos de significação intertextuais, tais como trechos melódicos, harmônicos e texturas de timbre. Assim, ao evidenciar essas interrelações, espera-se aprimorar a performance e a compreensão da obra.
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The study proposes the analysis of José Alberto Kaplan's Three Satires for Piano, with an emphasis on the intertextuality present in the work, given the importance of understanding the underlying creative processes in its construction. The discussion is guided by authors such as Klein (2005), Kaplan (2006), Fonseca (2005), Gomes (1985), and Hatten (1985). Characterized as documentary research, this work adopts an analytical-comparative approach. The investigative process involves the search for association terms through sheet music and listening to multimedia files, analyzing heterogeneous musical aspects peculiar to the works, such as folklore and cultural heritage. The works of composers referenced in the satires, such as Dmitri Shostakovich, Igor Stravinsky, Sergei Prokofiev, and Francisco Mignone, are also investigated, resulting in polkas, waltzes, and marches. The research aims to explore analytically the connections of musical intertexts, references to stylistic and aesthetic contrasts used by the composer, in order to contribute to the enrichment of interpretation. The analysis resulted in the identification of reference works for each movement of the Three Satires for Piano (SCHOSTA-POLKA-KOVICH, ValStravinskysa da Esquina, and MarPROchaKOFIEV), and in the extraction of intertextual elements of meaning, such as melodic, harmonic, and timbral texture passages. Thus, by highlighting these interrelationships, it is expected to enhance the performance and understanding of the work.
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VICTOR HUGO ALMEIDA GOMES
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O Regente e a Gravação de Áudio: Um estudo de caso acerca da performance gravada do Ciclo de Canções “My Eye See You”, de Stephen Lounsbrough.
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Orientador : ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALFREDO JACINTO DE BARROS
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ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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TICIANO MACIEL DAMORE
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Data: 23/12/2023
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A presente pesquisa consiste em um estudo de caso no âmbito da gravação de áudio. O foco do trabalho é estudar o processo de gravação da obra “My eyes see You” (2014), de Stephen Lounsbrough, sob o ponto de vista do regente. Trata-se de um ciclo de canções para baixo-barítono e orquestra de câmara, estreado em 2015 no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE), sob direção do regente Victor Almeida, pós-graduando, pesquisador e escritor do presente texto. Em Natal, uma orquestra de convidados realizou o ciclo no Auditório Onofre Lopes, chefiada pelo mesmo regente e o solista foi o barítono Lailson Toscano. A gravação, como sendo o produto final da performance, fez surgir a necessidade de compreender e relatar o processo de interpretação da obra. Passando pela análise da partitura, com finalidade performática, até o dia de captação propriamente dito, findando na pós-produção. Esta última etapa não foi executada pelo regente-pesquisador, mas requereu opiniões e informações importantes para equalização, por exemplo. No decorrer da leitura do trabalho, há um apanhado das questões relacionadas à regentes proeminentes e sua relação com a gravação de orquestra. Também, uma explanação sobre a metodologia de pesquisa, o tipo de análise musical e das formas mais comuns de captação do som orquestral. Além disso, informações sobre o compositor, o texto e mostradas partes da análise com a finalidade de expor como se aplica o método e qual o seu vínculo com a execução da obra. Depois disso, há a aplicação disso na prática da interpretação e, por fim, as considerações finais.
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The present research consists of a case study in the field of audio recording. The study focuses on the recording process of the work "My Eyes See You" (2014) by Stephen Lounsbrough from the perspective of the conductor. It is a song cycle for bass-baritone and chamber orchestra that premiered in 2015 at the Banco do Nordeste Cultural Center in Juazeiro do Norte (CE) under the direction of the conductor Victor Almeida, graduate student, researcher and writer of this text. A guest orchestra performed the cycle at the Onofre Lopes Auditorium in Natal. The performance was led by the same conductor, and the baritone soloist was Lailson Toscano. The recording of the final product of the performance created the opportunity to comprehend and report the process of the work’s interpretation. Going through the analysis of the score with a performative purpose until the day of capture itself, ending in post-production. This last step was not performed by the researcher-conductor but required opinions and important information for equalization, for example. During the reading of the work, there is an overview of the issues related to prominent conductors and their relationship with orchestral recording. In addition, an explanation of the research methodology, the type of musical analysis, and the most common ways of capturing orchestral sound. Furthermore, information about the composer, the text and the parts of the analysis is needed to explain how the method is applied and what its link is with the execution of the work. After that, there is the application of this in the practice of interpretation and, finally, the final considerations.
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